Sínodo Mato Grosso



Rua Aristides Félix de Andrade , 840 - Araés
CEP 78005-605 - Cuiabá /MT - Brasil
Telefone(s): (65) 2129-6592
sinodomt@luteranos.com.br
ID: 10

Filipenses 4.4-9 - Dia de Ação de Graças (Festa da Colheita)

Caderno de Cultos 2015

16/06/2015

DIA DE AÇÃO DE GRAÇAS (FESTA DA COLHEITA) Pregação: Fp 4.4-9; Leituras: Dt 26.1-11; Jo 6.25-35
P. Gerson Kappel – Rondonópolis - MT

(Sugestões de preparo do culto:
- Decidir se será usado o termo “Ação de Graças” ou o termo “Festa da Colheita” para referir-se a este culto
- Verificar sugestões quanto ao altar e à pregação, colocadas antes da pregação)

LITURGIA DE ABERTURA

ACOLHIDA
“O Senhor é misericordioso e compassivo; longânimo e assaz benigno”. Esta palavra do salmo 103.8 mostra quatro maravilhosas qualidades do nosso Deus: Misericordioso; compassivo, ou seja, que tem compaixão; longânimo, ou seja, paciente; e a última que destaco: “assaz benigno”, ou seja, muitíssimo bondoso. É importante sermos lembrados que o nosso Deus é assim, “muitíssimo bondoso”. Os frutos do trabalho, as colheitas e a nossa vida são exemplos. Por isso, também é importante sermos gratos a este Deus. Hoje queremos fazê-lo de modo especial. O altar já demonstra isso. O tema do culto também: Ação de Graças. Seja bem vindo; seja abençoado e conte bênçãos neste culto! Amém.

Acolher os/as visitantes

CANTO DE ENTRADA
460 – HPD 2 – Conta as bênçãos

Ou: Nº ____________________________________________________

SAUDAÇÃO
Estamos reunidos e realizamos este culto em nome do Triúno e bondoso Deus: Pai criador; Filho Salvador; Espírito Santo Consolador. Amém.

CANTOS DE INVOCAÇÃO
249- HPD 1 – Graças, Senhor, eu rendo

Ou: Nº ____________________________________________________

CONFISSÃO DE PECADOS
Senhor Deus! Se compararmos nossas manifestações de gratidão com as reclamações, já veremos: Quanto pecado! Se compararmos atitudes de doação com egoísmo: Quanto pecado! Se compararmos nossa serenidade e confiança com ansiedade e nervosismo: Quanto pecado! Reconhecemos que destas e de outras maneiras erramos. Porém, num culto de Ação de Graças um dos grandes motivos de gratidão é a tua misericórdia; é a possibilidade de confessar o pecado e sermos perdoados. Por isso suplicamos: Perdoa-nos e dá-nos tua paz. Em nome de Jesus. Amém.

ANÚNCIO DO PERDÃO
Para toda pessoa que confessou o seu pecado e anseia pelo perdão de Deus, a Sua Palavra declara no Sl 86.5: “Pois tu, senhor, és bom e compassivo; abundante em benignidade para com todos os que te invocam. Amém.

KYRIE
Não queremos fechar os olhos diante das dores deste mundo. Não queremos ignorar os aflitos e suas aflições. Aqui e agora queremos clamar. Intervém Senhor Deus! Clamamos por crianças abandonadas e por adultos sem esperança; por povos e nações em guerras, perseguição ou destruição. Clamamos em relação aos sofrimentos longe e perto de nós: Tem Senhor piedade ...

GLÓRIA IN EXCELSIS
Vamos louvar e glorificar a deus. Ele nos perdoa e ouve o nosso clamor. Por isso cantemos: Glória, glória, glória a Deus nas alturas ...

