Sínodo Mato Grosso



Rua Aristides Félix de Andrade , 840 - Araés
CEP 78005-605 - Cuiabá /MT - Brasil
Telefone(s): (65) 2129-6592 | (65) 9840-66020 | (65) 9846-83271
sinodomt@luteranos.com.br
ID: 10

João 10.22-30 - 4º Domingo de Páscoa - 08/05/2022

Caderno de Cultos 2022 - Sínodo Mato Grosso

03/05/2022

08/05/2022- 4º DOMINGO DE PÁSCOA
Pregação: João 10.22-30;
Demais leituras: Salmo 23; Apocalipse 7.9-17
Autora: Cat. Traudi M. Kraemer– Comunidade em Funções Paróquias de Querência - MT

LITURGIA DE ABERTURA

ACOLHIDA
Bom dia / Boa noite! Sejam bem vindos/as à casa onde Deus dá assistência a quem procura por sua ajuda, socorro e orientação. “Jesus Cristo diz: Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem a mim” (João 10.14). Assim Deus tem cuidado de nós, ao ponto de dar a vida de seu Filho Unigênito, por amor de nós.
Acolher os/as visitantes

CANTO DE ENTRADA
Reunidos aqui (HPD II, 337)
Ou: Nº ____________________________________________________

SAUDAÇÃO
Estamos aqui reunidos como comunidade cristã para louvar e engrandecer ao nome do nosso amoroso Deus, pois ele tem cuidado de nós. A ele devemos tudo o que somos e temos. Em nome do TRINO DEUS iniciamos a celebramos, hoje cantando.

CANTOS DE INVOCAÇÃO
Meu bom Pastor é Cristo (LCI 162 Cânone)
Ou: Nº ____________________________________________________

CONFISSÃO DE PECADOS
Senhor, chegamos diante de ti em humildade para confessar que, muitas vezes, não atendemos ao ouvir ao teu chamado. Deixamo-nos levar por outros chamamentos e por outros caminhos, caminhos que o mundo apresenta como alternativa, mas que são incertos. Muitas vezes, temos dificuldades de testemunhar que tu és o Filho de Deus e que através de ti temos vida nova. Tira Senhor os nossos medos e incertezas. Derrama sobre nós o teu poder para que sejamos pessoas firmes no testemunho e vivência da fé. Que atendamos prontamente ao teu chamado e o sigamos em obediência e fé. Amém!
ANÚNCIO DO PERDÃO
Aos arrependidos Deus diz: “eles serão o meu povo. Quando chegar o dia que estou preparando, eles serão o meu próprio povo. Eu terei compaixão deles como um pai tem compaixão do filho que lhe obedece” (Malaquias 3.17). Portanto, alegremo-nos no Senhor, pois ele nos concedeu o seu perdão. Amém.

KYRIE
D.: Neste momento, queremos clamar pelo auxílio de Deus. Imploremos pela misericórdia e amparo de Deus. Assim oramos cantando:
Senhor, oramos agora: (LCI 209)
Ou: Nº ____________________________________________________
GLÓRIA IN EXCELSIS
E porque Deus nos ouve, tem os seus ouvidos inclinados sobre nós e caminha conosco em Jesus Cristo, podemos dizer:
C.: ♫Glória seja ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo como no princípio agora e sempre. Amém.
ORAÇÃO DO DIA
Oremos. Em teu nome, Senhor, nós nos reunimos. Neste culto queremos testemunhar e reafirmar nossa fé. Seguidamente tu nos congregas qual pastor reúne seu rebanho. Envia-nos teu Santo Espírito para que ele nos ilumine e nos mantenha unidos. Aquiete-nos agora para ouvir tua palavra e crer mais em ti, ó trino Deus. Amém.

LITURGIA DA PALAVRA

LEITURAS BÍBLICAS
1ª Leitura Bíblica: Sl 23;

2ª Leitura Bíblica: Apocalipse 7.9-17

CÂNTICO INTERMEDIÁRIO
Nº - Buscai primeiro o Reino de Deus (LCI 150)
Ou: Nº ____________________________________________________

3ª Leitura Bíblica Pregação: Jo 10.22-30;
C. Aleluia!

