Sínodo Mato Grosso



Rua Alberto Velho Moreira , 48 - Bandeirantes
CEP 78010-180 - Cuiabá /MT - Brasil
Telefone(s): (65) 9846-83271 | (65) 9840-66020 | (65) 9846-83271
sinodomt@outlook.com
ID: 10

Marcos 6.14-29 - 7º Domingo após Pentecostes - 11/07/2021

Caderno de Cultos 2021 - Sínodo Mato Grosso

11/07/2021

11/07/2021 - 7º Domingo após Pentecostes
Pregação: Marcos 6.14-29; Leituras: Amós 7.7-15; Salmo 85.8-13; Efésios 1.3-14
Pastor Adriel Raach – Comunidade de Cuiabá - MT

LITURGIA DE ABERTURA

ACOLHIDA
Saúdo vocês com o texto bíblico de Deuteronômio 30.16, onde diz: “Se guardares o mandamento que hoje te ordeno, que ames o Senhor, teu Deus, andes nos seus caminhos, e guardes os seus mandamentos, e os seus estatutos, e os seus juízos, então, viverás e te multiplicarás, e o Senhor, teu Deus, te abençoará.”
- A promessa de Deus para nós é de bênção quando nós o amamos e guardamos os seus mandamentos. Sabemos que Deus é bom! Seguir os seus ensinamentos nos trará bondade, alegria, esperança. Porém, o pecado e o mal ainda agem constantemente no mundo. Combater a maldade do coração humano da maneira como Jesus nos ensinou, através do amor, pode significar provação, dor, sofrimento... certamente teremos que carregar uma cruz na caminhada. Mesmo assim, temos que estar certos de que todo sacrifício vale a pena, pois fomos criados, todos, para a eternidade com Deus, onde o amor venceu o ódio e nós seremos acolhidos pelas mãos bondosas do nosso Pai Celeste.

Neste culto nós nos encontramos com o próprio Deus. Ele está aqui. Assim, todas as pessoas que nos visitam, sintam-se acolhidas também pelo Deus bondoso!

CANTO DE ENTRADA
Nº 15 - LCI – Em tuas mãos
Ou: Nº __07 – LCI – Bom é estarmos unidos_____

SAUDAÇÃO
Nós celebramos este culto em nome e na presença do Trino Deus, o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Amém.

CANTOS DE INVOCAÇÃO
Nº 01 - LCI – Saudação apostólica
Ou: Nº __03 – LCI – Trino Deus__

CONFISSÃO DE PECADOS
Bondoso Deus, temos recebido tantas bênçãos de tuas mãos: tu nos presenteias diariamente com a vida, tu estás conosco nas pequenas alegrias de cada dia, tu tens nos amparado nos momentos difíceis. Por tudo isso, brotam em nós gratidão e louvor. Queremos reconhecer que nem sempre temos respondido à tua fidelidade e ao teu amor por nós com a mesma intensidade. Nosso falar sobre ti tantas vezes tem sido tímido. Vamos deixando a nossa vida cair na rotina. Deixamos de cuidar das outras pessoas, assim como Jesus nos ensinou. Deixamos de buscar a unidade da Igreja. Deixamos de buscar com ousadia a tua justiça e tua paz em nossa realidade. Por nossa fraqueza, ó Deus, pedimos-te perdoa-nos e concede-nos a graça de podermos aperfeiçoar nossa vida a partir da tua vontade. Por Jesus Cristo, nosso Senhor. Amém.

ANÚNCIO DO PERDÃO
O nosso consolo e fortalecimento vêm da palavra de Deus que diz em Salmo 32.5: “Então eu te confessei o meu pecado e não escondi a minha maldade. Resolvi confessar tudo a ti, e tu perdoaste todos os meus pecados”
KYRIE
Nesse momento lembramos das situações de sofrimento que o mundo enfrenta. Ainda passamos por uma Pandemia devastadora e angustiante. Muitas famílias sofrendo com a dor do luto, muitas pessoas não estão conseguindo se manter financeiramente. Além disso, ainda acompanhamos notícias de refugiados, desesperados atrás de um lar, de dignidade, conflitos que ceifam vidas de crianças e tantas pessoas inocentes. Deus de amor, tem compaixão, apressa-te em socorrer-nos!
Cantemos, Nº 56 – LCI – Pelas dores deste mundo

GLÓRIA IN EXCELSIS
E porque o nosso Deus sempre tem demostrado seu amor por nós, apesar de tanto sofrimento! Ele é tão glorioso e majestoso que, vem ao nosso encontro e nos atende em nossos apelos, rendamos glórias a Deus nas alturas dos céus, cantando: Nº 171 – LCI – Ontem, hoje e sempre

ORAÇÃO DO DIA
Deus bondoso, tu cuidas de teu rebanho com a mesma dedicação e atenção hoje como fizeste outrora. Obrigado por te preocupares conosco. Tu nos reuniste aqui, em tua casa, e queres dar-nos o alimento que fortalece a vida através da tua Palavra. Que essa tua santa Palavra nos fortaleça na caminhada e nos desafios que o discipulado nos impõe. Em nome de Jesus, Senhor e Salvador, que vive e reina contigo e com o Espírito Santo sempre. Amém.

