Sínodo Mato Grosso



Rua Aristides Félix de Andrade , 840 - Araés
CEP 78005-605 - Cuiabá /MT - Brasil
Telefone(s): (65) 2129-6592
sinodomt@luteranos.com.br
ID: 10

Mateus 13.1-9,18-23 - 5º Domingo após Pentecostes - 13.07.2014

Caderno de Cultos 2014

13/07/2014

5º Domingo após Pentecostes: 13/07/14
Is 55.10-13; Rm 8.1-11; Pregação: Mt 13.1-9,18-23
Valdir Hobus – Claudia – MT (Paróquia de Sinop)

ACOLHIDA
Bom dia/noite, sejam bem-vindos. Estamos aqui buscando uma Palavra de Deus que nos alimente e fortaleça na fé. Esta Palavra vem a nós como semente que germina e produz muitos frutos. Rogamos a Deus que nos de sabedoria e alegria para juntos crescemos como família cristã.

Acolher os/as visitantes

CANTO DE ENTRADA
325 HPD – Aqui você tem lugar.

LITURGIA DE ABERTURA
SAUDAÇÃO
Não nos reunimos aqui por mérito ou força nossa. Estamos aqui porque fomos criados, chamados e amados por Deus. Por isso, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo é que nos reunimos aqui. Amém.

CANTOS DE INVOCAÇÃO
Nº 332- HPD II – Deus está aqui

CONFISSÃO DE PECADOS
Deixar um momento de silêncio e motivar a confissão pessoal
Bondoso Deus, por teu amor estamos aqui. Tu nos chamaste e nos reuniste para mais uma vez nos servir com tua Palavra. Agradecemos-te por podermos nos achegar a ti como nós somos, pecadores carentes da tua graça. Confessamos nossos pecados, e reconhecemos nossa fraqueza. Diariamente nos desviamos dos teus caminhos, procurando sempre fazer a nossa vontade, e não a tua. Quantas vezes ofendemos a ti e aos nossos irmãos com isso. Pai, sabemos que não podemos viver dessa maneira, por isso te clamamos: tem compaixão de nós e nos perdoa. Que o sangue de Cristo nos lave de toda a injustiça e nos renove para uma vida de paz e alegria com teus filhos amados. Concede-nos a tua paz, é o que pedimos em nome de Cristo, amém.

ANÚNCIO DO PERDÃO
Anunciamos o perdão de Deus a todos os que confessaram seus pecados arrependidos e dispostos a uma nova vida. Assim diz a Palavra de Deus: “Sabeis que não foi mediante coisas corruptíveis, como prata e ouro, que fostes resgatados do vosso fútil procedimento que vossos pais vos legaram.” (1Pe 1.18). Que Deus te faça conforme a tua fé, amém.


KYRIE
Cantemos implorando pela piedade de Deus por todos aqueles que sofrem nesse mundo de injustiças e dor. Que possamos olhar para nosso próximo com compaixão e amor, sendo instrumentos de Deus para promover a paz.
Cantemos:
Pelas dores deste mundo, ó Senhor, imploramos
piedade. A um só tempo geme a criação.
Teus ouvidos se inclinem ao clamor desta gente oprimida. Apressa-te com tua salvação.
A tua paz, bendita e irmanada co’a justiça, abrace o mundo inteiro. Tem compaixão!
O teu poder sustente o testemunho do teu povo. Teu Reino venha a nós! Kyrie eleison!


GLÓRIA IN EXCELSIS
A Deus glorificamos cantando:
Glória, Glória, Glória a Deus nas alturas.
Glória, Glória, paz entre nós, paz entre nós.

ORAÇÃO DO DIA
Querido Deus, reconhecemos a tua glória. Somos gratos por teu amor que nos reúne como comunidade, dando-nos a tua Graça. Pedimos-te nesse momento que nos dês entendimento para aprendermos com tua Palavra. Abre nossos ouvidos e mentes, dá-nos um coração receptivo e sincero. Faz com que a semente da Tua Palavra encontre bom terreno para crescer e dar muitos frutos. Concede-nos alegria na caminhada de fé para seguirmos a Cristo como nosso Senhor e Salvador. Pedimos-te, esteja conosco e nos abençoe. Amém.

