Sínodo Mato Grosso



Rua Aristides Félix de Andrade , 840 - Araés
CEP 78005-605 - Cuiabá /MT - Brasil
Telefone(s): (65) 2129-6592
sinodomt@luteranos.com.br
ID: 10

Atos 2.1-21 - Domingo de Pentecostes - 15.05.2016

Caderno de Cultos 2016

15/05/2016

15/05/2016- Domingo de Pentecostes
Pregação: At 2.1-21; Leituras: Sl 104.24-34,35b; Rm 8.14-17
P. Adriel Raach – Transamazônica - PA

LITURGIA DE ABERTURA

ACOLHIDA

Saudamos a comunidade aqui presente, desejando que todos e todas se sintam bem em nosso meio.

Sejam todos bem-vindos para este culto, que é onde Deus se encontra conosco. Saúdo a cada um e a cada uma com as palavras bíblicas de Atos 1.8, que dizem: “Quando o Espírito Santo descer sobre vocês, vocês receberão poder e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judeia e Samaria e até nos lugares mais distantes da terra”.

Hoje lembramos o domingo de Pentecostes. O nosso Deus se revela a nós desde o ato da Criação, e através dos profetas do Antigo Testamento como o Deus-Pai, Criador, mantenedor de tudo, o mesmo que se fez carne em Jesus Cristo, o Filho, que morreu por todos nós e ressuscitou para a vida eterna e, ao ascender aos céus, não nos deixou a sós, pois enviou-nos o Espírito Santo, vivificador, consolador. Assim é o nosso Deus. Nessas três pessoas Ele revela a sua unidade. Um único Deus, mas que se revela a nós em três Pessoas. Hoje vamos nos lembrar, em especial, da vinda do Espírito Santo, em Pentecostes, que também é o início da Igreja Cristã.

(...) Se há visitantes entre nós, podem se identificar? (...) Sejam bem-vindos, sejam bem-vindas! Desejamos que se sintam bem aqui conosco.

CANTO DE ENTRADA
Nº 85 – HPD 1 – Vem Espírito Divino

Ou: Nº 365 – HPD 2 – Vem Espírito Santo, vem, vem nos congregar

SAUDAÇÃO
Nós nos reunimos aqui em nome do trino Deus que é Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

CANTOS DE INVOCAÇÃO
Nº 350 – HPD 2 – Que a graça do Senhor Jesus

Ou: Nº 321 – HPD 2 – Vento que anima

CONFISSÃO DE PECADOS
O nosso auxílio vem do Senhor que fez o céu e a terra ... A festa de comunhão quer nos lembrar que Deus quer estar conosco. Comunhão pede que sejamos sinceros, autênticos e que saibamos reconhecer nossos pecados. Por isto, quero convidá-los para confessarmos nossos pecados:
Oremos: Senhor Deus, Todo Poderoso, Tu que fizeste toda a criação e deste Teu Filho Amado por amor à humanidade, nós te pedimos, estenda sobre nós tua justiça e nos dê o Vivificador, para que possamos sempre lembrar de Tuas promessas. Ouve também o nosso pedido de perdão, pois não somos capazes de expressar em palavras o nosso pecado, mas reconhecemos termos uma natureza pecaminosa. Pecamos, Senhor, em pensamentos, palavras e ações, e sempre de novo caímos em pecado por sermos fracos e sem esperança. Por isso, pedimos que nos restaures através do teu Espírito, ouve a oração que está em nosso coração e atende o nosso pedido de perdão. Por Cristo, nosso Senhor, C: Amém.

