Sínodo Mato Grosso



Rua Aristides Félix de Andrade , 840 - Araés
CEP 78005-605 - Cuiabá /MT - Brasil
Telefone(s): (65) 2129-6592 | (65) 9840-66020 | (65) 9846-83271
sinodomt@luteranos.com.br
ID: 10

Gálatas 1.1-12 - 2° Domingo após Pentecostes - 02/06/2013

Caderno de Cultos 2013

02/06/2013

02/06/2013 – 2° Domingo após Pentecostes
1 Rs 8.22-23,41-43; Lc 7.1-10; Pregação: Gl 1.1-12
Pa. Daiane Mariléia Baade – Gaúcha do Norte

LITURGIA DE ABERTURA

ACOLHIDA
Bom dia (ou boa noite) a todos!
Sintam-se bem acolhidos neste momento em que nos reunimos em espírito de comunhão para juntos louvar, agradecer e pedir a proteção de Deus para nossas vidas.
Saúdo a todos com o versículo do Salmo 122.1: “Fiquei alegre quando me disseram: Vamos à casa de Deus, o Senhor!”.
Que essa mesma alegria esteja em nossos corações no dia de hoje, e que neste culto possamos reabastecer nossas energias para a lida da semana.

Bem-vindos e bem-vindas!

Acolher os/as visitantes

CANTO DE ENTRADA
394 – HPD 2 – Salmo 122

Ou: Nº ____________________________________________________

SAUDAÇÃO
Na presença do Tríno Deus nos reunimos aqui, certos de seu grande amor por nós. Amor esse que foi revelado na criação do mundo e de nós mesmos, seres humanos; na encarnação e ressurreição de Jesus Cristo; e na ação do Espírito Santo, que sopra onde, quando e como quer. Amém.

CANTOS DE INVOCAÇÃO
321 – HPD 2 – Vento que anima

Ou: Nº ____________________________________________________

CONFISSÃO DE PECADOS
Colocamo-nos na presença de Deus nesse momento, para a ele confessar os nossos pecados.
Oremos:
Querido Deus, mesmo tendo consciência de teu grande amor revelado a nós, mesmo sabendo que temos o perdão de nossos pecados com a morte de Cristo na cruz, ainda assim, sem querer, sem ser de nossa intenção, nós nos desviamos dos teus caminhos. Nossa natureza é pecaminosa, nos afastamos de ti com muito mais facilidade do que nos aproximamos de ti. Nossa alegria em te servir é muitas vezes bloqueada por outros desejos. Às vezes deixamos de orar, às vezes deixamos de vir ao culto, às vezes deixamos de te servir com nossos dons, mas não o fazemos por mal Senhor, fazemos porque somos fracos diante do poder que o pecado tem em nossas vidas. Por isso, amado Deus, perdoa-nos esses pecados, o fato de não conseguirmos ser fiéis 24 horas por dia, sete dias por semana... Perdoa-nos nossa fraqueza de fé e dá-nos mais força para lutarmos contra o pecado. Que possamos nos armar de teu amor para vivermos conforme tua vontade e não conforme a nossa vontade. Isso te pedimos em nome de Cristo, que por nós morreu na cruz. Amém.

ANÚNCIO DO PERDÃO
Na palavra de Salmo 25.12 lemos: “aqueles que temem a Deus aprenderão com ele o caminho que devem seguir”. Como um pai e uma mãe se compadecem de seu filho, assim o Senhor se compadece das pessoas que o temem.

KYRIE
Olhando o mundo vemos que há muita coisa errada, há muitas dores e sofrimentos causados por injustiças sociais, por violências, por falta da dignidade humana, por falta de respeito humano. Tornamos-nos até mesmo insensíveis quanto à essas situações muitas vezes, mas elas estão aí e precisão também serem vistas e cuidadas por Deus. Portanto, como igreja cristã clamamos a Deus para que olhe por todas as pessoas e situações que o entristece e fazemos isso cantando....

Pelas dores deste mundo ... ou Tem, Senhor Piedade

GLÓRIA IN EXCELSIS
Glorifiquemos a Deus, porque a ele devemos render todas as honras, glórias e louvores....
Fazemos isso cantando.....

235 – HPD 1 – Seu nome é maravilhoso

ORAÇÃO DO DIA
Bondoso Deus, que em todos os tempos reuniste pessoas para viverem em comunidade, reúne-nos também hoje, para que, convivendo, nos seja revelado teu amor. Por nosso senhor Jesus Cristo, que contigo e com o Espírito Santo vive e reina, de eternidade a eternidade. Amém

LITURGIA DA PALAVRA

LEITURAS BÍBLICAS
1ª Leitura Bíblica: 1 Rs 8.22-23,41-43

2ª Leitura Bíblica:
Com aclamação do Evangelho cantando Aleluia
Lc 7.1-10

CÂNTICO INTERMEDIÁRIO
379 – HPD 2 – Pronto para ouvir

PREGAÇÃO
Leitura do texto de Gálatas 1.1-12

“Que a graça de Deus, que vai além de todo nosso entendimento, esteja em nossos corações e nossas mentes. Amém.”

Queridos irmãos e irmãs na fé!
Inicio a reflexão de hoje com um pequeno conto...

