Sínodo Mato Grosso



Rua Aristides Félix de Andrade , 840 - Araés
CEP 78005-605 - Cuiabá /MT - Brasil
Telefone(s): (65) 2129-6592 | (65) 9840-66020 | (65) 9846-83271
sinodomt@outlook.com
ID: 10

Eclesiastes 3.1-13 - Véspera de Ano Novo - 31/12/2019

Caderno de Cultos 2019 - Sínodo Mato Grosso

06/09/2019

31/12/2019 - Véspera de Ano Novo
Pregação: Ec 3.1-13; Leituras: Sl 8; Ap 21.1-6a; Mt 25.31-46
Pa. Daiane Mariléia Baade Pasqualotti– Gaúcha do Norte - MT


LITURGIA DE ABERTURA

ACOLHIDA
“Tu Senhor me cercas por trás e por diante e sobre mim pões a mão.” Sl 139.5
Este versículo bíblico vem bem de encontro com o sentimento que também nos traz ao culto nesta noite de véspera de ano novo. A confiança de que Deus nos guarda, guia e protege em todos os momentos e situações. E como é bom chegar e ser acolhido nessa certeza e, assim, passar para nosso novo ano sob os cuidados do nosso bom Deus.
Uma boa noite, sejam muito bem vindos e bem vindas!

Acolher os/as visitantes

CANTO DE ENTRADA – Esta é tua Casa – 9 Livro de Canto

Ou: Nº ____________________________________________________

SAUDAÇÃO
“Como é bom e agradável que o povo de Deus viva unido como se todos fossem irmãos!” Sl 33.1 Assim nos reunimos em nome e na presença do Tríno Deus, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém


CONFISSÃO DE PECADOS
Em silêncio, cada um, cada uma, vamos conversar com nosso Deus em oração, confessar-lhe os nossos pecados e erros, nossas fraquezas e deslizes neste ano que finda, pedindo-lhe perdão em nome do nosso Senhor Jesus Cristo. Ao mesmo tempo pedir que Deus nos dê forças e ajude a fim de podermos seguir em frente no novo ano que se aproxima e sermos cada vez mais fiéis a sua Palavra e a sua vontade..... momento de silêncio... (tocar uma música de fundo se for possível e deixar uns minutos para esta oração individual, encerra-se a oração com o canto 34 “Concede o teu perdão” – Livro de Canto)


ANÚNCIO DO PERDÃO
Em Cristo, os braços de Deus tornam-se mais compridos, para nos alcançar, mais fortes para nos segurar, mais humanos para nos compreender, mais divinos para nos perdoar, mais sensíveis para nos prender a seu infinito amor! “Todos aqueles que Deus aceita e que recebem como presente a sua imensa graça reinarão na nova vida por meio de Cristo” (Rm 5.17b). Assim como cremos, assim será. Amém.

KYRIE ELEISON
Neste ano que se encerra muitas são as dores que o mundo carregou e que compartilhou também conosco. A violência, as guerras, a desonestidade, o desrespeito, a injustiça, o medo, a crueldade esteve presente em muitos momentos, mas queremos e devemos crer de que não estamos abandonados a própria sorte, apesar de parecer que o mundo se esqueceu de Deus, Deus não se esqueceu do mundo, do seu povo amado e querido, por isso clamemos ao nosso Deus cantando...
Pelas dores deste mundo – 56 Livro de Canto

GLÓRIA INEXCELSIS
E lembremos de que tudo que somos e temos vem, em primeiro lugar de Deus, por isso louvemos a Deus cantando
Senhor meu Deus – 623 Livro de Canto

ORAÇÃO DO DIA
Oração de Final do Ano
Senhor Deus, dono do tempo e da eternidade, teu é o hoje e o amanhã, o passado e o futuro. Ao acabar mais um ano, queremos te dizer obrigado por tudo aquilo que recebemos de ti. Obrigado pela vida e pelo amor, pelas flores, pelo ar e pelo sol, pela alegria e pela dor, pelo que foi possível e pelo que não foi. Oferecemos-te tudo o que fizemos neste ano, o trabalho que pudemos realizar, as coisas que passaram pelas nossas mãos e o que com elas pudemos conquistar. Agradecemos pelas pessoas que ao longo desse ano fizeram parte da nossa caminhada. Hoje pedimos por cada um de nós, os parentes e amigos, fecha os nossos ouvidos a toda falsidade e aos lábios às palavras mentirosas, egoístas ou que magoem. Abre sim, cada um de nós a tudo o que é bom. Que o possamos ser repletos de bênçãos para que as derramemos por onde passarmos. Enche-nos também de bondade e alegria, para que todas as pessoas que encontrarmos no caminho, possam descobrir um pouquinho de Ti. Dá-nos um ano feliz e ensina-nos a repartir a felicidade. Amém!

