Sínodo Mato Grosso



Rua Aristides Félix de Andrade , 840 - Araés
CEP 78005-605 - Cuiabá /MT - Brasil
Telefone(s): (65) 2129-6592 | (65) 9840-66020 | (65) 9846-83271
sinodomt@outlook.com
ID: 10

Lucas 7.1-10 - 2º Domingo após Pentecostes - 29.05.2016

Caderno de Cultos 2016

29/05/2016

29/05/2016- 2° Domingo após Pentecostes
Pregação: Lucas 7.1-10; Leituras: Salmo 96 1-9 e Gálatas 1.1-12
P. Valmiré Martin Littig – Chapadão do Sul - MS

LITURGIA DE ABERTURA

ACOLHIDA
Um bom dia a todos. Que alegria que Deus nos proporciona, de mais uma vez estarmos aqui reunidos em comunidade para celebrar o seu amor. Sintam-se bem nesta casa de Deus. Por isso, quero acolhe-los com palavras de Gl. 1.4 “Em obediência à vontade do nosso Deus e Pai, Cristo se entregou para ser morto a fim de tirar os nossos pecados e assim nos livrar deste mundo mau”. Que a graça e o amor do Bondoso Deus esteja conosco!


Acolher os/as visitantes

CANTO DE ENTRADA
N° 333 – HPD II – Canção da chegada

Ou: Nº ____________________________________________________

SAUDAÇÃO
Estamos reunidos neste culto não em nosso nome, mas em nome e na presença do Deus que é Pai criador dos céus e da terra, do seu filho Jesus Cristo, nosso irmão e salvador, e do Espírito Santo que nos congrega e nos impulsiona a vivermos em comunidade. Amém.

CANTOS DE INVOCAÇÃO
Nº 321 – HPD II – Vento que anima

Ou: Nº ____________________________________________________

CONFISSÃO DE PECADOS
Deus, no seu amor paternal e maternal, deseja que todos os pecadores voltem para junto Dele. Deus quer que nos afastemos dos nossos pecados, que nos convertamos a uma vida nova. Cada um é convidado a fechar os olhos e pensar nos seus erros, nas suas falhas e em tudo aquilo que nos desvia do caminho bom de Deus para conosco. Curvemo-nos a Deus em silêncio.
Bondoso e misericordioso Deus, estamos aqui reunidos e reunidas para te louvar e te adorar, mas também para confessar os nossos pecados, nossas falhas, nossas omissões e clamar por perdão e compaixão. Confessamos que nem sempre confiamos na tua palavra. Nem sempre acreditamos em Ti, muitas vezes precisamos ver para acreditar. Por isso, dizemos: perdão, Senhor, quando não percebemos que Tu és o caminho e em Ti encontramos fé e esperança. Perdão, Senhor, quando deixamos de ser pai e mãe de amor e não agimos de acordo com a tua vontade. Perdão, Senhor, quando desprezamos nosso próximo/a, quando deixamos de respeitar nossa família, nossos amigos. Perdão, Senhor quando deixamos de orar, quando deixamos de entregar nossas vidas em tuas mãos. Te pedimos: conceda-nos confiança. Acolhe-nos quando cairmos e transforma nossos corações. Por Jesus Cristo, teu Filho amado. Amém.

ANÚNCIO DO PERDÃO
O amor gracioso de nosso Deus, sempre acolhe a nossa confissão sincera e por sua graça e misericórdia podemos recomeçar nossa vida, perdoados e perdoadas, pois assim nos diz a sua palavra em 1 João 1.9 - Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça. Amparados nesta palavra podemos crer que nossos pecados foram perdoados em nome do Deus Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

KYRIE
No último fim de semana iniciamos um novo tempo na Igreja Cristã. Pentecostes! O pentecostes representa o agir do Espírito Santo de Deus em nossas vidas. Nem sempre deixamos o Espírito Santo atuar e comandar nossas vidas. Exemplo disto, é como tratamos e convivemos com a natureza, com os animais e com toda a criação que chora e geme gritando desesperada por socorro. Ouve Senhor, quando juntos com toda a criação, expressamos verbalmente Kyrie eleison, cantando: Envia teu espírito, Senhor, e renova a face da terra. (367 – HPD II)

GLÓRIA IN EXCELSIS
Deus é fiel. Ele nos enviou seu Filho, Jesus Cristo, para lavar nossos pecados. Enviou o Espírito Santo para nos consolar, animar e capacitar. Ele escuta o clamor do seu povo e vem através da Sua palavra e da Ceia. Por esta boa notícia nós o louvamos, cantando glória a Deus.

