Sínodo Mato Grosso



Rua Alberto Velho Moreira , 48 - Bandeirantes
CEP 78010-180 - Cuiabá /MT - Brasil
Telefone(s): (65) 9846-83271 | (65) 9840-66020 | (65) 9846-83271
sinodomt@outlook.com
ID: 10

Assembleia Sinodal 2017

15/06/2017

Mensagem da XXI Assembleia Sinodal às Comunidades

“Desafios missionários para uma Igreja sempre em Reforma” foi a temática que permeou a XXI Assembleia do Sínodo Mato Grosso, que ocorreu entre os dias 15 a 17 de junho de 2017, na casa de retiros Meribá, em Chapada dos Guimarães/MT, onde se reuniram representantes das paróquias e seus respectivos ministros e ministras.
A palestra do P. Renato Raasch, motivada pelo tema da Assembleia, provocou inquietações, pois nos fez pensar a missão de Deus a partir do que são o Evangelho e a Igreja. Já o Secretário Adjunto para Missão e Diaconia da IECLB, P. Altemir Labes, nos possibilitou um novo olhar sobre o planejamento missionário (PAMI) e sua importância num contexto em que somos a todo momento confrontados por uma sociedade multicultural, multirreligiosa e predominantemente urbana.
Deus não apenas faz missão no mundo através da Igreja, a própria Igreja é, antes de qualquer coisa, a concretização da missão de Deus no mundo. Tudo o que ela faz é missão, seja culto, liturgia, ações diaconais, música ou reuniões de grupos. Além disso, devemos compreender que a vida diária de uma pessoa cristã é também o seu campo de missão.
É o Evangelho que gera comunidade cristã, pois somente ele faz com que um grupo de pessoas seja a Igreja de Jesus Cristo. É ele também que nos faz olhar para o horizonte e ver as pessoas que estão necessitando dos mais diversos cuidados, por isso a diaconia é importante na IECLB. Nesse sentido, ocupar-se com a diaconia não é uma opção, mas é uma ação que decorre da fé.
É, do mesmo modo, esse Evangelho que nos faz festejar com alegria e júbilo muitos momentos como o Encontro Nacional de Mulheres Luteranas, a Campanha Nacional de Ofertas Vai e Vem, o Congresso Nacional da Juventude, as diversas ações realizadas nas comunidades,inclusive aquelas que focam o Jubileu da Reforma Luterana e, em especial, o 1º Dia Sinodal da Igreja a ser realizado em Sinop no mês de Setembro, para o qual todos somos chamad@s a celebrar.
Uma Igreja de confessionalidade luterana não tem medo das reformas. Percebemos que é preciso enfrentar os desafios gerais do anúncio do Evangelho como IECLB, com assertividade, intencionalidade e, principalmente, relevância. Já que somos frutos da ação graciosa e intencional de Deus, ele estará conosco nas reformas necessárias para os outros 500 anos que virão, pois “nele vivemos, nos movemos e existimos”. (Atos 17.28a)

Participantes da XXI Assembleia Sinodal
Chapada dos Guimarães, 17 de Junho de 2017.
 


Autor(a): Sínodo Mato Grosso
Âmbito: IECLB / Sinodo: Mato Grosso
Natureza do Texto: Manifestação
Perfil do Texto: Mensagem
ID: 59321

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Que a graça e a paz estejam com vocês e aumentem cada vez mais, por meio do conhecimento que vocês têm de Deus e de Jesus, o nosso Senhor.
2Pedro 1.2
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Cristãos que oram são verdadeiros auxiliares e salvadores.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br