Sínodo Mato Grosso



Rua Aristides Félix de Andrade , 840 - Araés
CEP 78005-605 - Cuiabá /MT - Brasil
Telefone(s): (65) 2129-6592
sinodomt@luteranos.com.br
ID: 10

João 6.24-35 - 10º Domingo após Pentecostes: 02/08/15

02/08/2015

02/08/2015 – 10º Domingo após Pentecostes
Ex 16.2-4, 9-15; Ef 4.1-16 Pregação: Jo 6.24-35
P. Cláudio Rieper – Sorriso MT

ACOLHIDA
Estamos tão acostumados a olhar para as urgências do dia-a-dia, que Deus nos chama a olhar para além dos limites da nossa correria! Por isso Deus nos saúda neste culto com a Palavra de João 14.23, onde Jesus Cristo nos diz: “Se alguém me ama, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada”. Esta Palavra nos desafia a não sermos um simples colecionador das boas palavras que vem de Deus, mas pessoas que se deixam transformar pelo agir da Sua Palavra. A sermos vidas que apontam para Deus.

Se houver visitantes entre nós, queremos saudar a todos/as que nos visitam, com o abraço caloroso do Pai, que nos recebe e nos acolhe de braços abertos em nossa comunidade, para que juntos sintamos que fazemos parte da Família de Deus.

CANTO DE ENTRADAº 123 - HPD – O nosso encontro vai ser abençoado

Ou: Nº ____________________________________________________

LITURGIA DE ABERTURA
SAUDAÇÃO
Neste culto queremos invocar pela presença Deus para que nos ajude a praticar Sua Palavra e também enxergar para além dos limites do corre-corre da nossa vida. Queremos iniciar esta semana segurando na mão de Deus. Por isso nos reunimos mais uma vez em culto em nome de Deus que é Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

CANTOS DE INVOCAÇÃO
Nº 325 - HPD – Aqui você tem lugar

Ou: Nº ____________________________________________________

CONFISSÃO DE PECADOS
Senhor, nosso Deus, diante de ti nos colocamos para restaurar o nosso relacionamento contigo e com o meu próximo. Queremos confessar nossas faltas e reconhecer que facilmente nos fartamos com as alegrias e as conquistas passageiras desta vida, sem prestar atenção no cuidado que desejas que todos aprendam a ter uns pelos outros. Ajuda-nos a olhar para além do pão que temos na mesa e enxergar a vida que Tu vieste nos dar, que vão muito além das conquistas desta vida. Por isso, agora silenciamos e colocamos nossa vida aos pés da tua cruz, para que cada um individualmente confesse as suas faltas diante de Ti (momento de silencio).

Pai querido, obrigado porque nos dás a chance de nos apresentar diante de ti e buscar pela tua reconciliação. Tu conheces o nosso coração e sabe que não conseguimos expressar em palavras tudo o que nos leva para longe de Ti. Por isso, em tua misericórdia, te pedimos nos perdoa e ajuda-nos a anunciar a Tua vinda e o Teu socorro para as pessoas da nossa cidade. Isto nós te pedimos em nome do nosso Senhor Jesus Cristo. Amém.

ANÚNCIO DO PERDÃO
Essa é a promessa de Deus quando nos unimos ao salmista que diz no Salmo 32.5: “Então eu te confessei o meu pecado e não escondi a minha maldade. Resolvi confessar tudo a ti, e tu perdoaste todos os meus pecados”. Promessa que se cumpre a cada um e a cada uma que sinceramente confessa os seus pecados ao Senhor. Amém.

KYRIE
E da mesma maneira como Deus se reconcilia conosco, queremos nós também nos colocar diante de Deus e clamar pelas dores deste mundo. Por isso, queremos cantar:

1. Pelas dores deste mundo, ó Senhor, imploramos piedade. A um só tempo geme a criação.
2. Teus ouvidos se inclinem ao clamor desta gente oprimida. Apressa-te com tua salvação.
A tua paz, bendita e irmanada com a justiça. Abrace o mundo inteiro. Tem compaixão!
O teu poder sustente o testemunho do teu povo. Teu Reino venha a nós! Kyrie eleison!

GLÓRIA IN EXCELSIS
Queremos glorificar o trino Deus cantando:
Nº 427 - HPD – Senhor, oramos agora

ORAÇÃO DO DIA
Senhor, nosso Deus, mais uma vez nos colocamos diante de ti, para te pedir que venhas sobre nós com teu Espírito e a tua palavra, como vieste aos Teus discípulos no passado. Para que a nossa fé na promessa da Tua primeira vinda nos anime e faça aguardar também pelo Teu retorno sob a luz da Tua Palavra. Por isso te pedimos Senhor: derrama Teu Espírito sobre nós, abre nossos ouvidos e nosso coração para que estejamos prontos para te ouvir e assim sejamos transformados por meio da Tua palavra. Isso nós te pedimos em nome de Jesus Cristo. Amém.

