Sínodo Mato Grosso



Rua Aristides Félix de Andrade , 840 - Araés
CEP 78005-605 - Cuiabá /MT - Brasil
Telefone(s): (65) 2129-6592
sinodomt@luteranos.com.br
ID: 10

Mateus 5.21-37 - 6º Domingo após Epifania - 16.02.2014

Caderno de Cultos 2014

16/02/2014

16/02/2014 – 6º Domingo após Epifania
Dt 30.15-20; 1 Co 3.1-9 Pregação: Mt 5.21-37
P. Elton Klein – Lucas do Rio Verde - MT

ACOLHIDA
“Simão Pedro respondeu a Jesus: Senhor, para quem iremos? Tu tens as palavras da vida eterna”. (João 6.68)
Há muitos convites, muitas vozes que querem chamar a nossa atenção. Isso me faz lembrar uma música escrita pelo Pastor Heitor Meurer, que diz assim: Neste mundo são muitas as coisas, que querem nos dominar. São poderes, pessoas e modas, que estão sempre a convidar. Há, porém uma voz bondosa e de amor, que não cansa de falar: Eu Sou o Senhor teu Deus, não temas, pois, confia em mim e meu amor verás”. Que neste culto, nos tenhamos apenas ouvidos para o Senhor, pois Ele é que tem palavras de vida eterna para nós. Há porém uma voz bondosa e de amor que não cansa de chamar

Assim, nos reunimos neste culto, em nome do Trino Deus, Pai, Filho e Espírito Santo.
C Amém

Acolher os/as visitantes

CANTO DE ENTRADA
Nº 336 – HPD II – Quando o povo se reúne
Ou: Nº ____________________________________________________

LITURGIA DE ABERTURA
SAUDAÇÃO
A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja, irmãos e irmãs, com vocês (Gl 6.18) Amém!

CANTOS DE INVOCAÇÃO
Nº 320 - HPD II – Espírito Santo de Deus, ensina-nos
Ou: Nº ____________________________________________________

CONFISSÃO DE PECADOS
O pecado nos separa de Deus e nos impede de viver em comunhão. A confissão sincera pode restabelecer a comunhão e fortalecer a nossa fé acheguemo-nos confiantes à presença de Deus e confessemos o nosso pecado.
Deus nosso Pai bendito, tu nos cercas com teu amor e enches nossa vida de possibilidades, podemos amar e ser amados, perdoar e ser perdoados. Perdoa, Senhor, quando permitimos que essas possibilidades sejam frustradas por causa da nossa incapacidade de responder ao teu amor com amor aos que estão próximos de nós. Perdoa-nos todos os nossos pecados e concede-nos, para melhora a nossa vida, a força do teu Espírito Santo. Em Cristo Jesus, Amém!

ANÚNCIO DO PERDÃO
Deus nos perdoa, não por causa das nossas boas obras ou do nosso bom nome, mas por causa do sacrifício de seu Filho amado na cruz do golgata. E por causa desse nome, recebam a palavra de graça, que é dirigida a todos os filhos e filhas de Deus que com coração sincero confessam os seus pecados. Filhinhos e filhinhas, eu lhes escrevo porque os seus pecados foram perdoados , graças ao nome de Jesus. (1 João 2:12)

KYRIE
Reunidos para celebrar a presença de Deus entre nós, lembramos diante dele, em oração, as dores do mundo dentro do qual somos chamados a ser e viver Igreja. Clamemos a Deus pelas vidas ameaçadas por todo tipo de violência e pela distribuição injusta dos bens da terra. Clamemos a Deus em vista das dores internas da Igreja, por causa da busca do poder em lugar do serviço, do desejo maior de receber em vez dedar.
Para isso, clamemos ao Senhor cantando. Nº 341 – HPD II – Tem piedade

GLÓRIA IN EXCELSIS
Deus nos guardou até aqui, nos amparou nas alegrias e nas dificuldades. Além disso, e de forma especial, neste culto, Deus fala a nós por sua Palavra. Por tudo isso, nós o louvamos cantando.
Nº 346 – HPD II – Glória

ORAÇÃO DO DIA
Deus nosso Pai celeste. Através de teu Filho Jesus Cristo, tu nos dás uma nova oportunidade de experimentarmos vida em nosso relacionamento contigo e com o nosso irmão e nossa irmã. Agradecemos-te porque sempre de novo tu crias novas oportunidades. Nós te pedimos, ilumina-nos com a luz de tua palavra e orienta o nosso coração. Dá-nos disposição e alegria para te ouvir e disposição para te seguir e te buscar. É o que te pedimos por Jesus Cristo ressurreto, nosso Salvador e Senhor. Amém

LITURGIA DA PALAVRA

1ª Leitura Bíblica: Dt 30.15-20
2ª Leitura Bíblica: 1 Co 3.1-9

CÂNTICO INTERMEDIÁRIO
Nº 415 – HPD II – Palavra não foi feita para dividir

PREGAÇÃO
Mateus 5.21-37
Talvez você conheça alguma família cujos membros não se falam, estão de mal. Talvez a sua família esteja vivendo um momento desses. Uma das coisas que mais entristece a um pai e a uma mãe é ver seus filhos e suas filhas brigarem, se ofenderem, e assim, ficarem de mal, sem se falar.
Quando essas brigas acontecem dentro da comunidade, também entristecemos ao nosso Pai Celeste, que ama a todos e todas nós como seus filhos e suas filhas.
Sabemos que é errado irar-se, ficar de mal, mas às vezes quando menos esperamos, o nosso sangue ferve e quando nos damos conta já é tarde.
No texto proposto para a meditação de hoje, a forma de expressão Vocês ouviram o que foi dito: pressupõe que os ouvintes conheciam o AT. Os antigos são os antepassados, que haviam recebido de Deus a lei através de Moises.

