Sínodo Mato Grosso



Rua Aristides Félix de Andrade , 840 - Araés
CEP 78005-605 - Cuiabá /MT - Brasil
Telefone(s): (65) 2129-6592 | (65) 9840-66020 | (65) 9846-83271
sinodomt@outlook.com
ID: 10

Lc 23.33-43 - Cristo Rei - 20.11.2016

Caderno de Cultos 2016

20/11/2016

20/11/2016 - Cristo Rei
Pregação: Lucas 23.33-43;
Leituras: Jr 23.1-6; Cl 1.11-20
P. Adriel Raach – Transamazônica, Rurópolis - PA

LITURGIA DE ABERTURA

ACOLHIDA
Lema bíblico: “Jesus Cristo diz: Eu sou o Alfa e o Ômega, o Primeiro e o Último, Princípio e o Fim.” (Apocalipse 22.13).

Bem vindos, bem vindas a este culto. Hoje é o último culto do ano da Igreja. O domingo, dia 27, já estaremos no advento. Sendo assim, hoje é o dia de olharmos pra trás, para a nossa vida de fé deste ano que passou, e nos perguntarmos: “como foi minha vida de dedicação a Deus? Minha vida na igreja... minha vida com Cristo.
Hoje também vamos lembra do “Cristo Rei”. Um rei que governa servindo, de forma humana, que está e sempre esteve em tudo! Porque ele é o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim. Sendo assim Ele está aqui, presente entre nós! Por que ele é um rei que governa junto conosco, e nos faz sentir a sua presença.

Acolher os/as visitantes

CANTO DE ENTRADA
Nº 248 – HPD 1 – Ontem, hoje e para sempre

Ou: Nº ...à escolha

SAUDAÇÃO
Nós confiamos nisso, por isso invocamos a sua presença entre nós, o Trino Deus, o Pai, o Filho e o Espirito Santo venha e se faça presente entre nós, neste culto. Amém.

CANTOS DE INVOCAÇÃO
Nº 123 – HPD 1 – O nosso encontro

Ou: Nº ... à escolha

CONFISSÃO DE PECADOS
(Silêncio para exame da consciência)

Deus soberano, Rei dos reis, Senhor dos senhores, ouve esta confissão sincera e pessoal:
“Muitas vezes minha vida se assemelha à vida de quem não tem esperança e, muitas vezes, deposito a minha esperança em lugares errados. Tenho andado confuso em meio a tanta correria e agitação. Tenho firmado o meu olhar e os meus anseios em lugares limitados e finitos e, com isso, tenho me esquecido de recorrer e de confiar plenamente em ti e em tuas promessas. O resultado disso é sempre a decepção, a amargura e até mesmo o desespero diante da nossa situação pecaminosa. Só tu podes nos livrar e nos aliviar desse fardo que pesa sobre nós e, por isso, estamos diante de ti derramando a nossa sincera confissão de pecados na esperança que tu possas nos refazer, nos reerguer e nos ensinar a mudar de direção e corrigir aquilo que não está bom em nossa vida. Confiamos em falsos deuses, mas, justamente na hora do aperto, eles nos deixam na mão, mas nos lembramos que contigo é diferente. Só tu mesmo podes nos entender, nos ouvir, nos consolar, nos aliviar e nos perdoar. É por isso que nos voltamos a ti, cheios de esperança, para clamar por tua misericórdia e pelo teu perdão. Em nome de teu Filho amado, Rei e Senhor, Amém.

ANÚNCIO DO PERDÃO
Jesus Cristo é quem nos liberta, e é por meio dele que os nossos pecados são perdoados.. (Colossenses 1.13) A você que se arrepende sinceramente de seus pecados, anuncio o perdão de Deus, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

KYRIE
Temos diversos motivos para orar a Deus e para pedir por misericórdia, pois este mundo é marcado por sofrimento e maldade de todos os tipos. Sabemos que o único reinado verdadeira, justo e eterno, é e será o reinado de Cristo Jesus. Por isso unimos nossas vozes no hino Kyrie Eleison, e rogamos a Deus que venha socorrer a sua criação.

Hino: Kyrie Eleison – Pelas dores

GLÓRIA IN EXCELSIS
Porque Deus nos ama e nos ouve quando a Ele clamamos, cantemos glória a Ele nas alturas:
HINO: Nº 253 HPD 1 – Glorificado seja o teu nome

ORAÇÃO DO DIA
Nós te agradecemos, Deus de bondade, por podermos congregar com irmãos e irmãs, aqui, onde tu também te fazes presente. Pedimos que venhas com teu ES e inspira-nos com a tua palavra, para compreendermos o que tu tens a nos dizer e para que consigamos pôr isso em prática na nossa vida. Por JC, que contigo e com o ES, vive e reina, hoje e sempre. Amém.

