Sínodo Mato Grosso



Rua Aristides Félix de Andrade , 840 - Araés
CEP 78005-605 - Cuiabá /MT - Brasil
Telefone(s): (65) 2129-6592
sinodomt@luteranos.com.br
ID: 10

Lc 17.11-19 - 21º Domingo após Pentecostes - 09.10.2016

Caderno de Cultos 2016

09/10/2016

09/10/16 - 21º Domingo após Pentecostes
Pregação: Lc 17.11-19;
Leituras: 2Rs 5.1-3,7-15c; 2Tm 2.8-15
Miss. Alexsandro Gonçalves Coelho – Santarém - PA

LITURGIA DE ABERTURA

ACOLHIDA
O Senhor nos acolhe com a palavra que conforme as Senhas Diárias, quer ser lema para toda esta semana: Naquele dia, todos dirão: “Ele é o nosso Deus. Nós pusemos a nossa esperança nele, e ele nos salvou. Ele é o Senhor, e nós confiamos nele” (Isaías 25.9).

Por tudo que o Senhor já fez, faz e ainda fará em nosso favor, nos reunimos aqui e afirmamos, em conformidade com a palavra da acolhida: O Senhor é nosso Deus. Nele depositamos nossa esperança e ele nos salvou. Que possamos todos/as prestar culto ao Senhor nosso Deus e ao sairmos daqui que possamos ir na certeza que fomos servidos por sua palavra.

Damos as boas-vindas a todos irmãos/ãs em Cristo, em especial acolhemos aqueles/as que são nossos convidados/as.

CANTO DE ENTRADA
Nº 333 - Hinário HPD2 – Estamos Aqui Senhor

SAUDAÇÃO
Nos reunimos e celebramos este culto em nome do Trino Deus: o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Amém!

CANTOS DE INVOCAÇÃO
Nº 367 - Hinário HPD2 – Envia Teu Espírito, Senhor

CONFISSÃO DE PECADOS
Senhor, por natureza vivemos em pecado e nascemos sem saber o que é a tua santidade. Muitas vezes não atendemos a tua voz e não permitimos que o Senhor nos acolha. Nossas práticas impedem que tu sejas o nosso Deus e muitas vezes idolatramos as coisas que tu criaste e nos apegamos as riquezas e bens materiais. Perdoa Senhor quando quebramos o teu mandamento e desrespeitamos a tua santa e eterna vontade. Por Jesus Cristo nosso advogado fiel, pedimos declara-nos justos diante de ti, única e exclusivamente por tua Graça imerecida. Amém!!!

ANÚNCIO DO PERDÃO
Enquanto não confessei o meu pecado, eu me cansava, chorando o dia inteiro... Então eu te confessei o meu pecado e não escondi a minha maldade. Resolvi confessar tudo a ti, e tu perdoaste todos os meus pecados (Sl 32.3-5). A todos/as que sinceramente confessam seus pecados, vos declaro que seus pecados estão perdoados em nome do Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

KYRIE
Senhor nosso Deus e Pai amado. Como é bom recebermos o teu perdão. Muitas pessoas vivem na sobra do vale da morte e não conhecem a tua misericórdia, por isso oramos a ti pedindo: Tem piedade, Senhor. Mostra a tua misericórdia e salva o mundo perdido em trevas e sem esperança. Olha para tantas situações de dores, lamentos e falta do pão de cada dia. Por Cristo, nosso Senhor que contigo vive e reina hoje e sempre. Amém!!!
GLÓRIA IN EXCELSIS
Nº 349 - Hinário HPD2 – Canto de Louvor

ORAÇÃO DO DIA
Querido Jesus, queremos agora abrir a tua palavra e pedimos-te. Ajuda-nos a compreender esta palavra e concede-nos força e disposição para vivermos em obediência aos teus mandamentos. Ensina-nos a amar a ti, a amar a nós mesmos e ao nosso próximo. Que assim um mundo novo cheio de fé e esperança se descortine diante de nós, quando damos testemunho que tu és o nosso Deus e que cremos em tua santa palavra. Por Jesus nosso Senhor é que oramos. Amém.

LITURGIA DA PALAVRA

LEITURAS BÍBLICAS
1ª Leitura Bíblica: 2Rs 5.1-3,7-15c;

2ª Leitura Bíblica: 2Tm 2.8-15;