LITURGIA DA PALAVRA
LEITURAS BÍBLICAS
1ª Leitura Bíblica: Êxodo 16.2-4, 9-15
2ª Leitura Bíblica: Efésios 4.1-16
3ª Leitura Bíblica: João 6.24-35

CÂNTICO INTERMEDIÁRIO
Nº 381 - HPD – Pela Palavra de Deus

PREGAÇÃO
A multidão está à procura de Jesus. E por isso, a primeira pergunta que deve nos acompanhar é: porque estão procura de Jesus Cristo? Ele mesmo diz que só o procuravam porque a multidão estava interessada em se fartar do pão que havia distribuído, e não porque queriam aprender o que tinha a ensinar a todos. Agimos de forma muito parecida em nosso dia-a-dia. Facilmente nos desligamos da Palavra de Deus, logo que conseguimos ter o que queremos ou precisamos, e que estão ligadas somente as coisas transitórias da vida. Jesus Cristo nos desafia a olhar para além do horizonte desta vida.

Sugestão de ilustração: Segure bem alto uma semente escondida na mão e diga: Tenho algo muito valioso escondido na mão. Quem tem um palpite? Vou dar para quem acertar! Dicas: 1.É algo que pode movimentar a economia do país; 2.Se cuidar, pode gerar trabalho e renda; 3.Cabe na palma da mão.

Nossa comunidade também é uma semente! É a semente da transformação deixada por Deus! Como sementes, elas são apenas uma possibilidade. Para se tornar realidade e deixar de ser uma possibilidade, a comunidade, mas em especial as lideranças precisam se deixar tocar pela Palavra de Deus. Não só pela Palavra que consola ou por aquela que faz você pensar em mudar a vida do outro. Mas também em se deixar tocar por aquela Palavra que te incomoda e te faz ver que você precisa ser um líder diferente, um pai diferente, um jovem diferente, um homem e uma mulher diferente.
Se a nossa comunidade é semente, olhar para além do que ela já é, é perguntar o que Deus espera de nós como comunidade e que ainda não somos. Essa pergunta também vale para a sua vida pessoal. Significa estar aberto a mudança. Pois ninguém nasce para permanecer como semente. Sempre estamos em processo de transformação. Porém, é muito comum as pessoas rejeitarem aquela Palavra que as fazem sentir que estão pegando em seu pé. Porém, justamente, é por meio desta Palavra que muitas vezes Deus tenta transformar a sua vida e fazer você crescer. A essência do Evangelho é salvar, mas também é transformar, pois o problema da salvação, Deus já resolveu por meio da sua fé em Jesus Cristo.

A semente é só o começo (o projeto) no que Deus deseja te transformar. Para dar frutos, você precisa crescer e para crescer, a sua velha vida precisa morrer. Assim é com a comunidade e com cada um e cada uma de nós. Pois, uma pessoa ou comunidade que se acomoda na sua vida de fé, perde até aquilo que já conseguiu. Só voltamos a dar frutos, depois que a nossa vida de fé volta a florescer. Isso exige sabedoria, bom senso, humildade e constante avaliação para reconhecer o que se deve manter e o que tem emperrado sua vida de fé de crescer, e que você deve deixar para trás. Por isso a palavra de Jesus levanta uma pergunta interessante! O que você, que já está a mais tempo na igreja buscava em Deus no começo e o que você busca hoje? E o que as pessoas estão a procura quando vem a nossa Igreja? Num primeiro momento, talvez acolhida. Mas isso é pouco. No fundo, todos querem e sabem que precisam crescer. Jesus não veio só dar o pão. Veio dar sentido para sua vida e te ensinar a olhar para além da correria! Mas quantos hoje, investem seu tempo nesse crescimento? Quantos fogem? E você?

Foi por isso que perguntaram a Jesus: “o que é que Deus quer que a gente faça?” Jesus respondeu: “Ele quer que vocês creiam naquele que ele enviou”. Para crer em Jesus você precisa conhece-lo e para conhece-lo você precisa conviver com Deus por meio da Sua Palavra e com as pessoas da sua comunidade. Por isso, Deus quer que você separe um tempo diário para estar com Ele, para estudar sua Palavra e praticar a boa convivência com Ele por meio da oração e uns com os outros, a começar pela sua vida em família e a sua comunidade, para que você não seja arrastado pela correria. Pois o pão que alimenta para além desta vida, não se ganha com a força do trabalho, mas só se ganha com um coração voltado para Deus pela Fé em Jesus Cristo. Por isso, ficam dois desafios para sua nova semana: 1.Cuide da sua vida de fé em casa diariamente: Tire um tempo para ler um texto da Bíblia e estar em oração com Deus; 2.Invista seu tempo, esforço e talentos na sua vida em comunidade. Pois uma comunidade cristã forte é feita de membros, mas principalmente lideranças que buscam crescer na sua espiritualidade.

