Sínodo Mato Grosso



Rua Aristides Félix de Andrade , 840 - Araés
CEP 78005-605 - Cuiabá /MT - Brasil
Telefone(s): (65) 2129-6592
sinodomt@luteranos.com.br
ID: 10

Assembleia Sinodal Mato Grosso - 2004

Com um frio incomum para a região (5 graus), mas com muito estudo, canto, ânimo e descontração, realizou-se a VII Assembléia do Sínodo Mato Grosso, em Chapada dos Guimarães, de 11 a 13 de junho.

Todas as paróquias compartilharam seus planos de missão, que é a prioridade desse sínodo, cujas comunidades vivem dispersas numa grande região geográfica, abrangendo comunidades em Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás e Pará. Várias comunidades que no passado eram subvencionadas por projetos missionários, atingiram entrementes a auto-sustentação, o que deve repetir nos próximos anos em outras comunidades.

Em agosto, deverá ser iniciado o trabalho pastoral em Santarém, Pará. Além do Pastor Sinodal, também os setores atuantes no sínodo (Culto Infantil, JE, OASE, Encontro de Famílias, Música, Comunicação, Educação, Direitos Humanos, OGA, Diaconia, Representação na FLD, pastoral carcerária) apresentaram seus relatórios, atestando uma atuação diversificada em âmbito sinodal. Em seu relatório o Pastor Sinodal, Lauri Becker, enfatizou a necessidade de uma pastoral de superação do crescente individualismo e da ideologia de mercado que desestrutura os laços familiares e comunitários. Também realçou a importância de uma clareza teológica e confessional na IECLB.

A exposição do lema da IECLB (preservando a unidade do espírito no vínculo da paz”) foi conduzida pelo pastor presidente da IECLB, Walter Altmann, que retomou alguns dos aspectos apresentados pela vice-presidente da Assembléia Sinodal e representante do Sínodo no Fórum da Unidade, Íris Pedrotti. Altmann destacou que a Confissão de Augsburgo é o ponto de partida para haja a distinção entre o que é essencial para a unidade (Palavra e sacramentos), o que é útil como expressão da unidade da Igreja, sem ser requisitos para a salvação, e aqueles assuntos em que pode haver uma ampla diversidade de expressões. De acordo com a Constituição da IECLB a base confessional da Igreja é composta pela Escritura, como norma e fundamento, e por escritos confessionais que a interpretam, como os credos da Igreja Antiga, Confissão de Augsburgo e Catecimso Menor, de Lutero. Ela também expressa a compreensão ecumênica de estar ligada às Igreja que confessam Jesus Cristo como Senhor e Salvador. Mas há muitos outros sinais de unidade da Igreja. Entre os documentos: os normativos - Constituição, Regimento Interno, Estatuto do Ministério com Ordenação, Ordenamento Jurídico-Doutrinário; os orientadores: Nossa fé- nossa vida, Plano de Ação Missionária (PAMI), IECLB às portas do novo Milênio, IECLB no pluralismo religioso; além de manifestos, posicionamentos, declarações e cartas pastorais. Na área de espiritualidade: culto, com elementos litúrgicos comuns, hinário, motivos de intercessão, devocionários. Na comunicação: logo da IECLB, JOREV Luterano, materiais de capacitação. Reuniões e eventos: Concílio, Assembléias Sinodais, Dias da Igreja, Fóruns, Seminários, Conferências de Obreiros e lideranças. No administrativo: dízimo da Igreja, plano de ofertas, fundo de solidariedade entre os sínodos, projetos missionários, Obra Gustavo Adolfo. Diretrizes de formação de obreiros/as e capacitação de lideranças leigas. Atuação na missão, na educação e na diaconia. Setores de trabalho: culto infantil, JE, OASE, Legião Evangélica, Casais, Terceira Idade. Este conjunto de elementos, e outros mais, constitui de forma prática o que é a IECLB e, assim, expressa sua unidade.
 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Tornai-vos, pois, praticantes da Palavra e não somente ouvintes.
Tiago 1.22
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Se vós permanecerdes na minha palavra, sois verdadeiramente meus discípulos e conhecereis a verdade e a verdade vos libertará.
João 8.31-32
© Copyright 2019 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br