LITURGIA DA PALAVRA

LEITURAS BÍBLICAS
1ª Leitura Bíblica: Jr 23.1-6

2ª Leitura Bíblica: Cl 1.11-20

3ª Leitura Bíblica: Lucas 23.33-43

CÂNTICO INTERMEDIÁRIO
Nº 381 – HPD 2 – Pela palavra de Deus

PREGAÇÃO
Lucas 23.33-43
Oração: Bondoso Deus, guia-me conforme a tua vontade. Fala através de mim. Desta comunidade reunida, abra ouvidos e corações para o que tu tens a dizer neste dia. Por Cristo, amém.
A graça do nosso Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a comunhão com o Espírito Santo esteja com todos e todas vocês. Amém.
Olhando para este texto, hoje, a maior pergunta que me vem é “como pode Jesus ter afirmado àquele ladrão que ele estaria hoje mesmo com ele no paraíso?”
- Primeiro, porque ele passa 3 dias no mundo dos mortos, ou seja, morto. Segundo, porque o ladrão também morre. Nós cremos que os que estão mortos, estão aguardando a ressurreição, como confessamos no credo apostólico: “e virá para julgar os vivos e os mortos.”
- Este é um aspecto a ser trabalhado neste texto. Outro aspecto é o fato de insistirem tanto em que Jesus é o Rei dos judeus, e por isso deveria se salvar. Vejamos:
Gostaria de fazer três perguntas a vocês. Respondam pra vocês mesmos... não é preciso falar em voz alta!
- 1)“Vocês já tiveram um “pesadelo” daqueles que parece nunca acabar?”
- 2)“Vocês têm a impressão, mesmo que às vezes, de estarem vivendo um desses “pesadelos”?”
- 3)“O que é que você considera mais precioso em sua vida?”
Vou repetir as perguntas: (...)
Pense na resposta e depois nós voltamos a falar sobre isso.
Num estudo sobre este tema, na faculdade, foi defendido a tese de que a morte é um sono. É claro que não estamos sozinhos nesta tese... há muitos autores que tratam a morte como um sono e a principal base para defesa desta tese é o próprio Jesus Cristo, que por várias vezes, quando se depara com a morte, fala que “está dormindo” ou “adormeceu” (exemplo de Lázaro e a filha de Jairo). Mas para comparar a morte com o sono, foi preciso entender melhor o sono. Pensem comigo: Quando a gente vai dormir, à noite, ou de dia, deitamos a cabeça no travesseiro, pegamos no sono, e sem perceber o tempo passar, já é o dia seguinte. Se a morte é assim, então, podemos dizer que, para os que morrem, é como se o tempo passasse num piscar de olhos. Sendo assim, é possível entender o que Jesus disse ao ladrão, ao seu lado na cruz: “hoje mesmo estarás comigo no paraíso.”
Cara comunidade! Neste mundo, a nossa vida já é rápida, curta. Porém a vida não se resume à nossa rápida passagem por aqui. O mundo, com todo o sofrimento que vemos: Doenças graves que nos deixam preocupados e sem ação, atentados terroristas, desastres naturais, a corrupção e a cara de pau dos políticos que parecem não ter limites. Mesmo com tudo isso aí, ainda podemos dizer e devemos dizer: o mundo não foi abandonado por Deus. Precisamos continuar reafirmando que o nosso rei é Jesus Cristo, o filho do homem... o único ser humano capaz de governar este mundo de forma justa. Isso porque Ele não é somente ser humano, é também Deus.
Em nosso sono, temos pesadelos que nos levam para longe de Deus. Vocês já perceberam que os sonhos e pesadelos só ocorrem no sono mais leve? Quando já estamos quase acordando... O sono em que Cristo vem se encontrar conosco é o sono mais pesado, profundo, de total entrega.
E a única forma de fortalecermos o reinado de Deus nesse mundo é acordarmos de nossos pesadelos! Sim! Acordar dos pesadelos! Porque se nos acomodarmos no sono em que o pesadelo parece não ter fim, então não veremos a glória de Deus quando o Filho do Homem vier em honra e glória.
- Sabem aquele pesadelo que parece não ter fim, que vocês pensaram no começo de nossa reflexão? Pois é... tá na hora de acordar! E se você pensa muitas vezes que está vivendo um pesadelo, e parece que nunca vai acabar, você precisa conhecer o rei Jesus Cristo! Aquele que transforma seu pesadelo em sonho que alimenta a esperança!
Estamos vivendo um tempo em que falar do que é eterno não chama mais a atenção das pessoas...
- que graça tem ir à igreja ficar ouvindo o pastor falar do que Deus vai fazer ou do que ele fez? Pra quê fazer parte de uma comunidade? Posso rezar em casa...
- Pois eu te pergunto meu irmão, minha irmã: o que você está fazendo da tua vida? A comunidade é onde você pode ver, viver e sonhar junto com todos, na esperança do reinado eterno do Filho do Homem. Aliás, aqui podemos experimentar já agora este reinado! Porque nós aprendemos do próprio Jesus: “Eu afirmo que, quando vocês fizeram isso ao mais humilde dos meus irmãos, de fato foi a mim que fizeram.” Mateus 25. Como é que você está servindo ao teu rei Jesus? Ou o teu rei é outro?
- Sobre a pergunta: “O que vocês consideram mais precioso na vida de vocês?” Eu quero complementar com outra pergunta: “Qual dessas preciosidades ainda existirá daqui a cento e cinquenta anos?”
Tudo nessa vida, neste mundo é transitório, vem e passa... porém, o nosso Deus é eterno, o Alpha e o Ômega: Aquele que foi, que é e que será.
Que Ele mesmo nos ajude a compreender isso e deixar que ele reine em nossa vida. Amém.
E que a paz de Deus que excede todo o nosso entendimento, guarde nossos corações e nossas mentes, em Cristo Jesus. Amém.

