Sínodo Mato Grosso



Rua Aristides Félix de Andrade , 840 - Araés
CEP 78005-605 - Cuiabá /MT - Brasil
Telefone(s): (65) 2129-6592
sinodomt@luteranos.com.br
ID: 10

Mateus 20.1-16 - 15º Domingo após Pentecostes - 21.09.2014

Caderno de Cultos 2014

21/09/2014

21/09/2014 - 15º DOMINGO APÓS PENTECOSTES
Jn 3.10-4.11; Fp 1.21-30 Pregação: Mt 20.1-16
Érica Mendes – Lucas do Rio Verde - MT

ACOLHIDA

Com grande alegria que nos encontramos mais uma vez para a celebração de nosso culto ao Senhor e por isso queremos agradecer a Deus por tudo que temos e recebemos dEle.
Saúdo a todos com a palavra bíblica que se encontra no Antigo Testamento do livro de Provérbios 16. 1 que diz: “O coração do homem pode fazer planos, mas a resposta certa dos lábios vem do SENHOR.”

Acolher os/as visitantes

CANTO DE ENTRADA
Nº 473 - HPD II – Jesus em tua presença
Ou: Nº ____________________________________________________

LITURGIA DE ABERTURA
SAUDAÇÃO
Nos reunimos aqui em nome do Trino Deus que é Pai, Filho e Espírito Santo. Fazemos isso na convicção de que não é Ele quem precisa disso, mas nós é que necessitamos da sua orientação, do seu cuidado e do seu agir em nossas vidas. Amém.


CANTOS DE INVOCAÇÃO
Nº 321 – HPDII – Vento que anima
Ou: Nº ____________________________________________________

CONFISSÃO DE PECADOS
Convido a todos para aqueles que podem para nos colocarmos de pé diante de nosso Deus. Se dissermos que não temos pecado nenhum, a nós mesmos nos enganamos, e a verdade não está em nós; se, porém, confessarmos os nossos pecados, Deus, que é fiel e justo, nos perdoará os pecados e nos purificará de toda a injustiça (1Jo 1.8). Por isso, em silêncio confessemos os nossos pecados levando todas as nossas falhas e aquilo que tem nos distanciado da presença de Deus, pedindo o seu perdão em oração.

Oração
[...] Querido Deus e Pai, oramos em nome do teu amado Filho, Senhor Jesus Cristo, que morreu por nós na cruz, e ressuscitou, resgatando-nos da maldição do pecado. Amém!

ANÚNCIO DO PERDÃO
Mediante a confissão feita e por causa de Jesus, sabemos que o nosso Deus não é um ser irado e rancoroso. Ele deseja nos perdoar e tem prazer em nos estender a mão. Contudo, lembremo-nos de algo importante: o perdão de Deus não é um direito nosso. O perdão é graça, é favor imerecido, é dádiva caríssima da riqueza das misericórdias de Deus. Nunca foi e jamais será uma pérola a ser jogada aos porcos. Aos que discernem isso na vida, anuncio o perdão do Senhor, em nome de Jesus. Amém.

KYRIE
Como comunidade cristã que ora uns pelos outros, nos coloquemos agora ao lado daqueles(as) que sofrem dores e injustiças neste mundo de tantos atritos, desilusões e sofrimentos. Clamemos ao Senhor cantando. Nº 341 – HPD II – Tem piedade

GLÓRIA IN EXCELSIS
Deus é o Caminho a Verdade e a Vida. Nele encontramos refúgio e morada, ânimo, esperança e orientação. Por isso glorificamos o seu nome cantando

Nº 346 – HPD II – Glória, glória, glória a Deus nas alturas

ORAÇÃO DO DIA

Deus amado, através de teu Filho Jesus Cristo tu nos concede a vida Eterna. Queremos caminhar e experimentar uma vida de intimidade contigo e em comunhão com nossos irmãos(ãs). Agradecemos-te por que tu és fiel mesmo quando nós não conseguimos permanecer fiéis a ti.  Pedimos-te, ilumina-nos com a luz de tua palavra e orienta o nosso coração dando-nos um coração aberto para receber a Tua Palavra e disposição para te servir. É o que te pedimos por Jesus Cristo ressurreto, nosso Salvador e Senhor. Amém

LITURGIA DA PALAVRA
LEITURAS BÍBLICAS

1ª Leitura Bíblica:  Jn 3.10-4.11
2ª Leitura Bíblica: Fp 1.21-30
3ª Leitura Bíblica: Mt 20.1-16

