Sínodo Mato Grosso



Rua Alberto Velho Moreira , 48 - Bandeirantes
CEP 78010-180 - Cuiabá /MT - Brasil
Telefone(s): (65) 9846-83271 | (65) 9840-66020 | (65) 9846-83271
sinodomt@outlook.com
ID: 10

Mateus 27.33-50 - Sexta-Feira da Paixão - 18.04.2014

Caderno de Cultos 2014

18/04/2014

18/04/2014- Sexta-feira da Paixão
Pregação: Mt 27.33-50; Leituras: Is 50.4-7; 2 Co 5.19-21
Cand. ao Min. Past. Adriel Raach – Vera - MT

LITURGIA DE ABERTURA

ACOLHIDA
Saudamos a comunidade aqui presente, desejando que todos e todas se sintam bem em nosso meio.

Sejam todos bem-vindos para este culto de Sexta-feira da Paixão. Saúdo a cada um e a cada uma com as palavras bíblicas de Jo 3.16, que dizem: “Porque Deus amou o mundo tanto, que deu o seu único Filho, para que todo aquele que nele crer não morra, mas tenha a vida eterna”.

Neste culto queremos relembrar o sofrimento, a humilhação e a morte de Jesus Cristo por cada um de nós. Somos confrontados com a dor da ausência de Deus e o desespero que enfrentamos diante da morte. Porém, queremos louvar a Deus também porque Ele, Jesus Cristo, não hesitou, chegando a morrer por cada um e cada uma de nós.

(...) Se há visitantes entre nós, podem se identificar? (...) Sejam bem-vindos, sejam bem-vindas! Desejamos que se sintam bem aqui conosco.

CANTO DE ENTRADA
Nº 50 – HPD 1 – Nossos corações pertencem

Ou: Nº 332 – HPD 2 – Deus está aqui

SAUDAÇÃO
Nós nos reunimos aqui em nome do trino Deus que é Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

CANTOS DE INVOCAÇÃO
Nº 350 – HPD 2 – Que a graça do Senhor Jesus

Ou: Nº 321 – HPD 2 – Vento que anima

CONFISSÃO DE PECADOS
Senhor, nosso Deus e Pai, diante de ti, colocamo-nos para pedir perdão pelos nossos pecados. Sabemos que o sofrimento que o teu Filho, Jesus Cristo, enfrentou até ser crucificado e morrer, foi causado por nossa culpa. Ele assumiu sobre si o que nós deveríamos pagar. Por isso, ó Pai, tem misericórdia de nós e perdoa-nos quando, ainda assim, duvidamos do teu amor por nós. Perdoa-nos quando, ainda assim, não queremos crer na morte e ressurreição de teu Filho. E perdoa-nos, pois, mesmo perdoados, ainda não aprendemos a viver de acordo com a tua vontade. Sê compassivo e misericordioso para conosco, seus filhos e suas filhas. Em nome de Jesus, que morreu por nós. Amém.

ANÚNCIO DO PERDÃO
Jesus Cristo disse: “vinde a mim todos os que estiverem cansados e sobrecarregados, que eu vos aliviarei.” Assim, podemos ter a certeza de que, ao nos achegarmos diante de Deus com nossas cargas, desde que Jesus se entregou por nós na cruz e fez nos crer em sua ressurreição, nós fomos perdoados e perdoadas, e podemos sempre de novo, renovar nosso perdão em Cristo Jesus. Em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Amém.

KYRIE
Por ainda haver tanta injustiça neste mundo, por ainda haver pessoas que se afastam da presença de Deus é que vemos tanta violância, guerras, discriminação, tanta pobreza e miséria. Jesus disse que veio ao mundo para que nós tenhamos vida, e a tenhamos em abundância. Por isso, queremos pedir a Deus tenha pressa em enviar o Reino que será justo a todos. Fazemos isso cantando:

“♫ Pelas dores deste mundo, ó Senhor, imploramos piedade.
A um só tempo geme a criação. Teus ouvidos se inclinam ao clamor,
desta gente oprimida. Apressa-te com tua salvação.
A tua paz, bendita e irmanada com a justiça.
Abrace o mundo inteiro, tem compaixão.
O teu poder sustente o testemunho do teu povo.
Teu reino venha a nós. Kyrie Eleison. ♫”

ORAÇÃO DO DIA
Oremos: Senhor nosso Deus e Pai, tu que enviaste Jesus Cristo a este mundo com o propósito de nos redimir de toda culpa e de nos lavar de todo o pecado. Ele, Jesus Cristo, antes de se entregar à morte de cruz, pregou a muitas pessoas, ensinou com exemplos como nós deveríamos viver neste mundo a fim de já podermos sentir sinais do teu reino entre nós. Neste momento de culto, fala ao nosso coração, usa-nos como instrumentos para propagar o teu Evangelho e para anunciar que o teu Filho Jesus Cristo morreu, mas ressuscitou, e vive contigo, de eternidade a eternidade. Amém.