Talvez você não se dê conta. Mas a sua comunidade é o lugar, onde as boas sementes do Evangelho, como: respeito, amor e perdão são lançadas, e mais tarde germinam e frutificam em nossas famílias, na vida de nossos filhos, netos e bisnetos. Olhe para sua Comunidade! Primeiro valorize sua Comunidade. Mas também se pergunte: O que você mais vê florescer? As sementes do amor, do perdão e da reconciliação ensinadas por Jesus? Ou as sementes do rancor e do ódio? Onde precisamos crescer?

Lembre-se: Foi a semente da Fé dos nossos pais e avós, e de nossos antepassados que nos permitiu estar reunidos hoje aqui e permitiu as pessoas ao longo deste Brasil, se reunirem em comunidades e assim produzirem seus frutos. É por isso que a semente da Fé em Jesus Cristo precisa continuar a florescer e a dar frutos. Venha você também aprender a semear a Palavra de Deus! Desejo uma abençoada semana de comunhão com Deus para você e a sua família. Que Deus nos abençoe. Amém!

HINO
Nº 254 - HPD – Senhor, meu Deus

CONFISSÃO DE FÉ
Queremos nos unir aos cristãos ao redor de toda a terra e de todos os tempos. Confessar a nossa fé em nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, que veio nos revelar a vontade de Deus de se reconciliar com todos os que buscam a Deus de todo seu coração. Queremos faze-lo por meio do Credo Apostólico, dizendo juntos:

Creio em Deus Pai, ...
CANTO PÓS CONFISSÃO (proceder motivação e o recolhimento das ofertas)
Nº 166 - HPD – Dá-nos olhos claros

AVISOS
Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.
Destino da oferta: _________________________________________
Oferta último Culto: R$________ destinada ____________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________

ANIVERSARIANTES
________________________________________________________
________________________________________________________

ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
Motivos de Oração:
_______________________________________________________
_______________________________________________________
_______________________________________________________
_______________________________________________________
_______________________________________________________
_______________________________________________________

Senhor, nosso Deus, obrigado porque vieste revelar por meio do teu Filho Jesus Cristo a tua vontade e nos chamar a participar da Tua família. Obrigado porque vieste em Teu Filho Jesus Cristo nos dar a direção correta para a nossa vida, porque nos reconcilia Contigo por meio do sangue de Cristo. Neste momento, também queremos interceder por este mundo perdido, que carece da Tua luz e do Teu amor, que vive em meio a guerras e a destruição. Vem com teu Espírito e renova a face da terra. Olha pelo nosso país, pela nossa cidade e ajuda-nos na tarefa de anunciar a Tua salvação por meio de nossas mãos, seja na oração ou no testemunho concreto de nossa fé em Jesus Cristo, para que as pessoas ao nosso redor também encontrem o caminho da salvação. Tudo o mais queremos colocar diante de Ti na oração que o teu Filho Jesus Cristo nos ensinou por meio dos apóstolos dizendo...

PAI NOSSO
Pai nosso...

LITURGIA DE DESPEDIDA
BÊNÇÃO
Queremos receber das mãos de Deus à bênção que ele nos oferece, toda vez que nos reunimos em culto. Que Deus Te abençoe e Te guarde, que Ele faça resplandecer o seu rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti, que ele sobre ti levante o Seu rosto e Te de a paz. Que assim Deus Pai, Filho e Espírito Santo Te conduza pelos caminhos de Deus, hoje e para todo o sempre. Amém.

ENVIO
Vão na paz do Senhor Jesus Cristo, na certeza de que ele vai adiante de vocês e de todo/a aquele/a que se deixa conduzir por Suas mãos. Pois Ele foi nos preparar lugar junto a Ele para que todo/a aquele/a que se coloca debaixo da Sua vontade venha estar com Ele pela eternidade. Que Deus os abençoe.

CANTO FINAL
Nº 350 - HPD – Que a graça do Senhor


Âmbito: IECLB / Sinodo: Mato Grosso
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 34526

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

As pessoas podem fazer seus planos, porém é o Senhor Deus quem dá a última palavra.
Provérbios 16.1
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
A Palavra de Deus é a relíquia das relíquias, a única, na verdade, que nós cristãos reconhecemos e temos.
Martim Lutero
© Copyright 2021 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br