Nº 345 – HPD II – Glória

ORAÇÃO DO DIA
Deus, Todo Poderoso, Tu que enviaste teu filho, Jesus Cristo, e o Espírito Santo para transformar e encher de esperança este mundo, em todos os tempos e em todos os lugares, nós te pedimos: capacita-nos com este espírito para proclamarmos a reconciliação entre todas as pessoas, principalmente entre pais e filhos e ilumina nosso coração e nossa mente para reconhecermos tua palavra orientadora também aqui entre nós. Por teu filho, Jesus Cristo, que contigo e com o Espírito Santo vive e reina eternamente. Amém.

LITURGIA DA PALAVRA

LEITURAS BÍBLICAS
A palavra de Deus é orientação no caminho da vida. Por isto a ouçamos com devoção.

1ª Leitura Bíblica: Salmo 96.1-9

2ª Leitura Bíblica: Gálatas 1.1-12

CÂNTICO INTERMEDIÁRIO
Nº 451 – HPD II – Meu coração transborda


ACLAMAÇÃO DO EVANGELHO
Convido os que puderem, que se coloquem de pé, para aclamarmos o Evangelho do nosso Senhor Jesus Cristo cantando:
Canto: Aleluia

3ª Leitura Bíblica: Lucas 7.1-10

PREGAÇÃO
Que a graça de nosso Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus, o Pai, e a comunhão do Santo Espírito sejam conosco. Amém.

Estimada comunidade, prezado amigo e prezada amiga no Senhor Jesus Cristo!

Estamos no 2º dom. após Pentecostes, e especialmente nesta época nós refletimos sobre a ação do Espírito Santo em nossas comunidades / em nossa Igreja e em nossas vidas. Afinal, nós confessamos no 3º artigo do Credo Apostólico, que cremos no Espírito Santo, na Santa Igreja Cristã. Ou seja, nós cremos que a Igreja Cristã só é santa e só existe como igreja por causa da ação do Espírito Santo. E hoje Deus nos convida a refletirmos, através do texto bíblico de Lucas 7, sobre um dos maiores dons do Espírito Santo: a FÉ.

Sobre FÉ muito já se escreveu; muitos dogmas já foram estabelecidos; muita TEORIA em torno da fé já foi discutida... No entanto, FALAR ou ESCREVER sobre fé, é uma coisa; já EXPERIMENTAR ou VIVER a fé é outra coisa bem diferente.

Frequentemente as pessoas dizem ao presenciar alguma situação impossível de desvendar aos olhos humanos: É, a FÉ move montanhas! Só por Fé! Só Jesus na causa! Vai com Fé irmão! Todas essas frases são ditas por muitas pessoas no dia-dia. Para muitas, virou força de expressão. Não necessariamente a pessoa que fala de fé, é uma pessoa que vive e experimenta a fé.

A fé é algo muito subjetivo, não podemos vê-la, mas podemos sentir ela ardendo dentro do nosso coração. Jesus nunca se vangloriou de suas curas e milagres, antes, porém, dizia as pessoas: “Vai em Paz, foi a tua fé que salvou”, (Mc 5. 34). É muito difícil dizer como entendemos a fé, pois ela se manifesta de muitas maneiras. Fé também tem haver com a diversidade. A fé é o combustível principal para aquilo que acreditamos. A fé vai além do que imaginamos. O apóstolo Paulo se posicionou para comunidade de Efésios a respeito da fé. “Pela graça fostes salvos, mediante a fé; e isso não vem de vós, porém é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie.” (Ef 2. 8-9). Portanto uma dimensão muita clara a respeito da fé é a Graça. A fé é graça de Deus, não podemos comprar a fé, ela nasce em nós e é alimentada pela palavra de Deus.

