Sínodo Mato Grosso



Rua Aristides Félix de Andrade , 840 - Araés
CEP 78005-605 - Cuiabá /MT - Brasil
Telefone(s): (65) 2129-6592 | (65) 9840-66020 | (65) 9846-83271
sinodomt@outlook.com
ID: 10

Lucas 13.10-17 - 11º Domingo Após Pentecostes - 25/08/2019

Caderno de Cultos 2019 - Sínodo Mato Grosso

25/08/2019

25/08/2019 – 11º Domingo após Pentecostes
Pregação: Lucas 13 10-17; Leitura: Salmo 103 1-8
Miss. Elcio Ricardo da Silva – Paróquia de Água Boa - MT

LITURGIA DE ABERTURA

ACOLHIDA
Sejamos todos nós bem vindos à casa do Senhor para este tempo de celebração de Culto ao nosso Deus. Que bom que você veio. Que bom que você tirou este tempo. Que bom que você dedicou este tempo neste dia para se reunir aqui com esta comunidade e assim celebrar ao nosso Deus. Aquele que tudo criou, que tudo formou e que tudo tem sustentado.
Como palavra bíblica para o início deste culto, trago as palavras de Gálatas 5.1 que diz: “Para a liberdade foi que Cristo, nos libertou”. Que esta liberdade que Jesus nos oferece seja o nosso combustível para este momento de celebração bem como para quando saímos daqui. Assim como nossos veículos precisam de combustível, que este tempo de culto, sirva para nós como um momento para abastecermo-nos para os próximos dias. Que a liberdade que Jesus oferece para nos encher de tal maneira que nossas vozes se ergam em louvor a Deus, e que seja um louvor que brote do nosso coração.

Acolhida aos visitantes:
Para aqueles que nos visitam, gostaria de dizer: “É muito bom ter você aqui”. Nos alegramos enquanto comunidade em lhe receber. Receba o nosso abraço ao início deste culto. Desejamos que você se sinta bem em nosso meio e se assim desejar, tenha a liberdade de voltar.


CANTO DE ENTRADA
Nº 15 – Livro de Canto – Em tuas mãos

Ou: Nº ____________________________________________________


SAUDAÇÃO
Na presença do Trino Deus nos reunimos aqui. Em nome do Deus que é Pai, Filho e Espírito Santo. O Deus que tudo criou e que tudo mantém. Nada passa despercebido ao seu olhar. Tudo está sob o controle de suas mãos. Amém.


CANTOS DE INVOCAÇÃO
Nº 03 – Livro de Canto – Deus Trino

Ou: Nº ____________________________________________________


CONFISSÃO DE PECADOS
Louvado seja Deus e sempre bendito, pois não rejeitas a nossa oração. Tu não rejeitas o teu povo aqui reunido. Tu és a luz em meio a escuridão. Tu és o amparo em meio ao desamparo. Tu és o riso em meio ao choro. Tu és aquele que jamais abandona os seus. Assim Senhor adiante de nós esteja sempre para que possamos te seguir e assim saber que nossa vida é tua. Também te pedimos Senhor que o teu perdão seja derramado sobre nós diante de nossas falhas, pecados e transgressões. São muitos os momentos, ó Pai, que deixamos de agir segundo os teus mandamentos e a tua palavra. Por este motivo, reunidos aqui enquanto comunidade, mas também enquanto pessoas individualmente falando, rogamos pela tua misericórdia e pelo teu perdão. Olha Senhor para nós com compaixão e concede-nos o perdão de nossos pecados. Pecados esses que temos cometido em pensamentos, em palavras, em ações, mas também quando nos omitimos diante do nosso chamado que é o de anunciar, a tua paz, a tua justiça, o teu amor, a tua graça e misericórdia. Assim, te pedimos Deus, liberta-nos dos nossos fardos de pecado. Com tua compaixão ensina-nos que é possível deixar diante do teu altar aquilo que muitas vezes nos aprisiona e nos faz a caminhada ser tão pesada.
Perdoa-nos ó Deus! Que através de tua graça sejamos perdoados. Que o perdão seja derramado abundantemente sobre todos aqueles que de coração sincero tem se colocado diante de ti em confissão. Ouve Senhor a nossa oração e que por tua graça, bondade e amor possamos receber o perdão.

CANTO DE ANÚNCIO DA GRAÇA

Nº 41 – Livro de Canto – Infinita graça

Ou: Nº ____________________________________________________


ANÚNCIO DO PERDÃO
Deus nos ama. E por nos amar ele deseja nos libertar de nossos pecados. Essa liberdade não pode ser comprada. Ela não pode ser barganhada. Ela não pode ser negociada. Assim diz a sua palavra: “a minha graça é tudo o que você precisa. (2º Coríntios 12.9). O perdão que Deus oferece é gratuito. É pura graça. Aceite-o. Amém.