HINO
Nº 95 – HPD 1 – Jesus Cristo é Rei e Senhor

CONFISSÃO DE FÉ
Como resposta à Palavra ouvida e como nossa confissão de fé, nos coloquemos de pé e professemos as palavras do credo apostólico.
Creio em Deus Pai, ...

CANTO PÓS CONFISSÃO (proceder motivação e o recolhimento das ofertas)
Nº 359 – HPD 2 – Te ofertamos nossos dons

ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
Motivos de Oração:
1. Aniversariantes
2._______________________________________________________
3._______________________________________________________
4._______________________________________________________
5._______________________________________________________
6._______________________________________________________

Pai de bondade e misericórdia, muito são os motivos que temos para te agradecer.
Esta comunidade coloca na tua presença tudo o que tu tens nos concedido de dádivas e graça. Muito obrigado, gracioso Deus....
Rendemos-te graças por essas ofertas que foram trazidas. Reconhecemos que tudo vem primeiramente de ti, e do que é teu, te damos para que faças uso para o bem de todas as pessoas...
Tantos são os motivos que temos também para lhe pedir...
Esteja com as pessoas enlutadas, com as pessoas doentes e acamadas... venha com teu Espírito Santo por sobre todos e todas que buscam o teu consolo, a cura e a verdade, a qual só encontramos em ti, através de teu Filho Jesus.
Sê com as autoridades civis em todo o mundo... acompanha e guia todo o trabalho da tua Igreja.
Diante de ti colocamos tudo isso e muito mais que guardamos em nossos corações. Por Jesus Cristo, nosso Senhor que nos ensinou a orar:
PAI NOSSO Pai nosso ...
LITURGIA DE DESPEDIDA

AVISOS
Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.
Oferta último Culto: R$ _________ - destinada para ...
______________ _________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________

BÊNÇÃO
Despeçamo-nos deste momento de culto aqui para uma vida toda de culto a Deus recebendo a sua bênção:
O Senhor te abençoe e te guarde;
O Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti;
O Senhor sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz!

ENVIO
Vão e sirvam ao Senhor! Demos todos graças a Deus!

CANTO FINAL
Nº 118 – HPD 1 – Deus vos guarde


Autor(a): Adriel Raach
Âmbito: IECLB / Sinodo: Mato Grosso
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo do Tempo Comum
Natureza do Domingo: Último Domingo do Ano Eclesiástico - Cristo Rei

Testamento: Novo / Livro: Lucas / Capitulo: 23 / Versículo Inicial: 33 / Versículo Final: 43
Título da publicação: Caderno de Cultos - Sínodo Mato Grosso / Ano: 2016
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 38293

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Nós te damos graças, ó Deus. Anunciamos a tua grandeza e contamos as coisas maravilhosas que tens feito.
Salmo 75.1
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
A oração precisa ter o coração todo para si, por inteiro e exclusivamente, para que seja uma boa oração.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br