Sínodo Mato Grosso



Rua Aristides Félix de Andrade , 840 - Araés
CEP 78005-605 - Cuiabá /MT - Brasil
Telefone(s): (65) 2129-6592
sinodomt@luteranos.com.br
ID: 10

João 1.19-28 - 3º Domingo de Advento - 14.12.2014

Caderno de Cultos 2014

14/12/2014

CULTO DIA 14/12/2014 – 3º DOMINGO DE ADVENTO
1ª leitura: Isaias 61. 1-4; 8-11                        2ª leitura: 1Tessalonicenses 5.16-24
PRÉDICA: João 1. 19-28
Líderes de Culto da Paróquia de Água Boa - MT : Idelce Terezinha Senger Weisheimer
Luiza Babette Dürr Teixeira
__________________________________________________________________________
LITURGIA DE ABERTURA
ACOLHIDA
Amados irmãos e irmãs em Cristo. Que a graça do Senhor Jesus e o amor de Deus o Pai, estejam com todos nós neste dia. Queremos saudar a todos os visitantes e dizer que vocês são muito bem vindos aqui e que, esta Casa de Deus está sempre aberta para vocês.
Saudamos a todos com a Palavra do Salmista que diz: “Como eu amo o Teu Templo, Ó Senhor todo poderoso.” (Salmo 84.1).
CANTO DE ENTRADA
HPD 2 – Nº 325 – Aqui Você tem lugar
Ou Nº ________
SAUDAÇÃO
Queridos irmãos em Cristo. Nos reunimos aqui, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, na certeza que o nosso Deus é que nos reúne aqui neste momento especial, pois Ele nos promete, em Sua Santa Palavra, que” onde duas ou mais pessoas estiverem reunidas em Meu nome, ali Eu estarei no meio delas”. Por isso louvemos a Ele cantando o Hino
CANTO DE INVOCAÇÃO
HPD 2 – Nº 337 – Reunidos aqui ou Nº 423 – Ao Orarmos Senhor
Ou Nº_______
CONFISSÃO DE PECADOS
Vamos, nesse momento, nos colocarmos na presença do Senhor para pedir perdão pelos nossos pecados. Que o Deus todo poderoso tenha misericórdia de nós nesse momento. (pedir que cada um faça a sua confissão de pecados em silêncio)
Querido e amado Deus, estamos em Tua presença para pedir-te que nos perdoes por tudo que nós fizemos que foi contrário ao Teu querer e Teus ensinamentos. Perdoa-nos, ó Deus, pelas vezes que nos afastamos de Ti através de nossas transgressões, nossas faltas para com o nosso próximo, nossas faltas para com aqueles necessitaram de nossa ajuda, pelas vezes que deixamos de levar a Tua Palavra e também testemunhar os Teus ensinamentos a quem necessita. Olha, ó Senhor por nós e perdoa-nos em nome de Jesus. Amém.
ANÚNCIO DO PERDÃO
Todo aquele que confessa os seus pecados e deles se arrepende, Deus perdoa e nos diz: “quem confessa seus pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar e nos purificar de toda injustiça” (1Jo 12.9 ). Por isso cantemos: Glorificado seja Teu nome...
KYRIE
Queremos agora orar e Te pedir, ó Deus, por todos os sofrimentos que a vida e o mundo nos colocam e que nós, como seres frágeis que somos, muitas vezes não temos força e fé para suportar e enfrentar. Senhor Deus o nosso mundo está perdido em meio a tantos casos de corrupção, tráfico e consumo de drogas, desonestidade por todos os lados, falta de cuidado para com os idosos e doentes, falta de amor entre famílias, descaso com nossas crianças muitas vezes abandonadas pelas próprias mães e jogadas ao mundo como se fossem algo sem valor.
Olha, ó Deus, para o nosso povo e transforma, através do Teu amor, os corações, dando a cada um novo animo e uma nova esperança. Que a Tua mão poderosa abençoe a todos os sofridos deste mundo. Nós Te pedimos em nome de Teu filho Jesus Cristo, nosso único Senhor e Salvador. Amém.
GLÓRIA IN EXCELSIS
Queridos irmãos, não tenham medo pelo que temos que passar, o Senhor nos consola e nos fala “Eu sou o Senhor Deus de vocês; Eu os seguro pela mão direita e lhes digo: não fiquem com medo, pois Eu os ajudo”.
Por isso  cantemos Glória, glória, glória a Deus nas alturas...
ORAÇÃO DO DIA
Pai querido, nos achegamos a Ti para Te agradecer por este dia que  mais uma vez nos concedes. Obrigada Deus por podermos estar aqui reunidos para elevar a Ti nossa mente e o nosso coração, e assim, sentir a Tua presença através da Tua palavra. Te pedimos, Senhor, que nos abra os ouvidos para que ouçamos aquilo que Tu nos tem a falar agora, com muita clareza. Se Tu conosco agora e sempre. Em nome do Senhor Jesus. Amém.
LITURGIA DA PALAVRA
LEITURAS BÍBLICAS
1ª Leitura : Isaías 61. 1-4, 8-11
2ª Leitura: 1 Tessalonicenses 5. 16 - 24  
CÂNTICO INTERMEDIÁRIO
HPD 2 –Nº 380 Tua Palavra é Semente
PREGAÇÃO
João 1.19 – 28
Graça e Paz a todos aqueles que se dispõe a ouvir e se deixam servir pela Palavra de Nosso Deus. Amém!
