Sínodo Mato Grosso



Rua Aristides Félix de Andrade , 840 - Araés
CEP 78005-605 - Cuiabá /MT - Brasil
Telefone(s): (65) 2129-6592
sinodomt@luteranos.com.br
ID: 10

Atos 3.12-19 - 3º Domingo da Páscoa - 19.04.2015

Caderno de Cultos 2015

19/04/2015

CULTO DIA __/__/2015 – 3º DOMINGO DA PÁSCOA
1ª leitura: Salmo 4 2ª leitura: Lucas 24. 36b - 48
PRÉDICA: Atos 3. 12 - 19
Líder de Culto da Paróquia de Água Boa - MT : Luiza Babette Dürr Teixeira

  __________________________________________________________________________
                   

  LITURGIA DE ABERTURA

ACOLHIDA
           

“Tu me tens ensinado os caminhos que levam à vida, e a tua presença me encherá de alegria.” (Atos 2.28)
Com estas palavras queremos acolher a todos e todas que aqui vieram em busca da Palavra, do fortalecimento da Fé
  e do convívio com irmãos e irmãs de nossa comunidade Cristã. 
Sintam-se bem nesta casa de oração. Deus está aqui. Sentimos a Sua presença entre nós e O recebemos com alegria.

Acolher aos visitantes.

CANTO DE ENTRADA
          HPD 1 – HINO Nº 221 – Senhor, porque me guarda
         Ou Nº ________


SAUDAÇÃO
 

  Fazemos parte da mesma família: a família de Deus. Estamos aqui reunidos em Seu nome: Deus Pai, misericordioso, em nome de Deus Filho, Jesus Cristo que anunciou o Reino onde há Paz, Justiça e Graça, e em nome de Deus Espírito Santo, que nos anima e consola. Amém

CANTO DE INVOCAÇÃO

HPD 2 – Nº 328 – Um só rebanho

Ou Nº_______

CONFISSÃO DE PECADOS

Momento de silêncio para que cada um, cada uma possa buscar em seus corações e mentes, os pecados que cometeram em ações, omissões e pensamentos.
Pai amado e misericordioso, tem piedade de nós. Estamos diante de Ti para arrependimento dos pecados que cometemos. Somos pecadores, bem o sabes, pecamos contra Ti, contra nosso irmão e contra nós mesmos. Sabemos que Tu nos amas e Te pedimos humildemente: Perdoa-nos. Amém.

ANÚNCIO DO PERDÃO

Cristo diz: “O que está escrito é que o Messias tinha de sofrer e no terceiro dia ressuscitar. E que em nome dele , a mensagem sobre o arrependimento e o perdão dos pecados seria anunciada a todas as nações, começando em Jerusalém.” ( Lc 24. 46, 47). Jesus se entregou na Cruz e ressuscitou para eximir-nos de culpa e permitir, assim, que Deus nos perdoasse os pecados. É em nome de Deus, segundo a Sua promessa, que vos anuncio o perdão dos vossos pecados. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo + Amém.

KYRIE
Fomos agraciados com o perdão de nossos pecados. Isso nos leva a querer dividir a alegria que sentimos pela nossa salvação, com todas as pessoas do mundo, em especial com as que sofrem. Portanto, para que todos possam sentir a mesma alegria, peçamos a misericórdia de Deus a todos que sofrem, cantando Kyrie Eleison – Pelas dores deste mundo.

GLÓRIA IN EXCELSIS
Deus ouve a nossa súplica. Ele está no meio de nós. Em resposta ao perdão e a piedade que recebemos cantemos
Glórias. Glória, glória, glória a Deus nas alturas....

ORAÇÃO DO DIA
Amado Deus e Pai! Colocamo-nos diante de Ti para Te agradecer por essa comunidade reunida em Teu nome e pelo Teu amor. Aliviados pelo perdão que recebemos, porque Jesus, Teu Filho, morreu por nós na Cruz, e porque nos arrependemos dos pecados que cometemos. Estamos aqui Senhor, para ouvirmos a Tua Palavra. Faze com que entendamos a Tua mensagem e, através dela, nos transformemos, colocando em ação Teus ensinamentos. Humildemente, colocamos nossas vidas em Tuas mãos. Abençoa-nos, Senhor. Amém.

