Sínodo Mato Grosso



Rua Aristides Félix de Andrade , 840 - Araés
CEP 78005-605 - Cuiabá /MT - Brasil
Telefone(s): (65) 2129-6592 | (65) 9840-66020 | (65) 9846-83271
sinodomt@luteranos.com.br
ID: 10

Colossenses 1.11-20 - Cristo Rei - 24.11.2013

Caderno de Cultos 2013

18/11/2013

24/11/2013 – Domingo do Cristo Rei
Jr 23.1-6; Lc 23.33-43; Pregação: Cl 1.11-20
P. Tiago Hugentobler Ayres – Rurópolis

LITURGIA DE ABERTURA

ACOLHIDA
Saúdo a todos e todas com os versículos de Filipenses 2.9-11: “Por isso Deus deu a Jesus a mais alta honra e pôs nele o nome que é o mais importante de todos os nomes, para que, em homenagem ao nome de Jesus, todas as criaturas no céu, na terra e no mundo dos mortos, caiam de joelhos e declarem abertamente que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus, o Pai.”


CANTO DE ENTRADA
Hino: 20 – OPC – Cantai ao Senhor
Ou ____________________________
SAUDAÇÃO
Que a graça do Nosso Senhor Jesus Cristo, o Amor de Deus o Pai e a comunhão do Espírito Santo seja com todos e todas vocês. Amém

CANTOS DE INVOCAÇÃO
Hino: 36 – OPC- Bem de manhã, embora o céu sereno.

CONFISSÃO DE PECADOS
Quando nós nos colocamos diante da presença do Eterno Deus, devemos fazê-lo com o coração humilde, prontos para reconhecermos os nossos pecados e culpa e suplicarmos por sua justiça. Nesse espírito de humildade, convido a comunidade para confessarmos os nossos pecados:
Pai Celeste, perdoai-nos porque em nosso orgulho, queremos seguir a nossa vontade, pois nosso pecado nos faz pensar que nós somos os senhores sobre nossa vida e sobre este mundo. Porém, somente tu és o Senhor sobre todas as coisas, e por isso, nós suplicamos que tu nos perdoes, pelas nossas muitas falhas, orgulho, vaidades, luxúria e cobiça. Senhor, lembra-te da tua imensa misericórdia e purifica-nos do mal. Em nome de Jesus. Amém.


ANÚNCIO DO PERDÃO
Se nós reconhecermos a nossa culpa e confessarmos os nossos pecados a Deus, com Ele habitam a misericórdia e o perdão para os corações aflitos para nos perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda a nossa injustiça. Assim, anuncio que todos os que se confessaram com sinceridade a Deus estão perdoados em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

KYRIE
Como cristãos e cristãs que não se importam somente com suas próprias dores e angústias, roguemos a Deus por misericórdia sobre toda a Criação que padece longe dele, cantando:
Hino: 176- OPC- Súplica
Ou _____________________________________
GLÓRIA IN EXCELSIS
Unamos nossas vozes a dos anjos do céu em seu louvor a bondade do Criador cantando:
Hino: 171- OPC- Glória a Deus nas alturas
Ou ____________________________________
ORAÇÃO DO DIA
Senhor Deus, a ti, que é pleno de glória e majestade, nós, simples pecadores, adoramos cheios de temor. Tu que colocaste teu Filho Jesus como Rei soberano sobre toda Criação e fizeste para Ele e por Ele todas as coisas nós te pedimos, que o reinado de amor do teu Filho possa chegar concretamente também até nós, e que um dia, ele possa ser plenamente estabelecido entre os homens. Em nome de Jesus Cristo, que contigo e o Espírito Santo vive e reina de eternidade a eternidade. Amém!

