Sínodo Mato Grosso



Rua Aristides Félix de Andrade , 840 - Araés
CEP 78005-605 - Cuiabá /MT - Brasil
Telefone(s): (65) 2129-6592 | (65) 9840-66020 | (65) 9846-83271
sinodomt@outlook.com
ID: 10

Lucas 4.1-13 - 1º Domingo na Quaresma - 17/02/2013

Caderno de Cultos 2013

17/02/2013

17/02/2013 – 1º Dom. na Quaresma.
Dt 26.1-11; Rm 10.8b-13; Pregação: Lucas 4.1-13
Pa. Lourdes Kophal Knecht. Nova Ramada-RS

LITURGIA DE ABERTURA

ACOLHIDA
Bom dia/ boa noite. Querida comunidade hoje é o primeiro Domingo na Quaresma. Quaresma, tempo de reflexão e de preparação para a Páscoa. Que bom que Deus nos trouxe até à Sua casa para louvarmos e refletirmos sobre a vida de nosso senhor e Salvador Cristo Jesus. Saúdo a todos com as palavras bíblicas quer encontramos em Dt 26.11, que nos diz: “Alegrar-te-ás por todo o bem que o Senhor, teu Deus, te tem dado a ti e a tua casa, tu, e o levita, e o estrangeiro que está no meio de ti”.

Acolher aos visitantes.
CANTO DE ENTRADA
48 – HPD 1 – Ó, meu Jesus.

Ou: Nº ____________________________________________________

SAUDAÇÃO
É com alegria e gratidão que nos reunimos aqui nesta manhã/nesta noite, em nome de Deus, criador da vida, em nome de Jesus ressurreto, o Salvador e do Espírito Santo animador e fortalecedor da fé e da esperança. Amém.

CANTOS DE INVOCAÇÃO
52 – HPD 1 – Todos nós, contigo.

Ou: Nº ____________________________________________________

CONFISSÃO DE PECADOS

Confessemos diante de Deus os nossos pecados. Tenhamos um momento em silêncio.

Oremos: Senhor, Deus Pai de toda bondade, neste dia, bem como nas semanas seguintes lembraremos novamente da vida tão dolorosa que Teu Filho Jesus Cristo teve que seguir para nos comunicar a mensagem da Tua grande misericórdia. Bem o sabemos: aquele amor com que tu nos amaste jamais poderemos alcançar, mas fortalece-nos para que nos tornemos semelhantes a este amor. Ajuda-nos, senhor, a não darmos tanta importância a nós mesmos. Ajuda-nos a ponderarmos melhor as nossas palavras. Ajuda-nos a sentirmos responsabilidade para com nosso semelhante. Ajuda-nos, a levarmos diariamente a sério a Tua palavra em nossa vida. Ajuda-nos para que possamos perdoar como tu nos perdoas. Por isto Senhor, clamamos: Hino: 49 HPD 1- Ó Jesus Cordeiro.

ANÚNCIO DO PERDÃO

Deus é um Deus justo e misericordioso. Em Tt 2.14 diz: “Cristo a si mesmo se deu por nós, a fim de remir-nos de toda injustiça, e purificar para si mesmo um povo exclusivamente seu, zeloso de boas obras”. Por isso, vos anuncio o perdão de vossos pecados em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

KYRIE
O perdão de Deus nos liberta e nos permite ver o sofrimento de outros, que sofrem por injustiças, nos permite ver o clamor de tantas pessoas neste mundo, onde o egoísmo e a individualidade tornam-se cada vez mais presentes. Por sito, clamemos a Deus por piedade:

TODOS: Tem Senhor piedade. 3x.

GLÓRIA:
Glorifiquemos a Deus por tudo que Ele tem feito e revelado em nossa vida, cantemos:
HINO: 471 HPD 2- Glória pra sempre ao Cordeiro.


ORAÇÃO DO DIA:
Convido para orarmos com base nas palavras do Salmo 25.
Oremos: A ti, Senhor, elevamos nossos pensamentos confiantes em tua promessa de que não nos deixarias a sós. Ensina-nos, Senhor, os teus caminhos e faze com que os conheçamos muito bem. Tu és um Deus bondoso e justo, por isso aponta o caminho para as pessoas pecadoras, guia as pessoas humildes na justiça e lhes ensina a tua vontade. Senhor, desde os tempos antigos as tuas ações são de misericórdia e verdade para as pessoas que guardam a tua aliança, por isso, confiantes em tua fidelidade, rogamos tuas bênçãos sobre nós também, neste momento em que ouviremos a Tua Palavra. Em nome de Jesus Cristo que contigo vive reina para todo o sempre. Amém.
LITURGIA DA PALAVRA

LEITURAS BÍBLICAS
1ª Leitura Bíblica: Dt 26.1-11

2ª Leitura Bíblica: Rm 10.8b-13


CÂNTICO INTERMEDIÁRIO
254 – HPD 1 – Senhor meu Deus.