LITURGIA DA PALAVRA
Para nos prepararmos para ouvir, entender e viver a Palavra de Deus, vamos cantar o

HINO 379 HPD 2 – Prontos para ouvir

LEITURAS BÍBLICAS

Cântico Intermediário
/: É como a chuva que lava, é como o fogo que arrasa. Tua palavra é assim, não passa por mim sem deixar um sinal:/
1ª Leitura : Salmo 4
/: ............. :/
2ª Leitura: Lucas 24. 36b – 48 Quem puder se coloque em pé em honra ao Evangelho de Cristo Jesus.
/: ............. :/

PREGAÇÃO

Que a graça do nosso Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a comunhão com o Espírito Santo estejam com todos nós. Amém.

Leitura Prédica: Atos 3. 12 – 19

Estamos no 3º Domingo da Páscoa. Já passou o Natal, a Quaresma, a Semana Santa, a 6ª feira Santa – Crucificação de Jesus – o Domingo de Páscoa – Ressurreição de Jesus. E agora? Revivemos toda vida de Jesus, principalmente o nascimento, morte de Cruz e ressurreição por nós. E o que toda essa história revivida nos dá? Nos ensina? Nos afeta? Vamos passar o ano esperando pelo Natal, pela Semana Santa, 6ª Feira Santa e Páscoa, para, novamente, nos emocionarmos com a história de vida e morte de Jesus Cristo? Ou ficou algum ensinamento? Ou melhor, desta vez alguma coisa mudou para nossa vida?
Nos textos que ouvimos hoje, existem alguns aspectos em comum: FÉ - ARREPENDIMENTO - PERDÃO
Buscamos no dicionário o que significam cada uma dessas palavras:
FÉ - Firme opinião de que algo é verdade, sem qualquer tipo de prova ou critério de verificação. Crer sem necessidade de provas. Acreditar incondicionalmente.
ARREPENDIMENTO - Conversão (tanto espiritual como intelectual). Ter mágoa ou pesar dos erros ou faltas cometidas. Mudança de direção, de mente, de temperamento, de atitudes.
PERDÃO - É um processo mental ou espiritual de cessar o sentimento de ressentimento ou raiva contra outra pessoa ou contra si mesma. Perdão é o esquecimento completo e absoluto das ofensas, vem do coração, é sincero, generoso, não fere nem impõe condições. Absolver de toda culpa.
Vamos relembrar:
Salmo 4 – Salmo de Davi:
Um pedido, uma súplica a Deus para que Ele ouça sua oração. Uma absoluta confissão de FÉ. Vejamos o v.8, “Quando me deito, durmo em Paz, pois tu, ó Senhor, me fazes viver em segurança.”
Lucas 24. 36b -48 :
Jesus aparece a seus discípulos, abre suas mentes e pede que a mensagem de arrependimento e perdão seja anunciada em todas as nações. V 46,47 e 48.
E em nossa leitura para a prédica Atoa 3. 12 – 19:
Pedro e João depois que fizeram um homem andar, pela Fé que tinham em Jesus Cristo, falam a multidão que presenciou o milagre. Vejamos o v. 16 – “Foi o poder do nome de Jesus que deu forças a este homem. O que vocês estão vendo e sabendo foi feito pela Fé no seu nome, pois foi a Fé em Jesus que curou este homem em frente a todos vocês.”
Como vimos estes três aspectos, Fé, Arrependimento e Perdão, são intrínsecos ao ser cristão.
E nós? Somos verdadeiramente cristãos?
Para isso temos que entregar nossas vidas nas mãos de Deus e ter FÉ, acreditar incondicionalmente, que Ele nos dará tudo que precisarmos.
Precisamos arrepender-nos, mudar de atitude, frente aos nossos pecados e pedir o PERDÃO, a absolvição, a Deus, bem como, dar o nosso PERDÃO, esquecer completa e absolutamente as ofensas que recebemos de nossos irmãos. Lembrando que Deus é generoso e nos perdoa quando nos arrependemos sinceramente: quando mudamos nossas mentes e atitudes.
Vamos exercitar a Fé, o Arrependimento e o Perdão, senão de nada valeu a trajetória de Jesus entre nós e ficaremos somente admirando o Natal, a 6ª Feira Santa e a Páscoa, ano após ano.
Que Deus nos abençoe!
Amém.