LITURGIA DA PALAVRA

LEITURAS BÍBLICAS
1ª Leitura Bíblica: Jeremias 23.1-6

2ª Leitura Bíblica: Lucas 23.33-43

CÂNTICO INTERMEDIÁRIO
Hino: 44 – OPC- Pela Palavra de Deus
Ou _____________________________

PREGAÇÃO
Leitura Bíblica:  Colossenses 1.11-20

Que a Graça e a Paz de Nosso Senhor Jesus Cristo esteja com todos e todas vocês. Amém.
Prezada comunidade, Jesus tem sido o Senhor das suas vidas?
Essa pergunta é uma das mais fundamentais para as nossas vidas de fé, porque sem Cristo, não há cristão, Igreja, nem nada. Muitas igrejas hoje em dia parecem se esquecer disso em suas pregações, assim como muitos cristãos parecem ter se esquecido de que se o Cristo não reinar também em seus corações e em todas as dimensões das suas vidas, nós estaremos perdendo o tesouro mais precioso do Reino de Deus.
Martim Lutero já dizia que mesmo que nós nos empenhemos lendo a Escritura Sagrada todos os dias, se ali nós não encontrarmos o Cristo, é o mesmo que se fizéssemos nada sobre nada. Ele é o centro poderoso ao redor do qual toda a Palavra de Deus gira, e em torno do qual devem girar também as nossas vidas.
Assim com a Terra orbita ao redor do Sol, assim também a vida do crente deve orbitar em redor do Cristo, sob pena de, caso não fizer isso, perder a sua própria vida.
No texto acima aprendemos como o Cristo se revela para nós:
Primeiro: Jesus é a fonte de fortalecimento na vida do crente. Cristo é a nossa força. Quando precisamos de orientação, em momentos de dificuldade, Ele é o único capaz de nos orientar, nos mostrar o caminho. Todos precisam de referencias que apontem um caminho, uma direção: Cristo é o nosso referencial.
Ele é a força que anima todas as coisas que existem. Ele está em tudo. É Ele quem fortalece os fracos e esquecidos. Ele quem sustenta aqueles que sofrem em seus caminhos, seja no luto, na doença ou desemprego. Cristo é fonte de vida para aqueles que o buscam, e, enquanto permanecerem unidos com Ele não serão desamparados. Sem Ele nada subsiste.
Cristo também é o nosso libertador. Antes Dele, as pessoas eram escravas do pecado e da sua própria maldade. Porém, em Cristo, nós temos verdadeira liberdade, a qual podemos viver em amor ao próximo. Cristo nos livra do poder da morte com a sua morte e com sua Ressurreição Ele nos concede a vida eterna. Assim, não mais precisamos viver escravos do pecado nem do medo da morte, porque Nele temos a segurança da vitória do Amor de Deus sobre todas essas coisas. Isso tudo nos traz consolo e animo na luta diária de nossas vidas.
Contudo, não podemos também de nos esquecer de outro aspecto sobre Cristo: Ele é Rei e Senhor sobre todas as coisas e pessoas.
E quando sabemos que Ele reina em nossa vida? Sabemos disso na medida em que a sua vontade tem sido cumprida em nós. Exemplo: Quando estamos diante de uma decisão, nós nos perguntamos sobre qual a vontade Dele? Nós o tomamos como referencial para a nossa vida e exemplo para as nossas ações? Ter Cristo como Rei significa também tê-lo como fundamento da nossa existência. Pois muitos proclamam o Cristo da boca para fora, entretanto, não vivem em conformidade com seu exemplo. Porque quando falamos no Reinado de Cristo, queremos dizer que todas as dimensões da nossa vida agora estão sob o seu governo: Seja nossa vida de casal, nosso trabalho, a maneira como lidamos com o nosso dinheiro e as demais atividades que exercemos. Tudo isso deve estar sob o governo de Nosso Senhor.
Essa realidade deve valer de forma ainda mais séria para a nossa vida em comunidade. Devemos manter o foco, o olhar, a direção, sempre voltados para o Senhor da Igreja. A Igreja não pertence ao pastor, não pertence aos presbíteros, não pertence aos diáconos, missionários ou catequistas, ela não pertence a ninguém a não ser a Jesus Cristo. Somente Ele pode decidir sobre as direções e o rumo que a Igreja deve tomar, e aquele que, mesmo de dentro da Igreja, querer guiá-la contra sua vontade deve ser réu de culpa perante o Senhor. A Igreja sempre esteve em perigo no passado e nos nossos dias atuais quando nos esquecemos disso: Cristo é a sua cabeça, e, se permanecermos unidos com a cabeça, não podemos viver como nós desejamos ou ainda pior, conforme os desejos mundanos, mas sim conforme o desejo de nosso Rei.
Por fim, outro aspecto a respeito de Cristo, o nosso Rei: Ele voltará a este mundo e finalmente estabelecerá aqui o Seu reinado de forma definitiva. Esse reino já está crescendo em nosso meio, e a cada dia que passa, aproxima-se cada vez mais o momento em que nosso Rei chegará em poder e glória para reclamar o seu trono. E todos então, se prostarão diante Ele.•.
Que aquele que é Deus feito homem possa reinar também em seus corações. Amém.