LITURGIA DA PALAVRA

LEITURAS BÍBLICAS
1° Leitura Bíblica: Salmo 8
2° Leitura Bíblica: Apocalipse 21.1-6a

Em respeito ao Evangelho, nos coloquemos de pé e aclamemos o mesmo cantando ALELUIA
Leitura do Evangelho de Mt 25.31-46

CÂNTICO INTERMEDIÁRIO – Tua Palavra é Lâmpada – 151 Livro de Canto

PREGAÇÃO – Eclesiastes 3.1-13
(Levar um relógio de parede junto para o púlpito, usar ele no início da pregação)

Graça e paz, da parte de Deus Pai, Filho, e Espírito Santo seja com todos e todas. Amém.

Tic tác
Tic tac
Tic tac
Estão ouvindo o barulho do relógio? É sinal de que o tempo está passando e falta muito pouco para deixar no passado mais um ano, e é provável que junto com esse ano deixemos também muitas lembranças e sentimentos daquilo que foi bom e ruim, daquilo que deu certo e daquilo que não conseguimos dar conta. O relógio vai dizendo tic tac e o tempo vai passando.
Em muitos momentos somos prisioneiros desse tempo, e em raras vezes fazemos dele nosso melhor amigo, deixando que ele responda nossas dúvidas e aquiete nosso coração. Um jovem vai sentir o tempo de um jeito diferente do que uma pessoa de mais idade, provável que para o jovem o tempo esteja sempre voando e falte tempo pra fazer tudo o que se deseja, já para uma pessoa de mais idade talvez o tempo seja seu melhor amigo, porque já lhe ensinou muitas coisas, esse faz do tempo um parceiro .

Pois bem, o texto da pregação de hoje também fala sobre o tempo, e é um texto já bem conhecido pela maioria, mas como dizia Lutero, a escritura sagrada é como uma erva, quanto mais se manuseia, mais perfume ela exala, portanto vamos ouvir Eclesiastes 3.1-13...

O autor de Eclesiastes já queria que naquela época as pessoas compreendessem o valor do tempo e de que ele pertence a Deus e não aos seres humanos. E se passaram milênios e ainda a humanidade não aprendeu sobre esse bem tão precioso. Porém, muito mais do que falar em segundos ou horas e dias, o autor de Eclesiastes fala sobre um tempo certo para cada coisa. Para ele está claro que existe tempo para todo o propósito de Deus aqui na terra, e aí está nossa chave mestra de hoje....

Tempo para todo o propósito de Deus

Independente de quantas horas o dia tem, a pergunta primordial é: dessas horas quanto é o tempo gasto para fazer aquilo que é do propósito de Deus?
Ou ainda melhor, qual é o propósito de Deus?
Sobre isso que o autor do livro de Eclesiastes também se deparou ao escrever o texto presente. Nas suas palavras é possível perceber que ele fala sobre o tempo e o trabalho, sendo que a maior parte do nosso tempo é preenchida pelo trabalho, e assim ele conclui que Deus dá o trabalho para que as pessoas fiquem ocupadas, e que, portanto, a nós cabe viver bem com nossos afazeres diários porque isso é um presente de Deus.

E aqui já está nossa resposta a pergunta sobre o propósito de Deus: viver bem com nossos afazeres, ou seja, trabalhar com gratidão e paz, fazer do nosso trabalho não uma lida pesada e desgastante que só vem a nos trazer estresse e pensar nas contas que não fecham, mas nosso trabalho deve ser realizado como algo que é bom e agradável, pois dele vem nosso sustento e passamos mais tempo da nossa vida trabalhando do que fazendo qualquer outra coisa.

Além disso, o autor também diz que devemos aproveitar bem aquilo que ganhamos com nosso trabalho, ou seja, aproveitar tudo aquilo que conquistamos com nosso dinheiro suado.
Portanto, meus queridos, muito mais do que ficar acumulando bens e materias, deveríamos passear mais nos amigos e familiares, fazer aquele churrasco no fim de semana e comprar um presente que já estamos desejando faz tempo. Não quero confundir vocês para que comecem a esbanjar e gastar tudo o que tem, mas não faz mal de vez em quando nos fazer um agrado. Afinal, isso é um presente de Deus.

Nesse tempo de fim de ano, de descansar para renovar as forças para o novo ano, que nossa reflexão seja de viver bem com aquilo que conquistamos com nosso trabalho, pois este é o propósito de Deus para nossas vidas.
Para ajudar na nossa reflexão uma pequena fábula:

Conta uma história que um rei poderoso e muito rico, desiludido e insatisfeito, convocou uma pesquisa entre os maiores sábios de seu reino, suplicando que lhe dessem o segredo da felicidade.