No texto do evangelho de Lucas 7.1-10 podemos notar uma fé singular, uma fé que não somente é dá boca pra fora, uma fé que surpreende até o próprio filho de Deus, uma fé que jamais era esperada, uma fé que acredita e confia acima de todas as coisas. Uma fé que vem pelo ouvir: O texto bíblico fala de um oficial romano, e este oficial tinha um escravo muito estimado que estava doente. Obviamente, o oficial romano queria muito a cura de seu servo. Onde encontrar a cura? - a resposta lhe veio quando ele ouviu falar de Jesus. tendo ouvido falar a respeito de Jesus... Algo surpreendente acontece! Alguém que antes não conhecia Jesus, veio a ser despertado na fé através do ouvir. Se ele não tivesse ouvido falar a respeito de Jesus, nada de novo teria acontecido em sua vida.

A fé só é fé quando acreditamos completamente. A fé nos faz humildes. Um oficial romano, que tinha poder, que gozava de certo “status” reconhece suas limitações e sua insignificância diante do ouvir falar do filho de Deus. “Senhor, não se incomode, pois eu não mereço que entre na minha casa. E acho também que não mereço a honra de falar pessoalmente com o senhor. Dê somente uma ordem, e o meu empregado ficará bom.

A fé supera o orgulho, supera obstáculos, afinal de contas ele é um oficial romano, e não um judeu. Ele não fazia parte do povo de Deus. Isso mostra que o Espírito Santo pode despertar fé nos de “fora”, nos que julgamos não ter fé, ou naqueles que acreditamos não ter fé alguma. Uma fé assim, de confiança plena, como foi a do oficial romano, nos faz sair do individualismo, do isolamento, nos faz pedir ajuda. Os líderes judeus e os amigos se unem na fé do oficial romano para buscar junto a Jesus a cura do escravo e encontram não só a cura física do escravo, mas a cura espiritual de todos que estavam envolvidos. Por isso fica um alerta para aqueles que dizem que tem a sua própria fé e que não precisam de comunidade. Se não vivemos em comunidade, perdemos ou deixamos de experimentar a fé por completo, falta-nos alguma coisa.

Falar de fé, me faz lembrar de uma história. Contam que um alpinista, desesperado por conquistar uma altíssima montanha, iniciou sua escalada depois de anos de preparação. Como queria a glória só para ele, resolveu ir sem companheiros.
Durante a subida foi ficando tarde e mais tarde, e ele não havia se preparado para acampar, sendo que decidiu seguir subindo... e por fim ficou escuro.
A noite era muito densa naquele ponto da montanha, e não se podia ver absolutamente nada. Tudo era negro, visibilidade zero, a lua e as estrelas estavam encobertas pelas nuvens.
Ao subir por um caminho estreito, a apenas poucos metros do topo, escorregou e precipitou-se pelos ares, caindo a uma velocidade vertiginosa. O alpinista via apenas velozes manchas escuras passando por ele e sentia a terrível sensação de estar sendo sugado pela gravidade. Continuava caindo... E em seu angustiante momento, passaram por sua mente episódios felizes e outros tristes de sua vida.
Pensava na proximidade da morte, sem solução... De repente, sentiu um fortíssimo solavanco, causado pelo esticar da corda na qual estava amarrado e presa nas estacas cravadas na montanha.
Nesse momento de silêncio e solidão, suspenso no ar, não havia nada que pudesse fazer, e gritou com todas as suas forças.
- Meu DEUS, me ajuda!!!
De repente, uma voz grave e profunda, vinda dos céus lhe respondeu:
- QUE QUERES QUE EU TE FAÇA?
- Salva-me meu DEUS!
- REALMENTE CRÊS QUE EU POSSO SALVÁ-LO?
- Com toda certeza SENHOR!
- ENTÃO CORTA A CORDA NA QUAL ESTÁ AMARRADO...
Houve um momento de silêncio, então o homem agarrou-se ainda mais forte na corda.
Conta a equipe de resgate que , no outro dia encontraram um alpinista morto, congelado pelo frio, com as mãos agarradas fortemente a corda...
...A APENAS DOIS METROS DO SOLO.
A verdadeira fé confia plenamente, podemos cortar a corda, podemos pedir apenas uma ordem para que tudo mude em nossa vida. O oficial romano é exemplo de fé plena, o alpinista, de uma fé que acredita desacreditando. Só pela fé podemos mudar a nossa vida, só pela fé podemos transformar realidades.
É isto que Jesus quer fazer com todos nós também. Ele quer que o Espírito Santo toque os corações de todas as pessoas, e que faça nascer a fé em todas as pessoas (DENTRO e FORA da Igreja)! E a partir da fé Ele mesmo irá realizar a cura / a transformação em todos nós. - Amém.

