Sínodo Mato Grosso



Rua Alberto Velho Moreira , 48 - Bandeirantes
CEP 78010-180 - Cuiabá /MT - Brasil
Telefone(s): (65) 9846-83271 | (65) 9840-66020 | (65) 9846-83271
sinodomt@outlook.com
ID: 10

No abandono Jesus vem ao nosso encontro

Evangelho de João Cap. 5 ves. 01 a 9ª..

Cada vez que leio este texto bíblico algo novo encontro para meditar. Hoje no contexto resssalto estes dois versículos bíblicos.

JO 5:6 Jesus, vendo-o deitado e sabendo que estava assim havia muito tempo, perguntou-lhe: Queres ficar são?

JO 5:7 Respondeu-lhe o enfermo: Senhor, não tenho ninguém que, ao ser agitada a água, me ponha no tanque; assim, enquanto eu vou, desce outro antes de mim.

Jesus em sua caminhada passou por vários lugares, estava na Judéia, ficou por um bom tempo por lá, volta á Galiléia e dali à Jerusalém.

Uma das situações que me chamou a atenção, foi o dialogo entre Jesus e este homem que estava no meio de uma multidão, esperando por vários anos por alguém que o colocasse no tanque para ser curado.

Jesus Viu – Jesus caminhava no meio da multidão, havia muitas pessoas ali com problemas, apenas uma receberia a cura no agitar das águas. Talvez estas pessoas tivessem quem as levassem até o tanque, este homem não, ele não tinha ninguém.

Jesus viu o homem e sabia que este estava ali por muito tempo. Jesus não só olha para o homem e passa de largo, Ele para e inicia um dialogo, pergunta –lhe se queres a cura e este, responde-lhe Senhor, não tenho ninguém que, ao ser agitada a água, me ponha no tanque.

Quando Jesus lhe faz a pergunta, Queres a cura? a resposta dele é de abandono, não tenho ninguém que me ponha no tanque. Tentem imaginar quantas pessoas por ali passaram, até mesmo esbarravam nele, sim por que, no meio de multidão as pessoas se esbarram uma nas outras, e ninguém o notou, ninguém se importou com a sua situação, não estenderam as suas mãos para ajudá-lo. Cada um estava preocupado consigo mesmo e “quem podia mais chorava menos, como diz um ditado popular”, a continuidade da resposta deste homem, deixa isto bem claro, quando ele diz: assim, enquanto eu vou, desce outro antes de mim. Na sua dificuldade, na sua deficiência ele sempre estava atrasado, sempre alguém passava na sua frente. Claro, você pode pensar, todos ali queriam a mesma coisa. Queriam a cura, o milagre e não é estranho que não fosse ajudado, era uma concorrência, pois somente um seria curado no agitar das água, conforme relata o texto.

O tanque estava lá, bastava alguém colocá-lo lá dentro.

Trazendo este texto para a atualidade, quantas pessoas se esbarram umas nas outras e não vêem, não se dão conta de que ali no meio da multidão, há quem precisa de uma mão estendida. Quantas vezes nós, você e eu passamos de largo por alguém, e muitas vezes, sabendo do sofrimento desta, e não paramos para perguntar, em que posso ajudá-lo? Qual é a sua enfermidade, ou qual é a sua necessidade? Vivemos num mundo agitado, numa concorrência quase sempre desleal, onde cada um procura o melhor para si.

Caro Leitor, Jesus mostra que precisamos parar e ouvir as pessoas, saber o que elas estão precisando, qual é o seu problema, e ajudá-las, levá-las até o tanque, mas Ele também deixa claro, Ele pode e quer ser o seu tanque, onde você poderá levar as suas angustias, as suas preocupações, as suas necessidades, as suas enfermidades. Ele que ser o seu Salvador, quer fazer de você um herdeiro da Vida Eterna. Hoje Ele pergunta a você, quer a cura? Quer ser perdoado por seus pecados? Quer sua vida transformada? vida e salvação? Dê a ele a sua resposta.


Ivanilde Tschá
Paróquia de Vila Rica/MT


Autor(a): Ivanilde Tschá
Âmbito: IECLB / Sinodo: Mato Grosso
Testamento: Novo / Livro: João / Capitulo: 5 / Versículo Inicial: 1 / Versículo Final: 9
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 10260

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Se cada um servisse a seu próximo, o mundo inteiro estaria repleto de culto a Deus.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Que cada um dê a sua oferta conforme resolveu no seu coração.
2Coríntios 9.7
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br