Sínodo Mato Grosso



Rua Aristides Félix de Andrade , 840 - Araés
CEP 78005-605 - Cuiabá /MT - Brasil
Telefone(s): (65) 2129-6592
sinodomt@luteranos.com.br
ID: 10

Gênesis 2.7-17 - 6º Domingo da Páscoa - 01.05.2016 (Dia do Trabalho)

Caderno de Cultos 2016

01/05/2016

CULTO DIA 01/05/2016 – 6º DOMINGO DA PÁSCOA
1ª leitura: Marcos 2. 23-28 2ª leitura: 1ª Tessalonicenses 2.3-12
PRÉDICA: Gênesis 2.7-17
Líder de Culto da Paróquia de Água Boa - MT : Luiza Babette Dürr Teixeira
__________________________________________________________________________

LITURGIA DE ABERTURA

ACOLHIDA
“Então o Senhor Deus pôs o homem no jardim do Éden, para cuidar dele e nele fazer plantações.” (Gn 2.15)
Com estas palavras queremos acolher a todos e todas que aqui vieram em busca da Palavra, do fortalecimento da Fé
e do convívio com irmãos e irmãs de nossa comunidade Cristã. Colocando em especial a todos trabalhadores em
oração neste Culto, em homenagem ao Dia do Trabalho.
Sintam-se bem nesta casa de oração. Deus está aqui. Sentimos a Sua presença entre nós e O recebemos com alegria.
Acolher aos visitantes.
CANTO DE ENTRADA
HPD 1 – HINO Nº 221 – Senhor, porque me guarda
Ou Nº ________


SAUDAÇÃO
Fazemos parte da mesma família: a família de Deus. Estamos aqui reunidos em Seu nome: Deus Pai, misericordioso, em nome de Deus Filho, Jesus Cristo que anunciou o Reino onde há Paz, Justiça e Graça, e em nome de Deus Espírito Santo, que nos anima e consola. Amém
CANTO DE INVOCAÇÃO
HPD 2 – Nº 328 – Um só rebanho
Ou Nº_______

CONFISSÃO DE PECADOS
Momento de silêncio para que cada um, cada uma possa buscar em seus corações e mentes, os pecados que cometeram em ações, omissões e pensamentos.
Pai amado e misericordioso, tem piedade de nós. Somos pecadores, bem o sabes, pecamos contra Ti, contra nosso irmão e contra nós mesmos. Sabemos que Tu nos amas e Te pedimos humildemente: Perdoa-nos! Tem misericórdia Senhor, dá-nos mais uma chance. Não desista de nós, Pai. Transforma-no9s em pessoas melhores. Ensina-nos a dizer não a tentação. Afasta-nos de todo mal. Cubra-nos com Tua Luz! Liberta-nos do pecado Senhor, para que arrependidos genuinamente possamos viver na Tua paz. É o que pedimos, em nome de Teu Filho amado, nosso único Senhor e Salvador. Amém.

ANÚNCIO DO PERDÃO
Cristo diz: “O que está escrito é que o Messias tinha de sofrer e no terceiro dia ressuscitar. E que em nome dele , a mensagem sobre o arrependimento e o perdão dos pecados seria anunciada a todas as nações, começando em Jerusalém.” ( Lc 24. 46, 47). Jesus se entregou na Cruz e ressuscitou para eximir-nos de culpa e permitir, assim, que Deus nos perdoasse os pecados. É em nome de Deus, segundo a Sua promessa, que vos anuncio o perdão dos vossos pecados. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo + Amém.

KYRIE
Fomos agraciados com o perdão de nossos pecados. Isso nos leva a querer dividir a alegria que sentimos pela nossa salvação, com todas as pessoas do mundo, em especial com as que sofrem. Portanto, para que todos possam sentir a mesma alegria, peçamos a misericórdia de Deus a todos que sofrem, cantando Kyrie Eleison – Pelas dores deste mundo.

GLÓRIA IN EXCELSIS
Na certeza de que Deus ouve as nossas orações e nos motiva e capacita a amar nosso semelhante, queremos exaltá-lo cantando: Glorificado seja teu nome! Glorificado seja teu nome! Aleluia, aleluia, aleluia! Glória a Jesus!