CONFISSÃO DE FÉ
Vamos nos unir a toda a Igreja, confessando a fé no Deus, Todo-Poderoso, dizendo:
Creio em Deus Pai, ...

CANTO PÓS CONFISSÃO (proceder motivação e o recolhimento das ofertas)
38- OPC- Graças dou


ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
Motivos de Oração:
1. Aniversariantes
2._______________________________________________________
3._______________________________________________________
4._______________________________________________________
5._______________________________________________________
6._______________________________________________________

Irmãos e irmãs, queiramos agora ter um momento para entregarmos a Deus as nossas intercessões por nossos irmãos e irmãs. Primeiramente pergunto se alguém da comunidade tem algum motivo pelo qual gostaria que nós intercedêssemos? (Entre cada uma das intercessões, canta-se: ouve nossa oração e atende a nossa súplica.)
Senhor, lembramos neste momento da nossa Igreja, IECLB, de nossa comunidade e de todas as suas lideranças. Que tu possas sempre guiá-las no caminho da verdade e da justiça. Por elas pedimos:
C.: Ouve nossa oração e atende a nossa suplica.  2X
Pai Eterno, por todos os irmãos e irmãs que sofrem por algum motivo de falta de saúde, seja física ou espiritual, de forma especial nos lembramos de (.....) e pedimos que Tu possas estar ao lado deles e seus familiares os protegendo a amparando com Tua mão poderosa. Por eles nós te pedimos:
C.: Ouve nossa oração e atende a nossa súplica.
Dê-nos um só coração e uma só mente, ó Pai, quando juntos dizemos:

PAI NOSSO
Pai nosso ...

LITURGIA DE DESPEDIDA

AVISOS
Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.
Oferta último Culto: R$ _________ - destinada para ...
______________ _________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________

BÊNÇÃO
Que o Senhor vos abençoe e vos guarde, que Ele faça resplandecer o seu rosto sobre vós e tenha misericórdia de vós, que o Senhor sobre vós levante o seu rosto e vos dê a sua paz. Assim te abençoe o Deus que é Pai, Filho e Espírito Santo, o único santo e verdadeiro Deus. Amém

ENVIO
Ide na paz do Senhor e servi a Deus com alegria. Amém

CANTO FINAL
234- OPC- Deus vos guarde pelo seu poder


Autor(a): Tiago Hugentobler Ayres
Âmbito: IECLB / Sinodo: Mato Grosso
Natureza do Domingo: Último Domingo do Ano Eclesiástico - Cristo Rei

Testamento: Novo / Livro: Colossenses / Capitulo: 1 / Versículo Inicial: 11 / Versículo Final: 20
Título da publicação: Caderno de Cultos - Sínodo Mato Grosso / Ano: 2013
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 23173

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Deus nos conhece completamente.
2Coríntios 5.11
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
A Bíblia é uma erva: quanto mais se manuseia, mais perfume ela exala.
Martim Lutero
© Copyright 2022 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br