CÂNTICO INTERMEDIÁRIO
Nº 414 – Hinário HPD2 – Quem Quer Cantar do Amor

3ª Leitura Bíblica: Lc 17.11-19


PREGAÇÃO


Na ida para Jerusalém, Jesus estava caminhando na fronteira entre Samaria e Galileia. É interessante que a missão geralmente não acontece onde tudo é perfeito, bonito ou onde tudo está dentro dos eixos. A missão se dá nas fronteiras. Nos espaços onde impera a marginalização. Jesus quebrou as barreiras geográficas, sociais e étnicas, para que a Graça de Deus chegue a todo o mundo.
Por que os leprosos ficaram de longe e gritaram com Jesus? Por que eram socialmente marginalizados (e sendo galileus e samaritanos ainda mais!). Se os galileus já eram vistos como pobres da periferia, os samaritanos ainda mais, eram vistos como um povo mestiço e odiado, pior que os gentios.
Na época não havia tratamento para a doença da lepra (hanseníase). Era estipulado que a pessoa que estivesse leproso/a, deveria ser expulsa de casa. Precisava viver fora do acampamento de Israel; longe da sociedade (Nm 5.1-4). Era proibido de entrar em qualquer cidade (II Reis 7:3). Imaginem como ficava abalado a vida emocional de um paciente assim!
Como se não bastasse, o leproso devia vestir roupas rasgadas e deixar o cabelo emaranhado. Caso alguém se aproximasse, precisava gritar: imundo, imundo! (Lv 13.45-46). Precisava ficar 50/100/200 metros de distância de qualquer pessoa e andar com um sino amarrado no calcanhar para sinalizar que um imundo estava chegando.
Jesus fez de um samaritano, um herói. E a missão hoje corre as fronteiras de quem já perdeu praticamente tudo e vive sem esperança, sem alegria, sem consolo. Como está a sua vida? Onde sua fé e esperança estão alicerçadas? Sua vida está tudo em ordem ou parece que o mundo desabou em cima de você?
Os leprosos clamaram a Jesus. Pediram cura! Foram curados. Mas, depois de serem curados “um dos dez”, voltou dando glória a Deus. Não é apenas alguns do povo de Deus que são chamados a voltar e glorificar o seu nome. Quando Deus restaura e da vida plena, a minha e tua resposta deve ser de louvor e gratidão a Deus. Apenas um samaritano voltou para agradecer (mais uma vez o samaritano foi o herói da parábola). Os judeus se consideravam superiores, mas, o samaritano foi o único que voltou, louvou e agradeceu.
Jesus deu um sinal claro que a fé (Lc 7.50; 8.48; 18.42), a cura e a salvação chegaram para esse povo desprezado. Em Atos 1.8, Jesus anunciou que depois de Jerusalém, a Judéia e Samaria seriam receptivas ao evangelho e dali surgiriam novos desafios para a missão tradicionalista. Observamos isto, quando os samaritanos leprosos foram se apresentar aos sacerdotes (v.14), após terem sido curados por Jesus.

Que as nossas famílias e a nossa comunidade, sejam um berço acolhedor do evangelho de Jesus Cristo.
Que estejamos dispostos a abrir as portas de nossa igreja, como novas fronteiras e desafios missionários.
Que sejamos nós, a Santa Igreja de Jesus, para levar a cura e salvação a todos quantos se sentirem marginalizados/as e desprezados/as.
Que o Senhor nos ajude, a abraçarmos o desafio missionário que está posto diante de nós. E que venha o teu reino. Amém!!!

HINO
Nº 437 - Hinário HPD2 – Quando o Espírito de Deus Soprou

CONFISSÃO DE FÉ
Em resposta à palavra da pregação, confessemos a nossa fé com as palavras do Credo Apostólico...

Creio em Deus Pai, ...

CANTO PÓS CONFISSÃO (proceder motivação e o recolhimento das ofertas)
Nº 413 - Hinário HPD2 – Senhor se Tu me Chamas

ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
Motivos de Oração:
1. Aniversariantes
2._______________________________________________________
3._______________________________________________________
4._______________________________________________________
5._______________________________________________________
6._______________________________________________________

PAI NOSSO
Pai nosso ...

LITURGIA DE DESPEDIDA

AVISOS
Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.
Oferta último Culto: R$ _________ - destinada para ...
______________ _________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
BÊNÇÃO
Que o Senhor te abençoe a te guarde. Que o Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre vós e tenha misericórdia de vós. O Senhor sobre vós levante o seu rosto e te dê a paz. Amém!

ENVIO
Que sirvamos ao nosso Deus todos os dias e estejamos dispostos à sermos missionários/as, dando testemunho de Jesus, para todos quanto encontrarmos pelo caminho. Uma abençoada semana a todos/as. Amém!

CANTO FINAL
Nº 378 - Hinário HPD2 –Abençoe-vos o Deus


Autor(a): Alexsandro Gonçalves Coelho
Âmbito: IECLB / Sinodo: Mato Grosso
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo do Tempo Comum
Natureza do Domingo: Pentecostes
Perfil do Domingo: 21º Domingo após Pentecostes
Testamento: Novo / Livro: Lucas / Capitulo: 17 / Versículo Inicial: 11 / Versículo Final: 19
Título da publicação: Caderno de Cultos - Sínodo Mato Grosso / Ano: 2016
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 38285

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

A palavra 'orai' nada mais significa do que 'pedi, clamai, buscai, batei, fazei barulho!' É preciso que assim façamos a cada momento, sem cessar.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Um cristão é um ser alegre, mesmo que passe pelo maior desgosto, pois o seu coração se alegra em Deus.
Martim Lutero
© Copyright 2019 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br