Sínodo Mato Grosso



Rua Aristides Félix de Andrade , 840 - Araés
CEP 78005-605 - Cuiabá /MT - Brasil
Telefone(s): (65) 2129-6592
sinodomt@luteranos.com.br
ID: 10

Atos 7.55-60 - 5º Domingo da Páscoa - 18.05.2014

Caderno de Cultos 2014

18/05/2014

18/05/2014 - 5º Domingo de Páscoa
Pregação: At 7.55-60; Leituras: Sl 31.1-5, 15-16; Jo 14.1-14
P. Adamir Simon – Chapadão do Sul - MS

LITURGIA DE ABERTURA

ACOLHIDA
Prezados irmãos/ãs! Que bom que nós podemos nos reencontrar novamente aqui como comunidade para celebrarmos mais este culto, este encontro com Deus. Que Deus em sua graça nos conceda um encontro agradável, um encontro abençoado. Sejam bem-vindos, bem-vindas. Saudamos e cumprimentamos a vocês com as palavras bíblicas, palavras de Jesus que encontramos em João 14.1: “Não fiquem aflitos. Creiam em Deus e creiam também em mim.”

Acolher os/as visitantes

CANTO DE ENTRADA
Nº 124 – HPD I – Deus está presente

Ou: Nº ____________________________________________________

SAUDAÇÃO
Prezada comunidade! Irmãos/ãs em Cristo! Nos reunimos aqui para juntos celebrarmos este culto, este encontro com Deus e nós mais uma vezes o fazemos em nome e na presença do trino Deus, do Pai, do Filho e do Espirito Santo. Amém. Pois é desse nosso bom Deus que vem a força e a ajuda para a nossa vida. Amém.

CANTOS DE INVOCAÇÃO
Invocamos a presença de Deus, de Jesus Cristo e do Espírito Santo cantando:
Nº 365 – HPD II – Vem, Espírito Santo
Ou: Nº ____________________________________________________

CONFISSÃO DE PECADOS
Confissão de pecados: Prezados irmãos/ãs! Vamos nos achegar a Deus colocando diante dele a nossa culpa, confiantes que Deus nos houve e tem compaixão de nós. Oremos: Misericordioso Deus, Tu nos deste uma tarefa bem clara, e desta tarefa somos lembrados constantemente. De forma especial aqui hoje, neste culto nos lembramos que somos Igreja, e que como tal, temos também uma responsabilidade. Mas reconhecemos que como comunidade nem sempre nos mostramos seguros e animados e por isso pedimos o teu perdão. Reconhecemos também, ó Deus, que pecamos de diferentes maneiras, através de pensamentos, atitudes e por deixarmos de agir em certas situações. Reconhecemos que às vezes nos calamos, somos omissos. Por tudo isso pedimos o teu perdão. Ouve-nos e atende-nos quando juntos clamamos: Tem, Senhor, piedade.

Com.: Tem, Senhor, piedade.

ANÚNCIO DO PERDÃO
Anúncio do Perdão: O salmista diz: “Eu gritei pedindo ajuda, eu o louvei com cantos. Mas se eu tivesse conservado maus pensamentos no coração, Deus não teria me ouvido. Porém Deus de fato me ouviu e respondeu a minha oração. Nunca me negou o seu amor.” Assim também nós podemos ter a certeza de que Deus nos perdoa e nos atende quando por ele chamamos. Por isso podemos louvar a Deus cantando: Gloria a Deus.
Com.: Glória, glória, glória a Deus nas alturas. Glória, glória, paz entre nós, paz entre nós.
ORAÇÃO DO DIA
Oração do Dia: Senhor, Deus presente e consolador te agradecemos por mais esse encontro de hoje. Te agradecemos pelas inúmeras bênçãos e dádivas. Te agradecemos por teus cuidados em favor de nós, teus filhos e tuas filhas. Pedimos que nos auxilies através do Espírito Santo para que possamos compreender a tua palavra. Dá que ela nos fortaleça na fé em ti e na nossa caminhada como comunidade cristã. Isso te pedimos em nome de Jesus Cristo. Amém.

LITURGIA DA PALAVRA
Felizes os que escutam a Palavra de Deus e a praticam. Neste sentido queremos nos preparar para ouvir as leituras bíblicas de hoje cantando: Pela palavra de Deus ( 381 HPD II ).

1ª Leitura Bíblica: Salmo 31. 1-5, 15-16

2ª Leitura Bíblica:
Aclamação do Evangelho: A palavra de Deus é força e ânimo, e transforma os corações quebrantados e aflitos. Por isso, queremos nos colocar em pé e aclamar o Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo, cantando: Aleluia
Ouçamos, Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo, segundo o evangelista João, o capítulo 14, os versículos 1 até 14:

CÂNTICO INTERMEDIÁRIO
Nº 204 – HPD I – Sempre quero estar contigo

PREGAÇÃO
Que a graça do nosso Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus Pai e a comunhão do Espírito Santo estejam com todos/as. Amém.
O texto que nos vai orientar em nossa reflexão, encontramos em Atos 7. 55- 60. Ouçamos o texto:
Prezados irmãos/ãs! Estevão era um dos sete homens que foram escolhidos para cuidar da assistência às viúvas da igreja.
Estevão era alguém que se destacava dos demais na fé, na graça e na sabedoria. Ele realizava muito mais do que lhe fora confiado. Se destacou na pregação do Evangelho de Jesus Cristo. Pregava a boa nova do Evangelho. Não estava preocupado em agradar as pessoas, não tinha medo de falar a verdade. Por isso irritou os líderes Judeus. Se tornou alvo dos judeus, que o levaram perante o Sinédrio sob a acusação de blasfêmia.
O discurso de Estevão foi duro demais para aqueles judeus. Estevão sabia que a verdade devia ser dita, doa a quem doer. E, a primeira reação dos seus opositores foi gritar e tapar os ouvidos e, depois o pegaram e o lançaram fora da cidade e o apedrejaram até a morte.
Prezados irmãos/ãs! Diante do ocorrido com Estevão, pergunto: o que pode acontecer com alguém que diz a verdade?
Dizer a verdade, na atualidade, também tem as suas consequências. Mas a verdade tem que ser dita, pois a verdade liberta. Jesus disse: “conhecereis a verdade, a verdade vós libertará.” Jo 8.32.
Hoje, está sendo difícil saber quem fala a verdade. Muitas vezes a verdade é escondida. Muitos, mesmo conhecendo a verdade se calam, se escondem, ou camuflam a verdade. Por outro lado, Jesus diz: “Eu sou o caminho, a verdade e vida”. Jo 14.
Jesus é a verdade, por isso, a exemplo de Estevão, o nosso olhar deve estar fixo em Jesus, pois é dele que depende a nossa fé desde o começo até o fim.
Estevão cheio do Espírito Santo não se calou. Falou veemente a verdade. Falou de Jesus, do seu grande amor, de sua morte e ressurreição.
Prezados imãos/ãs! Sejamos, assim como Estevão, fortes e firmes. Continuemos ocupados no trabalho do Senhor, pois todo o nosso esforço nesse trabalho sempre traz proveito. (1Co15.58).
A seara do Senhor é grande e são necessárias pessoas de boa reputação, com fé, cheias do Espírito Santo, com grande sabedoria em sua palavra e que tenham a coragem e a abnegação de Estevão.
E que as palavras de Jesus, as quais encontramos em Marcos 13.13 nos animem e fortalezam em nossa missão de testemunhar o Evangelho: “... quem ficar firme até o fim será salvo.” Amém.

HINO
Nº 318 – HPD II – Vem Espírito de Deus

CONFISSÃO DE FÉ
Pela sua palavra, Deus desperta em nós a fé, enche-nos de esperança, acolhe-nos com amor, mostra-nos os caminhos da paz e da justiça e nos anima a testemunhar publicamente em alto e bom tom quem Ele é! Vamos juntos testemunhar a nossa fé em Deus, Pai, Filho e Espírito Santo com as palavras do credo apostólico: Creio em Deus Pai, ...

CANTO PÓS CONFISSÃO (proceder motivação e o recolhimento das ofertas)
Nº 427 – HPD II – Senhor, oramos agora

ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
Motivos de Oração:
1. Aniversariantes
2._______________________________________________________
3._______________________________________________________
4._______________________________________________________
5

Querido Deus, expressamos diante de ti a nossa gratidão e elevamos a ti nossos pedidos. Te somos gratos por este nosso encontro, por tua presença em nosso meio. Te pedimos para que continues abençoando e protegendo a cada um de nós. Concede o teu Santo Espírito para que possamos testemunhar a nossa fé em todos os momentos e situações de nossa vida. Pedimos-te, Senhor, que animes a cada um e a cada uma de nós a sermos fiéis testemunhas do teu Evangelho. Não permitas, ó Deus, com que venhamos a desaminar, mas faze de nós pessoas perseverantes na fé e esperança.
Permite a todos que ouvem a tua palavra uma correta compreensão e confiança na mesma. Envia trabalhadores para tua seara. Protege e defende os teus filhos e filhas de todos os perigos e tribulações. Fortalece a nós e os demais cristãos, para que coloquemos a nossa confiança exclusivamente na graça revelada em Cristo. Suplicamos por todas as pessoas que passam por necessidades, por todas as pessoas adoentadas, deprimidas e enlutadas, para que elas encontrem consolo e conforto em Ti. Seja, Senhor, conosco e abençoa-nos. Em nome de Jesus que nos ensinou a orar:
PAI NOSSO
Pai nosso ...

LITURGIA DE DESPEDIDA

AVISOS
Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.
Oferta último Culto: R$ _________ - destinada para ...
______________ _________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________

BÊNÇÃO
Prezados irmãos/ãs! Receber a benção de Deus significa relembrar do nosso compromisso de, pela fé, testemunharmos os atos poderosos de Deus. Por isso, que a benção de Deus nos motive a irmos ao mundo, testemunhando e anunciando o seu amor e o seu poder. Sejamos assim abençoados:
O Senhor te abençoe e te guarde; o Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti, e tenha misericórdia de ti; o Senhor sobre ti levante a sua face e te dê a paz. Amém

ENVIO
Vão em paz e sirvam ao Senhor da Igreja.

CANTO FINAL
Nº 421 – HPD II – Eu quero ser, Senhor amado.
  


Autor(a): Adamir Simon
Âmbito: IECLB / Sinodo: Mato Grosso
Natureza do Domingo: Páscoa
Perfil do Domingo: 5º Domingo da Páscoa
Testamento: Novo / Livro: Atos / Capitulo: 7 / Versículo Inicial: 55 / Versículo Final: 60
Título da publicação: Caderno de Cultos - Sínodo Mato Grosso / Ano: 2014
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 26211

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Se vós permanecerdes na minha palavra, sois verdadeiramente meus discípulos e conhecereis a verdade e a verdade vos libertará.
João 8.31-32
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Ser batizado em nome de Deus é ser batizado não por homens, mas pelo próprio Deus.
Martim Lutero
© Copyright 2019 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br