Sínodo Mato Grosso



Rua Aristides Félix de Andrade , 840 - Araés
CEP 78005-605 - Cuiabá /MT - Brasil
Telefone(s): (65) 2129-6592 | (65) 9840-66020 | (65) 9846-83271
sinodomt@outlook.com
ID: 10

Jeremias 1.1-6 - 4º Domingo Após Epifania - 30/01/2022

Caderno de Cultos 2022 - Sínodo Mato Grosso

30/01/2022

30/01/2022 – 4º DOMINGO APÓS EPIFANIA
Pregação: Jeremias 1.1-6;
Leituras: Lucas 4.21-30; 1Coríntios 13.1-13
M. Rafael F. O. Carneiro – Paróquia de Matupá – MT

LITURGIA DE ABERTURA

ACOLHIDA
Bem vindo ao culto! Tempo de culto é tempo de renovo, é tempo de conviver, é tempo de estar com Deus e com os irmãos e irmãs. Você é bem-vindo!

Acolher os/as visitantes

CANTO DE ENTRADA
Nº - Hinário – Reunidos aqui

Ou: Nº ____________________________________________________

SAUDAÇÃO
Celebramos este culto em nome de Deus Pai acolhedor, em nome de Jesus Cristo, doador e amoroso e em nome do Espírito Santo orientador e condutor. Que neste culto possamos experimentar o agir renovador e restaurador de Deus.

CANTOS DE INVOCAÇÃO
Nº - Hinário – Vem derrama a paz


Ou: Nº ____________________________________________________

CONFISSÃO DE PECADOS
Confissão de pecados

ANÚNCIO DO PERDÃO
Anúncio do Perdão

KYRIE
HINO: Pelas dores de mundo, ó Senhor

GLÓRIA IN EXCELSIS
Queremos glorificar o Deus que nos perdoa e que não abandona o mundo. Cantamos o hino:
LC1 321 – Tua vontade

ORAÇÃO DO DIA
Querido e amado Deus, nos achegamos a ti, para agradecer por todo o amor que o Senhor tem por nós, o Senhor sempre se preocupa e espera um mundo melhor, por isso te agradecemos, agradecemos também pela oportunidade de estarmos na sua casa, para ouvir a sua palavra e termos um momento de comunhão como teus filhos, e te pedimos, abra nosso coração e mente, para que a sua palavra seja de vida e transformação para todos nós. Amém.

