Sínodo Mato Grosso



Rua Aristides Félix de Andrade , 840 - Araés
CEP 78005-605 - Cuiabá /MT - Brasil
Telefone(s): (65) 2129-6592 | (65) 9840-66020 | (65) 9846-83271
sinodomt@outlook.com
ID: 10

Efésios 5.15-20 - 12º Domingo Após Pentecostes - 15/08/2021

Caderno de Cultos 2021 - Sínodo Mato Grosso

15/08/2021

15/08/2021 - 12º Domingo Após Pentecostes
Pregação: Efésios 5.15-20; Leituras: Salmo 34.9-14; Provérbios 9.1-6 - 14 e João 6.51-58.
Autor: Pastor Emérito Ivo Schoenherr – Paróquia: Cuiabá - MT

LITURGIA DE ABERTURA

ACOLHIDA
Bom dia / Boa noite. Sejam todos e todas bem-vindos a nossa celebração. O lema deste domingo é uma boa notícia que nos vem do autor da carta aos Hebreus. Ele nos lembra da promessa que Deus nos fez. Diz o texto: “Deus nos deixou a promessa que podemos receber o descanso de que ele falou (Hebreus 4.1). É por isso que estamos reunidos agora aqui em culto de comunidade. Queremos falar e ouvir dessa promessa de Deus e louvá-lo por seu imenso e incondicional amor.

Temos visitantes? (Após apresentação). Sejam todos bem-vindos.

CANTO DE ENTRADA
Nº 09 – Livro de Canto da IECLB – Esta é tua casa.

Ou: Nº ____________________________________________________

SAUDAÇÃO
Celebramos este culto em nome de Deus, Pai, fiel cumpridor de suas promessas, em nome de Jesus Cristo, o verdadeiro pão da vida e em nome do Espírito Santo que nos transforma e anima para uma vida nova com Deus.

CANTOS DE INVOCAÇÃO
Nº 04 – Livro de Canto da IECLB – Onde reina amor.

Ou: Nº ____________________________________________________

CONFISSÃO DE PECADOS

Motivação: O apóstolo Paulo na sua 1º carta aos Coríntios reconhece o seu erro e coloca-se inteiramente na graça de Deus. Ele diz: “Eu sou o menos importante dos apóstolos e até nem mereço ser chamado apóstolo, pois persegui a igreja de Deus. Mas pela graça de Deus sou o que sou”. (1º Coríntios 15.9-10.). Vamos nos colocar humildemente diante de Deus assim como o fez o apóstolo Paulo, reconhecer os nossos erros, pedir o perdão de Deus confiantes no seu perdão por causa de sua graça. Para ajudar na nossa confissão coloco algumas perguntas: Onde eu deixei de fazer a vontade de Deus e atrapalhei a igreja de Deus? Onde eu dei um mau testemunho defendendo causas contrárias a vontade a Deus?

Confissão de pecados pessoal: momento de silencio para confissão pessoal.

Confissão comunitária: com o canto Nº 35 – Livro de Canto da IECLB – Perdão, Senhor, perdão.

ANÚNCIO DO PERDÃO
Assim nos fala o Senhor Jesus conforme o testemunho de João 16.23: “se vocês pedirem ao Pai alguma coisa em meu nome, ele lhes dará ”. Se pedimos perdão dos pecados com humildade e sinceridade, podemos ter a certeza que este perdão nos foi concedido. Por isso, anunciamos a vocês o perdão dos pecados em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.

KYRIE

Motivação: “Tu, Senhor, ouves a súplica dos necessitados; tu os reanimas e atendes ao seu clamor”. (Salmos 10:17). Deus ouve e atende ao clamor dos necessitados. Vamos então clamar a Deus por todos os necessitados e sofredores na certeza que Deus vai nos ouvir e atender ao clamor dos sofredores. Lembramos neste momento especialmente das famílias que perderam entes queridos por causa da pandemia do coronavírus, que perderam o emprego e ficaram sem um sustento digno para suas famílias. Clamamos por todos os enlutados, deprimidos e entristecidos. Vamos fazê-lo com uma oração cantada.

Oração de clamor: Nº 60- Livro de Canto da IECLB – Tem piedade, Senhor.

GLÓRIA IN EXCELSIS

Motivação: “Agradeçamos ao Deus e Pai do nosso Senhor Jesus Cristo, pois ele nos tem abençoado por estarmos unidos com Cristo, dando-nos todos os dons espirituais do mundo celestial. (Efésios 1.3). Deus nos abençoou com a comunhão em Cristo e nos encheu de muitos dons. Vamos glorificá-lo com uma oração cantada:

Oração de glorificação cantada: Nº 626 – Livro de Canto da IECLB – Conta as bênçãos.