PREGAÇÃO

Que a graça de nosso Senhor Jesus Cristo o amor de Deus o Pai e a comunhão do Espírito Santo estejam com todos vocês.
Querida comunidade!

Após o Batismo Jesus estava cheio do Espírito Santo. Ele foi para o deserto por 40 dias, onde esteve em jejum e fora tentado pelo diabo. Ouçamos o relato bíblico que encontramos em Lucas 4.1-11: (ler)

Querida comunidade! Ser cristão não é sinônimo de vida mansa, de vida fácil neste mundo. Também o cristão enfrenta dificuldade, crises fortes, bem como também passa por tentações. No entanto, a crise, a tentação que o cristão precisa enfrentar tem como propósito não castigá-lo, arrasá-lo, pelo contrário quer fortalecê-lo, aproximá-lo mais de Deus. No texto do evangelho de Lucas ouvimos e vimos que Deus não poupou nem mesmo a seu filho. Jesus também passou por momento de crise, fora tentado.
Num primeiro momento o diabo desafiou a Jesus: “Se és filho de Deus transforme esta pedra em pão”. Quem não quer um pão fácil? Muitos hoje não resistem, mas Jesus resistiu, pois Ele se apegou no que está escrito, citando o texto de Dt 8.3: “ ....o ser humano não vive só de pão...”.Se Jesus caísse nesta armadilha tentadora, tudo estaria perdido.
Num segundo momento o diabo desafiou a Jesus dizendo: “se me adorares te darei toda autoridade e glória.” Nossa, irresistível, não é mesmo? Quem não quer poder e glória? Tão pouco em troca de tanto?
Como nos sentimos quando somos elogiados, ou quando a nós é oferecido poder, mesmo que para alcançar este poder, devemos fazer algo de errado? Como reagimos diante de propostas onde podemos levar vantagens sobre outros? Será que não ultrapassamos, ou tentamos ultrapassar os limites em troca d e poder e glória? Jesus neste segundo momento também foi fiel, e mais uma vez Jesus cita o texto bíblico de Dt 6.13: “Temam o Eterno, o seu Deus, sirvam somente a Ele”.
Num terceiro momento o diabo leva Jesus na parte mais alta do templo e tenta a Jesus usando palavras da própria Escritura que diz: “Se você é Filho de Deus, jogue-se daqui para baixo, pois as Sagradas Escrituras afirmam: ‘ Deus mandará que os seus anjos cuidem de você’.” ( Salmo 91.11s). Mais uma vez, amparado na Palavra de Deus, conforme Dt 6.16, Jesus venceu a tentação, dizendo: “Não ponha à prova o senhor, o seu Deus”.
Prezados irmãos e irmãs em Cristo, não é assim que consideramos uma benção de Deus quando tudo vai bem e tentação diabólica quando estamos em dificuldades, ou quando tudo vai mal?
A partir do texto e das tentações que Jesus sofreu, fica claro que também o bem estar, as coisas bonitas e boas que nos são oferecidas podem ser uma tentação diabólica e em contrapartida podemos dizer que as dificuldades podem ser uma chance divina de colocar-nos ao lado de quem está destituído de seu amor.
Para refletirmos mais sobre a confiança que devemos ter em Deus, nas dificuldades, nas tentações que passamos, de que Ele está conosco através de Sua Palavra, conto-lhes uma história:
Napoleão Bonaparte foi imperador da França e um grande general. Certo dia fez uma revista de suas tropas. Com seu cavalo passou diante de seus soldados, que estavam todos em posição de sentido. Pode ser que a luz do sol foi refletida pela espada de um dos soldados. Em todo caso, o cavalo do imperador se empinou com tal violência que Napoleão estava no perigo de cair do cavalo, o que seria uma grande vergonha para o imperador. Mas nesse momento um simples soldado saiu da fila, pulou e pegou o cavalo na rédea. Com mão firme segurou o animal tremendo. O imperador assim podia se firmar novamente na sela. Ele olhou para o soldado e disse: “Obrigado, tenente”. Depois continuou com a revista.
O soldado por um momento ficou pensativo. Depois não voltou mais para o seu lugar na linha dos outros soldados. Dirigiu-se para o grupo dos oficiais, que estavam observando o desfile de Napoleão. Quando o soldado se colocou junto com eles, um dos tenentes disse: “ Que você quer aqui? Volte ao seu lugar com os seus colegas”.
O soldado respondeu: “Meu imperador disse que sou tenente. Então o meu lugar é aqui com vocês”. – Mas como? Disse admirado o oficial graduado. “Você não tem uniforme de tenente, como assim pensas que é tenente”?
Novamente o soldado respondeu: “Meu imperador disse que sou tenente. Por isso o meu lugar é aqui”.
Napoleão tinha terminado a sua inspeção e dirigiu-se ao grupo dos oficiais. Lá viu aquele soldado que o ajudou e disse: “Ah, sim, eu transferi esse soldado para o posto de tenente”. Como imperador ele tinha o direito de assim proceder.
O soldado somente tinha a palavra do seu imperador: “Obrigado tenente”. Isso ele creu e não se deixou intimidar pela recusa dos outro do oficial.
Caros irmãos e irmãs, conforme refletimos sobre nosso texto bíblico Jesus sofre as piores tentações porque é fiel ao Pai, porque crê nas promessas, crê no que está escrito na Sagrada Escritura. Na história que acabamos de ouvir, o soldado confiou, creu nas palavras do imperador: “Obrigado tenente”. Por que é tão difícil para nós cristãos e cristãs crermos de todo o nosso coração e de toda nossa mente em nosso Senhor e de sermos suas fiéis testemunhas?
Deus quer que nós vençamos as tentações em nossa vida, buscando amparo em Sua Palavra. Sim, é isto que deus espera de nós: Crer em sua Palavra. Tudo que se apresenta para nós, devemos nos perguntar sempre: Isto é de Deus? Sendo de Deus, sua palavra, sua promessa, agarremo-nos nela, pois a palavra do Senhor é “ lâmpada para os meus pés...e luz para os meus caminhos”. Salmo 119.105. Que Deus em Cristo Jesus nos guarde de todas as tentações, mas que nós também façamos a nossa parte, saibamos buscar em Deus o amparo e o fortalecimento para sermos firmes e dizermos NÃO. Amém.
HINO
316 - HPD 2 – Semente de libertação.