KYRIE
Diante de tanta injustiça, guerras, ódio e indiferença para com o próximo, só nos resta implorar pela piedade de Senhor. Que ele venha e traga consigo o seu reino de paz, de justiça e de amor. Assim como comunidade aqui reunida suplicamos cantando para que assim Deus liberte o nosso mundo de suas dores:

Nº 56 – Livro de Canto – Pelas dores deste mundo

Ou: Nº ____________________________________________________


GLÓRIA IN EXCELSIS
Glorificamos a Deus cantando:

Nº 79 – Livro de Canto – Louvo, eu te louvo, ó Deus


ORAÇÃO DO DIA
Como é bom Senhor poder te louvar. Que nosso coração tenha a liberdade de cantar as tuas maravilhas. Que nosso coração seja livre para te servir somente. Que a liberdade que Tu nos ofereces juntamente com tua graça nos façam perceber que Tu desejas continuar a tua obra em nós e através de nós. Por isso Senhor, nós te bendizemos. Por isso nós celebramos. Por isso nós nos alegramos em tua presença. Obrigado bondoso Deus por vivermos em um país onde livremente podemos expressar a nossa fé. Dá que nunca nos esqueçamos disso Senhor. Assim sendo que possamos a cada momento, te louvar, te servir e também expressar o nosso amor. Amém.


LITURGIA DA PALAVRA


LEITURAS BÍBLICAS
1ª Leitura Bíblica: Salmo 103 1-8

Aclamemos o Evangelho cantando: Aleluia.
2ª Leitura Bíblica: Lucas 13 10-17

CÂNTICO INTERMEDIÁRIO
Nº 624 - Livro de Canto – Canta, minha alma

Ou: Nº ____________________________________________________

 

PREGAÇÃO

Prezada Comunidade

Entre as muitas questões que me chamam a atenção no contexto brasileiro, tem uma em especial que quero destacar hoje. Eu não consigo entender como as nossas leis de trânsito e a potência de nossos carros pode ser algo tão contraditório. As marcas de automóveis colocam no mercado carros cada vez potentes e automaticamente mais velozes. Muitas vezes a propaganda é feita sob a ótica de em quantos segundos o carro vai de zero a cem quilômetros por hora.
Na contramão da potência de nossos automóveis estão nossas estradas (não entraremos aqui no item “conservação” de nossas rodovias), mas no fato de que com raras exceções a grande maioria delas tem a velocidade máxima permitida de 110km por hora. Lógico que algumas delas devido ao relevo do solo onde estão não permitem grandes velocidades, enquanto outras por sua vez, nos convidam a apertar o acelerador, ultrapassando assim o limite permitido e sendo, portanto, contraditório a lei de trânsito.

Faço referência ao contraditório diante do Evangelho que lemos hoje. Jesus está na sinagoga e realiza ali uma cura. Para o chefe dos sacerdotes acabara de acontecer algo que era totalmente contrário a lei. Não se podia trabalhar no sábado. E para o sacerdote a cura realizada por Jesus tinha caráter de trabalho. A cura realizada por Jesus foi vista como um atributo de quem realizava a medicina. O presidente da sinagoga ao ficar irritado agiu como um tolo, pois estava tão preocupado com o zelo administrativo que não teve sensibilidade para o benefício propiciado a enferma.
Jesus, porém, ao ver a indignação do chefe da sinagoga diz que ele está agindo de forma hipócrita, já que ele ficou indignado com a cura de uma mulher, no sábado, porém, ele mesmo desobedece a lei quando trabalha no sábado levando seu boi ou jumento para beber água. Se nenhum deles tinha receio de profanar o sábado soltando os animais da estrebaria e conduzindo-os ao bebedouro, então livrar uma filha de Abraão das amarras de satanás é ainda menos uma violação do sábado.

O relato bíblico afirma que aquela mulher estava doente/encurvada a 18 anos. Ela não conseguia endireitar-se. Imagine você passar 18 anos encurvado olhando sempre para os seus próprios pés. Talvez a pergunta seja: “se a mulher estava a 18 anos desta maneira, não poderia Jesus ter esperado para curá-la no dia seguinte?”. Jesus não estava preocupado com o dia seguinte. Ele sabia que no dia seguinte encontraria outras pessoas que necessitavam de cura.

Jesus quebra o protocolo. Ele quebra o protocolo para mostrar justamente que ele se importa com as pessoas. Jesus quebra o protocolo para mostrar que ele tem um profundo amor por aqueles que necessitam dele. Jesus quebra o protocolo para mostrar a hipocrisia daqueles que se consideram mais santos que os demais. Jesus, age de forma rápida e imediata porque quem ama o semelhante ajuda-o na primeira oportunidade que tiver.