ORAÇÃO DO DIA
Amado Deus e Pai! Colocamo-nos diante de Ti para Te agradecer por essa comunidade reunida em Teu nome e pelo Teu amor. Recebemos o Teu perdão e estamos prontos para ouvir a Tua Palavra, Senhor! Para tanto vamos cantar

HINO 379 HPD 2 – Prontos para ouvir

LITURGIA DA PALAVRA

LEITURAS BÍBLICAS
Cântico Intermediário
/: É como a chuva que lava, é como o fogo que arrasa. Tua palavra é assim, não passa por mim sem deixar um sinal:/
1ª Leitura : Marcos 2.23-28 Quem puder se coloque em pé, em honra ao Evangelho de Cristo Jesus.
/: ............. :/
2ª Leitura: 1ª Tessalonicense 2. 3-12
/: ............. :/

PREGAÇÃO
Que a graça do nosso Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a comunhão com o Espírito Santo estejam com todos nós. Amém.
Leitura Prédica: Gênesis 2.7-17
O Livro de Gênesis é atribuído a Moisés, e faz parte da primeira parte da Bíblia chamada de Pentateuco, este livro narra a origem do universo, a origem do pecado e suas consequências na raça humana e a origem da história da salvação para Israel e para todas as nações.
Nesta parte que lemos trata da criação do homem por Deus e a relação que Deus mantém com o homem criado.
Na primeira parte do verso 7, vemos: ”Então, do pó da terra, o Senhor formou o ser humano...”
Fomos criados da terra para que tenhamos consciência de nossas limitações e nossa dependência de Deus em qualquer situação de nossas vidas. Fomos criados do pó e ao pó voltaremos.
Na segunda parte do verso 7, está escrito, “O Senhor soprou no nariz dele uma respiração de vida, e assim ele se tornou um ser vivo.”
Deus concede a vida ao homem e guarda essa vida desde a concepção até a morte. Deus nos dá a vida e assim se torna responsável por nós , do início ao fim, em nossa vida terrena e , aos que crêem Nele, vida eterna.
Do verso 8 ao 15 temos o seguinte: 8 Depois o Senhor Deus plantou um jardim na região do Éden, no Leste, e ali pôs o ser humano que ele havia formado. 9 O Senhor fez com que ali crescessem árvores lindas de todos os tipos, que davam frutas boas de se comer. No meio do jardim ficava a árvore que dá o conhecimento do bem e do mal. 10 No Éden nascia um rio que regava o jardim e que, saindo dali, se dividia, formando quatro rios. 11 O primeiro é o Pisom, que rodeia a região de Havilá, onde há ouro. 12 O ouro dessa região é puro, e ali também há um perfume raro e pedras preciosas. 13 O segundo rio se chama Giom; ele dá volta por toda a região de Cuche. 14 O terceiro é o rio Tigre que passa a leste da Assíria. E o quarto rio é o Eufrates. 15 Então o Senhor Deus pôs o homem no jardim do Éden, para cuidar dele e nele fazer plantações.
Deus nos deu a vida terrena e por Fé a vida eterna, mas também nos dá responsabilidades: cuidar da Sua Criação e também prover seu próprio sustento. Com isso, podemos sentir que Deus já nos coloca acima das outras espécies e espera de nós que O amemos, nos amemos e aos outros. Que busquemos a Ele e guardemos a Sua Palavra.
Nos versos 16 e 17é assim que se lê: 16 E o Senhor Deus deu ao homem a seguinte ordem: - Você pode comer as frutas de qualquer árvore do jardim, 17 menos da árvore que dá o conhecimento do bem e do mal. Não coma a fruta dessa árvore; pois, no dia que você a comer, certamente morrerá.
Deus exige obediência do homem, a obediência do homem honra o nome do Senhor diante dos outros e nos leva a vida eterna. No Novo testamento, Jesus nos convida a sermos Seus amigos e, a partir daí, chegarmos ao amor do Pai, como está escrito em João 14.21.
Vimos nesta mensagem a relação do Criador com a Criatura. Vimos que Ele criou, deu vida, deu responsabilidade e exigiu obediência.
E hoje, como está essa relação? Como temos agido em relação a Deus? Temos buscado a Deus em todas as situações de nossa vida, ou somente em momentos difíceis? Quando precisamos tomar uma decisão importante, temos pedido a Deus que nos ilumine? Em que grau está o nosso compromisso com Deus e com Sua Criação? Estamos caminhando com Deus? E a Sua Palavra, tomamos conhecimento Dela, vivemos em obediência a Ela? Vamos refletir sobre a verdadeira relação que temos com Deus. E, se você ainda não tem uma relação verdadeira com Deus, quero convidá-lo a fazer isso agora: entregue sua vida nas mãos de Deus, de todo coração. Sua vida e a de todos que estão a sua volta, vai se transformar, e para melhor!
Estamos no 6º Domingo da Páscoa. Hoje é 1º de maio, dia em que homenageamos o trabalho e o trabalhador!
Em todos os textos de hoje o trabalho foi mencionado: Em Marcos, colheita de trigo pelos discípulos, na 1ª carta de Paulo aos Tessalonicenses, 2.9 Paulo lembra aos irmãos seu trabalho para seu próprio sustento enquanto anunciava a mensagem de Deus. Em Gênesis, que acabamos de ouvir, Deus coloca o Homem no jardim do Éden , “para cuidar dele e nele fazer plantações” Em toda História da Humanidade o trabalho sempre esteve presente, por isso , queremos parabenizar a todos trabalhadores de nossa Comunidade, de nossa cidade, de nossa região. Pedimos a Deus que abençoe a todos desempregados para que consigam trabalho digno para que possam sustentar a si e suas famílias.
Que Deus nos abençoe!
Amém.