No mês de Dezembro, as Igrejas Cristãs comemoram o tempo do Advento.
Advento é tempo de AVALIAÇÃO, TRANSFORMAÇÃO, PEDIR E DAR PERDÃO e, principalmente, é tempo de PREPARAÇÃO, de abrir caminhos para o Deus criança. E era exatamente isso a que João se referia quando questionado sobre quem era. “–Eu sou aquele que grita assim no deserto: preparem o caminho para o Senhor passar.” (v.23b).
Estamos em tempo de preparar o caminho. Tempo de Advento.
Nessa época, é costume em muitas igrejas e também em muitos lares, colocarmos uma coroa de galhos e folhas de cipreste com quatro velas que são acesas a cada domingo de Advento. No quarto domingo todas as velas estão acesas. Logo depois é festejado o Natal, com muitas velas ou luzes.
Jesus vem ao mundo como Homem!
Ele, Deus verdadeiro, tornou-se um verdadeiro ser humano através do seu nascimento da Virgem Maria.
Perguntamos: Por que Jesus quis nascer? Por que simplesmente não aparecer no meio de nós, assim como o Anjo Gabriel apareceu a Virgem Maria? Podia então pregar, ensinar a orar e fazer milagres e depois desaparecer novamente.
Se tivesse acontecido dessa forma, saberíamos maravilhosas verdades divinas, o poder de Jesus Cristo, mas os nossos pecados não seriam eliminados, e eles nos separariam de Deus para sempre.
Por isso Jesus nasceu – para morrer por nós.
Com o Seu nascimento Jesus tornou-se membro da Humanidade. Tornou-se um de nós. Nosso irmão! Quando morreu por nós na cruz, eliminou tudo que nos separava de Deus. Todos os nossos pecados foram eximidos, o que nos deu a chance de sermos perdoados por Deus.
Agora podemos ver o maravilhoso amor que Deus tem por nós! Sacrificou Seu Filho, para que pudéssemos ser purificados pelo sangue de Jesus na cruz.
Só que compreende e crê nessa mensagem de Natal, poderá festejá-lo com imensa alegria no coração!
Hoje em dia, nesta época de Natal é muito movimentada. Presentes são comprados, banquetes preparados, visitas recebidas, festas e trocas de presentes. Ótimo. Mas se for só isso, e não acontecer um encontro pessoal com Jesus e Seus ensinamentos, então lá na Manjedoura, os Pastores só encontraram José e Maria e não acontece a alegria de saber: “Nasceu Jesus, nosso Salvador” que é o essencial, que traz a verdadeira e duradoura alegria de Natal.
Como falamos no início de nossa reflexão: “Advento é tempo de preparação, de abrir caminhos para o Deus criança. É estar disposto a ajudar um irmão e a uma irmã encher de esperança. Advento é tempo de avaliação, de unir caminhos e acertar estradas. É tempo certo pra pedir perdão e perdoar, seguindo de mãos dadas. Advento é tempo de transformação, mudar caminhos para um mundo novo. É ver que o amor de Deus é doação, e a novidade é para todo o povo. Advento é tempo de decoração, florir caminhos, aplainar colinas. Encher de amor e luz o coração para espalhar nas noites natalinas”. (Este texto entre aspas foi publicado em OASE EM FOCO/NOVEMBRO 2011)
Vamos ter cuidado, para que as correrias das festas natalinas, não impeçam o nosso encontro pessoal com Jesus!
HINO PÓS PREGAÇÃO
HPD 2 – Nº 446 Arde a voz em meu peito
Ou __________________________
CONFISSÃO DE FÉ
Confessemos a nossa fé diante de Deus que é a única luz do nosso caminho, com as palavras do Credo Apostólico.
Creio em Deus Pai Todo Poderoso.......
CANTO PÓS CONFISSÃO                              
HPD 2 – Nº 443 – Eu quero caminhar com os pés firmes neste chão. (recolher as ofertas)
ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
MOTIVOS DE ORAÇÃO
1- Aniversariantes
2- _________________________________________
3- _________________________________________
4- _________________________________________
5- _________________________________________
Senhor Deus, obrigado por Teu auxílio e cuidado quando recorremos a Ti e Tu nos atende. Obrigado por cada novo dia que Tu nos dás. Obrigado pelo alimento que sacia a nossa fome. Obrigado pela água que sacia nossa sede. Senhor, Tu és maravilhoso e por isso queremos Te pedir também que Tu estejas com todos aqueles que neste momento pedem a Tua ajuda. Se Tu com eles, ó Deus. Cuida das pessoas doentes, olha com carinho os desanimados, os desamparados e a todos os sofridos que a sociedade faz. Se Tu Senhor a luz que todos esperam encontrar. Que a Tua graça esteja sempre com todos nós, agora e sempre. Tudo mais colocamos na oração que Teu Filho, Jesus Cristo, nos ensinou, dizendo...
PAI NOSSO
Pai Nosso que estás no céu...
AVISOS