O agir de Jesus acontece em três rápidos passos:
Primeiro: Jesus olhou para ela. Talvez devido ao seu estado a mulher nem tivesse olhado diretamente para Jesus enquanto ele ensinava na sinagoga. É preciso lembrar que as mulheres não ficavam na mesma sala que os homens na sinagoga. Elas ficavam ao fundo, separadas por uma cortina. Assim sendo, Jesus a vê ao fundo e através da cortina.
Segundo: Jesus a chamou. A voz do mestre foi de encontro aquela mulher, que meio sem jeito e talvez com muita dificuldade caminhou até Jesus. Além de sua situação física ela precisou romper o medo de caminhar pela sala dos homens.
Terceiro: Jesus lhe impôs as mãos: Ao Jesus impor as mãos o milagre aconteceu. Ela imediatamente se endireitou.

E o resultado dos três passos de Jesus, é que temos uma mulher maravilhada e louvando a Deus por aquilo que acabara de acontecer em sua vida. A reação desta mulher foi algo maravilhoso, porque ela curada começou a adorar a Deus. Lembrando que não era permitido pelo homem uma mulher falar na sinagoga, mas aquela mulher estava tão feliz, que o seu coração saltava de alegria. Ela endireitou a sua coluna, olhou para Jesus e glorificava, exaltava e engrandecia a Deus.
Imagino o sorriso no rosto de Jesus e a sua alegria ao ver aquela mulher, liberta do espírito mau que a fazia andar encurvada. Todos deveriam estar felizes naquela sinagoga, mas como já citei anteriormente, o chefe da sinagoga, aquele que deveria estar mais feliz, aquele que ensinava, pregava e orava, não estava feliz e começou a repreender Jesus. Como era infeliz aquele homem. A religião cegou os seus olhos e ele não pode entender o amor de Deus que estava naquele lugar.

Meus amados!
Jesus olhou para aquela mulher – Jesus olha para você.
Jesus a chamou – Jesus te chama
Jesus impôs as mãos e a tocou – Jesus quer tocar em você.

Durante dezoito anos aquela mulher encurvada estava todas as semanas no templo, ouvindo as pregações, louvando, ofertando e sacrificando, mas sem nenhuma solução para o seu problema. Hoje temos muitos vivendo como essa mulher: vida pessimista, encurvada, oprimida por cargas e fracassos durante anos.
Também dentro de nossas comunidades encontramos muitos que vivem encurvados e oprimidos por suas histórias do passado e do presente. Jesus defendeu aquela mulher diante do chefe da sinagoga dizendo que a vida é muito mais importante do que as tradições e ritos. Também é verdade que muitos que hoje vivem encurvados não querem ser libertos. Tal qual a mulher, que ia regularmente a sinagoga, hoje muitos vão regularmente ao culto, porém, não olham para Jesus, não atendem o seu chamado e muito menos permitem o seu toque.

Para finalizar:
Talvez em alguma área da sua vida você esteja encurvado. Você não consegue andar corretamente. Aquela mulher não levantava a cabeça, só olhava para o chão. Ninguém conseguia ver a sua face, andava escondida, cheia de complexos. Mas quando Jesus chega, Ele muda tudo. Quando Jesus chega o inferno tem que se render diante do seu grande poder. Quanto Jesus chega o diabo tem que recuar (v. 16 Jesus diz que o diabo aprisionava aquela mulher).

Aquela mulher que durante 18 anos olhava para seus próprios pés, agora consegue vislumbrar o horizonte. Jesus nos convida a olhar para o horizonte.
Aquela mulher ao ouvir o chamado de Jesus, precisou romper o medo e andar pela sala dos homens até o local onde estava Jesus. É preciso que também nós rompamos o medo que nos aprisiona a nos encurva.
O chefe da sinagoga não conseguiu louvar a Deus porque estava preocupado demais com suas tradições e leis. Jesus nos convida a celebrar. A romper as nossas tradições.

Os inimigos de Jesus ficaram envergonhados (v.17).
Se você ultrapassar o limite de velocidade e for parado pelo guarda, é muito provável que você fique envergonhado, ou até mesmo, argumente com ele tentando dar uma desculpa para não ser multado (o chefe da sinagoga deu a desculpa para Jesus não curar dizendo que era sábado). Não vai adiantar dizer para o guardo que o carro é muito potente. A decisão sobre andar acima do limite de velocidade é sua.

Para Jesus, não há dia, não há hora, não há local.
Ele olha!
Ele chama!
Ele impõe as mãos!
Ele liberta!
A decisão sobre aceitar a liberdade que Jesus oferece é sua.