LITURGIA DA PALAVRA

LEITURAS BÍBLICAS

1ª Leitura Bíblica: Lucas 4.21-30

2ª Leitura Bíblica: 1Coríntios 13.1-13

CÂNTICO INTERMEDIÁRIO
Nº - Hinário – Deus sempre me ama

PREGAÇÃO

VAMOS LER O TEXTO BÍBLICO DE JEREMIAS 1.1-6. Há mais ou menos 600 anos antes de Cristo, nasce uma criança. Seu nome Jeremias. O que há por trás deste nome? Há sempre história por traz do nome. O nosso nome nos distingui da multidão. Quem é Jeremias, que é sou eu, quem é você? Qual é a história do seu nome? Quem te deu este nome? Qual a razão? Na época de Jeremias, e a não muito tempo atrás, os nomes eram dados pelos pais aos filhos como que sendo também um pouco da expectativa daquilo que se projetava pro filho. Os nomes tinham significados, e isso é um valor bonito que deveria voltar! Por exemplo, Jeremias significa: Aquele que exalta o Senhor, ou O Senhor lança. Hilquias seu pai que era sacerdote tinha seus motivos religiosos para dar este nome. Talvez isso também é um sinal da identidade que o pai projetava pra ele. Uma identidade exterior.
Isso tudo é muito bonito, como eu disse, e especial. Mas apesar disso, Deus escolheu Jeremias antes mesmo de seus pais. Deus definiu a Ele uma identidade interior. Deus já o havia separado pra si, escolhido Jeremias para o seu propósito: Profeta as nações. Exemplo: se os psicólogos nos ajudam quando investigam nossas memórias da infância pra nos ajudar a resolver problemas de traumas passados que travam nossa vida hoje, a Palavra de relata pra nós a nossa verdadeira primeira infância. Antes de tudo Deus já conhecia Jeremias.
E meus queridos, de alguma forma isso certamente será verdade nas nossas vidas se nós crermos na Palavra Dele. Se nós cremos e depositamos fé Nele, significa desde o princípio, lá na eternidade, Deus nos separou, nos escolheu pra Ele. Meu querido, se você crê na bíblia, na Palavra e na voz de Deus, em Jesus como teu Senhor e único Salvador, você pode tomar posse disso também! É verdade para as nossas vidas. Deus te conhecesse melhor até que seus pais, desde a barriga de nossa mãe. Apesar de nós mesmo não sabermos Ele já sabe e já projetou nossa vida, tendo-a na palma de sua mão, não nos cai um fio de cabelo da cabeça, não crescemos nem um centímetro a mais ou menos, sem a permissão e ciência dele. Isso é maravilhoso!
Desta forma, somos diferentes uns dos outros tanto quanto é múltipla e diversa e incomparável a criatividade de Deus. E sim, cada um de nós serve de forma distinta: alguns fazem bem limpar casas, outros construir casas, outros plantam outros arrumam carros, ter empresas, na lavoura, etc.
Jeremias é como um dardo representativo de Deus, representa e fala da justiça de Deus da prática da justiça, do amor ao próximo. E ele se entrega a essa missão. Ele se doa em fala da providência de Deus, de corrigir o pecado em amor pra que as pessoas não se desviassem do propósito de seu Criador.
É como se ele tivesse sido lançado num mundo desconhecido e aos poucos ele foi compreendendo o que é ser humano. Porque não pense você que o mundo passou a ser mundo a partir do seu nascimento. Não meus queridos, quando nós nascemos, entramos num navio que já estava navegando há tempos muito antigos. Então, qual é a nossa missão na vida? Participar da Missão de Deus.
Exemplo: sabe aquela pessoa que se junta, abruptamente ao grupo e começar a dizer coisas, discutir posições e fazer perguntas em completa ignorância do que havia sido discutido nas duas horas anteriores, totalmente alheio aos delicados equilíbrios emocionais que haviam sido alcançados. Quando o certo ali é sentar e ouvir, para entender o que se passa e só depois agir e falar. Assim, o mundo já era mundo quando nós nascemos. Precisamos sentar e ouvir a voz antiga a respeito da realidade. A voz da Missão! Veja o que Jr 6.16 nos fala: Assim diz o Senhor: Ponde-vos à margem no caminho e vede, perguntai pelas veredas antigas, qual é o bom caminho; andai por ele e achareis descanso para a vossa alma.
Há uma verdadeira batalha espiritual em curso no mundo. De um lado Deus, que está realizando. Realizando o que? Salvando, resgatando, curando, abençoando, provendo, julgando, esclarecendo... etc. De outro lado um inimigo, os principados e potestades, buscando agir com maldade, crueldade, tristeza e enfermidades. Inclusive buscando nos seduzir em tentações. A primeira coisa que temos que fazer é entregar nossa vida a Jesus e se voltar pros caminhos antigos da Palavra. Deus. Seu time guerreia uma batalha (ainda que já certos da vitória em Cristo) contra os principados e potestades deste mundo. O time de Deus é a favor da vida e contra a morte; coloca-se ao lado do amor e opõe-se ao ódio; favorece a esperança e combate o desespero. Deus é a favor do Céu, da nova civilização eterna na morada de Deus, e contra o inferno, realidade e desfecho da vida daquele não crê. De que lado você está? Vamos juntos nesta jornada de eternidade que já começa a partir de agora?
A boa notícia é que não são forças equivalentes, a boa notícia é que Deus e seu time do bem vencem no final. O povo de Judá na época de Jeremias estava virando a casaca, faltava-lhes o discernimento espiritual, avançaram suas vidas por seus próprios caminhos... e Jeremias dizendo voltem... voltem. Infelizmente, meus queridos, nós não temos força pra voltar sozinhos. Nós precisamos ser resgatados do caminho que nos leva a perdição. E o nosso resgatador é Jesus. O Único Caminho. O Caminho Antigo aqui que o texto fala. O caminho da vitória do bem contra o mal.
Ao mesmo tempo um caminho impopular, que foi pra cruz. E veja: não se preocupe se você é tão popular ou não, se preocupe se você vive com Deus... agora, se você é popular se preocupe que sua popularidade reflita a obra de Cristo. Sempre quando nós abandonamos O Caminho Antigo, de Jesus, nós estamos à beira de maus momentos. Pense nas pessoas a sua volta. Na cidade, no país e no mundo... O diabo quer matar, roubar e destruir. Como? produzindo fome, desemprego, violência, falta de diálogo. Jesus fez muita coisa a respeito disso e nos envia como sua igreja. Vamos jogar no time de Deus! Amém


HINO
Nº - Hinário – Senhor meu Deus

CONFISSÃO DE FÉ
Motivação para Confissão de fé.

Creio em Deus Pai, ...

CANTO PÓS CONFISSÃO (proceder motivação e o recolhimento das ofertas)
Nº - Hinário – Obrigado Pai Celeste


ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
Motivos de Oração:
1. Aniversariantes
2._______________________________________________________
3._______________________________________________________
4._______________________________________________________
5._______________________________________________________
6._______________________________________________________

PAI NOSSO
Pai nosso ...

LITURGIA DE DESPEDIDA

AVISOS
Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.
Oferta último Culto: R$ _________ - destinada para ...
______________ _________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________

BÊNÇÃO
Bênção

ENVIO
Envio

CANTO FINAL
Nº - Hinário – Vou seguindo.


Autor(a): Missionário Rafael Fernando de Oliveira Carneiro
Âmbito: IECLB / Sinodo: Mato Grosso
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo do Natal
Área: Celebração / Nível: Celebração - Liturgia
Natureza do Domingo: Epifania
Perfil do Domingo: 4º Domingo após Epifania
Testamento: Antigo / Livro: Jeremias / Capitulo: 1 / Versículo Inicial: 1 / Versículo Final: 6
Título da publicação: Caderno de Cultos - Sínodo Mato Grosso / Ano: 2022
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 65808

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Como um perfume que se espalha por todos os lugares, somos usados por Deus para que Cristo seja conhecido por todas as pessoas.
2Coríntios 2.14
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Bom é o Senhor para os que esperam por ele, para a alma que o busca.
Lamentações 3.25
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br