PREGAÇÃO
Que a paz e a Graça em Jesus Cristo, o amor de deus o Pai em comunhão como Espírito Santo estejam entre nós. Que sua Palavra seja luz para o nosso caminhar. Amém!
Jesus nos compara com ovelhas. Mas, por que Ele nos compara com ovelha?
Alguém já parou para estudar as características de uma ovelha?
A Bíblia sagrada mos diz que Deus criou todos os animais. Todos eles foram criados com uma defesa especial. A cobra, o cachorro, o leão, todos têm defesas, mas a ovelha não possui defesa alguma, ela é totalmente vulnerável, ela fica no fim da cadeia alimentar, não se defende, não tem habilidades de luta.Isto é muito interessante pois começamos a descobrir que somos totalmente dependentes do nosso Pastor, totalmente dependentes de Jesus. Quando a Bíblia cita que Ele deu a vida por suas ovelhas, é porque se alguém não fizesse isto todas as ovelhas estariam perdidas, pois não têm como se defender sozinhas.
Seria muito bom se esta característica fosse evidente em nós, pois sempre queremos nos defender, sempre a nossa justiça própria quer prevalecer, sempre achamos que estamos certos, e lutamos por isto até o fim. Isto acontece com todos nós. Muitas vezes parecemos mais com cobras do que com ovelhas, é só alguém pisar em nós que queremos picar, ou picamos mesmo.
A Bíblia cita que Jesus é quem nos defende, quem nos protege. Não podemos perder esta característica. Somos ovelhas e não cobras. A Bíblia cita que devemos lançar sobre Ele as nossas ansiedades, pois Ele tem cuidado de nós. Quando nos auto-defendemos, estamos dizendo para o próprio Jesus: não preciso de ti, tua defesa não serve para mim, as tuas decisões sobre meus problemas não são as melhores, tu não sabes o que é melhor para mim!
Outra característica da ovelha é que ela produz lã o tempo todo. Desde que nasce, ela produz lã, quanto mais for tosquiada mais ela produz, ela não para de fazer alguma coisa, ela não precisa de ninguém para dizer, produz, é algo natural dela, ela não precisa de nenhuma técnica nova, ela simplesmente produz, não pára, não depende de nada para isto, ela está sempre gerando alguma coisa, ela frutifica sempre. Em outras palavras, elas entendem o principio de transbordar, ganhar vidas, falar de Jesus, viver Jesus, tomar iniciativa, não ficar parado, não esperar as coisas acontecerem, fazer as coisas acontecerem.
Com isso devo entender que meus dons e talentos não servem para só para mim, eles servem para Deus e para os outros. Quem pensa que é dono de seus talentos está redondamente enganado. Tudo o que Deus me deu é para auxiliar a gerar mais vidas, é para edificar o corpo de Cristo.
Uma outra característica das ovelhas é que não comem qualquer coisa, elas não se alimentam de porcaria. Você sabe como são chamados os bodes no interior? São chamados de lixeiros do sertão, pois tudo que vêem na frente deles, tudo que parece ser apetitoso eles comem. Comem latas, comem plásticos, qualquer coisa. Já uma ovelha come capim, o capim precisa estar novo, precisa está fresquinho, precisa estar bom. A ovelha não fica atrás de todo tipo de alimento, se aparece uma novidade ali ela não corre para experimentar, sem saber de onde veio, sem saber quem produziu, sem saber se vai fazer bem ou mal, já vai comendo. Isto não é normal de uma ovelha. Deus sempre tem algo novo para você, fresquinho, mas só existe uma fonte, a Palavra da Graça. Uma fonte qualquer pode jorrar água suja ou limpa, mas a Palavra de deus só tem água limpa.
Outro fato interessante que Jesus diz é: “As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu as conheço, e elas me seguem.” Esta é a mais importante característica de uma ovelha. Escutar a voz do Senhor. Existe uma história bem interessante acerca das ovelhas saber ouvir a voz do pastor: Um rapaz foi à África e estando ali viu um grande lago onde muitos animais iam beber água. De repente, chegou um pastor com umas duzentas ovelhas e elas começaram a beber, depois chegou outro pastor, com outras ovelhas, então o rapaz exclamou: Nossa! Como ele vai saber quais são as ovelhas dele, pois todas ficaram juntas?
Depois chegou mais um, com mais uma quantidade de ovelhas, então percebeu que os pastores ficaram conversando enquanto as ovelhas bebiam. Dali a pouco foi saindo um por um, e as ovelhas escutaram a voz de cada pastor chamando-as e cada rebanho seguia ao seu pastor, sem se misturar. Muitas vezes escutamos a voz de Deus, mas não seguimos. Deus está gritando em nossos ouvidos, faz isto, vai para lá, vem para cá e não seguimos, então não adianta simplesmente escutar.
Muitos ainda dizem: - Estou esperando Deus falar comigo! E Deus já está falando, está usando esta palavra, está falando com você agora. No entanto, muitos estão apenas escutando a voz de Deus, mas não estão ouvindo, não estão seguindo. Estão com o coração fechado.
E você, está ouvindo a voz de Jesus te orientando e mostrando o caminho?
Pense nisso e que Jesus, o Bom Pastor te abençoe e te guarde, hoje e sempre. Amém!

