Sínodo Mato Grosso



Rua Alberto Velho Moreira , 48 - Bandeirantes
CEP 78010-180 - Cuiabá /MT - Brasil
Telefone(s): (65) 9846-83271 | (65) 9840-66020 | (65) 9846-83271
sinodomt@outlook.com
ID: 10

Deuteronômio 4.1-2, 6-9 - 14º Domingo Após Pentecostes - 29/08/2021

Caderno de Cultos 2021 - Sínodo Mato Grosso

29/08/2021

29/08/2021 - 14º Domingo Após Pentecostes
Pregação: Deuteronômio 4.1-2, 6-9; Leituras: Sl 15 * Mc 7.1-8, 14 – 15, 21- 23
P. Felipe Andrei Graupe – Comunidade de Vila Rica - MT

LITURGIA DE ABERTURA

ACOLHIDA
Ó Senhor, eu sou teu, e por isso as tuas palavras encheram o meu coração de alegria e de felicidade. Jeremias 15.16
Com essas palavras do profeta Jeremias saudamos todos e todas aqui presentes, sejam bem vindos e bem vindas à casa de Deus. E lembramos que nós pertencemos a Deus, e a palavra de Deus deve encher o nosso coração de alegria até trasbordar, e assim, com o coração transbordando de alegria louvamos a Deus cantando:

Acolher os/as visitantes

CANTO DE ENTRADA
Nº 18 – Livro de Canto – O nosso encontro
Ou: ________________________________________________

SAUDAÇÃO
Quando o Povo se reúne para Deus louvar, ele não faz isso em seu nome, mas sim no nome e na presença do Trino Deus. Deus Pai o Criador, Deus Filho o Salvador e Deus Espirito Santo o Consolador.

CANTOS DE INVOCAÇÃO
Nº3 – Livro de Canto – Deus Trino

Ou: Nº ____________________________________________________

CONFISSÃO DE PECADOS
Na presença de Deus, chegamos agora em silêncio e confessamos os nossos pecados a Ele. Oremos:
(momento de oração silenciosa)

Deus Eterno e Todo-Poderoso nos achegamos a Ti, Como pessoas pecadoras que somos, pois o Senhor nos conhece desde o ventre materno, e sabe que muitas e muitas vezes não seguimos o teu caminhos, e pecamos, contra o Senhor, que muitas vezes não seguimos os teus ensinamentos e pecamos contra o nosso próximo, principalmente quando nos omitimos a dor do nosso próximo, quando agimos de má fé, ou quando falamos ou pensamos coisas más de nosso próximo, também pecamos contra nós mesmos, quando não cuidamos de nosso corpo, e caímos em maus vícios e maus costumes. Por isso te pedimos tem piedade de nós Senhor, e envia são Espírito Santo a nós e nos fortaleça a fé e a esperança, isso te pedimos em nome de Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador.

ANÚNCIO DO PERDÃO
Ó Senhor, tu és bom e perdoador e tens muito amor por todos os que oram a ti. (Salmo 86.5). Com essas palavras do Salmista, lembro que Deus é amoroso, e perdoa quem a Ele se confessa verdadeiramente. Sendo assim recebam o perdão dos pecados em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém

KYRIE
Feliz é a comunidade que pede perdão a Deus, mas também, feliz a comunidade que olha para fora de seus muros e vê o sofrimento em sua volta. Sendo assim, cantamos o hino pelas dores deste mundo, lembrando-se de todas as pessoas que sofrem em nossa volta.
Nº 56- Livro de Canto – pelas dores deste mundo.

GLÓRIA IN EXCELSIS
Nosso Deus nos ama e ouve as nossas preses, a Ele devemos dar toda a Glória do mundo. Glorificamos a Deus cantando:
Nº 70- Livro de Canto – glória.


ORAÇÃO DO DIA
Querido e amado Deus, nos achegamos a ti, para agradecer por todo o amor que o Senhor tem por nós, agradecemos por mais um dia de vida, agradecemos que mais uma vez o Senhor nos chama a sua casa, te agradecemos por podermos estar reunidos e reunidas na sua presença, e te pedimos abra o nosso coração e mente, para que a sua palavra que iremos ouvir agora passe por nós e nos transforme e nos leve ao seu caminho. Em nome de Jesus nosso Senhor e Salvador. Amém.

LITURGIA DA PALAVRA

LEITURAS BÍBLICAS
1ª Leitura Bíblica: Deuteronômio 4.1-2, 6- 9(prédica)

2ª Leitura Bíblica: Tiago 1.17-27
(em pé) Ficamos em pé em respeito a leitura do Evangelho e aclamamos a Leitura do Evangelho cantando Aleluia