ORAÇÃO DO DIA
Obrigado Senhor, que já pudemos iniciar contando bênçãos. Também agradecemos por este dia, por este culto especial e a comunidade reunida em Ação de Graças. Obrigado que agora também poderemos ter mais, de uma das maiores dádivas que concedes: A Tua Palavra. Por meio dela, fala a cada pessoa, família e para a comunidade. Que esta Palavra nos traga alegria e paz; nos liberte de ansiedade e egocentrismo; nos ajude a semear e cultivar gratidão. No nome de Jesus. Amém.

LITURGIA DA PALAVRA

(SUGESTÕES DE PREPARO PARA A PREGAÇÃO
- Se o altar ainda não estiver preparado com produtos, envelopes e ofertas, prepará-lo de acordo com o objetivo da data.
- Escolher uma música (tocada/projetada) ou um hino, cantado por grupo ou coral. O objetivo será sensibilizar para a gratidão a Deus e a manifestação de motivos pelos/as presentes no culto.)

LEITURAS BÍBLICAS
1ª Leitura Bíblica: Dt 26.1-11

2ª Leitura Bíblica: Jo 6.25-35

CÂNTICO INTERMEDIÁRIO
380 – HPD 2 – A tua palavra é semente

PREGAÇÃO

TEMA: SEMEIE E CULTIVE GRATIDÃO!
Queridos irmãos e irmãs! Todos sabemos que semear boas sementes e cultivá-las traz bons resultados. Assim também funciona no relacionamento com Deus, na igreja e no mundo em geral. E uma das sementes mais oferecidas e recomendadas na Bíblia é a gratidão! Neste culto de Ação de Graças queremos semear mais desta preciosa semente; queremos cultivar mais esta planta valiosa; queremos nos alegrar mais com seus frutos saudáveis e deliciosos!
Para isso, ouçamos está bela música (hino). Após, cada pessoa que quiser, pode relatar um ou mais motivos de gratidão!
(Música/hino preparado)
O/a pregador/a pode complementar com alguns belos exemplos:
1- A laranja sempre possui um número par de gomos; o cacho de bananas sempre tem na última fila um número par de bananas e cada fila de bananas tem uma a menos que a fila anterior. Veja: Que grande capricho e amor na criação do nosso Deus. Agradeça!
2- A lua gira em torno da terra; a terra gira em torno do sol; eles nunca se chocam e sua distância mantém temperaturas equilibradas para a vida. Agradeça a Deus!
3- Respirar é fundamental e nem notamos que respiramos cerca de trinta mil vezes a cada dia. Agora, respire fundo e agradeça a Deus!
4- Jesus Cristo deu sua vida em resgate por nós; assim podemos ter perdão, paz e possibilidade da ressurreição. Então, continuemos agradecendo em nosso culto!
LEITURA BÍBLICA: Fp 4.4-9
Notemos inicialmente, que a carta aos filipenses é escrita na prisão. Mesmo perseguido por sua fé e preso por anunciar o evangelho, Paulo envia uma mensagem a esta comunidade muito querida para ele. O assunto e a palavra que mais aparece é “alegria”! Aparece dezesseis vezes.
Podemos resumir o texto em três partes.
Parte 1: Viver alegres. É a recomendação do verso4: “Alegrai-vos sempre no Senhor”. Embora as circunstâncias possam ter seu peso, Paulo mostra algo mais. Ele demonstra que lugar não é o decisivo entre alegria ou amargura, entre gratidão ou murmuração. Não é a prisão, não é o shopping, não é o local de trabalho... O relacionamento com deus e as pessoas é o decisivo! Comentando este verso, a Bíblia King James diz: “O cristão não nega a dor, as fraquezas e o sofrimento, mas tem sua força e motivação alicerçadas na certeza da provisão divina”.
Parte 2: Libertando-se da ansiedade e alcançando paz. Existem várias formas de lidar com a ansiedade. As formas saudáveis podem ser diversas e se complementar. Juntar atividades físicas com boa alimentação é um exemplo. E o texto bíblico diz que um elemento imprescindível é a oração. Ele nos diz que orar conduzirá a uma paz verdadeira e completa; conduzirá à paz que somente junto a Deus podemos encontrar! Levando a deus nossas ansiedades podemos ser atendidos ou não, mas com certeza seremos aliviados. Seremos libertos de ilusões e recomeçaremos a ver as coisas conforme a vontade de Deus. Incluir nesta oração os agradecimentos também é recomendado. Isto mostrará a presença e o cuidado tão detalhado e amoroso de Deus.
Parte 3: Pensar e praticar o que é excelente aos olhos de Deus. Os versos 5, 8 e 9 estão interligados. Basicamente falam de um modo de vida. Falam do modo de vida cristão, ligando o pensamento e a prática. O verso 5 recomenda que os relacionamentos sejam baseados na moderação ou “amabilidade”, conforme tradução da Bíblia NVI. Já os versos 8 a 9 recomendam que as melhores coisas ocupem o pensamento e se traduzam em ações. A Bíblia King James usa a expressão “excelente e digno de louvor” para esta combinação de mentalidade e prática.