HINO PÓS PREGAÇÃO

HPD 1 – HINO 161 - Em nada ponho a minha Fé
Ou __________________________

CONFISSÃO DE FÉ
Certos do perdão e do amor de Deus por nós, convictos de sermos cristãos, confessemos a nossa fé com as palavras do Credo Apostólico.
Creio em Deus Pai Todo Poderoso.......

CANTO PÓS-CONFISSÃO
HPD 2 – Nº 443 – Eu quero caminhar com os pés firmes neste chão.
Proceder motivação para recolhimento das ofertas. Agradecer dádivas e aos doadores

AVISOS
-
-
ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
MOTIVOS DE ORAÇÃO
1- Aniversariantes
2- _________________________________________
3- _________________________________________
4- _________________________________________
5- _________________________________________

Estamos aqui em Tua presença Senhor e Deus, para louvar-te e para interceder por nossas famílias, por nossa Comunidade, amigos e amigas. Agradecemos-Te Senhor Deus, por Tua palavra. Dá que sejamos fiéis aos Teus ensinamentos e que possamos CRER, ARREPENDER e PERDOAR verdadeiramente. Queremos nesse momento também trazer nossos pedidos e intercessões em Tua presença: Que haja paz, Senhor em nossos lares e nos lares das famílias de nossa comunidade. Que haja paz na Igreja e nas Escolas. Que haja paz na cidade, entre os cidadãos, entre os jovens e os idosos. Que haja paz em meio as aspirações por justiça e solidariedade para com os mais humildes, os mais necessitados e desgraçados, entre nós. Lembramos com carinho todos os motivos citados pela comunidade:________________________, também aqueles que nós não lembramos e que passam por uma fase difícil em suas vidas. Queremos lembrar todos os desempregados, especialmente nesse dia em que comemoramos o dia do trabalho, dá-lhes o benefício de encontrarem um trabalho digno e um salário justo para que possam suprir as necessidades de si, e de suas famílias.
E tudo o mais acrescentamos na oração que Teu Filho Jesus Cristo nos ensinou, Pai Nosso...

BENÇÃO Que Deus, em Seu amor, cuide de ti e de tua família nesta semana;
Que Jesus Cristo, em Sua graça, te conceda a experiência da vida eterna já, aqui e agora;
Que o Espírito Santo, em Sua liberdade de ação, a cada dia te faça nascer de novo para uma vida em comunhão com as pessoas e voltada para a integridade da criação;
Assim te abençoe o Deus Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

ENVIO
Aquele que ouve a Palavra do Senhor jamais se arrependerá de segui-la, portanto vão em Paz e anunciem a todos o que ouvistes aqui. Sirvam ao Senhor com alegria. Vão em Paz. Amém.
CANTO FINAL
HPD 1 – 107 – Bem de manhã
 


Autor(a): Luiza Babette Dürr Teixeira
Âmbito: IECLB / Sinodo: Mato Grosso
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo da Páscoa
Natureza do Domingo: Páscoa
Perfil do Domingo: 6º Domingo da Páscoa
Testamento: Antigo / Livro: Gênesis / Capitulo: 2 / Versículo Inicial: 7 / Versículo Final: 17
Título da publicação: Caderno de Cultos - Sínodo Mato Grosso / Ano: 2016
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 36446

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Louvemos ao Deus e Pai do nosso Senhor Jesus Cristo! Por causa da sua grande misericórdia, Ele nos deu uma nova vida pela ressurreição de Jesus Cristo, por isso o nosso coração está cheio de uma esperança viva.
1Pedro 1.3
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Nenhum pecado merece maior castigo do que o que cometemos contra as crianças, quando não as educamos.
Martim Lutero
© Copyright 2019 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br