3ª Leitura Bíblica: Marcos 7.1-8, 14-15, 21-23

CÂNTICO INTERMEDIÁRIO
Nº 87- Livro de canto – A lei do Senhor é perfeita

PREGAÇÃO
Deuteronômio 4.1-2, 6- 9
Que Graça de Deus, o amor de Jesus Cristo e a presença do Espirito Santo estejam com todos nós. Amém.
Queridos e Queridas, hoje o texto de Deuteronômio, nos trás uma mensagem clara, sobre obediência verso desobediência, sobre seguir a palavra de Deus ou seguir o mundo lá fora, sobre seguir o caminho correto, mesmo que ele seja mais difícil, versos seguir o caminho mais fácil que nos afasta de Deus.
Mas para falar desse assunto, vamos fazer uma pequena analogia, imaginamos que estamos viajando a dias, estamos cansados, e quando faltava poucos quilômetros para chegarmos ao destino, encontramos uma ponte caída, e o rio, com fortes correntezas, impossível de passar sem aquela ponte, e sabemos que aquela ponte facilitaria muito a nossa vida. Se isso já aconteceu com vocês, a primeira coisa que pensamos, como eu queria construir essa ponte com minhas próprias mãos, para chegar logo em casa, não é assim querida comunidade?
A nossa vida é mais ou menos parecida com essa analogia, também estamos numa viagem, ou seja, trilhando o nosso caminho, sabemos o que o destino final é a terra prometida, ou seja, a vida eterna.
Sabemos que Jesus Cristo na Cruz nos deu livre acesso a esta vida, mais para podermos usufruir da vida eterna, durante a vida, devemos ir aos poucos construindo uma ponte, para assim, cruzar o rio, que nos separa da vida eterna.
Aqui, no mundo para construir uma ponte, precisamos de madeira, pregos, e mão de obra. Mas para construir essa ponte para a vida eterna, o que precisamos?
Algumas das respostas encontramos no texto de hoje, outras como bons luteranos sabemos décor e salteado.
Primeiramente precisamos ter fé em Deus, uma fé única e firmada em Deus, nos momentos de dificuldade, devemos buscar nEle a nossa força, e nos momentos de alegria, agradecermos a ele sem sessar. Mas esta fé não pode ser uma fé fazia, mais uma fé que nos mude, uma fé que nos impulsione a ajudar quem necessita, uma fé que faz o nosso coração arder quando vemos injustiças e inverdades.
Outros do material para a nossa ponte, encontramos sim, no texto de hoje, temos que ser obedientes a Deus, a obediência é algo de extrema importância na vida cristã. Devemos seguir os mandamentos e ensinamentos de Deus, mesmo sabendo que muitos desses ensinamentos e mandamentos, podem nos afastar de pessoas e oportunidades, mais como Cristão, devemos sempre ter um fio vermelho na nossa vida, o qual nos remete a uma pergunta, o que estou fazendo agrada a Deus ou não? Se a resposta for sim, podemos continuar a fazer de forma tranquila, mas, se a resposta for não, ou não sei, devemos parar de agir daquele modo, e usar os presentes de Deus, chamado comunidade, família e também os ministros religiosos, para pedir conselhos, de como devo agir, para agradar a Deus.
Mas temos outro presente de Deus, que nos ajuda a intender a sua vontade, chamada bíblia sagrada, nela encontramos os mandamentos, ensinamentos de Deus, dos profetas, de Jesus Cristo e dos apóstolos, como verdadeiros cristãs deveríamos ler a bíblia diariamente, para sempre estar ciente da vontade de Deus, e assim, continuarmos obediente a Ele, em todas as nossa vida.
Outro fator importante para construir a nossa ponte, é termos uma vida de oração e de arrependimento, devemos orar a Deus, nos bons e maus momentos, mais também, confessarmos e entregarmos os nossas falhas e pecados a Ele.
Sendo assim, que possamos ter uma vida de oração, uma vida de leitura bíblica e estudo da palavra, sempre sendo fiéis e obedientes a Deus e mantendo uma fé firme no trino Deus e que Deus esteja conosco nos fortalecendo hoje e sempre. Amém.


HINO
Nº 113- Livro de Canto – Senhor, tu tens sido o nosso refúgio.

CONFISSÃO DE FÉ
Em resposta a Palavra de Deus pregada, confessamos a nossa fé em Deus nas palavras do Credo Apostólico.

Creio em Deus Pai, ...

CANTO PÓS CONFISSÃO (proceder motivação e o recolhimento das ofertas)
E após confessarmos a nossa fé, chegamos a Deus e louvamos cantando o hino Obrigado Pai Celeste, enquanto cantamos este hino recolhemos a nossa oferta. (ler a motivação para a oferta do dia)
Nº477– HPD – Obrigado, Pai celeste

 

ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
Motivos de Oração:
1. Aniversariantes
2._______________________________________________________
3._______________________________________________________
4._______________________________________________________
5._______________________________________________________
6._______________________________________________________

Deus Eterno e todo-poderoso, nós nos achegamos a Ti, primeiramente para te agradecer, por todas as benções que o Senhor tem derramado sobre nós e nossa comunidade, Te agradecemos pelo seu imenso amor por nós, e te entregamos a ti as nossas suplicas ( Ler agora os pedidos de intercessão) e também te entregamos todos os nossos pedidos a agradecimentos que estão em nossos corações na oração que teu filho nos ensinou dizendo Pai nosso .....

LITURGIA DE DESPEDIDA

AVISOS
Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.
Oferta último Culto: R$ _________ - destinada para ...
______________ _________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________

BÊNÇÃO
Bênção
Que o Senhor te abençoe e te guarde, que o Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti, que o senhor levante o seu rosto sobre ti, e te dê a paz. Amém.

ENVIO
vamos na paz do Senhor e servimos ao Senhor com alegria! Uma ótima semana a todos. Que Deus nos permita estarmos juntos no próximo culto. Bom domingo a todos.

CANTO FINAL
Nº287 – Livro de Canto – Cuida bem Senhor
 


Autor(a): Pastor Felipe Andrei Graupe
Âmbito: IECLB / Sinodo: Mato Grosso
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo do Tempo Comum
Natureza do Domingo: Pentecostes
Perfil do Domingo: 14º Domingo após Pentecostes
Testamento: Antigo / Livro: Deuteronômio / Capitulo: 4 / Versículo Inicial: 1 / Versículo Final: 9
Título da publicação: Caderno de Cultos - Sínodo Mato Grosso / Ano: 2021
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 63475

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Mal tenho começado a crer. Em coisas de fé, vou ter que ser aprendiz até morrer.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Pela graça sois salvos, mediante a fé, e isto não vem de vós: é dom de Deus.
Efésios 2.8
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br