HINO PÓS PREGAÇÃO

HPD 1 – HINO 161 - Em nada ponho a minha Fé

Ou __________________________

CONFISSÃO DE FÉ

Certos do perdão, e do amor de Deus por nós, convictos de sermos cristãos, confessemos a nossa fé com as palavras do Credo Apostólico.
Creio em Deus Pai Todo Poderoso.......

CANTO PÓS CONFISSÃO

HPD 2 – Nº 443 – Eu quero caminhar com os pés firmes neste chão.
Proceder motivação para recolhimento das ofertas. Agradecer dádivas e aos doadores.

AVISOS
-
-
ORAÇÃO DE INTERCESSÃO

MOTIVOS DE ORAÇÃO

1- Aniversariantes
2- _________________________________________
3- _________________________________________
4- _________________________________________
5- _________________________________________

Estamos aqui em Tua presença Senhor e Deus, para louvar-te e para interceder por nossas famílias, por nossa Comunidade, amigos e amigas. Agradecemos-Te Senhor Deus, por Tua palavra. Dá que sejamos fiéis aos Teus ensinamentos e que possamos CRER, ARREPENDER e PERDOAR verdadeiramente. Queremos nesse momento também trazer nossos pedidos e intercessões em Tua presença:
• Que haja paz, Senhor em nossos lares e nos lares das famílias de nossa comunidade
• Que haja paz na Igreja e nas Escolas
• Que haja paz na cidade, entre os cidadãos, entre os jovens e os idosos.
• Que haja paz em meio as aspirações por justiça e solidariedade com os mais humildes, os mais necessitados e desgraçados, entre nós.
Lembramos com carinho todos os motivos citados pela comunidade:________________________, também aqueles que nós não lembramos e que passam por uma fase difícil em suas vidas.
Pedimos-Te, Senhor Deus, coloca-Te ao lado destas pessoas e de todos nós nesta nova semana que inicia, e que Tua palavra seja novamente Luz e Caminho para todos que em Ti encontram esperança e consolo. E tudo o mais acrescentamos na oração que Teu Filho Jesus Cristo nos ensinou, Pai Nosso...

BENÇÃO Que Deus, em Seu amor, cuide de ti e de tua família nesta semana;

Que Jesus Cristo, em Sua graça, te conceda a experiência da vida eterna já, aqui e agora;
Que o Espírito Santo, em Sua liberdade de ação, a cada dia te faça nascer de novo para uma vida em comunhão com as pessoas e voltada para a integridade da criação;
Assim te abençoe o Deus Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

ENVIO

Aquele que ouve a Palavra do Senhor jamais se arrependerá de segui-la, portanto vão em Paz e anunciem a todos o que ouvistes aqui. Sirvam ao Senhor com alegria. Vão em Paz. Amém.

CANTO FINAL

HPD 1 – 107 – Bem de manhã


 


Autor(a): Luiza Babette Dürr Teixeira
Âmbito: IECLB / Sinodo: Mato Grosso
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo da Páscoa
Natureza do Domingo: Páscoa
Perfil do Domingo: 3º Domingo da Páscoa
Testamento: Novo / Livro: Atos / Capitulo: 3 / Versículo Inicial: 12 / Versículo Final: 19
Título da publicação: Caderno de Cultos - Sínodo Mato Grosso / Ano: 2015
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 32401

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Tu és o meu Senhor. Outro bem não possuo, senão a ti somente.
Salmo 16.2
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Senhor, tu és bom e compassivo, abundante em benignidade para com todos os que te invocam.
Salmo 86.5
© Copyright 2021 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br