Sínodo Mato Grosso



Rua Alberto Velho Moreira , 48 - Bandeirantes
CEP 78010-180 - Cuiabá /MT - Brasil
Telefone(s): (65) 9846-83271 | (65) 9840-66020 | (65) 9846-83271
sinodomt@outlook.com
ID: 10

João 18.33-38a - Domingo Cristo Rei - 21/11/2021

Caderno de Cultos 2021 - Sínodo Mato Grosso

21/11/2021

21/11/2021 – Domingo Cristo Rei
Pregação: João 18.33-38a; Leituras: Daniel 7.9-10,13-14; Salmo 93; Apocalipse 1.4b-8
Pastor Osmar Diesel – Sínodo Mato Grosso
Cor litúrgica: branco ou dourado

LITURGIA DE ABERTURA

ACOLHIDA
“Jesus Cristo diz: Eu sou o Alfa e o Ômega, o Primeiro e o Último, o principio e o fim”. (Apocalipse 22.13)
Acolhemos a todos/as com esta palavra Bíblica Jesus usa a primeira e a última palavra do alfabeto grego para dizer que nEle tudo se completa. O tema do livro do Apocalipse é a vinda vitoriosa de Cristo vivo e Ressurreto como Rei o Senhor, um novo céu e uma nova terra. Tudo será novo. Todos os problemas irão acabar. Deus vai eliminar tudo o que causa medo, faz sofrer e morrer. Pois Jesus é o Rei sobre tudo. Mas não é lá que vai começar o seu reinado. O reinado de Jesus já começou na vida de todos os que são da verdade. Jesus disse: Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, senão por mim. (João 14.6)

Acolher os/as visitantes
Bem vindo/a você da comunidade! Bem vindo/a você que nos visita, é bom saber que está aqui com a gente. cantamos:

CANTO DE ENTRADA
Nº 8 – Livro de Canto – Estamos aqui, Senhor
Ou: Nº ____________________________________________________

SAUDAÇÃO
Estamos reunidos em culto em nome de Deus, Pai e Criador de tudo e todos, Deus Filho em Jesus Cristo, Rei dos reis, e em nome do Espírito Santo, que consola e renova nossas forças. Amém. Invocamos o Deus Triuno cantando

CANTOS DE INVOCAÇÃO
Nº 462 - 1ª estrofe e estribilho – Livro de Canto – Vem, Espírito Divino

Ou: Nº ____________________________________________________

CONFISSÃO DE PECADOS
Senhor Jesus! Já na palavra inicial deste culto fomos lembrados que o Senhor é o Rei sobre todos aqueles que buscam a verdade. E o Senhor é a verdade, tudo o que disse e viveu é a verdade. Porém nós muitas vezes não queremos a verdade, nós queremos a nossa própria vontade. Dispensamos a tua orientação para fazermos as coisas do nosso jeito. E por isso erramos em nosso pensar e agir diante da tua criação. É assim que não vemos nas outras pessoas a tua imagem e semelhança. É assim que não cuidamos de nós mesmos. Mas, hoje reconhecemos o fracasso das nossas tentativas de conduzir a nossa vida por conta própria. Confessamos, Senhor, a nossa culpa e nosso pecado e clamamos pela tua misericórdia e pelo teu perdão. Em nome de Jesus. Amém.

ANÚNCIO DO PERDÃO
Deus permanece fiel. Ele se alegra por aqueles que se voltam novamente para ele. Jesus mesmo disse: Vai haver mais alegria no céu por um pecador que se arrepende dos seus pecados do que por noventa e nove pessoas boas que não precisam de arrependimento. Por isso, àqueles que com humildade confessaram os seus pecados, anuncio a graça e o perdão de Deus. Em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Amém.

KYRIE
Jesus, o Senhor é o Rei dos Reis. Mas sabemos que, por enquanto, tua vontade neste mundo é feita só em parte, porque teu reino não é deste mundo. Sabemos que reinas na vida daqueles que buscam em ti a orientação para a vida. Teu reino completo ainda está por vir, quando isto acontecer, já não haverá morte, nem tristeza, nem choro e nem dor. Deus mesmo enxugará todas as lágrimas. Enquanto esperamos tua volta, Jesus, ainda há desgraça. Muitos são vítimas da violência, até mesmo dentro da sua própria casa. Outros tantos já não encontram espaço num mundo que deixa para trás os mais fracos. Por esses e por todas a pessoas que sofrem por algum motivo, clamamos:

GLÓRIA IN EXCELSIS
Agradeçamos a Deus e glorifiquemos o seu nome, pois, em sua misericórdia e bondade, acolhe e ouve o nosso clamor e a nossa oração. Por isso, cantamos Glória, glória, glória a Deus nas alturas...

