Sínodo Mato Grosso



Rua Alberto Velho Moreira , 48 - Bandeirantes
CEP 78010-180 - Cuiabá /MT - Brasil
Telefone(s): (65) 9846-83271 | (65) 9840-66020 | (65) 9846-83271
sinodomt@outlook.com
ID: 10

Números 6.22-27 - Ano Novo (Nome de Jesus) - 01.01.2016

Caderno de Cultos 2016

01/01/2016

01/01/2016- Ano Novo (Nome de Jesus)
Pregação: Nm 6.22-27; Leituras: Lc 2.15-21; Filipenses 2.5-11
P. Osmar Diesel – Rondonópolis - MT

LITURGIA DE ABERTURA
(sugiro que os hinos sejam escolhidos por quem vai preparar o culto, já que por causa da diversidade de hinos algum que seja escolhido pode não ser conhecido.)

ACOLHIDA
Bom dia a todos. Bom dia aos membros da comunidade e também aos visitantes. Você já olhou para o rosto das pessoas de tua família para dizer em sincero e alegre bom dia? Convido a fazermos isso agora, que o marido olha a esposa e diga bom dia. Que os pais olhem seus filhos e digam: Bom dia. Apertem a mão de quem não conhecem e digam: Bom dia. (Dar tempo para isso e fazer de maneira pausada dando oportunidade primeiro para as famílias e depois para os demais.)
Seguir dizendo:
Olhe para quem está perto de ti e não é da família. Vamos nos desejar um bom dia, essa é uma boa forma de começar um bom ano. Assim estamos aqui também para lembrar mais uma vez que Deus olha para nós. Olha com amor, com desejo que tudo vá bem em nossa vida. Que o Senhor nos ensine por causa de Jesus a olharmos para os outros para desejar-lhes o bem.

CANTO DE ENTRADA
Nº - Hinário – Título do Hino

Ou: Nº ____________________________________________________

SAUDAÇÃO
Fomos convidados por Deus para nos reunirmos como família junto ao Pai. É em nome desse Pai que nos reunimos. Fomos convidados pelo Filho de Deus e relembrarmos seu grande amor por nós. É em nome desse Filho, Jesus, que nos reunimos. Fomos convidados pelo Espírito Santo a dedicarmos nossa vida a serviço de Deus e do próximo. É em nome do Espírito Santo que nos reunimos.

CANTOS DE INVOCAÇÃO
Nº - Hinário – Título do Hino

Ou: Nº ____________________________________________________

CONFISSÃO DE PECADOS
Senhor, sabemos que tua vontade é boa a santa e que a nossa é voltada para o egoísmo e satisfação própria. Teimamos em não crer que ao seguir tua orientação para nossa vida encontraremos a paz e felicidade para nós e nossas irmãos. Assim nos afastamos de Ti e prejudicamos aqueles com os quais vivemos. Ferimos com palavras e atos nossos familiares, colegas de trabalho, vizinhos, e tantos outros.
Assim pedimos perdão pelo nosso pecado e pedimos que o Espírito Santo nos faça deixarmos nossos ídolos. Ajuda a não adorarmos a nós mesmos. Ajuda e não amarmos o dinheiro acima da vida humana. Em nome de Jesus pedimos.
ANÚNCIO DO PERDÃO

Anuncio em nome do Senhor que teus pecados estão perdoados. Ouçamos o anuncio da graça: “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.” (Efésios 2:8).

KYRIE
Senhor vemos a injustiça, o ódio, o desejo de vingança, o desrespeito a natureza, tua criação. Vemos as guerras e terror fazendo suas vítimas no mundo. O tráfico de drogas, de vidas. Clamamos senhor.
Tem, Senhor, piedade (3x)

GLÓRIA IN EXCELSIS
Apesar do mundo se voltar contra Deus e sua vontade cremos que a história da humanidade se encontra sob seu poder.
Por isso cantamos exaltando seu Santo Nome:
Glória, glória, glória a Deus nas alturas. Glória, glória, paz entre nós, paz entre nós.

