Sínodo Mato Grosso



Rua Aristides Félix de Andrade , 840 - Araés
CEP 78005-605 - Cuiabá /MT - Brasil
Telefone(s): (65) 2129-6592
sinodomt@luteranos.com.br
ID: 10

Hebreus 10.11-14 (15-18) 19-25 - 25º Domingo após Pentecostes - 15.11.2015

Caderno de Cultos 2015

09/11/2015

15/11/2015- 25° Domingo após Pentecostes
Pregação: Hebreus 10.11-14(15-18)19-25; Leituras: Daniel 12.1-3; Marcos 13.1-8
Pa. Daiane Mariléia Baade – Gaúcha do Norte - MT

LITURGIA DE ABERTURA

ACOLHIDA

Bom dia ou Boa Noite!
Acolho a todos com as palavras de Hebreus 13.15: “Por isso, por meio de Jesus Cristo, ofereçamos sempre louvor a Deus. Esse louvor é o sacrifício que apresentamos, a oferta que é dada por lábios que confessam a sua fé nele.”
Portanto, queridos irmãos e irmãs, louvemos, oremos, busquemos a Deus neste encontro. Que bom que vocês vieram, que seja um encontro de benção, de comunhão, de testemunho da nossa fé. Que o amor de Deus norteie nossa celebração! Bem vindos e bem vindas! Sintam-se todos bem!

Acolher visitantes se houver.

CANTO DE ENTRADA
333 – HPD 2 – Estamos aqui, Senhor

Ou: Nº ____________________________________________________

SAUDAÇÃO
Que o Deus da esperança vos encha de todo o gozo e paz no vosso crer, para que sejais ricos de esperança no poder do Espírito Santo. Amém.

CANTOS DE INVOCAÇÃO
330 – HPD 2 – Aqui chegando, Senhor

Ou: Nº ____________________________________________________

CONFISSÃO DE PECADOS
Querido e amado Senhor, tu que és o nosso Deus poderoso, que nos liberta da morte e do poder do inimigo, somos-te gratos pelo amor a nós revelado em Jesus Cristo, nosso Salvador. Reconhecemos que teu ato na cruz é grandioso demais, e que não merecemos tua grande misericórdia e bondade. Tu queres nos mostrar o caminho da eternidade e nós nos ocupamos apenas com o sono e os sonhos desta vida terrena. Pecamos e nos distanciamos de ti quando não permitimos que a tua graça brilhe sobre nós e nos oriente. Cada um de nós Senhor, tem muito que colocar diante de ti, tu conheces cada coração. Sabe tudo o que afeta o nosso relacionamento contigo. Queremos deixar tudo o que nos afastou de ti para trás. Por isso clamamos, tem Senhor misericórdia de nós e nos perdoa. Em nome do nosso Salvador Jesus que morreu na cruz pelos nossos pecados, nós pedimos perdão cantando....

150 – HPD 1 – Se sofrimento te causei, Senhor

ANÚNCIO DO PERDÃO
Palavras de graça e misericórdia encontramos em 2 Co 5.21 “Em Cristo não havia pecado. Mas Deus colocou sobre Cristo a culpa dos nossos pecados para que nós, em união com ele, vivamos de acordo com a vontade de Deus.” Se crermos nessas palavras, assim será. Amém.

KYRIE
Viemos para este culto buscando o encontro com Deus. Mas, neste encontro não somos abstraídos do mundo e da sua realidade. Por isso, coloquemos nas mãos de Deus as dores das pessoas que clamam por ajuda e por justiça, e fazemos isso cantando...

Pelas dores deste mundo, ó Senhor.

GLÓRIA IN EXCELSIS
Cantemos Glória a Deus nas alturas, pois Deus foi é e sempre será misericordioso com nossas fragilidades humanas, a Ele devem ser rendidos muitos louvores. Cantemos de pé....