ANÚNCIO DO PERDÃO
Em Cristo, fomos libertos de toda culpa e de todo pecado. Por isso a promessa é que se Confessarmos os nossos pecados, Deus é fiel e justo para nos perdoar e nos purificar de toda a injustiça. Em sua sinceridade de confissão, anuncio a você o perdão de Deus. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

KYRIE
Por ainda haver tanta injustiça neste mundo, por ainda haver pessoas que se afastam da presença de Deus é que vemos tanta violência, guerras, discriminação, tanta pobreza e miséria. Jesus disse que veio ao mundo para que nós tenhamos vida, e a tenhamos em abundância. Por isso, queremos pedir a Deus tenha pressa em enviar o Reino que será justo a todos. Fazemos isso cantando:

“♫ Pelas dores deste mundo, ó Senhor, imploramos piedade.
A um só tempo geme a criação. Teus ouvidos se inclinam ao clamor,
desta gente oprimida. Apressa-te com tua salvação.
A tua paz, bendita e irmanada com a justiça.
Abrace o mundo inteiro, tem compaixão.
O teu poder sustente o testemunho do teu povo.
Teu reino venha a nós. Kyrie Eleison. ♫”

ORAÇÃO DO DIA
Senhor, Santo Deus e Pai, nós te rogamos: ilumina nosso coração e nossa mente por meio de teu Santo Espírito. Deixe-nos compreender. Ilumina-nos com teu Espírito para que ele nos transforme, nos ensine e nos console. Ouve-nos por amor a Jesus Cristo que contigo e com o Espírito Santo renova a criação e a nossa vida. Todo-poderoso Deus, tu és princípio e fim de tudo, de eternidade a eternidade. Amém.

LITURGIA DA PALAVRA

LEITURAS BÍBLICAS
1ª Leitura Bíblica: Salmo 104.24-34,35b

2ª Leitura Bíblica: Romanos 8.14-17

Aclamação do Evangelho:
Convido à comunidade a se colocar de pé, em respeito à leitura do Evangelho.

3ª Leitura Bíblica: João 14.8-17(25-27)

CÂNTICO INTERMEDIÁRIO
Nº 379 – HPD 2 – Estou pronto, Senhor

PREGAÇÃO

Oremos: Deus Pai, Deus Filho, Deus Espírito Santo. Pedimos-te, faça-te presente aqui neste momento em que queremos meditar sobre a tua Palavra. Amém.

A graça do nosso Senhor Jesus, o amor de Deus e a comunhão com o Espírito Santo estejam com cada um e cada uma de vocês. Amém.
Mais uma vez chegamos ao aniversário da Igreja Cristã, Pentecostes!

Vamos ver como foi esse nascimento, vamos ao relato de Atos que nos lembra deste acontecimento:
Atos 2.1-21...

... Para haver um nascimento é preciso passar pelo parto. E nós podemos usar esse evento também para falar da esperança que temos no Espírito de Deus e de que logo teremos a liberdade completa. Aí você pode dizer: “Eu não consigo ver nada que me remeta à liberdade, vida eterna com Deus! Só o que ouço são gemidos! Vemos tanta coisa ruim acontecendo: guerras, enchentes, furacões, tsunamis, terremotos! A Bíblia diz que esses são os sinais do fim do mundo!”
Seria mesmo esta a forma correta de interpretarmos o que nos diz a Bíblia a respeito do fim dos tempos?
Se pensarmos na ideia do parto para falar do fim dos tempos como muitas vezes ele é interpretado, a impressão que dá é de que as pessoas anunciam um parto onde tanto a mãe quando o bebê irão morrer no nascimento... só se fala em destruição, sangue, dor, castigo, julgamento... e se esquecem da ESPERANÇA.

Dinâmica (sugestão do Proclamar Libertação 2015 – Martin N. Dreher):
- Quem tem aí uma moeda? Pegue essa moeda em sua mão e olhe o lado “cara” dela. Vocês estão vendo? Pois bem, sem virar a moeda, vocês conseguem ver a coroa? ... Ou ainda, vocês conseguem ver cara e coroa ao mesmo tempo? ...

