Sínodo Mato Grosso



Rua Aristides Félix de Andrade , 840 - Araés
CEP 78005-605 - Cuiabá /MT - Brasil
Telefone(s): (65) 2129-6592
sinodomt@luteranos.com.br
ID: 10

Apocalipse 21.1-6 - 5º Domingo da Páscoa - 28/04/2013

Caderno de Cultos 2013

28/04/2013

28/04/2013 - 5º DOMINGO DE PÁSCOA
Sl 148; Jo 13.31-35 Pregação: Ap 21.1-6
Elton Klein – Lucas do Rio Verde - MT

ACOLHIDA
“Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns aos outros”. (Jo 13.35)
Com esta palavra o bom Deus quer nos acolhe neste culto. Há muitas promessas de Deus para nós. Ele nos promete um novo tempo no presente e no futuro, e certamente este novo tempo será marcado pelo amor que vem de Deus.

Que bom que podemos nos reunir em culto nessa comunidade para celebrar mais uma vez culto ao nosso Deus. Hoje é o 5º domingo de Páscoa, que esse sentimento de ressurreição esteja presente também em nossa vida diária...

Acolher os/as visitantes

CANTO DE ENTRADA
Nº 330 – HPD II – Aqui chegando, Senhor
Ou: Nº ____________________________________________________

LITURGIA DE ABERTURA
SAUDAÇÃO
A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja, irmãos e irmãs, com vocês (Gl 6.18) Amém!

CANTOS DE INVOCAÇÃO
Nº 336 - HPD II – Quando o povo se reúne
Ou: Nº ____________________________________________________

CONFISSÃO DE PECADOS
O pecado nos separa de Deus e nos impede de viver em comunhão. A confissão sincera pode restabelecer a comunhão e fortalecer a nossa fé acheguemo-nos confiantes à presença de Deus e confessemos o nosso pecado.
Deus nosso Pai bendito, tu nos cercas com teu amor e enches nossa vida de possibilidades, podemos amar e ser amados, perdoar e ser perdoados. Perdoa, Senhor, quando permitimos que essas possibilidades sejam frustradas por causa da nossa incapacidade de responder ao teu amor com amor aos que estão próximos de nós. Perdoa-nos todos os nossos pecados e concede-nos, para melhora a nossa vida, a força do teu Espírito Santo. Em Cristo Jesus, Amém!

ANÚNCIO DO PERDÃO
Deus nos perdoa, não por causa das nossas boas obras ou do nosso bom nome, mas por causa do sacrifício de seu Filho amado na cruz do Gólgota. E por causa desse nome, recebam a palavra de graça, que é dirigida a todos os filhos e filhas de Deus que com coração sincero confessam os seus pecados. Filhinhos e filhinhas, eu lhes escrevo porque os seus pecados foram perdoados , graças ao nome de Jesus. (1 João 2:12)

KYRIE
Somos comunidade cristã. Festejamos a nova vida conquistada por Cristo Jesus. Porém o mundo não vive de forma completa a nova realidade. Por isso, queremos nos colocar ao lado das pessoas que sofrem dores e injustiças. Para isso, clamemos ao Senhor cantando. Nº 341 – HPD II – Tem piedade

GLÓRIA IN EXCELSIS
Deus vem a nós através da Palavra e Sacramento. Ali encontramos ânimo, orientação, luz para o nosso caminho, esperança para um novo começo. Por isso glorificamos o seu nome cantando
Nº 471 – HPD II – Glória pra sempre ao Cordeiro

ORAÇÃO DO DIA
Deus nosso Pai celeste. Através de teu Filho Jesus Cristo, tu nos dás uma nova oportunidade de experimentarmos vida em nosso relacionamento contigo e com o nosso irmão e nossa irmã. Agradecemos-te porque sempre de novo tu crias novas oportunidades. Nós te pedimos, ilumina-nos com a luz de tua palavra e orienta o nosso coração. Dá-nos disposição e alegria para te ouvir e disposição para te seguir e te buscar. É o que te pedimos por Jesus Cristo ressurreto, nosso Salvador e Senhor. Amém

LITURGIA DA PALAVRA
LEITURAS BÍBLICAS
1ª Leitura Bíblica: Sl 148
2ª Leitura Bíblica: Jo 13.31-35
3ª Leitura Bíblica: Ap 21.1-6 (texto Prédica

CÂNTICO INTERMEDIÁRIO
Nº 350 – HPD II – Que a graça do Senhor Jesus

PREGAÇÃO
Muitas vezes o que queremos é uma nova chance e com Deus, um novo começo é possível.

Já reparou que nosso texto fala de esperança cristã, um assunto espiritual, em termos bem concretos, materiais? Deus nos revela aspectos da esperança do cristão falando de novos céus nova terra e uma nova cidade. Elementos comuns e conhecidos nossos, serão novos e criados por Deus.

Ele fala da nova cidade como um lugar de proteção e paz, de animo alegre e vida. Certamente as cidades que conhecemos hoje, não animam muito, pois, com toda a violência e injustiça que percebemos em nossos dias elas nem de longe nos faz lembrar a nova cidade que Deus nos promete.