ORAÇÃO DO DIA
Senhor, nosso bondoso Pai e Rei! Obrigado por termos uma comunidade para nos reunirmos como irmãos e irmãs. Ensine-nos a ampararmos e acolhermos uns aos outros e aos visitantes que aqui estão. Aqui também temos a oportunidade de ouvir a tua palavra. Precisamos desta tua orientação para a jornada da nossa vida. Por isso, pedimos que venha falar conosco. Em especial, nesta época de final de ano, quando a nossa tendência é de nos sobrecarregarmos com tarefas extras. Que teu Santo Espírito nos ajude a silenciar para que possamos te ouvir e entender tua vontade para nossas vidas. Concede-nos um culto abençoado. Em nome de Jesus. Amém

LITURGIA DA PALAVRA

LEITURAS BÍBLICAS
1ª Leitura Bíblica: Daniel 7.9-10,13-14

2ª Leitura Bíblica: Salmo 93

3ª Leitura Bíblica: Apocalipse 1.4b-8

CÂNTICO INTERMEDIÁRIO
Nº 627 – Livro de Canto – Por tua mão me guia

Ou: Nº ____________________________________________________

PREGAÇÃO: João 18, 33-38a
Jesus é levado perante Pilatos acusado de se fazer o Rei dos judeus. Como foi colocado na tabuleta na cruz. Conhecemos a abreviatura INRI, Jesus de Nazaré, Rei dos Judeus. A outra questão que é abordada na conversa entre Jesus e Pilatos é a verdade.

Vamos ver primeiro a questão sobre ser REI. No pensamento de Pilatos, e até hoje, para ser Rei precisa ter terra, povo ao seu lado e poder. Pensemos na rainha Elizabete, “a grande jovem rainha”. Ela possui muita terra, é complicado calcular a riqueza dela, mas se pegássemos todos os bens e dinheiro dela, ela seria a terceira mulher mais rica da terra. Falando de povo, a maioria do povo ainda quer a monarquia como regime de governo, como o Brasil já teve até D. Pedro II. E falando de poderes, a rainha Elisabete tem alguns. Vou citar alguns. Não precisa de passaporte, ai do país que queira parar ela na alfândega. Não precisa de carteira de habilitação para dirigir, pode passar sinal vermelho e não tem limite de velocidade para ela. Ela pode decidir se uma lei será ou não discutida no parlamento. Manda no exército e na Igreja. Sim, a Igreja está sob suas ordens. Mas ela não usa muito seu poder para não perder prestígio com o povo e assim perder a monarquia.
Pilatos encontra um rei diferente. Esse rei não tem terras, não tem posses. Jesus não tem um povo para guerrear por ele. Até mandou alguém que cortou a orelha de outro, guardar a espada e parar com isso (Pedro), curando a orelha. Todos os que o acompanhavam fugiram e depois o povo gritou crucifiquem ele.
Poder.... Sim, Jesus tinha poder para que o Pai mandasse batalhões de anjos. Mas Jesus usa um poder jamais usado até aquele momento por nenhum rei. Esse poder se chama AMOR. Amor ao inimigo. Amor por aqueles que se voltaram contra ele, que o abandonaram.
Ele disse palavras duras contra os que agora pedem a sua morte. Os líderes políticos e religiosos. Ele foi duro contra leis, contra ensinamentos que não tinham como foco, como orientação, o amor ao outro.
Que rei diferente. Ele nasceu, Ele veio ao mundo para ser testemunha da verdade (v. 30). Todos os que são da verdade me ouvem. Ops... Agora Pilatos é colocado contra a parede, como já foi antes durante a conversa entre os dois.
Todos os que são da verdade me ouvem. Agora Pilatos tem uma decisão. Ouvir ou não ouvir Jesus. Mas a decisão foi não ouvir. Sua pergunta sobre o que é a verdade não quer uma resposta. A pergunta pela verdade é uma fuga para não ouvir Jesus. Não temos tempo aqui para entrar em questões filosóficas sobre o que é a verdade. Mas Jesus disse que ele é a verdade. Alguém comentou que ele era um grande egoísta porque disse a respeito de si mesmo: - Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim. (João 14.6) Mas se ele é o Filho de Deus isso é apenas a verdade. Ele estaria mentindo se não falasse isso.
Voltemos a Pilatos. Se ele questionasse a verdade. Jesus é ou não é rei? Isso prejudicaria seus interesses que estavam em primeiro lugar. Disse que não achou nele motivo de acusação, mas lavou as mãos entregando-o aos que queriam a morte de Jesus.
Viajemos no tempo para o agora. Convido você a se colocar no lugar de Pilatos e se perguntar: Jesus é mesmo rei? Se é, eu o tenho recebido como meu rei? Senhor de minha vida? Eu busco a verdade sobre mim? Sobre o mundo? Eu ouço Jesus ou grito como os outros crucifiquem ele?
Eu já tenho as minhas verdades, mas elas conferem com o que Jesus ensinou?