Digamos que “cara” seja tudo o que vemos e experimentamos aqui neste mundo... a vida na carne, como diz Paulo! A vida no mundo caído e corrompido pelo pecado humano.
E digamos que “coroa” seja o que Deus tem preparado para nós, após o nascimento... depois do parto... depois dos gemidos e gritos de dor. O que é que nos faz enxergar a coroa? ... Paulo nos diz que é a ESPERANÇA que nos salva! ... Esperança que também podemos chamar de fé. Certamente não é a nossa capacidade de enxergar com nossos olhos... de modo algum seremos capazes de virar essa moeda por nossas próprias forças... pois precisamos da ajuda do Espírito Santo de Deus. É por meio da esperança que somos salvos! Se você já está vendo, então não há mais esperança! Nós esperamos por algo que ainda não vemos... e é isso que nos salva, a esperança!
Talvez vamos dizer que a Bíblia diz que precisamos buscar a justiça e que assim já podemos ver sinais do reino de Deus aqui na terra! ... e é verdade! Mas, não podemos cair no erro de acreditar que justiça é uma qualidade religiosa ou uma moral que inventamos aqui na terra... Acima de tudo, justiça é uma relação, Relação que foi restaurada entre Deus e nós!
- O que se fez e continua sendo feito é tentar tornar visível a coroa, tentam virar a moeda a qualquer custo fazendo cobranças e exigências em relação ao que os cristãos vêm fazendo:
(Ironizando):
- “Você tem certeza da sua conversão e de que vai ser salvo?”
- “Quais são os dons espirituais que você recebeu?”
- “Você conseguiu se livrar daqueles pecados que vinha cometendo?”
- “Cuidado com essa sua depressão, porque o cristão é um ser alegre!”
- “Quantas vezes você orou a Deus e Ele te atendeu?”
- “Você tem o dom de falar em línguas?”
- “Você fez alguma experiência extraordinária com Deus?”

Como se essas coisas fossem as condições a nós impostas para nos considerarmos cristãos.
Não quer dizer que o cristão não experimenta nada disso... Mas é errado querer determinar um ser cristão a partir dessas experiências, porque nós vivemos na esperança... nós ainda não vemos a coroa, mas temos a certeza de sua existência pois somos auxiliados pelo Espírito Santo.
Em Romanos 8.26a, Paulo nos dá um consolo em relação à oração... Ele diz: “Pois não sabemos como devemos orar”. O Cristão, na verdade, não sabe o que deve orar “de acordo com a vontade de Deus”. Isso somente o Espírito consegue. A nossa certeza é que o Espírito de Deus intercede por nós... não precisamos ter vergonha quando dá aquele branco, quando não sabemos bem quais palavras usar, pois o Espírito ouve o nosso coração e leva a nossa oração a Deus... “com gemidos que não podem ser explicados por palavras” (Rm 8.26b), o Espírito intercede por nós e “Deus pode nos atender e fazer inclusive muito mais do que nós pedimos e pensamos” (Ef 3.20). É como se nós tivéssemos um tradutor, alguém que fala a Deus por nós... por isso, o auxiliador, o consolador... Como diz o Pastor Martin Dreher, “nós estamos muito bem representados diante de Deus; melhor impossível!”

Mas então, como crer que tudo irá acabar bem? - Precisamos levar em conta duas dicas: primeiro PACIÊNCIA... quando a mulher descobre que está grávida, sabe que o bebê está lá... ainda não o pode ver. mas deve ter paciência, pois o processo tem o seu tempo determinado. Infelizmente, nos dias de hoje, a simples falta de paciência das pessoas faz com que os bebês sejam arrancados através dos partos cesarianos, com data e hora determinados... alguns já têm o parto agendado desde o começo da gestação... Em alguns casos isso pode ser necessário, mas, na maioria dos casos, o que está acontecendo é “marcar hora para o médico não se perder na organização da sua agenda...” “usar anestesia para evitar as dores do parto”. É, no mínimo, preocupante o fato de que, hoje em dia, o número de partos cesarianos estejam superando o número de partos normais.
A segunda dica é ESPERANÇA... esperamos por aquilo que não vemos! Quando vemos, não esperamos mais! E é por meio da esperança que fomos salvos.
Em nossa fraqueza o Espírito nos ajuda! Paulo, em 2Co 12.9, diz que o seu “poder é mais forte quando você está fraco!” O Espírito nos socorre em nossa fraqueza! Essa é a mensagem de PENTECOSTES para nós: Paciência e Esperança.
O Espírito quer nos ajudar a ter a certeza de que iremos experimentar a “coroa”, mesmo que agora só consigamos enxergar a “cara”.
Que Deus nos ajude a termos paciência e a nunca perdermos a ESPERANÇA.
Amém.
Convido a nos colocarmos de pé! Peço que repitam com bastante entusiasmo: VEM ESPÍRITO SANTO E SOPRA CONSTANTEMENTE SOBRE NÓS. Amém.

