Sínodo Mato Grosso



Rua Aristides Félix de Andrade , 840 - Araés
CEP 78005-605 - Cuiabá /MT - Brasil
Telefone(s): (65) 2129-6592
sinodomt@luteranos.com.br
ID: 10

Mateus 25.31-46 - Silvestre - 31.12.2016

Caderno de Cultos 2016

26/12/2016

31/12/2016- 2º DOMINGO DE EPIFANIA
Pregação: Mateus 25.31-46; Leituras: Sl 8; Ap 21.1-6a
Missionário Felipe Kessler – Alto Garças - MT

LITURGIA DE ABERTURA

ACOLHIDA
Bom dia (ou boa noite) a todos. Sejam todos bem-vindos/as a este culto. Somos acolhidos por Deus por meio das palavras do Salmo 143.10: “Ensina-nos a fazer a tua vontade, pois tu és o meu Deus; que o teu bondoso Espírito me conduza por terreno pleno”. Assim como o salmista, também colocamos a nossa vida e este culto sob a condução do Espírito de Deus.
Queremos agradecer a presença das pessoas que nos visitam hoje. Sejam bem-vindos/as no nosso meio. O nosso desejo é que vocês possam se sentir bem em nosso meio.

CANTO DE ENTRADA
Nº 286 – HPD 1 – Obrigado, Pai Celeste

Ou: Nº ____________________________________________________

SAUDAÇÃO
Realizamos este culto em nome e na presença de Deus que é Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

CANTOS DE INVOCAÇÃO
Nº 176 – HPD 1 – Deus, teu amor (mais o hino Nº 150 – HPD 1 – Se sofrimento).

Ou: Nº ____________________________________________________

CONFISSÃO DE PECADOS
Quando entendemos o quanto Deus é santo e misericordioso, confessamos prontamente nossos pecados. Pois nosso pecado faz separação entre nós e nosso Deus. Lemos em Miquéias 7.18ª: “Quem, ó Deus, é semelhante a ti, que perdoas a iniqüidade e te esqueces da transgressão do restante da tua herança?”. Queremos neste momento pedir perdão ao Deus misericordioso.
(Ficar um momento em silêncio e incentivar que cada pessoa faça sua oração de confissão pessoal)
Senhor Deus, reconhecemos nossos pecados. Todas as vezes que pecamos contra ti e nosso próximo. Quando com palavras, ações e pensamentos magoaram ao nosso semelhante. Nos ajude a pedirmos perdão ao quem magoamos, e se alguém nos pedir perdão, que possamos perdoar de todo coração. Senhor pedimos o teu perdão e a tua paz em sincero arrependimento. Transforma-nos conforme tua boa, santa e perfeita vontade. Em nome de Jesus Cristo, nosso Salvador. Amém.

ANÚNCIO DO PERDÃO
Em Marcos 10.45 lemos: “Pois o Filho do Homem não veio para ser servido; mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos.” Isso inclui a mim e a vocês. Que o nosso coração encontre paz nessa palavra.

KYRIE
Grato a Deus pelo seu perdão, queremos lembrar as dores deste mundo: Deus amado, nós clamamos em favor de todos os que estão sofrendo. Muitos estão enlutados, doentes, desconsolados, desorientados, sem um caminho certo a seguir. Clamamos por aqueles que são oprimidos, injustiçados e escravizados. Clamamos pelos lares que sofrem por causa de vícios, falta de dialogo e amor. Esteja tu com eles, Pai!

GLÓRIA IN EXCELSIS
Ao nosso Senhor justo e misericordioso, cantamos:
Glória, glória, glória a Deus nas alturas. Glória, glória paz entre nós, paz entre nós.

ORAÇÃO DO DIA
Senhor, te damos graças, porque mais uma vez nos reúnes como irmãos, para que juntos possamos ouvir tua santa Palavra. Dá, Senhor bondoso, que ela possa entrar em nossos corações e transforma-los, para que vivamos conforme tua vontade. Enche-nos com o teu amor e a tua graça. Nós te suplicamos em nome de teu Filho amado, nosso Senhor Jesus Cristo, que contigo e com o Espírito Santo vive e reina, de eternidade a eternidade. Amém.