ORAÇÃO DO DIA
Querido e bondoso, Deus e Pai. Ajuda-nos a olhar para a nossa vida com humildade e nos questionar com sinceridade se estamos vivendo de acordo com a tua vontade. Ajuda-nos a ouvir com atenção e com muito amor a tua Palavra. Ela pode nos corrigir e mostrar o que tu esperas de nós. Ela pode nos ajudar a viver conforme a tua vontade. Concede-nos o teu Santo Espírito para priorizarmos os teus valores e a tua vontade. Ajuda-nos a viver sempre com muito amor. Por Jesus Cristo, nosso Senhor. Amém.

LITURGIA DA PALAVRA

(Anunciar e efetuar a leitura)
1º LEITURA BÍBLICA: Provérbios 9.1-6

(Depois da leitura acolher a Palavra com um canto)
CANTO: Nº 87 - Livro de Canto da IECLB – A lei do Senhor é prefeita (Salmo 19)

(Anunciar a leitura do evangelho e preparar para a leitura com um canto)
CANTO: Nº 185 - Livro de Canto da IECLB – Aleluia.

(Efetuar a leitura do Evangelho)
LEITURA DO EVANGELHO: João 6.51-58.

CÂNTICO INTERMEDIÁRIO
Nº 572 – Livro de Canto da IECLB – No Espírito Unidos.

PREGAÇÃO

Caros amigos e amigas em Cristo!

O texto indicado para este domingo como motivador da mensagem e da reflexão é um texto escrito pelo apóstolo Paulo. Foi escrito para a comunidade de Éfeso. Foi dirigida aos membros cristãos efésios, mas também escrita para nós que somos comunidade de Cristo nos dias atuais. Este trecho da carta nos desafia para refletirmos e avaliarmos a nossa maneira de viver. Vivemos de acordo com a vontade de Deus ou são outros fatores, ideias, valores e filosofias que orientam e determinam a nossa vida?

Afinal, como nós estamos vivendo nestes tempos difíceis? As nossas palavras e atitudes são palavras e atitudes de amor ou de ódio? Nossas palavras e atitudes são palavras e atitudes de rejeição e exclusão ou são de aceitação e inclusão? Nossas palavras e atitudes são palavras e atitudes de vingança ou de perdão? São palavras e atitudes de compreensão ou condenação? São palavras e atitudes de egoísmo ou solidariedade? O que consideramos importante na nossa maneira de viver? Quais são as nossas prioridades?

Vamos ouvir os conselhos do apóstolo Paulo sobre isso. Ele escreve a respeito desse assunto na sua carta aos Efésios 5.15-20. Ouçamos a leitura do texto:

15Portanto, prestem atenção na sua maneira de viver. Não vivam como os ignorantes, mas como os sábios. 16Os dias em que vivemos são maus; por isso aproveitem bem todas as oportunidades que vocês têm. 17Não ajam como pessoas sem juízo, mas procurem entender o que o Senhor quer que vocês façam. 18Não se embriaguem, pois, a bebida levará vocês à desgraça; mas encham-se do Espírito de Deus. 19Animem uns aos outros com salmos, hinos e canções espirituais. Cantem, de todo o coração, hinos e salmos ao Senhor. 20Em nome do nosso Senhor Jesus Cristo, agradeçam sempre todas as coisas a Deus, o Pai.

Paulo pede para prestarmos atenção na nossa maneira de viver. Propõe-nos olhar para a nossa vida e fazermos uma avaliação. Como estamos vivendo? Estamos vivendo como Deus quer ou estamos vivendo como nós queremos ou como outros nos propõem. Neste último caso, deixamo-nos orientar por propostas de outras pessoas e até outras filosofias?

Paulo coloca duas maneiras de viver em oposição.

De um lado: viver como sábios, aproveitar bem as oportunidades, procurar entender o que Deus quer que façamos, encher-se do Espirito de Deus, animar-se mutuamente, cantar de todo o coração, agradecer sempre todas as coisas a Deus o pai. Poderíamos resumir tudo numa frase: procurar entender o que Deus quer que façamos e viver de acordo com a sua vontade.

De outro lado: viver como ignorantes, agir sem juízo, embriagar-se de bebida, mas não só, mas também embriagar de modismos e consumismos. Poderíamos resumir e dizer: viver conforme a sua própria vontade e deixar-se envolver pelos seus desejos e suas vontades ou viver como outras pessoas e outras filosofias nos propõem.

O que significa: Aproveitar as oportunidades? Isso depende das prioridades que colocamos:
Uns entendem que a coisa mais importante na vida é a família. Entendem que devemos priorizar a nossa família. E assim agem. A atenção e o amor são dedicados a família. Aproveitam todas as oportunidades para favorecer a sua família.

Outros já entendem que o importante é o trabalho. Fazem tudo e dedicam todo o seu tempo para o trabalho. O importante é ter sucesso no trabalho. Aproveitam todas as oportunidades para favorecer o seu trabalho, o seu negócio.

Outros já pensam que o mais importante é aproveitar a vida, fazer tudo o que queremos, é se divertir. Aproveitam todas as oportunidades para viajar, festar, se divertir.