Com essa promessa, Deus quer nos lembrar de que não somos limitados a esta terra, ao que podemos ver. Para além das previsões mais terríveis, temos a perspectiva de um futuro com Deus, pois não existe profecia bíblia que não tenha se cumprido ou não irá se cumprir. O que Deus prometeu Ele cumprirá.

De inúmeras formas, Deus já cumpriu na historia as profecias proferidas antes do nascimento de Jesus. Por meio do nascimento de Jesus, de suas obras, ensino, cura, milagres, morte e ressurreição, Deus cumpriu plenamente seu propósito salvador. Através do sacrifício de Cristo na cruz, todas as pessoas, pela fé, são agraciadas pela obra da redenção.

Deus promete fazer novas todas as coisas, e isso inclui nossa vida e nossos relacionamentos. E por pior que seja a situação que você esta vivendo, quando humanamente falando tudo parece que não tem mais saída, uma palavra como essa é boa noticia é evangelho.

Podemos ter certeza de que nosso Deus esta no controle. Alem disso em Jesus já temos o sim de Deus para as nossas vidas. Alegre-se com a promessa de Deus de renovar tudo. Ele renovara também tudo àquilo que hoje nos angustia e atemoriza e sua promessa é fiel e verdadeira. Assim, somos chamados a esperar em Deus, com a nossa esperança fundamentada em Cristo.
Essa esperança é a completa renovação de céus e terra, onde tudo será novo, não haverá mais sinal do pecado e da maldade humana, que hoje ainda se fazem presentes em nosso cotidiano.

Mas porque Deus nos revela isso? Um dos motivos é que não desanimemos em servi-lo, pois também nossa obra para o Senhor não será em vão. Por isso, Jesus falou de juntar tesouros no céu. Além disso, vemos também que a ultima palavra é de Deus, e não daqueles que nos atribulam. Assim, a mensagem à igreja exigem e esperam uma ação perseverante daquele e daquela que crê.

O que preocupa você hoje? Há alguma aflição? Você quer uma nova chance? Lembre-se da promessa de Deus que não falha. Ele cumpre e celebra suas promessas como Deus junto dos seres humanos e é esse o sentido mais profundo de Emanuel. Jesus o filho amado, traz consigo o sim de Deus para nós. Amém!

HINO
Nº 451 – HPD II – Meu coração transborda

CONFISSÃO DE FÉ
Crendo e confiando na mensagem que acabamos de ouvir confessemos a nossa fé com as palavras do Credo Apostólico.

Creio em Deus Pai, ...

CANTO PÓS CONFISSÃO
Nº 452 – HPD II – Senhor, eu quero amar-te

AVISOS
Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.
Destino da oferta: _________________________________________
Oferta último Culto: R$________ destinada ____________________ ________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
_______________________________________________________¬¬¬¬_

ANIVERSARIANTES
________________________________________________________
________________________________________________________

ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
Motivos de Oração
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________

Senhor Jesus, somos gratos pela tua fidelidade e cuidado que tens para com cada um de nós. Sabemos que Tu és Deus grande e forte, por isso pedimos que o Senhor nos abençoe através de seu Espírito Santo, para que fortalecidos por teu Santo Espírito, tenhamos a coragem de testemunhar do Teu amor e da Tua paz, a todas as pessoas que vivem longe deste amor, e que ainda não experimentaram da tua Paz. Abençoa cada família, cada pessoa que esta aqui com a Tua paz, e tudo o mais, que carregamos em nossos corações, entregamos a Ti, na oração Tu nos ensinas-te...


PAI NOSSO
Pai nosso ...

LITURGIA DE DESPEDIDA
BÊNÇÃO
Que o Senhor te acompanhe ao partires deste lugar;
Que vá à tua frente para iluminar o teu caminho;
Que caminhe ao teu lado para ser sempre teu amigo;
Que vás atrás de ti para proteger-te de qualquer dano;
Que seus braços carinhosos estejam debaixo de ti para te sustentar quando o caminho for difícil e estiveres muito cansado; que esteja sobre ti para te cuidar, a ti e todos os que amas. E, sobretudo, que Deus viva em teu coração para dar-te sua alegria e sua paz para sempre. Amém.

ENVIO
Vão e sirvam ao Senhor com alegria, ânimo e esperança em seu dia-a-dia. Amém!

CANTO FINAL
Nº 466 – HPD II – Anunciar as maravilhas do Senhor
 


Autor(a): Elton Klein
Âmbito: IECLB / Sinodo: Mato Grosso
Natureza do Domingo: Páscoa
Perfil do Domingo: 5º Domingo da Páscoa
Testamento: Novo / Livro: Apocalipse / Capitulo: 21 / Versículo Inicial: 1 / Versículo Final: 6
Título da publicação: Caderno de Cultos - Sínodo Mato Grosso / Ano: 2013
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 19176

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

O Senhor guardará você. Ele está sempre ao seu lado para protegê-lo. Ele o guardará quando você for e quando voltar, agora e sempre.
Salmo 121.5 e 8
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Deus enxerga as profundezas do coração, enxerga mais profundamente que nós.
Martim Lutero
© Copyright 2020 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br