Sínodo Mato Grosso



Rua Aristides Félix de Andrade , 840 - Araés
CEP 78005-605 - Cuiabá /MT - Brasil
Telefone(s): (65) 2129-6592
sinodomt@luteranos.com.br
ID: 10

Gn 15.1-6 - 12º Domingo após Pentecostes - 07.08.2016

Caderno de Cultos 2016

07/08/2016

07/08/2016- 12º após Pentecostes
Pregação: Gn 15.1-6; Leituras: Hb 11.1-3,8-16; Lc 12.32-40
PPHM Jean de Borba – Barra do Garças - MT

LITURGIA DE ABERTURA

ACOLHIDA
Bom dia/ Boa noite! Sejam bem vindos à casa do Senhor para celebrarmos mais um culto. Gostaria de saudá-los com Hebreus 11.1 que é o lema dessa semana: “A fé é a certeza de que vamos receber as coisas que esperamos e a prova de que existem coisas que não podemos ver. E é nessa fé em Cristo que celebramos mais um culto.

Gostaríamos de acolher as pessoas que nos visitam. Que vocês possam se sentir bem entre nós.

CANTO DE ENTRADA
Nº 332 – HPD 2 – Deus está aqui

Ou: Nº ____________________________________________________

SAUDAÇÃO
Realizamos esse culto em nome do trino Deus que é: Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

CANTOS DE INVOCAÇÃO
Nº 325 – HPD 2 – Aqui você tem lugar

Ou: Nº ____________________________________________________

CONFISSÃO DE PECADOS
Em 1 João 1.8 diz: “Se afirmamos que estamos sem pecado, enganamos a nós mesmos, e a verdade não está em nós.” Por isso, oramos ao Senhor:
Senhor, nosso Deus, queremos chegar diante da tua cruz. Inicialmente para agradecermos por esse culto, por mais uma celebração e por mais uma semana que se passou. Também queremos trazer diante de ti os nossos pecados. Perdoa-nos, ó Pai, os nossos pecados. Perdoa-nos pelas vezes em que fugimos do teu evangelho e do teu amor. Perdoa-nos Senhor pelas vezes que não agimos conforme a tua vontade, mas sim conforme a nossa vontade. Escuta a nossa prece. Por Cristo Jesus que nós oramos. Amém!

ANÚNCIO DO PERDÃO
Na continuidade do capítulo, em 1 João 1.9 diz: “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda a injustiça.” Portanto, se você confessou seu pecado de todo o coração, Jesus Cristo é fiel e justo para purificá-lo.

KYRIE
Por ter tanta injustiça nesse mundo. Pessoas sofrendo, vivendo debaixo de pontes, a natureza é abusada diariamente pelas mãos humanas. A injustiça está em todos os lugares: nas famílias, nas ruas, nos governos, na indiferença com o próximo. Sendo assim, queremos te pedir que tu venhas assumir o Teu reino e que a tua justiça seja feita. Fazemos isso cantando:
“♫ Pelas dores deste mundo, ó Senhor, imploramos piedade.
A um só tempo geme a criação.
Teus ouvidos se inclinam ao clamor,
desta gente oprimida.
Apressa-te com tua salvação.
A tua paz, bendita e irmanada com a justiça.
Abrace o mundo inteiro, tem compaixão.
O teu poder sustente o testemunho do teu povo.
Teu reino venha a nós. Kyrie Eleison. ♫”

GLÓRIA IN EXCELSIS
Queremos glorificar esse Deus que é misericordioso e que não abandona o mundo. Cantamos o hino:
Nº 471 – HPD 2 – Glória pra sempre ao Cordeiro de Deus.

Ou: Nº ____________________________________________________

ORAÇÃO DO DIA
Oremos: Obrigado Deus pelo teu perdão e pela tua misericórdia. Mesmo sem merecermos tu vens ao nosso encontro com teu amor e bondade. Pedimos-te que abençoe esse momento de culto, especialmente agora, no momento da palavra. E que a partir da palavra pregada, mostra-nos Senhor o que tens para nos dizer, para que sejamos sal e luz nesse mundo. Amém.