HINO
Nº - Hinário – Título do Hino

CONFISSÃO DE FÉ
Motivação para Confissão de fé.

Creio em Deus Pai, ...

CANTO PÓS CONFISSÃO (proceder motivação e o recolhimento das ofertas)
Obrigado, Pai celeste (LCI 477)
Ou: Nº ____________________________________________________

ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
Motivos de Oração:
1. Aniversariantes
2._______________________________________________________
3._______________________________________________________
4._______________________________________________________
5._______________________________________________________
6._______________________________________________________

Pai querido! Te agradecemos por este momento de celebração, pela tua Palavra que é viva e eficaz. Somos agradecidos porque tu nos amas.
Queremos agradecer pelos aniversariantes que estão em nosso meio abençoa Senhor a vida e família de cada um.
Senhor esteja com a liderança dessa comunidade e a fortaleça na sua presença.
Intercedemos pelos enfermos, que a tua boa mão conceda a graça da cura e a esperança a eles e sua família. E agradecemos por todos que em seu amor estão curados. Também pedimos pelos enlutados, para que encontrem conforto em seu amor.
Pedimos pela nova semana que inicia, que abençoe cada um que tenha que tomar decisões importantes, para que sejam sábios. Entregamos tudo a Ti confiando nos teus cuidados. E colocamos os demais pedidos na oração que Jesus nos ensinou.
Pai nosso ...
LITURGIA DE DESPEDIDA

AVISOS
Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.
Oferta último Culto: R$ _________ - destinada para ...
______________ _________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________

BÊNÇÃO
Que o Senhor Deus esteja a tua frente para indicar o caminho certo, que Senhor Deus esteja atrás de Ti para te livrar da falsidade das pessoas má, que o Senhor Deus esteja ao teu lado para te abraçar enquanto estiveres triste, que o Senhor Deus esteja em baixo de ti para te levantar quando cair, que Senhor Deus, todo poderoso esteja sobre ti para te abençoar.
Assim te abençoa o Deus todo poderoso que é Pai, Filho e Espírito Santo, amém!
ENVIO
Envio

CANTO FINAL
Nº - Hinário – Título do Hino


Autor(a): Catequista Traudi Margarida Kraemer
Âmbito: IECLB / Sinodo: Mato Grosso
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo da Páscoa
Área: Celebração / Nível: Celebração - Liturgia
Natureza do Domingo: Páscoa
Perfil do Domingo: 4º Domingo da Páscoa
Testamento: Novo / Livro: João / Capitulo: 10 / Versículo Inicial: 22 / Versículo Final: 30
Título da publicação: Caderno de Cultos - Sínodo Mato Grosso / Ano: 2022
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 66234

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

A mensagem que Cristo nos deu e que anunciamos a vocês é esta: Deus é luz e não há nele nenhuma escuridão.
1João 1.5
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Hoje, tenho muito a fazer, portanto, hoje, vou precisar orar muito.
Martim Lutero
© Copyright 2022 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br