Medite sobre isso e que Deus te abençoe.

Amém


CONFISSÃO DE FÉ
Como resposta a palavra que acabamos de ouvir e movidos pelo Deus de amor queremos agora confessar a nossa fé.

Creio em Deus Pai, ...


CANTO PÓS CONFISSÃO (proceder motivação e o recolhimento das ofertas)
Nº 620 – Livro de Canto – Meu tempo

Ou: Nº ____________________________________________________

 

ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
Motivos de Oração:
1. Aniversariantes
2._______________________________________________________
3._______________________________________________________
4._______________________________________________________
5._______________________________________________________
6._______________________________________________________

Bondoso Deus, o nosso coração é grato por este tempo de celebração. Mais uma vez agradecemos o privilégio de celebrar com liberdade. Agradecemos pelo louvor, pela leitura da tua palavra e pelo meditar na mesma. Que esta palavra Senhor, nos acompanhe em nossa caminhada nos próximos dias. Jesus, assim como olhaste para aquela mulher encurvada, olhe também para nós. Nós necessitamos do teu olhar. Necessitamos do teu chamado. Necessitamos que tu nos imponhas as tuas mãos e principalmente que tu nos libertes. Liberta-nos Senhor daqueles fardos os quais não necessitamos mais carregar. Liberta-nos da nossa arrogância de que conseguimos tudo sozinhos. Liberta-nos da nossa religiosidade que as vezes nos impede de celebrar com o coração. Liberta-nos do nosso egoísmo em guardar a tua palavra em vez de compartilhar.
Dá a nós coragem, assim como deste a mulher, que saiu do seu local, caminhou pela sala que não era seu espaço e foi ao teu encontro. Permita-nos olhar para a frente, para o horizonte.
Assim Senhor também pedimos que atendas os nossos pedidos: (aqui colocar os pedidos que foram levantados antes da oração).
Ouve Senhor e se te aprouver atender a nossa oração segundo aquilo que tu tens proposto para cada um. Pedimos também Senhor, que não permitas que percamos o sentimento de ser comunidade e vier em comunidade. Que em torno da cruz de Cristo possamos aprender a amar, perdoar e a servir. E que tua palavra seja o centro do ser e viver comunidade.
Lembramos bondoso Deus dos doentes, dos enlutados, do que passam por necessidade e especialmente por aqueles que perderam a esperança na vida. Rogamos Senhor que enchas o coração destes da certeza de que tu estás ao lado deles. Que eles possam perceber o teu olhar e o teu chamado.
Abençoa Senhor nosso trabalho, para que possamos realizá-lo com zelo e fervor e lembramos daqueles que não tem trabalho. Que tu Senhor possas animá-los e abençoá-los neste tempo de procura.
Abençoa Senhor nossa cidade, ou o local lá onde vivemos. Pedimos por nosso país, bem como pelo mundo. Mundo este carente de paz e de amor. Por nossas famílias pedimos. Cuida de cada um. Que possamos voltar as nossas casas em paz e segurança e dá Senhor que nosso coração seja preenchido de alegria de poder confiar em ti, sabendo que tu sempre nos acompanhas. Assim Senhor, nossos pedidos e agradecimentos, nossas alegrias e frustrações, nossas dúvidas e certezas colocamos na oração que teu Filho nos ensinou dizendo:

Pai nosso ...

LITURGIA DE DESPEDIDA

AVISOS
Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.
Oferta último Culto: R$ _________ - destinada para ...
______________ _________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________

BÊNÇÃO
O Senhor Jesus Cristo:
Esteja ao teu lado para te defender.
Esteja dentro de ti para te conservar
Esteja diante de ti para te conduzir
Esteja atrás de ti para te guardar
Esteja acima de ti para te abençoar
Amém.

ENVIO
Ide em paz e servi ao Senhor com alegria


CANTO FINAL
Nº 289 - Livro de Canto – Benção da Irlanda.

Ou: Nº ____________________________________________________


Autor(a): Miss. Elcio Ricardo da Silva
Âmbito: IECLB / Sinodo: Mato Grosso
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo do Tempo Comum
Natureza do Domingo: Pentecostes
Perfil do Domingo: 11º Domingo após Pentecostes
Testamento: Novo / Livro: Lucas / Capitulo: 13 / Versículo Inicial: 10 / Versículo Final: 17
Título da publicação: Caderno de Cultos - Sínodo Mato Grosso / Ano: 2019
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 52441

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Bom é o Senhor para os que esperam por ele, para a alma que o busca.
Lamentações 3.25
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Arrisco e coloco a minha confiança somente no único Deus, invisível e incompreensível, o que criou o céu e a terra.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br