LITURGIA DA PALAVRA

LEITURAS BÍBLICAS
1ª Leitura Bíblica: Hebreus 11.1-3,8-16

2ª Leitura Bíblica: Lucas 12.32-40
Em respeito ao evangelho, convido aqueles que podem a se colocar em pé.
E aclamamos o evangelho cantando: Aleluia!

3ª Leitura Bíblica: Gêneses 15.1-6

CÂNTICO INTERMEDIÁRIO
381 - HPD 2 – Pela palavra de Deus

PREGAÇÃO
Que a graça do nosso Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a comunhão do Espírito Santo estejam com todos (as) vocês! Amém.

Nós seres humanos somos ingratos. É impressionante como nunca estamos satisfeitos com o que temos. Se adquirimos uma moto, nos alegramos, mas lá no íntimo ficamos tristes porque na verdade nós queríamos um carro. Quando temos uma promoção de cargo na empresa ficamos felizes, mas no fundo reclamamos porque o salário não aumentou, só as responsabilidades. Assim nós somos, ganhamos/conquistamos algo, mas não ficamos contentes. Aliás, há pessoas doentes, com depressão, por causa disso, pessoas que reformam a casa, compram móveis novos e ainda assim não estão contentes.
Na leitura bíblica que lemos a pouco, nós temos um relato parecido.
Antes do texto que nós lemos, Deus se revela de forma visível para Abrão através da vitória na luta contra os poderosos reis. E no texto que nós lemos: Deus, novamente, apresenta-se diante de Abrão. Pois ele precisava ser fortalecido. Deus diz que Ele mesmo é a defesa de Abrão, por isso não há motivo para temores.
Abrão caiu num sono profundo, e ali teve uma revelação. No meio dessa visão, Abrão questiona Deus: de que vale a tua recompensa se eu continuo sem filhos? Deus mostra que está com Abrão, que está ao seu lado e a resposta de Abrão é um questionamento, é uma dúvida. Ele pergunta: Deus, explica-me o motivo de eu estar sem filhos?
Deus não coloca seu servo de escanteio por ser tão rebelde, mas lhe dá uma nova chance no aprendizado da fé. O Senhor lhe dá a promessa de que terá um herdeiro legítimo. Além disso, Deus reafirma a promessa por meio de um sinal: a quantidade incontável das estrelas. E o versículo 6 nos relata a resposta de Abrão: “Abrão creu em Deus, o Senhor, e por isso o Senhor o aceitou.”

Muitas vezes somos ingratos com Deus. Ele nos dá diversas oportunidades, Ele nos cuida, e no final ainda lamentamos por não ter isto ou aquilo. Abrão teve a mesma experiência. E Deus o chama para vivenciar algo diferente: a fé. Abrão poderia reagir, novamente, de forma errada. Poderia rejeitar a promessa e simplesmente dizer: prova-me? Garante para mim essa promessa.
Ele não cai em tentação, e apenas crê naquilo que Deus prometeu. A fé é a certeza daquilo que não podemos ver. Ter fé é se jogar de um precipício e ter certeza de que Deus está cuidando. Conta-se que uma vez um homem estava sendo perseguido por vários malfeitores que queriam matá-lo. O homem, correndo, virou em um atalho que saia da estrada e entrava pelo meio do mato e, no desespero, elevou uma oração a Deus da seguinte maneira: – Deus Todo Poderoso fazei com que dois anjos venham do céu e tapem a entrada da trilha para que os bandidos não me matem!
Nesse momento escutou que os homens se aproximavam da trilha onde ele se escondia e viu que na entrada da trilha apareceu uma minúscula aranha. A pequena aranha começou a tecer uma teia na entrada da trilha. Cada vez estava mais angustiado, o homem se pôs a fazer outra oração: – Senhor, eu vos pedi anjos, não uma aranha. Senhor, por favor, com tua mão poderosa coloca um muro forte na entrada desta trilha, para que os homens não possam entrar e me matar. Então ele abriu os olhos esperando ver um muro tampando a entrada e viu apenas a aranha tecendo a teia. Os malfeitores estavam entrando na trilha, na qual ele se encontrava, e ele estava esperando apenas a morte. Quando passaram em frente da trilha o homem escutou: – Vamos, entremos nesta trilha.
– Não, não está vendo que tem até teia de aranha? Nada entrou por aqui. Continuemos procurando nas próximas trilhas. Fé é crer no que não se vê, é perseverar diante do impossível.
Ter fé é crer que o Senhor está por trás de tudo o que fazemos. Aliás, foi o que Abrão fez, creu.
Querida comunidade, no início do culto relatei sobre como somos ingratos. Deus nos proporciona um monte de coisas e nós continuamos a reclamar. Porém, ao invés de ficarmos reclamando, Ele nos chama para crer, confiar na sua mão poderosa. Não há como medir a fé. Também não é possível, eu dizer: esse tem fé, esse não tem. A fé é algo pessoal que está no nosso íntimo. Isso é imprescindível para a nossa salvação. Além disso, a fé nos dá uma vida plena. Crer em Deus é confiar na sua mão poderosa, e isso é um desafio diário. Cabe a nós, olharmos o que Deus nos prometeu, deixar de lamentar e principalmente confiar nEle. Pois Ele é chave para todas as nossas respostas. Que Deus nos auxilie e nos guarde. Amém.