No primeiro papiro (papel) que o súdito retirou do baú estava escrito:

– Felicidade é riqueza, é poder!
O rei reage: – Sou rico e poderoso... e não sei o que é felicidade.
Outro papiro é retirado:
– A felicidade reside na ciência, na cultura e no raciocínio intelectual.
O rei reage: – Não acredito! Leio livros, possuo a maior biblioteca do reino e desconheço dias felizes.
Um terceiro papiro diz:
– O coração humano precisa de glória, prestígio e aplausos para sentir-se realizado e feliz.
O rei reage: – Conversa fiada. Tenho um reino inteiro a meus pés e durmo mal a noite, sinto medo e insegurança o tempo todo.
O quarto papiro anuncia:
– Sem o amor de Deus na vida e no coração não existe felicidade!
O rei ficou em silêncio. Duas lágrimas afloram em seus olhos.
Todas as criaturas, com todos os seus dons e encantos, não bastam para aplacar a sede profunda e misteriosa que é a sede de Deus!
(Baseado numa história de autoria desconhecida)

Assim como também nessa ilustração, o autor do livro de Eclesiastes descobriu que a vida só tem sentido se for vivida em Deus. Com Deus todo trabalho se torna agradável, e o tempo passa a ser nosso amigo. Portanto, que possamos viver sob a graça de saber que nosso trabalho agrada ao Senhor e que no tempo certo os propósitos de Deus sempre acontecem.

Que a graça de Deus, que excede nosso entendimento, guarde nossos corações e mentes em Cristo Jesus. Amém.

CONFISSÃO DE FÉ
Movidos pela Palavra ouvida confessemos que nessa Palavra cremos através das palavras do Credo Apostólico...

Creio em Deus Pai, ...

CANTO PÓS CONFISSÃO (proceder motivação e o recolhimento das ofertas) Te agradeço – 84 Livro de Canto

ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
Neste momento nos colocamos em oração querido Deus, para interceder por este novo ano que estamos prestes a receber de tuas bondosas mãos.
Intercedemos pelos familiares das pessoas que faleceram neste ano (pessoas falecidas podem ser citadas), para que vivam cada dia com a confiança de que na vida e na morte estamos guardados em tuas mãos.
Intercedemos pelas famílias, por nossa família e por todas as famílias, para que no novo ano se multipliquem o diálogo franco, a disposição para reconhecer e mudar atitudes e, assim, se experimente o gosto da paz concedida por Jesus.
Intercedemos pela paz entre as pessoas e os povos, por um mundo com menos maldades e mais amor e respeito de uns para com os outros.
Intercedemos pelas Igrejas, suas comunidades, seus grupos, suas atividades, para que cada membro se sinta um participante e, assim, planos e caminhos sejam inspirados na vontade do menino nascido em Belém.
Com que carinho, com que esperança, com que paixão Jesus deve ter ensinado a orar Pai nosso! E porque em Jesus somos um, temos a fantástica possibilidade de vivermos fraternalmente. Por isto, oremos, de mãos dadas, como Jesus ensinou: Pai nosso...
PAI NOSSO

LITURGIA DE DESPEDIDA

AVISOS
Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.
Oferta último Culto: R$ _________ - destinada para ...
______________ _________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________

BÊNÇÃO
Sejam os teus olhos abertos pelo toque de Deus para não tropeçares em caminho algum.
Sejam os teus lábios agraciados com o sabor do amor de Deus. Que as tuas palavras sejam doces ao teu próximo.
Sejam as tuas mãos acariciadas pelas mãos do Deus Pai-Mãe para nunca as tuas mãos, nem as de teus filhos e amigos, tocarem em armas.
Sejam as tuas ações inspiradas pela cumplicidade do olhar manso de Deus para poetizares sobre o mundo que muitos homens esqueceram como fonte de alegria.
Em nome de Deus, em nome de Cristo e em nome do Santo Espírito (+). Seja assim para sempre. Amém.

ENVIO
Vamos em paz, servindo a Deus com alegria, gratidão, cheios de fé e esperança nesse novo ano que se inicia logo mais. Boas festas à todos e todas.

CANTO FINAL – Benção do Caminhar – 298 Livro de Canto


Autor(a): Pastora Daiane Pasqualotti
Âmbito: IECLB / Sinodo: Mato Grosso
Natureza do Domingo: Silvestre/Véspera de Ano Novo

Testamento: Antigo / Livro: Eclesiastes / Capitulo: 3 / Versículo Inicial: 1 / Versículo Final: 13
Título da publicação: Caderno de Cultos - Sínodo Mato Grosso / Ano: 2019
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 53099

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Ainda não somos o que devemos ser, mas em tal seremos transformados. Nem tudo já aconteceu e nem tudo já foi feito, mas está em andamento. A vida cristã não é o fim, mas o caminho. Ainda nem tudo está luzindo e brilhando, mas tudo está melhorando.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Cristo nos libertou para que nós sejamos realmente livres.
Gálatas 5.1
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br