Sínodo Mato Grosso



Rua Aristides Félix de Andrade , 840 - Araés
CEP 78005-605 - Cuiabá /MT - Brasil
Telefone(s): (65) 2129-6592
sinodomt@luteranos.com.br
ID: 10

João 1.1-14 - Dia de Natal - 25.12.2013

Caderno de Cultos 2013

18/12/2013

25/12/2013 – DIA DE NATAL.
Isaías 62.6-12; Tito 3.4-7; Pregação: João 1.1-14
Renata Vieira; Realda Schäfer; Anair Seibert; Nilza Pommer- Canarana- MT Pa. Lourdes Kophal Knecht- Nova Ramada-RS

LITURGIA DE ABERTURA

ACOLHIDA
Bom dia/ boa noite. Querida comunidade hoje é Natal! Tempo de amar e festejar. Com isso quero saudar todos os irmãos e irmãs presentes, pela profecia que se cumpriu quando Maria em Belém deu a luz, nasceu Jesus. “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”. João 3.16 Que todos tenham um abençoado culto, no qual nos reunimos para celebrar o nascimento de Jesus que traz vida e alegria.

Acolher aos visitantes.
CANTO DE ENTRADA
311 – HPD 2 – Quando completou-se o tempo..

Ou: Nº ____________________________________________________

SAUDAÇÃO
Com a graça de Deus nos reunimos aqui porque fomos criados, chamados pelo seu amor. Celebramos este culto em nome de Deus Pai que enviou seu Filho que se fez carne, o verbo encarnado,  em nome de Jesus e em nome do Espírito Santo nosso santificador. Amém. Cantemos o hino:

CANTOS DE INVOCAÇÃO
320 – HPD 2 – Espírito Santo de Deus.

Ou: Nº ____________________________________________________

CONFISSÃO DE PECADOS

Confessemos diante de Deus os nossos pecados. Tenhamos um momento em silêncio.

Oremos: Pai de amor, constrangidos por nossos pecados te suplicamos neste dia de Natal para que perdoes a todos nós, quando usamos mal a liberdade que teu amor nos dá, querendo viver sem a luz que brilha para nós, gerando assim entre nós tensões de todos os tipos, sociais, econômicas e no mau uso da natureza. Perdão, Senhor, quando não nos empenhamos como filhos teus na inclusão de todo ser humano num mundo bom e justo. Perdoe-nos, quando não somos coerentes na nossa vida, usando um padrão na igreja, nos votos de Feliz Natal e outro em nosso viver diário. Venha sempre de novo a nós pelo teu verbo, dando-nos força e coragem de mudar e suplicar: Tem Senhor piedade! Amém.

ANÚNCIO DO PERDÃO

Queridos irmãos e irmãs, em Cristo Jesus, o Salmista nos lembra da misericórdia de Deus para com os que nele confiam e se arrependem de seus pecados. No Sl 30.5 a  encontramos palavras de conforto e de perdão: “A sua ira dura só um momento, mas a sua bondade é para a vida toda”. Confiantes na bondade de Deus recebemos o seu perdão em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Amém.

KYRIE
Neste Natal, bem como em todos os dias de nossa vida, como comunidade cristã somos chamados a clamarmos a Deus para amenizar o sofrimento, a injustiça, a violência e as dores deste mundo, cantando: Pelas dores deste mundo.

GLÓRIA:
Temos certeza que Deus ama as suas criaturas. Ama tanto que mandou o seu filho, que é a verdadeira luz para o mundo.
Por isso cantemos o refrão do hino 20 HPD 1.

ORAÇÃO DO DIA:
Querido e Bondoso Deus! Brilha a luz das velas neste Natal. Que é bonito e animador. Nós te pedimos: faça brilhar a tua palavra que mostra a verdadeira luz que é Cristo Jesus em nossos corações.
Dá que possamos crer e esperar com fé e alegria pelo novo mundo cheio de paz, amor e justiça.
Em nome de Jesus Cristo que oramos. Amém!

LITURGIA DA PALAVRA

LEITURAS BÍBLICAS
1ª Leitura Bíblica: Is 62.6-12

2ª Leitura Bíblica: Tt 3.4-7


CÂNTICO INTERMEDIÁRIO
379 – HPD 2 – Pronto para ouvir.

PREGAÇÃO

Que a graça de nosso Senhor Jesus Cristo o amor de Deus o Pai e a comunhão do Espírito Santo estejam com todos vocês.
Querida comunidade!

O Profeta Isaías anuncia a boa nova de paz, de coisas boas, de salvação, porque deus reina entre seu povo.
A carta aos Hebreus comunica que Deus falou através dos profetas e agora falou pelo Filho que nasce para todos nós como ser humano, aquele que se fez verbo e habitou entre nós. Ouçamos o que nos diz o Evangelho de João 1.1-14. (leitura do texto).