CONFISSÃO DE FÉ
Diante da prédica, confessamos a nossa fé. E lembrando que esse credo deve ser pronunciado no nosso dia a dia, não somente aqui na comunidade, mas sim na nossa casa, família e trabalho. Confessamos dizendo:

Creio em Deus Pai, ...

CANTO PÓS CONFISSÃO (proceder motivação e o recolhimento das ofertas)
249 – HPD 1 – Graças, Senhor eu rendo muitas graças


ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
Motivos de Oração:
1. Aniversariantes
2._______________________________________________________
3._______________________________________________________
4._______________________________________________________
5._______________________________________________________
6._______________________________________________________
Senhor Deus, nosso Pai. Nós temos muito a te agradecer. Obrigado por mais um ano de vida ___________________. Que o Senhor continue abençoando a vida dele.
Obrigado pela palavra, palavra que nunca volta vazia. E que a partir do que ouvimos podemos nos desafiar na nossa caminhada.
Pai Celeste, nós queremos trazer diante de ti nossas preocupações, nossos pedidos.
Colocamos inicialmente, as pessoas citadas anteriormente.
Pedimos pelas pessoas que sofrem por causa de doenças, nos hospitais ou em casa. Que Senhor olhe por elas. Também queremos colocar os doentes espiritualmente, queremos pedir pelas pessoas que estão longe do teu amor e do teu evangelho.
Trazemos diante de ti tantas pessoas que vivem o luto, e passam a vida sofrendo.
Queremos entregar em tuas mãos a nossa comunidade, a nossa Paróquia e a nossa IECLB, que nós possamos ter sempre o teu evangelho como o centro de tudo.
Também entregamos as nossas famílias, trabalho e estudo em tuas mãos.
Lembramos também, Senhor, dos nossos políticos.
E tudo mais que temos em nossos corações, colocamos na oração que teu filho amado nos ensinou dizendo:

PAI NOSSO
Pai nosso ...

LITURGIA DE DESPEDIDA

AVISOS
Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.
Oferta do último Culto somou a importância de: R$ _________ - destinada para _______________
______________ _________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________

BÊNÇÃO
O Senhor te abençoe e te guarde. O Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti. O Senhor, sobre ti levante seu rosto e te dê a paz.
Assim, abençoe-te Pai, Filho e Espírito Santo. Amém

ENVIO
Que Deus possa estar conosco nessa nova semana. E que nós possamos, diariamente, lembrarmos dEle. Amém

CANTO FINAL
229 – HPD 1 – Os que confiam no Senhor


Autor(a): Jean de Borba
Âmbito: IECLB / Sinodo: Mato Grosso
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo do Tempo Comum
Natureza do Domingo: Pentecostes
Perfil do Domingo: 12º Domingo após Pentecostes
Testamento: Antigo / Livro: Gênesis / Capitulo: 15 / Versículo Inicial: 1 / Versículo Final: 6
Título da publicação: Caderno de Cultos - Sínodo Mato Grosso / Ano: 2016
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 38276

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Ó Deus, meu libertador, tu tens sido a minha ajuda. Não me deixes, não me abandones.
Salmo 27.9
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Orar é a obra mais primorosa, por isto é tão rara.
Martim Lutero
© Copyright 2019 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br