HINO
Nº 437 – HPD 2 – Quando o Espírito de Deus soprou

CONFISSÃO DE FÉ
Nº 88 – HPD 1 – Nós cremos todos num só Deus (Pode ser somente recitado).

CANTO PÓS CONFISSÃO (proceder motivação e o recolhimento das ofertas)
Nº 359 – HPD 1 – Te ofertamos nossos dons


ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
Motivos de Oração:
1. Aniversariantes
2._______________________________________________________
3._______________________________________________________
4._______________________________________________________
5._______________________________________________________
6._______________________________________________________

Senhor nosso Deus e Pai. Nós te rendemos graças pela nossa vida, por nos ter abençoado com a saúde, o vigor para o trabalho, com anos e anos de vida, com colheitas fartas, com ensinamentos e, somos imensamente gratos por teres se revelado a nós em Jesus Cristo, teu Filho amado, pelo qual enviaria o Espírito Santo ao mundo.
Faz-te presente entre nós comunidade, nas vidas de cada um e cada uma. Tantas são as pessoas que sofrem por doenças, depressão, solidão, negação do perdão. Nós intercedemos por todas elas, especialmente pelos nossos próximos mais próximos ...
Em especial, nós pedimos que olhes por todos os seus filhos e filhas, em tempos de violência, guerras e acidentes de trânsito. Nós pedimos que nos conceda a sua Paz. Neste país, em sua igreja, entre todos os irmãos e irmãs que creem em ti, como um único Deus, revelado em Jesus e no Espírito Santo.
Fica conosco, óh Deus! Guarda-nos em todos os momentos de nossa vida.
Por Cristo, nosso Senhor, que nos ensinou a orar....

PAI NOSSO
Pai nosso ...

LITURGIA DE DESPEDIDA

AVISOS
Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.
Oferta último Culto: R$ _________ - destinada para ...
______________ _________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________

BÊNÇÃO
O Senhor te abençoe e te guarde. O Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti. O Senhor, sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz.
Assim, abençoe-te o Deus Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

ENVIO
Vão em paz e Sirvam ao Senhor com alegria, podendo sempre dar graças a Deus!

CANTO FINAL
Nº 210 - HPD 1 – Guia-nos, Jesus


Autor(a): Adriel Raach
Âmbito: IECLB / Sinodo: Mato Grosso
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo da Páscoa
Natureza do Domingo: Pentecostes
Perfil do Domingo: Domingo de Pentecostes
Testamento: Novo / Livro: Atos / Capitulo: 2 / Versículo Inicial: 1 / Versículo Final: 21
Título da publicação: Caderno de Cultos - Sínodo Mato Grosso / Ano: 2016
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 36449

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Quem quiser ser cristão, que aprenda a abrir mão de toda preocupação e de todo pensamento angustioso e coloque-os nas costas de Deus, pois Ele tem ombros fortes e é bem capaz de carregá-los.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Não existe nada de tão bom e nada de tão ruim que Deus não poderia usar para me fazer o bem, se eu confio Nele.
Martim Lutero
© Copyright 2019 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br