CONFISSÃO DE FÉ
Coloquemo-nos de pé, e professemos a nossa fé no Deus triúno, com as palavras do Credo Apostólico; Creio em Deus Pai….

Creio em Deus Pai, ...

CANTO PÓS-CONFISSÃO (proceder motivação e o recolhimento das ofertas)
Nº 328 – HPD II – Um só rebanho


ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
Motivos de Oração:
1. Aniversariantes
2._______________________________________________________
3._______________________________________________________
4._______________________________________________________
5._______________________________________________________
6._______________________________________________________
Querido e amado Deus! Achegamo-nos a Ti com alegria e esperança, pois, Tu mesmo crias, sustentas e impulsionas a Igreja com teu Santo Espírito. Tu nos redimiste de nossos pecados através de Jesus Cristo e nos acolhe como Teus filhos e filhas, através do batismo. Suplicamos, nosso Deus, para que nunca nos esqueçamos de Tua misericórdia e bondade. Ouve nossa oração e atende a nossa súplica.
Canto: Ouve nossa oração e atende a nossa súplica....

Senhor, Te pedimos pela nossa Igreja, para que seus membros estejam sempre firmes na fé verdadeira. Que teus obreiros possam ensinar com clareza a Tua palavra e exercer tuas atividades de forma justa e honesta para com o Teu povo. Ouve nossa oração e atende a nossa súplica.
Canto: Ouve nossa oração e atende a nossa súplica....

Senhor, intercedemos pelo mundo e por suas autoridades. Esteja com elas nos momentos de dificuldades, angústias e temores. Coloca Tua mão protetora sobre cada uma, para que, quando tomarem suas decisões, não seja em beneficio próprio, mas, para o bem de todos. Pedimos pelo fim das guerras em todo mundo. Intercedemos para que seja feita a Tua vontade por primeiro, ó Senhor, e não a nossa. Ouve nossa oração e atende a nossa súplica.
Canto: Ouve nossa oração e atende a nossa súplica....

Pedimos-te por todos os pais. Ilumina-os e concede-lhes sabedoria para que possam educar os seus filhos de acordo com a sua santa vontade.
Senhor, Te pedimos pelas pessoas enfermas, com dificuldades e privações, para que, pela nossa presença diaconal, a Tua mão bondosa ampare cada uma e restaure suas forças e suas esperanças, dando ânimo para continuar a vida, mesmo diante das dificuldades e privações. Pedimos-te, também, pela diversidade e pelo multiculturalismo que se estende aos quatro cantos do mundo, para que possam se manter unidos, respeitando as particularidades de cada um. (Intercessões locais) Tudo mais que está nossas mentes e corações que te entregar através da oração de Jesus Cristo nos ensinou a dizer. Pai nosso.......

PAI NOSSO

LITURGIA DE DESPEDIDA

AVISOS
Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.
Oferta do último Culto: R$ _________ - destinada para ...
______________ _________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________

BÊNÇÃO
Saiamos deste culto, guardados, amparados, protegidos e cuidados pela Bênção de Deus: Que a bênção do Deus de Sara, Abraão e Agar, que a bênção do Filho nascido de Maria, que a bênção do Santo Espírito de amor, que cuida com carinho, qual mamãe cuida da gente, esteja sobre todos nós. Em nome do Deus que é Pai, Filho e Espírito Santo. Amém

ENVIO
Que o Espírito Santo vos acompanhe. Vão em paz e sirvam ao Senhor com alegria.

CANTO FINAL
Nº 161- HPD I – Em Nada ponho a minha fé


 


Autor(a): Valmiré Martin Littig
Âmbito: IECLB / Sinodo: Mato Grosso
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo do Tempo Comum
Natureza do Domingo: Pentecostes
Perfil do Domingo: 2º Domingo após Pentecostes
Testamento: Novo / Livro: Lucas / Capitulo: 7 / Versículo Inicial: 1 / Versículo Final: 10
Título da publicação: Caderno de Cultos - Sínodo Mato Grosso / Ano: 2016
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 36452

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

O Deus da paz opere em vós o que é agradável diante dele, por Jesus Cristo, a quem seja a glória para todo o sempre.
Hebreus 13.20-21
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Jesus Cristo diz: Eu sou a luz do mundo; quem me segue nunca andará na escuridão, mas terá a luz da vida.
João 8.12
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br