LITURGIA DA PALAVRA
LEITURAS BÍBLICAS
1ª Leitura Bíblica: : Is 55.10-13

2ª Leitura Bíblica Rm 8.1-11

CÂNTICO INTERMEDIÁRIO
380 – HPD II – A tua Palavra é semente

3ª Leitura Bíblica Mt 13.1-9,18-23
Louvemos a Deus cantanto:
Aleluia


PREGAÇÃO

Introdução:
Que a Graça do Senhor Jesus, o amor de Deus o Pai e comunhão do Espirito Santo estejam sobre nós.
Querida comunidade, vivemos num tempo onde semear é algo totalmente diferente do que era no tempo de Jesus. Hoje se preparam os campos, usa-se alta tecnologia para ter o maior aproveitamento possível das sementes lançadas ao solo. Terrenos pedregosos não são usados; terrenos com espinhos são limpos; terrenos ruins são alterados e adubados.
No tempo de Jesus, as sementes eram lançadas manualmente pelo agricultor, sem escolher terrenos. Isso porque os terrenos eram muito pedregosos e não havia como escolher muito. Algumas sementes caiam em terrenos ruins, pedregosos, cheios de espinhos; outras caiam a beira do cainho, fáceis de serem comidas pelos pássaros. Algumas sementes caiam em terra boa, onde produziam muito.
Jesus compara nossos corações com esses terrenos. A Palavra de Deus é semeada para todo tipo de terreno, não fazendo distinção. Jesus não escolhe para quem ele vai falar. Não existe a pergunta: “será que vale a pena?” ou ainda: “esse terreno não serve, vamos deixar de lado”.
Porém, mesmo que a semente seja lançada em todos os terrenos, o resultado será diferente em cada um deles:
O que os passarinhos comem....
Muitas sementes caem do lado do caminho. Fácil de ser encontrado e comido pelos pássaros. Assim acontece com muitos que ouvem a Palavra de Deus. Logo as demais ocupações do dia-a-dia consomem esta semente, não permitindo que ela chegue a germinar.
Logo que saímos do culto, ainda na porte da Igreja, já estamos pensando no churrasco do domingo, no nosso time de futebol que vai jogar, na novela que está chegando ao fim, e por aí vai. A semente não tem tempo de germinar. É logo comida pelos “passarinhos” .
O que o calor seca...
Muitas sementes caem em terrenos com pouca profundidade, e ainda que germinem, não tem condições de crescer. Assim é quando nos tornamos duros de coração. Até ouvimos a Palavra de Deus, e nela refletimos por um tempo. Mas no decorrer do dia ou da semana, vamos deixando de lado. O corre-corre nos tira o tempo de continuarmos regando e alimentando essa semente. Quantas vezes ouvimos a Palavra de Deus, nos alimentamos dela, mas depois vamos esmorecendo com o tempo?
Isso se intensifica ainda mais quando participamos pouco da vida comunitária, os períodos de “estiagem” são muito longos, e com isso a semente seca.
O que os espinhos sufocam...
Jesus fala ainda daquelas sementes que caem em terreno espinhoso, e que são sufocadas. Assim é quando ouvimos a Palavra de Deus, mas nosso coração está cheio de mágoas, ressentimentos, ódio, falta de amor. Esses espinhos não permitem que esta semente chegue a frutificar.
Ouvimos, entendemos, e até concordamos, mas logo nos deixamos levar pelos pensamentos ruins, e esta semente é sufocada até a morte.
O que dá muitos frutos...
Porém, Jesus nos fala também que muitas dessas sementes caem em terreno fértil, onde pode germinar, crescer e dar muitos frutos. É assim com aqueles que ao ouvirem a Palavra de Deus tem tempo para nela meditar, se aprofundam nesta palavra, participam da vida comunitária para regar essa semente, e não dão lugar para os espinhos crescerem.
Quando isso acontece, essa semente se transforma, crescendo e se multiplicando. Daí novas sementes surgem, e a Palavra de Deus vai sendo espalhada pelos campos afora.
Conclusão:
Nossa tarefa não é escolher o terreno, e sim semear. Independente do resultado, apenas semear. Cabe a nós também olharmos para nosso próprio coração e ver se não há ali passarinhos que comem a semente, ou se o terreno não está seco e árido demais, ou ainda, se não existem espinhos que devem ser cortados. Dessa forma, podemos ter um coração pronto para receber esta semente e permitir que ela cresça e dê muitos frutos.
Amém.


HINO
161 – HPD I – Em nada ponho a minha fé.


CONFISSÃO DE FÉ
Motivados pela Palavra de Deus vamos juntos confessar nossa fé com as palavras do Credo Apostólico:

Creio em Deus Pai, ...

CANTO PÓS CONFISSÃO
286 – HPD – Obrigado Pai Celeste

AVISOS
Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.
Destino da oferta: __________________________________
Oferta último Culto: R$ _________ - destinada
para ______________ ______________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________

ANIVERSARIANTES
________________________________________________________
________________________________________________________

ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
Motivos de Oração
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
Oração de Intercessão
Senhor, agradecemos-te por tua Palavra, que nos chama, motiva e fortalece. Agradecemos também pelas ofertas levantadas. Que elas sirvam para edificação do teu Reino e propagação do teu amor. Queremos assumir o compromisso sincero contigo. Ensina-nos a vivermos uma fé autêntica, motivados pelo que Cristo fez na Cruz por nós. Assim, faze-nos olhar também para o nosso semelhante com amor e compaixão. Colocamos em tuas mãos todas as pessoas que passam por dificuldades, em especial as que foram lembradas aqui (nomes). Assim também colocamos em tuas mãos nossa vida, nossa semana e tudo o que vamos fazer, para que tu nos guies com tua poderosa mão. Assim oramos juntos a oração que Cristo nos ensinou:

PAI NOSSO
Pai nosso ...

LITURGIA DE DESPEDIDA
BÊNÇÃO
Querida comunidade, amigos e visitantes: Que o Senhor te abençoe e te guarde, que o Senhor faça resplandecer seu rosto sobre ti. Que o Senhor tenha misericórdia de ti e te de a paz. Amém.

ENVIO
Ide na Paz de Cristo, servindo a Ele com amor, fidelidade e alegria. Amém.

CANTO FINAL
174 – HPD I – Por tua mão me guia


Autor(a): Valdir Hobus
Âmbito: IECLB / Sinodo: Mato Grosso
Natureza do Domingo: Pentecostes
Perfil do Domingo: 5º Domingo após Pentecostes
Testamento: Novo / Livro: Mateus / Capitulo: 13 / Versículo Inicial: 1 / Versículo Final: 9
Título da publicação: Caderno de Cultos - Sínodo Mato Grosso / Ano: 2014
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 28590

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Quando Deus parece estar mais distante, mais perto de nós Ele se encontra.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
O Deus da paz opere em vós o que é agradável diante dele, por Jesus Cristo, a quem seja a glória para todo o sempre.
Hebreus 13.20-21
© Copyright 2019 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br