LITURGIA DA PALAVRA

LEITURAS BÍBLICAS
1ª Leitura Bíblica: Salmo 8.1-9

2ª Leitura Bíblica: Apocalipse 21.1-6a


CÂNTICO INTERMEDIÁRIO
Nº 213 – HPD 1 Senhor, tu tens sido

PREGAÇÃO

FÉ E OBRAS
- ler Mateus 25.31-46.
- No ano de 2016, na IECLB, refletimos nos cultos e grupos das comunidades, o tema: ‘Pela graça de Deus, livres para cuidar’; cuidar da natureza e também das pessoas. Este ano está se findando e devemos nos perguntar: até que ponto essa reflexão ficou no âmbito do conhecimento e que partes foram para a prática?
- O livro de Eclesiastes, cap. 3 versos 1-8, é conhecido por descrever uma lista de tempos para tudo na vida. Pela graça de Deus, nós temos tempo para a vida pessoal, familiar, profissional e de fé em Deus. O que tem em comum entre elas, dentre outras coisas, é a questão de ouvir, ter responsabilidades e a ação.
- Voltando para o texto bíblico de Mateus 25, Jesus Cristo fala sobre o grande julgamento. Existe uma frase de Agostinho (que está em harmonia com este texto) que diz: “Primeiro Cristo veio para salvar, depois (virá) para julgar”. Nos ensinando/lembrando que o julgamento cabe a Deus somente.
- Jesus começa falando: “Quando vier ...”. Na oração do Pai Nosso, oramos: ‘Venha o teu Reino’. Sinalizando que Deus virá até nós. Quando? Não sabemos. Mas como cristãos, está é nossa certeza e esperança. O tempo de Deus é diferente do nosso tempo. Deus, nos ajude a esperarmos em Ti e por Ti!
- A nós cabe estarmos com o coração e o pensamento abertos ao que Deus quer nos ensinar e a praticar isto.
- Já escreveu Tiago (2.26b): “... a fé sem obras é morta”. Primeiro temos fé em Deus e somos seus filhos/as. Segundo, somos servos/as de Deus e servimos a Ele e a igreja/cristãos/humanidade (Martim Lutero nos ensina e desafia ao Sacerdócio Geral). Nossas obras como cristãos, devem ser em gratidão a tudo o que Deus já fez por nós.
- Jesus continua dizendo (Mateus 25) que todos estarão na presença dEle e que Ele colocará uns a sua direita e outros a sua esquerda e dirá: “Vinde, benditos de meu Pai! Entrai ...” por isso, isso e isso; e também dirá: “Apartai-vos de mim, ...” por isso, isso e isso.
- No julgamento, nessas palavras, percebemos que Deus é justo. Ele usa o mesmo argumento, no convite e na acusação, para os que estão na direita e na esquerda. O que faz as pessoas estarem num lado ou noutro foram suas atitudes.
- Assim como o Salmo 8.6-8 descreve que Deus deu ao ser humano o domínio sobre tudo, também temos responsabilidades sobre tudo perante Deus. Ele se lembra e se importa com a humanidade sofredora, ouve suas orações e age; nós também devemos nos importar com o nosso semelhante; pois eu e você, teu vizinho, colega de trabalho, patrão e funcionários somos criados e amados por Deus.
- Se nos importamos com os animais e plantas, tanto mais devemos nos importar com as pessoas em seus sofrimentos – e o que estiver ao nosso alcance, ajudá-los e orar por elas.
- Se neste mundo existem aflições (Mt 25.35-36), Apocalipse 21.4 nos declara que no novo céu e nova terra não existirá mais sofrimento. Que maravilhoso!
- Aqui existem apenas duas formas de agir: ou fazemos a vontade de Deus ou realizamos nossa própria vontade.
- Como cristãos, lemos e cremos no ensinamento bíblico que anuncia o reino que virá será o reino da graça de Deus e não o reino de nossa obra (egoísta).
- O ano esta se findando e começando outro; tempo de reflexão, avaliações e planejamentos.
- Que neste 2017 possamos continuar contando com as bênçãos de Deus sobre nossa vida, família, trabalho, bens, igreja, ... E nós possamos ajudar aos que sofrem a confiar em Deus.
- Que Deus nos ajude!
HINO
Nº 95 – HPD 1 – Jesus Cristo é Rei e Senhor

CONFISSÃO DE FÉ
Diante de Deus e dos nossos irmãos e irmãs queremos confessar nossa fé com as palavras do Credo Apostólico.
Creio em Deus Pai, ...

CANTO PÓS CONFISSÃO (proceder motivação e o recolhimento das ofertas)
Nº 165 – HPD 1 – Há sinais de paz

ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
Motivos de Oração:
1. Aniversariantes
2._______________________________________________________
3._______________________________________________________
4._______________________________________________________
5._______________________________________________________
6._______________________________________________________


PAI NOSSO
Pai nosso ...

LITURGIA DE DESPEDIDA

AVISOS
Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.
Oferta último Culto: R$ _________ - destinada para ...
______________ _________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________

BÊNÇÃO
Que o Senhor te abençoe e te guarde. Que o Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti, que o Senhor sobre ti levante o seu rosto e de dê a paz. Amém.

ENVIO
Vamos todos na paz e no amor de Deus, servindo a Ele com alegria.
Uma boa e abençoada noite e feliz ano novo a todos.

CANTO FINAL
Nº 210 – HPD 1 – Guia-nos, Jesus


Autor(a): Felipe Kessler
Âmbito: IECLB / Sinodo: Mato Grosso
Natureza do Domingo: Silvestre/Véspera de Ano Novo

Testamento: Novo / Livro: Mateus / Capitulo: 25 / Versículo Inicial: 31 / Versículo Final: 46
Título da publicação: Caderno de Cultos - Sínodo Mato Grosso / Ano: 2016
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 38303

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Ó Senhor Deus, não há ninguém igual a ti. Tu és grande e o teu nome é poderoso.
Jeremias 10.6
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Servi ao Senhor com alegria, apresentai-vos diante dele com cântico.
Salmo 100.2
© Copyright 2019 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br