Glória a Deus nas alturas

ORAÇÃO DO DIA
Pai de amor, nosso Salvador benigno, Espírito Santo animador da nossa fé, louvamos-te por que teu agir nas nossas vidas nos torna teus filhos e filhas. Obrigada por tua graça que nos transforma. Obrigada pela tua luz que nos guia. Obrigada pelo teu perdão, salvação e vida eterna. Obrigada por que tu não tens limites para agir em nosso benefício. Obrigado que tu nos concedes o privilégio de crer em Ti e de nos firmar em tuas fortes e poderosas mãos. Pedimos, fortalece-nos a cada dia com tua Palavra. Fala ao nosso coração também hoje, neste lugar. Derrama teu Santo Espírito, e age em nós e através de nós no ouvir e meditar da tua Santa Palavra. Assim oramos, em nome de Jesus. Amém.

LITURGIA DA PALAVRA

LEITURAS BÍBLICAS
1ª Leitura Bíblica: Daniel 12.1-3;

Aclamação do Evangelho
Leitura do Evangelho de Marcos 13.1-8

CÂNTICO INTERMEDIÁRIO
383 – HPD 2 – A lei do Senhor

PREGAÇÃO
Hebreus 10.11-14(15-18)19-25;

Graça e paz da parte de Deus, Pai, Filho e Espírito Santo seja com todos. Amém!

Estimada comunidade...

O texto de Daniel nos fala sobre o fim dos tempos, fim do mundo, nos dá um relato breve de como isso vai acontecer: haverá grandes dificuldades, coisas que nunca aconteciam vão acontecer, mas todos que tiverem seu nome escrito no livro de Deus serão salvos, portanto há razões para termos esperança em meio as aflições que virão.

No texto de Marcos Jesus também fala desse fim, fala da destruição do Templo e de um período de grandes sofrimentos e perseguições, e termina com a imagem das dores de parto, algo que também nos traz esperança, porque todo parto, por mais dores que possa a mãe ter, traz em si um motivo de grande alegria, uma nova vida, nascimento. Jesus com isso nos quer dizer que também o fim dos tempos será terrível, mas que depois de tudo isso passar haverá só motivos para rir e chorar de alegria.

Pois bem. Neste tempo em que mais uma vez refletimos sobre a nossa preparação para os dias ruins que virão a qualquer momento, o texto de Hebreus vem trazendo uma mensagem de acalento ao coração, de esperança, mas também de perseverança e de confiança.

Dois aspectos são importantes neste texto:
1° O sacrifício – como bem sabemos antes de Jesus ser sacrificado na cruz os sacerdotes ofereciam sacríficos de animais para pedir o perdão de seus pecados a Deus. Cada pessoa levava ao sacerdote um animal puro, conforme seu orçamento permitia e conforme o tamanho do seu pecado e de sua família, e entregava esse animal ao sacerdote. Este, por sua vez, num rito sacrificial, oferecia a Deus o animal em nome de quem o trouxera. Assim os pecados cometidos até o presente momento eram perdoados, porém, no caso de novos pecados havia novos sacrifícios. Isso era uma constante antes de Jesus, conforme lemos muitas vezes no Antigo Testamento.

Com a morte de Jesus essa prática acabou. Eis a graça, a misericórdia, o amor de Deus por nós, Jesus foi sacrificado por nossos pecados, por todos os nossos pecados. Diferentemente dos sacrifícios do AT, onde a cada novo pecado era oferecido um novo sacrifício, em Jesus até os pecados ainda não cometidos já estão perdoados “com um só sacrifício ele aperfeiçoou para sempre os que são purificados do pecado” (v.14), “não lembrarei mais dos seus pecados, nem das suas maldades” (v.17).

Portanto, querida comunidade, somos dos nossos pecados purificados e aperfeiçoados unicamente por graça e misericórdia de Deus. Somos aceitos por Deus com todas as nossas falhas e nossos dons, somos amados por Deus. Esse amor nada pede em troca, esse amor só quer ser recebido em nossos corações. Deus deseja que sejamos capazes de sentir esse amor para assim sermos sempre de novo perdoados e aceitos, e que esse amor tome conta de nosso ser a ponto de crermos nele de todo o coração, toda a alma, toda a mente.

E assim entramos no segundo aspecto do texto de Hebreus:
2° cheguemos perto de Deus – assim esta intitulado o início do v.19 de Hebreus 10. Quando Jesus Cristo morreu, a cortina que separava o lugar santíssimo, lugar dentro do templo onde só o sumo sacerdote tinha o direito de entrar porque representava a presença gloriosa de Deus, foi partida ao meio, isso revelou que o acesso ao Pai, o acesso a Deus estava sendo permitido diretamente através de Jesus, não era mais preciso intermediários, como os sumo sacerdotes ou até mesmo sacerdotes, mas Jesus era e é o nosso meio, e único meio de chegar a Deus, o Pai.

