Sínodo Mato Grosso



Rua Aristides Félix de Andrade , 840 - Araés
CEP 78005-605 - Cuiabá /MT - Brasil
Telefone(s): (65) 2129-6592
sinodomt@luteranos.com.br
ID: 10

2 Samuel 11.26-12.10,13-15 - 4º Domingo após Pentecostes - 12.06.2016

Caderno de Cultos 2016

06/06/2016

12/06/2016- 4º Domingo após Pentecostes
Pregação: 2 Sm 11.26-12.10,13-15; Leituras: Lc 7.36.-8.3 e Gl 2.15-21
Pa. Evelyne Regina Goebel – Primavera do Leste - MT

LITURGIA DE ABERTURA

ACOLHIDA
Bom dia! (Boa Noite) Que bom que vocês ouviram o convite de Deus para esse encontro e celebração. Celebramos porque somos filhas e filhos amados por Deus. Celebramos porque Deus nos amou primeiro e nos perdoa sempre de novo. Celebramos porque Ele olha para o coração e não para a aparência. Celebramos porque estamos felizes de nos reencontramos: conosco mesmo, uns com os outros e com o próprio Deus. Assim sintam-se bem vindos e bem vindas.

Acolher os/as visitantes

CANTO DE ENTRADA
Nº333 – HPD2 – Estamos aqui Senhor

Ou: Nº ____________________________________________________

SAUDAÇÃO
Estamos aqui reunidos e reunidas em nome e na presença do Deus que ama e acolhe como um bom Pai e uma amorosa Mãe, em nome do Deus Filho, Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador, que aceita todos e todas, e em nome do Espírito Santo, que nos capacita para vivermos em comunidade. Amém.

CANTOS DE INVOCAÇÃO
Nº321 – HPD2 – Vento que anima

Ou: Nº ____________________________________________________

CONFISSÃO DE PECADOS
Queremos nos achegar a Deus, para confessarmos os nossos pecados, pois se dizermos que não temos pecado algum a nós mesmos nos enganamos, e a verdade não está em nós; se, porém, confessarmos os nossos pecados, Deus, é fiel e justo para nos perdoar os pecados e purificar de toda a injustiça. Por isso, oremos:
Senhor Jesus Cristo, Filho de Deus, nosso Salvador: quando perdoastes os nossos pecados, fizeste uma grande faxina em nossa vida. Tiraste-nos de uma existência à toa, que não tinha sentido. Deste um novo alvo à nossa vida. Dia a dia continuas perdoando a nossa culpa e ajudando-nos em nossa fraqueza. Sabemos que esperas de nós que também perdoemos aos outros, assim como tu nos perdoaste. Confessamos, Senhor, que muitas vezes somos incapazes de fazer o que tu queres. Há coisas que não conseguimos perdoar. Há pessoas que não conseguimos aceitar. Por vezes usamos máscaras no convívio com as pessoas, nos perdoa por isso, pois diante de ti, todas as nossas máscaras caem por terra. Ajuda-nos, Senhor, a sermos pessoas sempre verdadeiras. Amém.

ANÚNCIO DO PERDÃO
Deus, em seu infindável amor, escuta a oração de todos aqueles que buscam sua misericórdia. Deus vem a nós em Jesus Cristo, perdoa nossos pecados e caminha conosco.

KYRIE
Como cristãos e cristãs não vivemos isolados, fazemos parte deste mundo e também nos sensibilizamos as suas dores, por isso queremos chegar na presença de Deus e rogar pelas dores deste mundo, cantando...
Pelas dores deste mundo...

GLÓRIA IN EXCELSIS
Na confiança que Deus ouve nossas suplicas e respondem nossas orações, cantemos glórias ao seu Nome....

ORAÇÃO DO DIA
Senhor abra o nosso coração para tua voz viva que está na Bíblia. Pela presença e ação de teu Espírito Santo, abra o nosso entendimento. Muda nosso ponto de vista. Tira-nos de nossa falsa segurança. Ensina-nos a confiar só em ti e em tua Palavra. Torna-nos humildes e aumenta a nossa capacidade de escutar o que nossos irmãos e irmãs nos falam. Ajuda-nos a descobrir-te nos demais. Que a nossa vida se transforme à luz de tua Palavra. Amém.

LITURGIA DA PALAVRA

LEITURAS BÍBLICAS
1ª Leitura Bíblica: 2 Samuel 11.26-12.10-15 (Texto que serviu de base para a pregação)

2ª Leitura Bíblica: Leitura do Evangelho de Lucas 7.36-8.3
As primeiras comunidades cristãs tinham como prática, ao ouvir os textos dos profetas, em pé. Essa herança recebemos dessas comunidades, por isso nos coloquemos em pé, para ouvirmos e aclamarmos o Evangelho do nosso Senhor, cantando Aleluia

3ª Leitura Bíblica

CÂNTICO INTERMEDIÁRIO
Nº132 – HPD1 – Fonte da Celeste Vida

PREGAÇÃO
Graça e paz da parte do Nosso Senhor Jesus Cristo esteja com cada um e cada uma. Amém
Cara comunidade!
O texto de 2 Samuel que ouvimos a pouco, narra a conhecida história do encontro do rei Davi com o profeta Natã. Davi havia cometido pecado de adultério e de assassinato. Depois de cobiçar a mulher de Urias, Bate-Seba, Davi o coloca na frente de uma batalha para ser morto. Após o período de luto, Davi busca a viúva para ser mais uma de suas esposas.