BENÇÃO
Que o Senhor Te abençoe e Te guarde. O Senhor faça resplandecer o Seu rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti. Que o Senhor sobre ti levante o Seu rosto e Te de a Sua Paz.

ENVIO
Aquele que ouve a Palavra do Senhor jamais se arrependerá de segui-la, portanto vão em Paz e anunciem a todos o que ouvistes aqui. Sirvam ao Senhor com alegria. Vão em Paz. Amém.


 


Autor(a): Idelce Terezinha Senger Weisheimer e Luiza Babette Dürr Teixeira
Âmbito: IECLB / Sinodo: Mato Grosso
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo do Natal
Natureza do Domingo: Advento
Perfil do Domingo: 3º Domingo de Advento
Testamento: Novo / Livro: João / Capitulo: 1 / Versículo Inicial: 19 / Versículo Final: 28
Título da publicação: Caderno de Cultos - Sínodo Mato Grosso / Ano: 2014
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 29349

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

A música é o melhor remédio para quem está triste, pois devolve a paz ao coração, renova e refrigera.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Se reconhecemos as grandes e preciosas coisas que nos são dadas, logo se difunde, por meio do Espírito, em nossos corações, o amor, pelo qual agimos livres, alegres, onipotentes e vitoriosos sobre todas as tribulações, servos dos próximos e, assim mesmo, senhores de tudo.
Martim Lutero
© Copyright 2019 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br