“Portanto, (conforme nos diz o texto de Hebreus) cheguemos perto de Deus com um coração sincero e uma fé firme, com a consciência limpa das nossas culpas e com o corpo lavado com água pura. Guardemos firmemente a esperança da fé que professamos, pois podemos confiar que Deus cumprirá as suas promessas. Pensemos uns nos outros a fim de ajudarmos todos a terem mais amor e a fazerem o bem. Não abandonemos, como alguns estão fazendo, o costume de assistir às nossas reuniões. Pelo contrário, animemos uns aos outros e ainda mais agora que vocês veem que o dia está chegando.” (v.22-25).

É isso que Deus quer. Não mais sacrifícios, não tentativas de comprar Deus com sacrifícios humanos falhos, ou com barganhas, por exemplo: ‘eu paro de beber se ganhar uma casa nova’, ou ‘se meu filho for bem sucedido eu ajudo na construção de uma nova igreja’ ou ou ou... teríamos tantos outros exemplos de barganhas que consideramos sacrifícios e vemos acontecendo dia a dia. Não é isso que Deus quer. O sacrifício único e incorruptível já foi nos dado de graça.
Nesses dias que lembramos que um dia esse mundo irá acabar, vamos nos tornar mais pertos de Deus, seguindo as palavras de Hebreus.

HINO
Caso seja conhecido sugiro o hino “mais perto quero estar”

CONFISSÃO DE FÉ
Confessemos a Deus a nossa fé através das palavras do Credo Apostólico
Creio em Deus Pai, ...

CANTO PÓS CONFISSÃO (proceder motivação e o recolhimento das ofertas)
249 – HPD 1 – Graças, Senhor eu rendo

ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
Motivos de Oração:
1. Aniversariantes
2._______________________________________________________
3._______________________________________________________
4._______________________________________________________
5._______________________________________________________
6._______________________________________________________

Como comunidade cristã que aprendeu de Jesus a apresentar a Deus, com forte clamor, orações e súplicas, vamos agora interceder pelas lideranças da igreja e do mundo e pelas situações e pessoas que necessitam das nossas orações, e fazemos isso orando juntos a oração que Jesus nos ensinou...

PAI NOSSO
Pai nosso ...

LITURGIA DE DESPEDIDA

AVISOS
Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.
Oferta último Culto: R$ _________ - destinada para ...
______________ _________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________

BÊNÇÃO
Senhor:
Que a chama do Espírito Santo aqueça nossos corações,
Para que amemos nosso próximo;
Que a chama do Espírito Santo ilumine nosso caminho,
Para que vivamos a verdade;
Que a chama do Espírito Santo se eleve dentro em nós,
Para que clamemos por liberdade;
Que a chama do Espírito Santo nos reúna,
Para que proclamemos a Tua existência. Amém.

ENVIO
Nosso compromisso como cristãos e cristãs não termina neste culto. Ele continua no serviço, na oração, no consolo e no amor que prestamos ao mundo no nosso dia-a-dia. Deus, assim, nos envia com o seu Santo Espírito. Na confiança que Ele está conosco, vão em paz e sirvam ao Senhor com alegria.

CANTO FINAL
400- HPD 2 – Bem-aventurados


Autor(a): Daiane Mariléia Baade
Âmbito: IECLB / Sinodo: Mato Grosso
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo do Tempo Comum
Natureza do Domingo: Pentecostes
Perfil do Domingo: 25º Domingo após Pentecostes
Testamento: Novo / Livro: Hebreus / Capitulo: 10 / Versículo Inicial: 11 / Versículo Final: 25
Título da publicação: Caderno de Cultos - Sínodo Mato Grosso / Ano: 2015
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 33730

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Não se preocupem com nada, mas em todas as orações peçam a Deus o que vocês precisam e orem sempre com o coração agradecido.
Filipenses 4.6
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Deixem que o espírito de Deus dirija a vida de vocês.
Gálatas 5.16
© Copyright 2021 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br