HINO
Nº 523 – Livro de Canto – Jesus Cristo reina em glória,

Ou: Nº ____________________________________________________

CONFISSÃO DE FÉ
Confessemos a fé no verdadeiro, único, Senhor e Salvador, com as palavras do Credo Apostólico.
Creio em Deus Pai, ...

CANTO PÓS CONFISSÃO (proceder motivação e o recolhimento das ofertas)
Nº 217 – Livro de Canto – Te ofertamos nossos dons
Ou: Nº ____________________________________________________

 

ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
Motivos de Oração: Pode perguntar a comunidade motivos de orações e incluir os aniversariantes.

Senhor amado como é difícil deixar o Senhor definir em nossa vida o que devemos e o que não devemos fazer. Nós queremos fazer nossas próprias escolhas. Sabemos que algumas das escolhas que fazemos trazem alegria para nós e para os outros. Mas tantas vezes nossas escolhas trazem tristeza e dor porque somos pecadores. Te somos gratos pelo perdão, mas não permita que o perdão seja uma desculpa para continuarmos nos erro e fazendo o que é mau.

Colocamos nossas nas tuas mãos, nossos governantes, e pedimos pelo nosso mundo que todos possam te conhecer e aceitar como Rei de suas vidas.
1. Aniversariantes
2._______________________________________________________
3._______________________________________________________
4._______________________________________________________
5._______________________________________________________
6._______________________________________________________

PAI NOSSO
Pai nosso ...

LITURGIA DE DESPEDIDA

AVISOS
Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.
Oferta último Culto: R$ _________ - destinada para ...
______________ _________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
Nº 477 – Livro de Canto – Obrigado Pai Celeste
Ou: Nº ____________________________________________________

BÊNÇÃO
O Senhor te abençoe e te guarde; o Senhor faça resplandecer o rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti; o SENHOR sobre ti levante o rosto e te dê a paz.

ENVIO
Vamos servir o nosso Rei cheios de alegria pelo seu grande amor. Que Ele nos concede esse mesmo poder. De amor até quem nos despresa.

CANTO FINAL
Nº 544 – Livro de Canto – Meu Deus é bom pra mim
Ou: Nº ____________________________________________________


Autor(a): Pastor Osmar Diesel
Âmbito: IECLB / Sinodo: Mato Grosso
Natureza do Domingo: Último Domingo do Ano Eclesiástico - Cristo Rei

Testamento: Novo / Livro: João / Capitulo: 18 / Versículo Inicial: 33 / Versículo Final: 38
Título da publicação: Caderno de Cultos - Sínodo Mato Grosso / Ano: 2021
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 63515

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Ninguém deve fazer tudo o que tem direito a fazer. Cada qual deve olhar para o que é útil e o que é benéfico para o seu irmão, para a sua irmã.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
A fé não pode aderir ou agarrar-se a qualquer coisa que tem valor nesta vida, mas rompe os seus limites e se agarra ao que se encontra acima e fora desta vida, ao próprio Deus.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br