LITURGIA DA PALAVRA

LEITURAS BÍBLICAS
1ª Leitura Bíblica: Amós 7.7-15

2ª Leitura Bíblica: Efésios 1.3-14


CÂNTICO INTERMEDIÁRIO
Nº - Hinário – Título do Hino

Aclamação do Evangelho: ALELUIA

Leitura do Evangelho: Marcos 6.14-29

PREGAÇÃO: Que a graça e a paz do nosso Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus, o Pai, e a comunhão com o Espírito Santo esteja com cada um e cada uma de nós. Amém.
Quão longe somos capazes de ir para ocultar nosso pecado, nosso erro? Talvez você já tenha vivenciado algo assim na sua vida: - cometeu um erro grave, então foi tomando todas as providências para que a verdade não viesse à tona. Porém, nalgum momento a verdade aparece. Mesmo assim você nega, insiste em desacreditar seus acusadores. Por fim, com tudo isso, o ser humano chega tão longe que a única saída para “escapar da verdade” é eliminar e se vingar daqueles que o acusam.
- Parece até uma história de novela, ou um filme. Mas, é a vida real. Isso se aplica também às relações entre famílias e cúmplices que trabalham um para o outro incansavelmente para que a verdade não seja revelada. Todo tipo de maldade acontece. Mas, sem dúvida nenhuma, o que mais nos deixa atônicos e revoltados é quando uma pessoa inocente morre, e isso claramente contribui para a manutenção da mentira.
João Batista era essa pessoa inocente que precisou morrer pelo capricho e desejo de calar a verdade de uma família que havia cometido um grave erro. Herodes casou-se com a esposa do próprio irmão, Herodias. João Batista apenas disse a verdade: que pela lei de Deus ele não poderia se casar com a esposa do irmão. Bastou para que acendesse a chama do ódio em Herodias. Diante de uma mentira nós até nos revoltamos manifestando nossa indignação. Mas, quando se trata da verdade sobre nós, a revolta fica maior, já que se torna indefensável.
Herodes, porém, não queria fazer mal a João, pois já sabia de sua fama de homem de Deus. O texto diz que Herodes ficava sem ação diante da fala de João, mas, mesmo assim gostava de ouvi-lo falar. Herodias, a esposa, porém, não se conformou com a situação. Tratou de planejar a morte de João Batista. A verdade sobre ela precisava ser silenciada. E então, na festa de aniversário de Herodes, a tradição dizia que ele deveria atender a um pedido da dançarina. Esta era filha de Herodias, que apenas verbalizou o desejo da mãe: a crueldade de receber numa bandeja a cabeça de João Batista. Quão longe ela foi capaz de chegar para ocultar o seu pecado? E qual foi o preço pago por João por se manter firme na verdade, denunciando os erros de alguém poderoso?
Passa o tempo e continuamos nos deparando com essas “histórias de novela”. Naturalmente, nossa atitude é recuar, ficarmos acuados. Não confrontamos! Vemos a verdade, mas, sequer falamos sobre ela pois não queremos sofrer retaliações.
Assim vivem muitas pessoas nas favelas do nosso país, testemunhando crimes tanto das facções quanto das milícias, e silenciam para manter suas vidas. Assim vivem políticos, servidores públicos que se tornam cúmplices de corrupção, ingerência pública e falta de responsabilidade diante do cargo, que silenciam para não perder seus empregos, ou coisa pior. Assim vivem algumas famílias, quando percebem que um de seus membros está no caminho errado, mas, faz de tudo para esconder, ocultar e livrá-lo da condenação... com isso, acabam cometendo outros erros e ainda piores.
Quão longe vamos com isso?
- A justiça cobra um preço altíssimo. Sempre que, no passado, evoluímos como sociedade, como comunidade, como humanos, infelizmente uma ou muitas pessoas tiveram que pagar com sua liberdade, ou até com a própria vida. Não podemos nos esquecer dos mártires! A nossa fé está hoje conosco só porque teve quem resistiu até o fim. João Batista é um deles. Os apóstolos, praticamente todos, foram mortos por defenderem a mensagem de amor de Jesus Cristo, numa sociedade em que o ódio e a guerra era a resposta para tudo.
Por fim, o preço mais alto dos nossos erros foi pago definitivamente por Jesus Cristo, o Filho de Deus. Ele que é a verdade! Ele é tanto a verdade que aqueles que estavam sendo desmascarados por ele planejaram e executaram a sua crucificação. Quão longe foram com o seu ódio contra aquele que pregava a verdade e o amor, enquanto eles espalhavam a mentira e incitavam a violência?
Mas, contra Jesus eles falharam! Porque o último recurso da mentira: a morte, foi vencida por ele! Ele ressuscitou e, consigo ressuscita também a palavra da verdade. Os criminosos ficam perdidos, sem saber o que fazer para conter a revelação da sua verdadeira face. O amor de Cristo vence o ódio, vence a artimanha do mal de abafar a verdade. O amor segue seu curso, e a cada pessoa que morria por proclamar a verdade, outras tantas vozes brotavam, regadas pelo sague desses mártires.
O que causa a morte de João Batista e de tantos mártires não é a vontade de Deus, de forma alguma! A maldade e a mentira levam à morte! Nossa mensagem é de vida, de amor e de verdade! Quanto mais próximos estamos da vontade de Deus, mais possível será interrompermos este ciclo de obstrução que tentamos projetar sobre nossas mentiras e sobre o nosso pecado. O chamado de João Batista sempre foi para o arrependimento. Arrependam-se! A palavra de Deus nos diz claramente que, se confessarmos os nossos pecados, Deus é fiel e justo para nos perdoar e nos purificar de todo injustiça. Assim é que quebraremos o ciclo da mentira: pelo arrependimento! Todos nós temos algo para confessar. Então, antes que se torne grave demais para ocultar, abra-se com seu Deus e arrependa-se. Toda pessoa que se achegar diante de Deus com o coração aberto e sincero será acolhida.
- Que Deus nos acolha e nos permita interromper o ciclo da mentira, e que o amor e a verdade vençam sempre. Amém.