Outros ainda entendem que o mais importante é a conquista de poder e espaço. O importante é ter destaque. O importante é aparecer. Aproveitam todas as oportunidades para favorecer o seu lazer.

Assim cada um tem as suas prioridades. Mas será que o apóstolo Paulo quis dizer com “aproveitem todas as oportunidades”?

As prioridades e as oportunidades que Deus nos concede vão muito além da família, do trabalho, do lazer, do destaque na sociedade. Deus nos concede muitas oportunidades de amarmos incondicionalmente a Ele e ao nosso próximo. Claro que a família, o trabalho, os nossos lazeres fazem parte. Mas não só. Vai muito além. É colocar-se a serviço de Deus e de sua causa, é colocar-se a serviço de todo o próximo, especialmente os mais excluídos e sofridos, É orientar-se nas suas palavras e atitudes como amor, solidariedade, compreensão, perdão, busca da paz e justiça. É abandonar atitudes como ódio, desejo de vingança, priorização dos interesses próprios, modismos e consumismos. A melhor maneira de viver é viver no amor de Deus, no amor ao próximo e a Deus. É viver os valores do Reino de Deus.

Com certeza muitas vezes agimos como filhos e filhas de Deus. Fazemos aquilo que Deus espera de nós. Mas outras vezes somos envolvidos pelos interesses, desejos e filosofias próprias e até mesmo de outros grupos e pessoas. Assumimos atitudes que contrariam a vontade de Deus e são um mau testemunho como por exemplo defender a posse e o porte de armas, pois contradizem a vontade de Deus que é a vida. Mas podemos reavaliar a nossa vida e nos redirecionar para caminho de Deus. Deus nos acolherá em sua graça, nos perdoará e nos dará novas chances. Amém.

HINO
Nº 605 – Livro de Cantos da IECLB – Momento Novo.

CONFISSÃO DE FÉ
Motivação para Confissão de fé.

Creio em Deus Pai, ...

CANTO PÓS CONFISSÃO (proceder motivação e o recolhimento das ofertas)
Nº 623 – Livro de Cantos da IECLB – Grandioso és tu.


ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
Motivos de Oração:
1. Aniversariantes
2._______________________________________________________
3._______________________________________________________
4._______________________________________________________
5._______________________________________________________
6._______________________________________________________

Amado e misericordioso Deus.
Obrigado por nos chamaste e reuniste neste culto. Obrigado pela comunhão contigo e com todo o povo de Deus. Obrigado pela dádiva da vida, da família, dos amigos e membros da igreja. Obrigado pela possibilidade de estudo e do trabalho para o nosso crescimento e manutenção. Obrigado pela ciência que trabalhou e trabalha ainda intensamente para nos trazer saúde.
Ajuda-nos a sermos humildes e sinceros diante de ti e dos outros. Ajuda-nos a reavaliar constantemente a nossa vida, isto é, a nossa maneira de viver para vermos se estamos no teu caminho ou afastamos de ti, dando maus testemunhos. Ajuda e orienta as autoridades do nosso município, do nosso estado, do nosso país, de todo o mundo para sempre busquem realizar aquilo que promove vida com dignidade para todas as pessoas. Ajuda os doentes e suas famílias para que possam enfrentar as doenças com coragem e solidariedade. Ajuda as famílias enlutadas a superar as perdas em suas vidas. Ajuda-nos como tua comunidade para darmos testemunho de amor, compreensão, dialogo, justiça e paz. Afasta-nos e ajuda-nos a superar sentimentos de ódio e vingança, desejos e interesses próprios. Ajuda-nos a vivermos como teus discípulos e tuas discípulas. Por Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador, que nos ensinou a orar...

PAI NOSSO
Pai nosso ...

LITURGIA DE DESPEDIDA

AVISOS
Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.
Oferta último Culto: R$ _________ - destinada para ...
______________ _________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________

BÊNÇÃO
Sacerdotal (Números 6.24-26)

ENVIO
Vão na paz e no amor de Deus. Sirvam com alegria e com amor.

CANTO FINAL
Nº 155 – Livro de Cantos da IECLB – Deus é meu amparo.


Autor(a): Pastor Emérito Ivo Schonherr
Âmbito: IECLB / Sinodo: Mato Grosso
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo do Tempo Comum
Natureza do Domingo: Pentecostes
Perfil do Domingo: 12º Domingo após Pentecostes
Testamento: Novo / Livro: Efésios / Capitulo: 5 / Versículo Inicial: 15 / Versículo Final: 20
Título da publicação: Caderno de Cultos - Sínodo Mato Grosso / Ano: 2021
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 63473

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Portanto, já que vocês aceitaram Cristo Jesus como Senhor, vivam unidos com ele. Estejam enraizados nele, construam a sua vida sobre ele e se tornem mais fortes na fé.
Colossenses 2.6-7
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
O que o Senhor planeja dura para sempre. As suas decisões permanecem eternamente.
Salmo 33.11
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br