A frase eu, porém vos digo, não quer ser um desprezo aos anciãos, um desprezo que tenta se livrar do passado, um desdém, porem máxima consideração do antigo. A lei é boa, é o que persiste e o que perdura sem mudança ao longo do tempo. Mas a lei de Deus não olha para a ação, ela vê mais fundo, observa à origem da ação, a mentalidade que esta por detrás dela. Pois do coração procedem os maus pensamentos. Mt 15.19. Dessa maneira Jesus vai a raiz, ele é radical.
Quando Jesus afirma, eu porem vos digo: aquele que irar contra seu irmão... Essas palavras tem endereço certo, era direcionado primeiramente aqueles que estavam perto de Jesus, seus discípulos.

E o que significa esse irar-se: com base no texto, percebemos que a ira pode tomar duas direções: para dentro e para fora. Vista para dentro, a ira equivale a estar amargurado, estar raivoso contra o irmão, carregar rancor dentro de si, e assim, distanciar-se do irmão.
Para fora, irar-se significa estar agitado, enfurecer-se, agredir, ser duro, injusto, ter excesso de raiva.
Tudo isso é assassinato contra o irmão. É transgressão do mandamento: Não matarás.
É uma palavra muito seria de Jesus, que alumia para dentro do último cantinho de nosso coração. Nosso constante fracasso é trazido à luz. Ter de admitir sempre de novo esse fracasso nos preserva de toda confiança no poder próprio.
De tudo o que foi dito resulta para os membros da comunidade de Jesus que cada irmão um precisa cuidar com extrema exatidão do seu relacionamento com o irmão e examinar sempre de novo, à luz da Palavra de Deus, seus pensamentos e suas palavras, e perguntar-se: como estou em relação a meu irmão? Como ele esta comigo?

Enquanto a relação com o irmão não for passada a limpo, toda a oração e leitura da Bíblia e todo o culto não somente são inúteis, mas também desgastantes e pecado.
Quando, porém, não é possível manter a paz, então aguarde. Não exploda de ira, nem engula o problema, mas o entregue a Deus, e espere silenciosamente até que Deus mesmo talvez mude a situação. Deixe-a amadurecer!
Diante de situações que nos causam raiva, temos sempre duas opções: ficar amargurados ou exercitar a paciência e o amor.
Que sejam o lema de nossa vida não a amargura, irritação, inveja e ódio, mas sim o amor e a disposição para o perdão e para a paz. Amém!

HINO
Nº 322 – HPD II – Somos a família de Deus

CONFISSÃO DE FÉ
Crendo e confiando na mensagem que acabamos de ouvir confessemos a nossa fé com as palavras do Credo Apostólico.

Creio em Deus Pai, ...

CANTO PÓS CONFISSÃO
Nº 452 – HPD II – Senhor, eu quero amar-te

AVISOS
Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.
Destino da oferta: _________________________________________
Oferta último Culto: R$________ destinada ____________________ ________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
_______________________________________________________¬¬¬¬_

ANIVERSARIANTES
________________________________________________________
________________________________________________________

ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
Motivos de Oração
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________

Senhor Jesus, somos gratos pela tua fidelidade e cuidado que tens para com cada um de nós. Sabemos que Tu és Deus grande e forte, por isso pedimos que o Senhor nos abençoe através de seu Espírito Santo, para que fortalecidos por teu Santo Espírito, tenhamos a coragem de testemunhar do Teu amor e da Tua paz, a todas as pessoas que vivem longe deste amor, e que ainda não experimentaram da tua Paz. Abençoa cada família, cada pessoa que esta aqui com a Tua paz, e tudo o mais, que carregamos em nossos corações, entregamos a Ti, na oração Tu nos ensinas-te...


PAI NOSSO
Pai nosso ...

LITURGIA DE DESPEDIDA
BÊNÇÃO
Deus de poder, que a ousadia de teu
Espírito nos transforme;
que a doçura de teu Espírito nos dirija;
que os dons de teu Espírito nos capacitem
para servir-te e adorar-te, agora e sempre.
Por meio de nosso Senhor Jesus Cristo.
C Amém.

ENVIO
Vão e sirvam ao Senhor com alegria, ânimo e esperança em seu dia-a-dia. Amém!

CANTO FINAL
Nº 466 – HPD II – Anunciar as maravilhas do Senhor
 


Autor(a): Elton Klein
Âmbito: IECLB / Sinodo: Mato Grosso
Natureza do Domingo: Epifania
Perfil do Domingo: 6º Domingo após Epifania
Testamento: Novo / Livro: Mateus / Capitulo: 5 / Versículo Inicial: 21 / Versículo Final: 37
Título da publicação: Caderno de Cultos - Sínodo Mato Grosso / Ano: 2014
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 26182

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Crer significa fixar o olhar firme e continuamente em Cristo.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Eu recomendo que ninguém exponha os seus filhos a lugar algum no qual a Escritura Sagrada não reina.
Martim Lutero
© Copyright 2019 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br