Querida comunidade, podemos dividir o texto em três partes:
1) Milagre: Jesus veio para o que era seu desde o princípio, se fez carne e luz, concretizando assim o milagre do Natal. Em  Jesus de Nazaré o amor de Deus torna-se pessoa humana, que procura por sua criatura.
2) Tragédia do Natal: Os seus não o receberam. É o amor rejeitado. Não há lugar para o Filho de Deus no mundo, tanto que nasce numa estrebaria e morre numa cruz.
3) A chance do Natal: v.12- Os que o  receberam são feitos filhos e filhas de Deus. O Que traz uma nova esperança. Para os que o aceitam tudo pode ser mudado, para mais amor, justiça e liberdade.
No entanto, ainda hoje as pessoas que não aceitam a luz, ou seja, a Cristo Jesus, agem com seu próprio conhecimento, acham-se autossuficientes, donos de si mesmos. Mas há sinais visíveis de frustrações. Devemos ser coerentes ao aceitar Jesus tanto na igreja, como em todo lugar que estivermos no nosso agir e viver, isto quer dizer, que para Deus em Jesus Cristo não é válido o ditado popular que diz: “ faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço”. Pois, assim como falo devo viver a minha vida.
Por exemplo, viver sem a luz, rejeitar a Deus gera tensões sociais, discriminações diversas, violência contra crianças e mulheres, contra idosos, pessoas portadoras de necessidades especiais, tensões econômicas e exploração exagerada da terra, uso indiscriminado de venenos, matando animais e agredindo a própria saúde.
Diante de tudo isso, Deus se revela através do verbo encarnado que se tornou ser humano para morar em meio ao seu povo para ser luz e trazer esperança aos desanimados, ânimo aos cansados, solidariedade aos aflitos e injustiçados.
Deus nos adota como filhos e nos desafia a ação, para que todos vivam dignamente num mundo bom e justo.
Portanto cabe-nos afirmar com muita clareza, Cristo Jesus é a verdadeira luz. Com isso somos desafiados a viver o Natal com intensidade. Vamos compartilhar, abraçar, deixando o milagre acontecer em nossa vida, pois esta é a chance que Deus em seu Filho Amado nos dá. AMÉM. FELIZ NATAL!
HINO
312 - HPD 2 – Natal.

CONFISSÃO DE FÉ
Em resposta a Palavra de Deus que foi lida e pregada confessemos a nossa fé com as palavras do Credo Apostólico.

 

CANTO PÓS CONFISSÃO (proceder motivação e o recolhimento das ofertas)
460 - HPD 2 – Contas as bênçãos.


ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
1.
2.
3.
4._______________________________________________________
5._______________________________________________________
6._______________________________________________________

Amado Deus te louvamos te agradecemos por tua palavra e pelo amor que revelaste a cada um de nós através de Jesus Cristo teu filho amado, a verdadeira luz para o nosso caminho. Somos infiéis ao teu amor, mude o Deus nosso coração para que possamos seguir a luz de teu filho Jesus, levando esperança a esse mundo tão machucado e destruído para que possa voltar a ser o mundo que tu queres para a tua criação, ensina-nos pai amado a sermos bons cuidadores/as do que tu criaste intercedemos, nosso Deus nesse Natal por fé, para atitudes, palavras, e pensamentos, voltados pelo que teu filho Jesus ensinou e praticou.
Intercedemos, por todas as pessoas que a luz de Cristo ainda não alcançou pelos que sofreu dificuldades, falta de sentido na vida, desemprego, doença, que a mensagem do natal traga esperança e que possam confiar que são teus filhos amados, e estão bem guardados em tuas bondosas mãos ó pai.
Deus amado, acompanhe nossas famílias pelo caminho do dialogo, pelos trilhos do companheirismo, prontos para o perdão e reconciliação para que em nosso lar possamos sentir o doce gosto da paz trazida pelo menino Jesus. Por Jesus Cristo que nos ensinou a orar PAI NOSSO...
PAI NOSSO
Pai nosso ...

LITURGIA DE DESPEDIDA

AVISOS
Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.
Oferta último Culto: R$ _________ - destinada para ...
______________ _________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________

BÊNÇÃO
Que Deus o pai os abençoe e guarde e a luz de Cristo Jesus ilumine o vossos caminhos, hoje e sempre. Amém!

 


ENVIO
Ide na certeza de filhos e filhas de Deus fazendo o bem,amando uns aos outros hoje Natal e todos os dias de nossa vida. Amém!

Abençoado e feliz Natal!

CANTO FINAL
24 - HPD 1 – Ó, Vinde Meninos.


 


Âmbito: IECLB / Sinodo: Mato Grosso
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo do Natal
Natureza do Domingo: Natal
Perfil do Domingo: Dia de Natal
Testamento: Novo / Livro: João / Capitulo: 1 / Versículo Inicial: 1 / Versículo Final: 14
Título da publicação: Caderno de Cultos - Sínodo Mato Grosso / Ano: 2013
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 23176

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

A misericórdia de Deus é como o céu, que permanece sempre firme sobre nós. Sob este teto, estamos seguros, onde quer que nos encontremos.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Antes da criação do mundo, Deus já nos havia escolhido para sermos dele por meio da nossa união com Cristo, a fim de pertencermos somente a Deus e nos apresentarmos diante dele sem culpa.
Efésios 1.4
© Copyright 2020 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br