Assim o profeta Natã, lhe faz uma visita e lhe conta uma parábola. Esta serviu de exemplo, para mostrar o que o rei havia feito. Interessante é a reação de Davi, pois ele logo condena o homem rico, da parábola. Quando o profeta afirma ser ele, o “homem rico”, Davi se dá conta de seu pecado.

Não é assim também conosco? Quando ouvimos histórias de pessoas que fizeram isso ou aquilo, logo temos uma posição sobre a situação, e por vezes, não nos damos conta, que fizemos o mesmo, ou até coisas piores. Pois temos dificuldade de olharmos para nós mesmos, é muito mais fácil apontar para o erro das outras pessoas.

A segunda leitura também nos fala de um pré-julgamento. Quando a mulher unge Jesus, o seu anfitrião também a condena. Sendo que ele próprio não fez por Jesus aquilo que a mulher fez. Jesus compara a mulher sem nome com Simão:
Ele não lhe havia oferecido água para os pés;
Ela lavava os pés de Jesus com suas lágrimas e secava-os com seus cabelos;
Ele não havia cumprimentado Jesus com o ósculo (beijo na testa);
Ela não cansava de lhe beijar os pés;
Ele não ungiu a cabeça de Jesus com óleo;
Ela unge seus pés com bálsamo.

Jesus a perdoa. Deus perdoa também a Davi. Mas o pedido de perdão é necessário. Quando Davi discorre o seu pedido de perdão, no Salmo 51, percebemos como o pecado é revelado aos olhos de nosso Deus. Durante todo o tempo Davi não se deu conta do que havia feito. Pois ele era um Rei, os reis podiam fazer tudo, estavam acima de tudo e de todos. Os povos vizinhos veneravam seus reis como deuses. Mas em Israel era para ser diferente. Davi se deixou levar pelo poder, pela honra e pela glória. Deixou-se corromper pelo sistema. Esqueceu de Deus e de seus mandamentos.

Como castigo, Deus lhe tira o filho, nascido do adultério. Davi sentiu-se novamente na presença de Deus depois que a criança morreu, mesmo jejuando e rogando pela vida da criança, Deus a leva. Davi se sente perdoado com a morte. Ele teve outro filho com Bate-Seba, e este foi amado por Deus, seu nome? Salomão. Este foi consagrado ao Senhor, e mais tarde se tornou um dos mais conhecidos e sábios Reis de Israel.

Este é o amor de Deus, que mostra os nossos erros, mas que nos acalenta com o perdão e bênçãos diárias. Que nos busca de volta ao caminho. É o que a carta aos Gálatas afirma: que nenhum de nós é aceito por Deus pela observância dos mandamentos e pelas obras que fazermos, pelo contrário, todas as pessoas são pecadoras e somos salvas pelo perdão de Deus, na obra salvífica em Cristo Jesus. Que possamos crer e testemunhar deste amor. Amém

HINO
Nº 409- HPD2 – Se confessarmos os nossos pecados

CONFISSÃO DE FÉ
Depois de sermos servidos com o perdão de Deus, com a sua Palavra e interpretação, agora queremos professar a nossa fé, com as palavras do Credo Apóstolico...

Creio em Deus Pai, ...

CANTO PÓS CONFISSÃO (proceder motivação e o recolhimento das ofertas)
Nº434 – HPD2 – Deus chama a gente pro momento novo

ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
Motivos de Oração:
1. Aniversariantes
2._______________________________________________________
3._______________________________________________________
4._______________________________________________________
5._______________________________________________________
6._______________________________________________________
Oremos: Deus da vida, agradecemos-te por nos perdoar sempre de novo. Agradecemos, pois és um Deus justo e compassivo, e a tua misericórdia dura de geração em geração.
Aqui estamos como tua comunidade e formamos uma só família, e queremos rogar por pessoas que nos são muito caras e queridas, queiras acolher os pedidos feitos aqui, e responda a nossa súplica segundo a tua vontade.
Pedimos as tuas bênçãos sobre a vida dos aniversariantes e das aniversariantes. Que contem contigo mais esse ano de vida. Que abram as portas do coração para que tu faças morada permanente.
Pedimos pela nossa comunidade, para que preserve e priorize o testemunho da tua Palavra e que sempre de novo possamos nos perdoar.
Pedimos pela IECLB, e seus ministros e ministras e por todo o sacerdócio geral, para que cada vez mais, pessoas se engajem no trabalho da tua Seara. Tudo o mais que temos guardado em nossos corações e mentes. Queremos agora pedir com as palavras que teu filho nos ensinou...

PAI NOSSO
Pai nosso ...

LITURGIA DE DESPEDIDA

AVISOS
Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.
Oferta último Culto: R$ _________ - destinada para ...
______________ _________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________

BÊNÇÃO
Bênção

ENVIO
Envio

CANTO FINAL
Nº 373- HPD2 – Deus te abençoe


Autor(a): Evelyne Regina Goebel
Âmbito: IECLB / Sinodo: Mato Grosso
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo do Tempo Comum
Natureza do Domingo: Pentecostes
Perfil do Domingo: 4º Domingo após Pentecostes
Testamento: Antigo / Livro: Samuel II / Capitulo: 12 / Versículo Inicial: 10 / Versículo Final: 15
Título da publicação: Caderno de Cultos - Sínodo Mato Grosso / Ano: 2016
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 36454

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Deus não está amarrado a nenhum lugar e de lugar nenhum se acha excluído.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Jesus Cristo diz: Eu sou a luz do mundo; quem me segue nunca andará na escuridão, mas terá a luz da vida.
João 8.12
© Copyright 2019 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br