CONFISSÃO DE FÉ
Em resposta a Palavra de Deus que foi lida e pregada confessemos a nossa fé com as palavras do Credo Apostólico.

 

CANTO PÓS CONFISSÃO (proceder motivação e o recolhimento das ofertas)
249 - HPD 1 – Graças, Senhor.


ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
1.
2.
3.
4._______________________________________________________
5._______________________________________________________
6._______________________________________________________

Obrigado Senhor por teu amor por nós, amor que não poupou teu único Filho. Obrigado senhor pela vida e pelas bênçãos que nos dás a cada novo dia. Agradecemos-te pelo cuidado que tens por nós, teus filhos e filhas. Confiamos neste teu cuidado e em teu amor. Por isto Senhor te pedimos, ajuda para que possamos crer sempre mais em ti. Assim, como Jesus não se deixou envolver na conversa bonita e nas promessas maravilhosas do Diabo, assim possamos confiar muito mais nas tuas palavras, nas tuas promessas. Ajuda-nos Senhor para que sempre possamos dizer, quando formos tentados em nosso dia-a-dia: Deus quer outra coisa para mim. Confiantes em teu amor, em teu cuidado e em tua fidelidade, Senhor, é que em silêncio cada um de nós estará orando a Ti, lembrando-se de pessoas doentes, enlutadas, pessoas que estão passando por dificuldades, seja no trabalho, nos negócios, na vida familiar....( permanecer um tempo em silêncio). Aceita senhor as nossas orações e sendo a da Tua vontade atende-nos. Dê-nos paciência e coragem Senhor, nas tentações e sofrimentos para que possamos enfrentá-los certos de que Tu estás conosco. Conceda-nos alegria e animo ao te servirmos com nossos dons, capacidades e condições financeiras. Abençoe as lideranças de Tua Igreja, bem como a todos os ministros e ministras, para que continuem firmes na proclamação do teu Reino. Oramos, ó Deus, em nome de nosso senhor Jesus cristo, nosso Salvador que nos ensinou a orar: PAI NOSSO...
PAI NOSSO
Pai nosso ...

LITURGIA DE DESPEDIDA

AVISOS
Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.
Oferta último Culto: R$ _________ - destinada para ...
______________ _________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________

BÊNÇÃO
Que Deus te envolva com cuidado e amor;
Que Deus te sustente e proteja nos sofrimentos e nas tentações;
Que Deus te chame para servir com teus dons e capacidades;
Que Deus te ilumine por onde andares, trazendo luz à escuridão.
E assim te abençoe Deus Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

 


ENVIO

Vamos com a benção de Deus, animados a servir, testemunhar, ter comunhão e distribuir a paz. Sinais do Reino entre nós. Amém!

Abençoado e feliz tempo de reflexão, tempo de quaresma!

CANTO FINAL
46 - HPD 1 – Agradecemos-te, Jesus.


 


Autor(a): Lourdes Kophal Knecht
Âmbito: IECLB / Sinodo: Mato Grosso
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo da Páscoa
Natureza do Domingo: Quaresma
Perfil do Domingo: 1º Domingo na Quaresma
Testamento: Novo / Livro: Lucas / Capitulo: 4 / Versículo Inicial: 1 / Versículo Final: 13
Título da publicação: Caderno de Cultos - Sínodo Mato Grosso / Ano: 2013
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 18744

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Arrisco e coloco a minha confiança somente no único Deus, invisível e incompreensível, o que criou o céu e a terra.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Portanto, já que vocês aceitaram Cristo Jesus como Senhor, vivam unidos com ele. Estejam enraizados nele, construam a sua vida sobre ele e se tornem mais fortes na fé.
Colossenses 2.6-7
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br