Sínodo Mato Grosso



Rua Alberto Velho Moreira , 48 - Bandeirantes
CEP 78010-180 - Cuiabá /MT - Brasil
Telefone(s): (65) 9846-83271 | (65) 9840-66020 | (65) 9846-83271
sinodomt@outlook.com
ID: 10

Assembleia Sinodal 2020

26/09/2020

Mensagem da 24ª Assembleia Sinodal do Sínodo Mato Grosso

Às Paróquias, Comunidades do Sínodo Mato Grosso
Virtualmente em 26 de setembro de 2020


Tão pertos e tão distantes!
Foi com esse sentimento que as lideranças do Sínodo Mato Grosso se reuniram virtualmente na tarde do dia 26 de setembro de 2020, para a realização da XXIV Assembleia Sinodal. Oriundos de quatro estados – Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Pará –, separados por 2.400 km de norte a sul e por 1.600 km de leste a oeste.
Estávamos tão distantes, porém tão pertos. Na tela do nosso aparelho celular ou computador vimos aqueles/as com os/as quais nos reuníamos uma ou duas vezes por ano. Aqueles/as a quem saudávamos com um caloroso abraço, um forte aperto de mão ou um tapinha nas costas. Aqueles/as com os quais nos intervalos de nossas reuniões presenciais compartilhávamos nossas alegrias e preocupações trazidas de nossas paróquias e comunidades.
Conforme expressado nos relatórios apresentados, “vivemos tempos diferentes”. Esse tempo diferente em que vivemos por causa da COVID 19 nos aproximou e nos afastou. Nossas reuniões se tornaram mais frequentes, diante da preocupação com nossos ministros/as, lideranças e comunidades, mas nossa comunhão e contato foram substituídos pelo afastamento. Entretanto, o afastamento não nos impediu de cumprir com as questões administrativas, pois, na medida do possível, buscou-se regularizar as pendências, cumprindo assim, a legislação vigente.
Não somente as lideranças precisaram se adaptar a este novo momento. Também como igreja foi necessário aprender novas formas de estar presente. Pedras precisaram ser removidas. Nossos ministros/as foram para a frente das câmeras. Aquele vídeo de 3 minutos, na verdade, leva horas para ser gravado, editado e publicado. Aprendemos a celebrar o culto em família, no sofá de nossa casa. Aprendemos a ser igreja fora do templo. Certo é que não podemos parar de levar a Palavra, nosso diamante mais precioso.

Mas neste tempo de mudanças e apreensão algo bonito nasceu. Percebemos o/a outro/a. Percebemos que em meio a pandemia é possível ser igreja além dos nossos muros. Muitas de nossas comunidades exercitaram ou estão exercitando a diaconia; o importar-se com o outro; o estar junto ao outro; o servir ao outro. Isto é ser igreja. Isto é “viver o Batismo”.
Tão pertos e tão distantes!
Todos os dias a mídia mundial tem destacado os números da pandemia. Esses números estão geralmente divididos em dois blocos: vidas perdidas e economia. Como lideranças do Sínodo Mato Grosso, esses números também fazem parte de nossa reflexão. Vidas foram ceifadas pela COVID 19 no âmbito de nosso Sínodo. Diante dos protocolos mundiais, não conseguimos dar o suporte na despedida, como é nossa tradição e nosso jeito de cuidar. E isso nos dói.
No que diz respeito à economia, preocupa-nos a sustentabilidade de nossas comunidades. O impacto da economia mundial, afetada pela pandemia, também reflete em nossa igreja. Famílias perderam seus entes queridos e outras, seus empregos. Assim sendo, estamos aprendendo a rever nossos números, infelizmente a grande maioria necessitando fazer cortes em seus orçamentos.
Trouxemos para a Assembleia certezas, incertezas, preocupações, questionamentos que nos fazem perceber que não estamos sozinhos nesta caminhada, mas que formamos “um só corpo”. Com certeza o nosso maior desejo é que o tão distante seja substituído pelo tão perto. Que o afastamento possa ser substituído pelo abraço caloroso.
Cheios/as de esperança despedimo-nos com as palavras dos discípulos de Emaús, que ao final daquele dia tão marcante em suas vidas pediram ao desconhecido que caminhava com eles: “Fica conosco porque já é noite”.
Assim, como lideranças do Sínodo Mato Grosso, oramos a Deus pedindo: “Fica conosco, Senhor, neste tempo de incertezas e escuridão, e dá-nos caminhar na certeza de novos tempos”. Um tempo de fé e de graça.
Fica conosco, Senhor!
 


Autor(a): Sínodo Mato Grosso
Âmbito: IECLB / Sinodo: Mato Grosso
Área: Missão / Nível: Missão - Coronavírus
Natureza do Texto: Manifestação
Perfil do Texto: Mensagem
ID: 59267

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Deus diz: sou o seu Criador e o tenho ajudado desde o dia em que você nasceu. Não fique com medo, pois eu o amo e o escolhi para ser meu.
Isaias 44.2
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
A Comunidade cristã deve ser reconhecida, sem sombra de dúvida, na pregação do Evangelho puro
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br