HINO
Nº 341 - LCI – Amanhecer


CONFISSÃO DE FÉ
Confessemos juntos a nossa fé no Trino Deus, através das palavras do Credo Apostólico.
Creio em Deus Pai, ...

CANTO PÓS CONFISSÃO (proceder motivação e o recolhimento das ofertas)
Nº 83 - LCI – Louvarei

ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
Motivos de Oração:
1. Aniversariantes
2._______________________________________________________
3._______________________________________________________
4._______________________________________________________
5._______________________________________________________
6._______________________________________________________
Senhor, obrigado por mais um encontro contigo. Obrigado pelos irmãos e pelas irmãs que aqui estiveram para compartilhar da tua palavra. Hoje tu nos mostrastes como é importante nos mantermos firmes na tua verdade e nos arrependermos de nossos erros, para sermos capazes de interromper o ciclo da mentira e do ódio. Como teus discípulos queremos testemunhar o que tu fizeste, o que tu fazes e ainda o que farás por nós. Por isso, queremos te pedir e agradecer por motivos bem concretos.....
Agradecer-te por: ______________
E também te pedir:______________
Senhor envia-nos fortalecidos, para assim sermos instrumentos de bênção e te glorificarmos. Tudo o que temos em nossos corações e mentes queremos juntar à oração que Jesus ensinou:
PAI NOSSO
Pai nosso ...

LITURGIA DE DESPEDIDA

AVISOS
Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.
Oferta último Culto: R$ _________ - destinada para ...
______________ _________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________

BÊNÇÃO
Que Deus te abençoe e te guarde. Que Ele faça resplandecer o seu rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti. Que Deus, sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

ENVIO
Vão em paz e sirvam ao Senhor com alegria!
Demos graças a Deus!

CANTO FINAL
Nº 300 - LCI – Deus vos guarde
 


Autor(a): Pastor Adriel Raach
Âmbito: IECLB / Sinodo: Mato Grosso
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo do Tempo Comum
Natureza do Domingo: Pentecostes
Perfil do Domingo: 7º Domingo após Pentecostes
Testamento: Novo / Livro: Marcos / Capitulo: 6 / Versículo Inicial: 14 / Versículo Final: 29
Título da publicação: Caderno de Cultos - Sínodo Mato Grosso / Ano: 2021
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 63466

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Deus, ao atender uma oração, atende-a de modo maravilhoso e rico, assim que o coração humano é por demais apertado para poder compreendê-lo.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Em tudo, dai graças, porque está é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.
1Tessalonicenses 5.18
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br