Tapando o ouvido...
Durante a prédica um menino estava todo o tempo com o dedo no ouvido. O pastor, estranhando o gesto do menino resolve conversar com ele no final do culto.
- Por que durante a prédica você colocou um dedo no ouvido?
O menino respondeu: É que meu pai sempre diz que tudo o que o senhor fala entra num ouvido e sai no outro. Eu, porém quis fechar a saída do ouvido para guardar tudo o que foi dito.
Estimada comunidade, ao ler o texto de Gálatas é essa a imagem que vem a nossa mente. Eu explico: o apóstolo Paulo esteve em Galácia, assim como em muitas outras cidades, pregando o Evangelho de Cristo. Ele permaneceu ali por um período de tempo longo e levou a este povo, que nada conhecia de Cristo e sua obra, a mensagem da cruz e da salvação por ela concedida.
Depois de um tempo de permanência em Galácia ele continua sua viagem missionária para outros lugares levando essa mesma mensagem. Mas aí acontece algo que não deixa Paulo muito feliz: ele recebe a notícia de que a comunidade dos Gálatas está sofrendo influência de outros evangelhos. Ou seja, tudo aquilo que Paulo pregou está sendo esquecido pelos gálatas e eles estão dando ouvidos a outros dizeres errados sobre a mensagem da cruz. Eles deveriam fazer como fez o menino do nosso conto, deveriam ter tapado um dos ouvidos para que tudo que Paulo falou ficasse bem guardado em suas memórias. Mas não foi isso que aconteceu. Por essa razão Paulo escreve a essa comunidade, como se estivesse escrevendo a nós hoje, dizendo: “não existe outro Evangelho...há pessoas que estão perturbando vocês querendo mudar o evangelho de Cristo”.
Para a comunidade de Gálatas toda a obra de Cristo, toda a mensagem trazida por Paulo, era novidade. Eles eram como bebes e estavam aprendendo a engatinhar. Acabaram de ouvir algo novo para suas vidas, a mensagem do Evangelho de Cristo. Depois iriam começar a crescer e aprenderiam mais sobre a fé cristã, mas para isso precisavam amadurecer e alimentar essa fé, como crianças crescem e passam a caminhar sozinhas, assim era a comunidade de Gálatas aprendendo a dar os primeiros passos.
Nessa comunidade surge uma mensagem diferente daquela anunciada por Paulo e muitos começam a crer nessa outra mensagem, nesse outro evangelho. Por essa razão Paulo chama a atenção de sua querida comunidade de Galácia.
No texto não sabemos ao certo que mensagem, ou que evangelho novo era esse que estava sendo pregado na época de Paulo. Contudo, vamos trazer o texto para os dias de hoje: temos hoje mensagens distorcidas do Evangelho de Cristo?
Eu espero que na mente de vocês a resposta tenha sido sim, porque nós temos e muitas mensagens distorcidas sobre Cristo e toda sua obra. Muitas igrejas não estão preocupadas em pregar a verdade sobre o Evangelho, mas sim em arrecadar fundos financeiros para encher bolsos de uns poucos. Igrejas essas que manipulam a fé de pessoas que são assim como os gálatas, estão aprendendo a engatinhar na fé cristã e por isso ainda não sabem distinguir entre o verdadeiro Evangelho e o falso evangelho.
Lembrem sempre que Cristo mesmo nos disse que haveria muitos falsos profetas, pessoas que viriam para iludir e enganar as pessoas de bem. Mas, quando nós temos uma vida de fé bem alimentada nós sabemos distinguir entre o verdadeiro Evangelho e o falso evangelho.
A nós cabe a tarefa de buscar conhecer Deus Pai, Filho e Espírito Santo, através da leitura diária da Bíblia, através da reflexão sobre a mensagem que a Bíblia traz pedindo sempre que o sopro do Espírito Santo ilumine nossas reflexões, sejam elas individuais ou coletivas. Ou seja, antes de lermos algum texto bíblico juntar nossas mãos em oração e pedir: Vem, Senhor, através do teu Espírito Santo e conduz essa reflexão de agora!
Não deixemos que outras pessoas venham nos enganar com outros evangelhos. Pois o verdadeiro Evangelho é o de Cristo, pregado na cruz, morto por nossos pecados e ressuscitado por Deus, o Pai, para nos dar a certeza da vida eterna! Creiamos nisso e Deus tapará um de nossos ouvidos, como fez o menino do conto, e nos guardará dos falsos evangelhos que surgem por aí. Amém.

HINO
181 – HPD 1 – Viver com Jesus

CONFISSÃO DE FÉ
Após ouvir a pregação, confessemos nossa fé em Deus através das palavras do Credo Apostólico.

Creio em Deus Pai, ...

CANTO PÓS CONFISSÃO (proceder motivação e o recolhimento das ofertas)
425 – HPD 2 – Repartir


ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
Motivos de Oração:
1. Aniversariantes
2._______________________________________________________
3._______________________________________________________
4._______________________________________________________
5._______________________________________________________
6._______________________________________________________

PAI NOSSO
Pai nosso ...

LITURGIA DE DESPEDIDA

AVISOS
Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.
Oferta último Culto: R$ _________ - destinada para ...
______________ _________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________

BÊNÇÃO
Que Deus toque nossos olhos, nossos ouvidos, nossa boca, nossas mãos, nosso coração, nossa vida para que sejamos em tudo e em todos, tudo o que Ele é para nós. Assim fiquemos com a benção de Deus, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.


ENVIO
Envio

CANTO FINAL
466 – HPD 2 – As maravilhas do Senhor


Autor(a): Daiane Mariléia Baade
Âmbito: IECLB / Sinodo: Mato Grosso
Natureza do Domingo: Pentecostes
Perfil do Domingo: 2º Domingo após Pentecostes
Testamento: Novo / Livro: Gálatas / Capitulo: 1 / Versículo Inicial: 1 / Versículo Final: 12
Título da publicação: Caderno de Cultos - Sínodo Mato Grosso / Ano: 2013
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 19181

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Um coração repleto de alegria vê tudo claro, mas, para um coração triste, tudo parece tenebroso.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Deus, ao atender uma oração, atende-a de modo maravilhoso e rico, assim que o coração humano é por demais apertado para poder compreendê-lo.
Martim Lutero
© Copyright 2022 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br