Sínodo Mato Grosso



Rua Aristides Félix de Andrade , 840 - Araés
CEP 78005-605 - Cuiabá /MT - Brasil
Telefone(s): (65) 2129-6592
sinodomt@luteranos.com.br
ID: 10

Isaías 9.1-4 - 3º Domingo após Epifania - 26.01.2014

Caderno de Cultos 2014

24/01/2014

26/01/2014 – 3º DOMINGO APÓS EPIFANIA
Mt 4.12-23 e 1Co 1.10-18 Pregação: Isaías 9.1 – 4
LÍDER DE CULTO: Luiza Babette Dürr Teixeira – Água Boa/MT

LITURGIA DE ABERTURA

ACOLHIDA
Sejam todos/as bem vindos/as a mais este Culto. Na Primeira Carta de Paulo aos Coríntios 1.18, está escrito, “De fato, a mensagem da morte de Cristo na cruz é loucura para os que estão se perdendo, mas para nós, que estamos sendo salvos, é o poder de Deus.” Como irmãos em Cristo, estamos aqui, mais uma vez, para render graças e louvor, orar e ouvir Sua Palavra, em busca da Salvação. Acolher visitantes.

CANTO DE ENTRADA
337 – HPD II – Reunidos aqui

SAUDAÇÃO
Estamos aqui reunidos em nome de nosso Deus, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

CANTO DE INVOCAÇÃO
413 - HPD II Senhor, se tu me chamas

CONFISSÃO DE PECADOS
Senhor, nosso Deus! Perante ti não adianta mentir. Tu nos conheces e sabes que temos faltado com nossas obrigações. Nós nos irritamos quando deveríamos ter mostrado paciência. Nós temos permanecido indiferentes quando teria sido necessária nossa ajuda. Nós condenamos quando deveríamos ter sido compreensivos. Nós reclamamos quando deveríamos ter sido gratos. Pecamos não só por nossos atos. Pecamos também por nossas omissões. Trazemos diante de ti, pois, nossa culpa e pedimos por perdão e força para corrigir o que está errado em nós. Sê misericordioso conosco, assim como também queremos ser misericordiosos com nossos semelhantes. Tem piedade de nós! Amém.

ANÚNCIO DO PERDÃO
      Conforme o que está escrito em I João 1.9: Se confessarmos os nossos pecados a Deus, ele cumprirá a sua promessa e fará o que é justo: perdoará os nossos pecados e nos limpará de toda maldade. Portanto, Deus ouviu seu clamar e lhes perdoou.

KYRIE
      E por que Deus nos agracia com o seu perdão, reconciliando-se conosco em Cristo, é que podemos suplicar por piedade em favor dos oprimidos, pela paz no mundo inteiro, pela nossa missão, como sua Igreja na construção do Seu Reino. Podemos suplicar por todos que sofrem e buscam a comunhão cristã, com fé e temor a Deus. Por isso, oremos “Tem Senhor piedade...

GLÓRIA IN EXCELSIS
Glorificamos ao Senhor que sempre ouve o nosso clamor. Ele é justo e fiel ao atender ao pedido de Seus filhos. Por isso cantemos “Glória, glória, glória a Deus nas alturas...”

ORAÇÃO DO DIA
Pai misericordioso, nosso Deus, nós te louvamos porque nos mostra a tua luz. Ilumina os nossos corações e a nossa vida com a tua palavra; purifica-nos com a tua verdade, onde erramos e transgredimos teus mandamentos. Ajuda-nos a ser filhos e filhas dedicadas ao serviço de amor neste mundo; ajuda-nos a ser membros fiéis da tua igreja e encoraja-nos a louvar-te com cantos, testemunhos e obras de amor. Em nome de Jesus Cristo, nosso Senhor, nós te agradecemos e louvamos. Amém.

LITURGIA DA PALAVRA

LEITURAS BÍBLICAS
1ª Leitura Bíblica: Mateus 4.12-23 – Comunidade colocar-se em pé em respeito ao Evangelho de Mateus.
2ª Leitura Bíblica: I Coríntios 1.10-18

CÂNTICO INTERMEDIÁRIO
379 HPD II – Estou pronto senhor

PREGAÇÃO
“Que a graça do nosso Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a comunhão com o Espírito Santo sejam com todos nós”. Amém.
Querido Deus, obrigada por nos trazeres até aqui para podermos ouvir a Tua mensagem de amor. Abençoa o nosso ouvir e o nosso falar, dá-nos sabedoria e entendimento. Amém.
     Ler Isaías 9.1
Hoje é o terceiro domingo após Epifania, que é uma fase importante no calendário Cristão.
Ano novo, vida nova! Quando começa um novo ano nos enchemos de esperanças para realizarmos tudo que deixamos de fazer no ano anterior. Comuns são as listas de “compromissos” para o Ano Novo. Estamos nos primeiros tempos do Ano Novo, deixamos para trás a correria do Natal: preparativos, ceia, receber familiares, amigos, a decoração da casa, compra de presentes, luzes, brilho, muita agitação, ensaios para o Teatro de Natal da Igreja, e ainda temos o réveillon, a festa de final de ano tem que ser ma-ra-vi-lho-sa: família reunida, encontro com amigos, brindes, ufa!
Tudo isso passou. Já estamos no Ano Novo! E nossa lista de “compromissos”? Já demos os primeiros passos para cumpri-los? Ou estamos sentindo aquele vazio incômodo de começo de ano? A casa está silenciosa demais! Férias, viagens, até a Igreja parece estar de férias, os cultos foram reduzidos ao estritamente necessário, poucos comparecem aos poucos cultos. O vazio está em toda parte. Mas essa “solidão” tem um lado bom: vamos aproveitar e refletir sobre o significado verdadeiro de todas as comemorações que vivenciamos neste final e começo de ano. É hora de repensar, inclusive sobre os “compromissos” que colocamos para este ano. Será o melhor para nossa vida em Cristo Jesus? Essas metas estabelecidas realmente nos levarão a uma relação profunda e duradoura com Deus?
Devemos ter em mente que a maior parte dos afazeres e agitação que precederam o Natal e o Ano Novo são supérfluos e nada tem a ver com uma relação verdadeira com Deus.
O Advento, tempo que antecede o Natal e que nos leva a reflexão e recolhimento, já passou e anunciou: Deus está chegando! Ele é real e vem para perto de nós, vem ao nosso encontro. Advento, início do Ano Litúrgico, o Ano Novo da Igreja, não tão comemorado, mas, com certeza, mais importante que o Ano Novo do calendário, já ficou para trás.