LITURGIA DA PALAVRA

LEITURAS BÍBLICAS
1ª Leitura Bíblica: Is 50.4-7

2ª Leitura Bíblica: 2 Co 5.19-21

Aclamação do Evangelho:
Convido à comunidade a se colocar de pé, em respeito à leitura do Evangelho.

3ª Leitura Bíblica: Mt 27.33-50

CÂNTICO INTERMEDIÁRIO
Nº 379 – HPD 2 – Estou pronto, Senhor

PREGAÇÃO

Hoje é sexta-feira santa! O dia da morte do nosso Senhor Jesus Cristo.

Nós confessamos que cremos no trino Deus, que é Deus no Pai, Criador; no Espírito Santo, o Deus presente, dinâmico e consolador; e no Filho, Jesus Cristo, que era homem e Deus.

O nosso Deus se fez ser humano, viveu neste mundo, ensinou, curou, deu o exemplo que está registrado nos evangelhos. Mas, ele fez algo que dificilmente conseguimos compreender na nossa limitação de seres humanos: ele entregou sua própria vida!
Vocês já pararam pra se imaginar lá, naquela ocasião, sendo um seguidor, uma seguidora de Jesus?

Do nada, ver aquele homem que se mostrava poderoso em suas curas e sábio em seus ensinamentos, se submeter à morte daquela forma, sem lutar contra os poderes que o oprimiam.

Por quê? Por quê? Deveriam se perguntar as pessoas que o queriam bem. Ninguém entendeu. Ninguém desejou que isso fosse assim. Ele era o mocinho!

Vocês assistem novelas e filmes. Certamente, estão acostumados a ver como os maus se dão mal no final. E os mocinhos sempre vencem. Nesse caso, o mocinho morre! Como a história continua nós sabemos bem. Ele ressuscita no terceiro dia. Mas eu quero pedir que vocês façam esse exercício hoje, de se imaginar naquele tempo, vivendo a história. E hoje, a história termina aqui: na morte!

Vocês certamente iriam também se perguntar: por quê? Por quê? Ele é um homem tão bom! Não precisaria morrer! É, mas ele morreu! Mas, é bom nos perguntarmos: por quê? Por quê? Alguma razão deve existir pra ele fazer isso. Ou será que não? O que vocês acham?

E não é uma simples razão. É a maior das razões, a maior das causas da humanidade! Foi por nós que ele fez isso. Ele sofreu tudo o que um ser humano pode sofrer na vida. Passou pelas mais difíceis situações que alguém pode enfrentar. Foi açoitado! Humilhado, cuspiram nele, o insultavam, debochavam da cara dele, o fizeramele carregar a cruz na qual depois ele foi pregado. Desceram a marreta em pregos que perfuram seus pulsos e seus pés. Ele ficou lá, pendurado, agonizando, até morrer.

Por quê? Por quê? Por nada. Talvez porque era divertido pra alguns mostrar que tinham poder. Talvez porque algumas pessoas se decepcionaram com o mocinho dessa história. Era pra ele ser o forte, o rei poderoso, que iria salvar todo mundo, acabar com os poderosos. E se colocar no poder no lugar deles.

É, mas ele não fez isso. Fez bem o contrário! Ele se rendeu, se entregou. Vocês se imaginam? É Deus se entregando nas mãos da humanidade. A mesma humanidade que clama por vida, mas que matou Jesus, a mesma humanidade que clama por dignidade, mas cuspiu em Jesus, humilhou Jesus, a mesma humanidade que torce pelos mocinhos nos filmes e novelas, mas não consegue se enxergar no lugar do vilão, porque é onde estamos! Somos os vilões desta história.

Mas essa história não tem nada a ver com qualquer novela, ou filme que tenhamos visto, ou que ainda venhamos a ver. Porque as novelas e filmes são criações humanas, feitas para que as pessoas entendam e fiquem satisfeitas com o final, que normalmente é um final feliz.

O protagonista desta história é o próprio autor, regente e diretor! É Deus! E, o mais interessante, é que ele se entrega aos seus inimigos para salvá-los. Quem está aprisionado nesse caso não é quem tem correntes nas mãos, não é quem está sendo açoitado. É justamente quem acorrenta, quem açoita, quem oprime. Aprisionados pelo pecado! Pela cegueira da limitação de serem pessoas pecadoras, que só pensam em si mesmas, no poder, em ser mais, e mais, e passar por cima dos outros.

Jesus mostrou exatamente o contrário. O reino de Deus é o inverso do que pensamos, ou do que queremos que seja.

Cara comunidade, Jesus deixou bem claro: “se quer ser o primeiro no reino de Deus, então que sirva!” Amem uns aos outros, é o maior dos mandamentos, que resume todos em um! Mais que isso: amar os inimigos!