CÂNTICO INTERMEDIÁRIO
Nº 381 – HPD II – Pela palavra de Deus

PREGAÇÃO
Já reparou que nosso texto fala de esperança cristã, um assunto espiritual, em termos bem concretos, materiais? Deus nos revela aspectos da esperança do cristão falando de novos céus nova terra e uma nova cidade. Elementos comuns e conhecidos nossos, serão novos e criados por Deus.
Caros irmãos e irmãs em Cristo! Graça e a paz de nosso Senhor Jesus Cristo esteja com todos(as) vocês. Amém
O texto da pregação relata a parábola dos trabalhadores da Vinha. O contexto em que essa passagem bíblica foi escrito relata um dos mais importantes exemplos do ministério de Jesus. A maior parte do seu mistério não foi entre autoridades ou líderes religiosos mas sim, entre aqueles(as) que mais necessitavam e queriam ouvi-lo. A parábola dos trabalhadores na vinha nos traz a imagem de Deus como o dono da casa (v.1), Jesus como o administrador (v.8), a vinha que é o Reino do céu e as diferentes horas do tempo relatadas parecem ser relacionadas a um elemento espiritual. Muitos sabem de como é em tempos de colheitas: a grande procura de pessoas que se disponibilizam a colher o soja, o trigo, o algodão a manusear a colheitadeira... assim também nos é relatado nesta parábola: a falta de trabalhadores (obreiros) na colheita do evangelho.
Normalmente nós também esperaríamos receber primeiro, já que estávamos trabalhando antes. Os últimos que começaram a trabalhar certamente não estariam tão exaustos quanto os primeiros. Mas eis que o dono exerce os seus direitos e prefere pagar os recém chegados trabalhadores em primeiro lugar. Deus é soberano mas também benévolo, porquanto estava propiciando um privilégio todo especial àqueles que não mereciam tal privilégio. Quem pode ser considerado privilegiado ou escolhido? Deus chama a todos àqueles que estão dispostos a permanecer fiéis no seu chamado. É Deus que nos chama, nos capacita. E Ele não seleciona os chamados, ele chama a todos para servi-lo. Nossos dons são ofertados a Deus como gratidão por seu amor e misericórdia. Da mesma forma, nada podemos fazer, como obras meritórias para receber a graça de Deus.
Deus é soberano para nos dar infinitamente mais daquilo que esperamos mesmo quando não conseguimos reconhecer isso. (20.9) Deus estava pensando mais na necessidade dos trabalhadores e não na realização dos serviços. Isso é graça de Deus que se adapta à necessidade, juntamente com o seu desígnio de transformar o trabalhador mas não por seus méritos. Assim como a parábola do filho pródigo, o filho mais velho, talvez, aos nossos olhos teria mais qualidades morais do que o mais novo. Mas, ele deixou transparecer suas queixas e seu ódio. Esse é o indivíduo que apesar de “pertencer” a categoria dos primeiros, certamente acabará entre os últimos não por merecimento da parte de Deus mas por suas próprias atitudes e pensamentos.
As ações de Deus devem estar sendo escutadas por nós no motivo do amor, não devendo ser realizada por mero sentimento de dever. Jesus ensina que nenhum de nós está isento da obrigação moral e que a simples obediência não dá direitos e privilégios especiais a quem quer que seja. Ser cristão não é um status. Ser cristão é vida de esperança na eternidade com Deus. Podemos ter certeza de que Deus é justo e fará o que é direito e o que o agir corretamente na sua presença será a maior recompensa que um servo merece.
Da mesma forma como a parábola dos trabalhadores na vinha, em Lucas 23.43 qual nosso sentimento ao vermos o ladrão na cruz, ao lado de Jesus, que em seus últimos instantes se arrependeu e buscou seu descanso celestial porquanto tivera vivido uma vida indiferente ao reino de Deus? Isso é manifestação da pura graça de Deus, ainda que ele mesmo não tivesse recebido diretamente essa graça. Deus não está sujeito à ideias e leis humanas. Que Deus nos abençoe e nos guarde para que possamos agir com amor e gratidão à tudo aquilo que Ele tem feito por nós. 

Amém.

HINO
Nº 451 – HPD II – Meu coração transborda

CONFISSÃO DE FÉ
Em resposta à Palavra de Deus e como nos ensina, nos adverte, nos orienta e fortalece, convido a comunidade para que confessemos a nossa fé com as palavras do credo apostólico.
Creio em Deus Pai, ...

CANTO PÓS CONFISSÃO
Nº 359 – HPD II – Te ofertamos nossos dons

AVISOS
Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.
Destino da oferta: _________________________________________
Oferta último culto _______________________________________.
________________________________________________________
________________________________________________________
_______________________________________________________¬¬¬¬_

ANIVERSARIANTES
________________________________________________________
________________________________________________________

ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
Motivos de Oração
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________

Somos-te gratos Senhor pela tua fidelidade e o cuidado que tens para com cada um de nós. Pedimos-te orientação na Tua Palavra e descanso nos teus cuidados eternos. Oramos agradecendo por cada dádiva que Tu nos tens concedido. Entregamos a vida de cada pessoa que está passando por dúvidas e sofrimentos. Esclarece, Senhor o caminho e concede-as amor eterno, cuidado e segurança que vem de Ti. Sabemos Senhor que tu és Deus que pode infinitamente mais daquilo que imaginamos e pedimos. Oramos e lembramos de nossa Igreja e também das autoridades de nosso país. Orienta-os em cada decisão que tenham que tomar. Abençoa-nos através de seu Espírito Santo, para que fortalecidos possamos testemunhar diariamente do Teu amor. Em uma só voz queremos orar a oração que Tu nos ensinastes...

PAI NOSSO
Pai nosso ...

LITURGIA DE DESPEDIDA
BÊNÇÃO
Que o Senhor te abençoe e te guarde; Que o Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti; Que o Senhor sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz.

ENVIO
A todos uma boa e abençoada semana. Vão em paz e sirvam ao Senhor com alegria
CANTO FINAL
Nº 413 – HPD II – Senhor se tu me chamas
 


Autor(a): Érica Mendes
Âmbito: IECLB / Sinodo: Mato Grosso
Natureza do Domingo: Pentecostes
Perfil do Domingo: 15º Domingo após Pentecostes
Testamento: Novo / Livro: Mateus / Capitulo: 20 / Versículo Inicial: 1 / Versículo Final: 16
Título da publicação: Caderno de Cultos - Sínodo Mato Grosso / Ano: 2014
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 29335

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Bom é o Senhor para os que esperam por ele, para a alma que o busca.
Lamentações 3.25
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
É por meio de Cristo que somos aceitos por Deus, nos tornamos o povo de Deus e somos salvos.
1Coríntios 1.30b
© Copyright 2019 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br