ADVENTO - NATAL - ANO NOVO
E agora o vazio? Não!
Agora, Tempo de Epifania!
Percebam o quanto é maravilhosa essa etapa em nossas vidas.
Epifania é revelação de Deus. É graça revelada. É a Luz que surge na escuridão. Deus quebra o silêncio e fala no batismo de Jesus. Jesus, a Luz do mundo, é revelado aos povos e nações. Agora, no silêncio, no vazio, na solidão, livres das agitações das festas, podemos nos concentrar somente nessa maravilhosa revelação: ...”Tu és o meu Filho querido, e me dás muita alegria”. (Mc 1. 11)
Agora é Epifania, a Luz veio, não precisamos buscá-la, porque Deus a enviou por amor, por graça. E nós a aceitamos por Fé. Jesus é a Luz no mundo. Portanto temos que comemorar e deixar que a Luz de Cristo nos sacie e preencha o vazio, a solidão e o silêncio.
Senhor, cubra de Luz a tudo e a todos. Ajuda-nos a sairmos de nossas próprias trevas. Que a Luz revelada na Epifania seja para todos e todas e Luz de todos e de todas, nesse Ano novo e para sempre. Amém!
*Texto, da mesma autora, publicado no OASE EM FOCO/FEVEREIRO 2013.

HINO
137 HPD I – Fui em Teu nome batizado

CONFISSÃO DE FÉ
Cremos no Deus que ama, nos dá a paz e ilumina nosso caminho. Vamos confessar isto com as palavras do Credo Apostólico.
Creio em Deus Pai, ...

CANTO PÓS CONFISSÃO
Proceder a motivação e o recolhimento das ofertas

419 HPD II – Na mesa do Senhor

ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
Motivos de Oração:
1. Aniversariantes
2. ______________
3. ______________
4. ______________
“O povo que andava na escuridão viu uma forte luz; a luz brilhou sobre os que viviam nas trevas.” Isaías 9.2
Com as palavras de Isaías queremos interceder por nossa Comunidade, para que possa estar sempre firmada no teu Evangelho e colocar-se a serviço das necessidades das pessoas que buscam a Tua Luz. Pedimos-te ó Pai, que tu coloques a tua mão protetora sobre..........(colocar aqui os pedidos da comunidade). Esteja tu com cada uma delas dando-lhes fé, esperança, força e ânimo. Coloque sobre elas a tua luz e acenda nelas a chama da esperança de um novo céu e uma nova terra. Agradecemos-te pelo pão de cada dia e pelo teu grandioso amor. Tu sabes, Senhor, o que cada uma aqui tem dentro do seu coração, e estes pedidos e agradecimentos nós colocamos a Ti na oração que Teu Filho, Jesus Cristo, nos ensinou: Pai Nosso que estás no céu...
LITURGIA DE DESPEDIDA
AVISOS
Próximo Culto: __/__/__ as __h__
Oferta último Culto: R$______ - destinada para.......
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

BÊNÇÃO
Que Deus, em seu amor, cuide de ti e de tua família nesta semana; que Jesus Cristo, em sua graça, te conceda a experiência da vida eterna já aqui e agora; que o Espírito Santo, em sua liberdade de ação, a cada dia te faça nascer de novo para uma vida em comunhão com as pessoas e voltada para a integridade da criação, assim te abençoe o Deus Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

ENVIO
Ide na Paz do Senhor e sejam bênção para aqueles que te rodeiam!

CANTO FINAL
368 HPD II - Paz, paz de Cristo


 


Autor(a): Luiza Babette Dürr Teixeira
Âmbito: IECLB / Sinodo: Mato Grosso
Natureza do Domingo: Epifania
Perfil do Domingo: 3º Domingo após Epifania
Testamento: Antigo / Livro: Isaías / Capitulo: 9 / Versículo Inicial: 1 / Versículo Final: 4
Título da publicação: Caderno de Cultos - Sínodo Mato Grosso / Ano: 2014
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 26179

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Quando eu sofro, eu não sofro sozinho. Comigo sofrem Cristo e todos os cristãos. Assim, outros carregam a minha carga e a sua força é também a minha força.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Que o Senhor, nosso Deus, esteja conosco. Que Ele nunca nos deixe nem nos abandone!
1Reis 8.57
© Copyright 2019 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br