Jesus é o exemplo de tudo o que ele ensinou. Ele não apenas nos deixou palavras, ele nos deixou o exemplo. E o maior de todos os exemplos nós lembramos hoje: ele deu sua vida por nós, seus inimigos, os vilões da história. Sua fala na cruz: “perdoa-os meu Pai, porque eles não sabem o que fazem”. Quem de nós aqui diria isso diante de uma situação como aquela? De humilhação total, de sofrimento, dor?

Ele morreu pra que nós pudéssemos viver. Ele quis mostrar a toda humanidade o jeito certo de viver neste mundo, no amor, respeito, e quando ele dá sua vida na cruz nos mostra claramente que não sabemos amar as pessoas.

Mas, ele sabe que nós somos assim, foi ele que nos fez, então, ele conhece bem sua criação. Mas, ele é um Deus de bondade, um Criador que dá autonomia à sua criação. Ele deixa que façamos o que queremos com a nossa vida. Mas, em ações como as de Jesus, Ele dá o exemplo de como devemos viver. Por isso é importante que nos voltemos pros ensinamentos da Bíblia, da Igreja e da vida em comunidade.

Hoje é sexta-feira santa, dia de morte. Mas é dia de vida, porque, como ouvimos antes, Jesus morreu para que todos e todas nós pudéssemos viver.

Que o Deus, Pai de Jesus Cristo, conforte os nossos corações nesse dia de trevas. Que ele guarde nossas mentes pra que possamos seguir seu exemplo sabiamente nesta vida. Amém.

HINO
Nº 46 – HPD 1 – Agradecemos-te, Jesus

CONFISSÃO DE FÉ
Movidos pelo amor de Deus por nós, e pela fé que Ele mesmo nos concede, confessemos juntos a nossa fé através das palavras do credo apostólico.

Creio em Deus Pai, ...

CANTO PÓS CONFISSÃO (proceder motivação e o recolhimento das ofertas)
Nº 45 – HPD 1 – Um desejo ardente em mim existe


ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
Motivos de Oração:
1. Aniversariantes
2._______________________________________________________
3._______________________________________________________
4._______________________________________________________

Senhor nosso Deus e Pai, achegamo-nos diante de ti para agradecer. Tantos são os motivos de agradecimento que temos, e queremos colocá-los diante de ti neste momento: Aniversariantes... pela vida, pela saúde, pela oportunidade do reencontro e, especialmente, por que hoje podemos relembrar a morte de Jesus Cristo por nós, e podemos também crer que ele morreu sim, mas não permaneceu morto. Ele ressuscitou e está com o Pai agora, governando nossas vidas com misericórdia e compaixão.

Também temos motivos para interceder, ó Pai. Tu sabes das pessoas que sofrem nesta comunidade, na nossa cidade, no nosso estado e no nosso país. Esteja com todas elas. (Em especial, queremos colocar em oração ... )

Olha pelas autoridades civis, para que elas governem o país e sejam responsáveis naquilo que a elas foi designado.
Olha também pela tua Igreja, Una, Santa e Universal, para que continue firme no anúncio do Evangelho, podendo sempre seguir pelo Exemplo de Cristo, mas, principalmente, podendo sempre crer que Jesus Cristo, teu Filho amado, verdadeiro Deus, e verdadeiro ser humano, morreu por nós, ressuscitou e vive contigo. E este mesmo Jesus vive em nós, através do Espírito Santo. Nós te pedimos isso, em nome do teu Filho amado, que nos ensinou a orar...

PAI NOSSO
Pai nosso ...

LITURGIA DE DESPEDIDA

AVISOS
Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.
Oferta último Culto: R$ _________ - destinada para ...
______________ _________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________

BÊNÇÃO
O Senhor te abençoe e te guarde. O Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti. O Senhor, sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz.
Assim, abençoe-te o Deus Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

ENVIO
Vão em paz e Sirvam ao Senhor com alegria, podendo sempre dar graças a Deus!

CANTO FINAL
Nº 206 - HPD – Quão bondoso amigo é Cristo


Autor(a): Adriel Raach
Âmbito: IECLB / Sinodo: Mato Grosso
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo da Páscoa
Natureza do Domingo: Sexta da Paixão

Testamento: Novo / Livro: Mateus / Capitulo: 27 / Versículo Inicial: 33 / Versículo Final: 50
Título da publicação: Caderno de Cultos - Sínodo Mato Grosso / Ano: 2014
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 26206

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Portanto, já que vocês aceitaram Cristo Jesus como Senhor, vivam unidos com ele. Estejam enraizados nele, construam a sua vida sobre ele e se tornem mais fortes na fé.
Colossenses 2.6-7
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
À casa de Deus não pertence nada mais que a presença de Deus com a sua Palavra.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br