CONCLUSÃO
Agora podemos extrair três pistas. Três pistas para viver agradecidos; para semear e cultivar a gratidão; três pistas não só para o culto de Ação de graças, mas para a vida diária de cristão.
1- Semeie gratidão, pois Deus é digno!
2- Semeie gratidão, para livrar-se da ansiedade e ter paz!
3- Semeie gratidão no seu modo de pensar e viver!
Portanto, semeie e cultive gratidão! Amém.

HINO
286 HPD 1 – Obrigado, Pai celeste

CONFISSÃO DE FÉ
Creio em Deus Pai, ...

CANTO PÓS CONFISSÃO (proceder motivação e o recolhimento das ofertas)
242 HPD 1- Dai graças ao Senhor

ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
Motivos de Oração:
1. Aniversariantes
2._______________________________________________________
3._______________________________________________________
4._______________________________________________________
5._______________________________________________________
6._______________________________________________________

Agradecemos-Te Deus, pelas ofertas levadas ao altar, antes e durante o culto. Agradecemos pelas diversas manifestações de gratidão ocorridas aqui. Também pedimos por boa administração e bom uso delas. Agradecemos pelos desafios, orientações e fortalecimento que Tua palavra nos trouxe. Que ela continue a frutificar em nós e através de nós! Que cresçamos como pessoas, como família e como igreja que agradece, compartilha, Te louva e promove comunhão. Também pedimos: Responde em tua sabedoria e amor a cada motivo de intercessão colocado. Abençoa os aniversariantes e visitantes! Acompanha e guia-nos na continuidade deste dia e na semana por vir! Encerramos, clamando, agradecendo e adorando, com a oração que Cristo ensinou:

PAI NOSSO
Pai nosso ...

LITURGIA DE DESPEDIDA

AVISOS
Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.
Oferta último Culto: R$ _________ - destinada para ...
______________ _________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________

BÊNÇÃO
Que o Deus muitíssimo bondoso vos abençoe! O Pai, que enviou Seu filho à terra; o Filho que deu Sua vida na cruz; o Espírito Santo que faz morada em nós! Amém.

ENVIO
Vivam agradecidos, levando a graça de Deus a este mundo!

CANTO FINAL
452 – HPD 2 – Senhor, eu quero amar-te


Autor(a): Gerson Kappel
Âmbito: IECLB / Sinodo: Mato Grosso
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ação de Graças - Festa da Colheita
Natureza do Domingo: Dia de Ação de Graças

Testamento: Novo / Livro: Filipenses / Capitulo: 4 / Versículo Inicial: 4 / Versículo Final: 9
Título da publicação: Caderno de Cultos - Sínodo Mato Grosso / Ano: 2015
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 33726

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Servi ao Senhor com alegria, apresentai-vos diante dele com cântico.
Salmo 100.2
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Jamais a fé é mais forte e gloriosa do que ao tempo da maior tribulação e tentação.
Martim Lutero
© Copyright 2021 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br