ORAÇÃO DO DIA
Senhor de Ti vem toda bondade que se mostra na natureza, naquilo que temos para comer, no lugar que temos para morar, na saúde. Por tudo isso te damos graças Deixa-nos reconhecer teu cuidado a amor. Deixa-nos reconhecer tua graça por meio de Jesus Cristo. Que teu Santo Espírito conceda a nós vontade de te servir e os dons necessários para isso. Por teu Filho Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador, amém.

LITURGIA DA PALAVRA

LEITURAS BÍBLICAS
Lc 2.15-21

Filipenses 2.5-11

CÂNTICO INTERMEDIÁRIO
Nº - Hinário – Título do Hino

PREGAÇÃO
Nm 6.22-27

Graça e paz da parte daquele que é, que era e que há de vir.

Números capítulo 6, versículos 24-26:

Senhor, abençoe agora o que vai ser dito e o que vai ser ouvido, para que dê bons frutos. Amém.
Querida comunidade

Que bom poder começar o ano falando de bênção. A bênção de Deus é algo que realmente emana de Deus. E se vem dEle só pode ser bom, ou Bem – Benção.
Há muita dúvida sobre o que é uma bênção. O que significa essa palavra. E se recebo a bênção e apesar disso minhas dificuldades ainda persistem.
Por vezes vemos uma criança educada no catolicismo a pedir a bênção dos tios e padrinhos. Ou quando algo bom acontece para alguém dizemos: “Isso foi uma bênção.”. Ou quando a medicina faz uma descoberta. Também dizemos que tal descoberta é uma bênção para os doentes. Na bênção está inserido um desejo de que tudo melhore na vida da pessoa, que tudo vá bem. “Bênção” vem do Latim BENEDICTIO, “ato de abençoar”, de BENE, “bem”, mais DICTIO, de DICERE, “dizer
Bênção tem a ver com a realização, ajuda e resgate. Bênção é a força que cria vida. O Senhor te abençoe, quer dizer: Que Deus lhe dê vitalidade, torne o criativo, promova em você tudo de bom.
E então o que acontece? Que forças entram em ação? Temos que ter cuidado com mal entendidos. Bênção não é nenhuma simpatia ou força mágica. Bênção cristã tem relação com o próprio Deus. Ele é o criador e aquele que mantém a vida.

Nós desejamos que o próprio Deus traga realização, ajuda e salvação para a vida de quem é abençoado. Nós abençoamos em nome de Deus, como seus representantes e não por nosso próprios poderes. Deus te guarde expressa o desejo que Ele proteja tua vida. De tudo que possa ameaça-la. Que Deus o proteja de acidentes, de doenças, de sofrimento. Enfim que você seja protegido de tudo que possa limitar tua vida.

Quando dizemos: Que o Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti, então nós queremos dizer algo parecido, com quando dizemos: O rosto da criança se iluminou ao ver a mãe. O rosto dos pais também se ilumina quando vê os filhos, resplandece. Há alegria, amor, uma forte ligação. Da mesma forma desejamos que o rosto de Deus se ilumine ao nos ver, que Ele se alegre em nós e nossas vidas. Que ao olhar para nós sejamos aquecidos com sua presença.

Falar do rosto de Deus parece algo estranho. Deus tem rosto? Em outras partes da Palavra de Deus lemos que Ele tem pés, mãos, etc. Deus é alguém que senta numa nuvens com longa barba e fica nos observando? Se falamos de com características humanas é para ser de forma figurativa. Para lembra que Deus é mais que uma força, uma energia. Como o próprio Jesus nos ensinou a chamarmos Deus de Pai. Pois assim como temos um relacionamento de respeito e amor com nossos pais, assim também vamos ter com Deus. Deus é um Deus pessoal, não algo indefinido.

Continuando com o texto: O Senhor tenha misericórdia de ti. É o desejo, do próprio Deus, que você saiba que Ele é solidário com tuas alegrias e problemas. Ele com que contemos com seu auxílio. Ele quer ser nossa alegria o motivo para não desanimarmos ou nos preocuparmos. Ele quer estar ao seu lado assim como você é, com tuas capacidades e fraquezas. Ele quer perdoar se você fizer algo errado.

O Senhor levante o seu rosto sobre ti: Se nós nos sentimos envergonhados quando nos chocamos com alguma coisa ou quando algo nos é um pouco embaraçoso então baixamos a cabeça. Se eu não quero olhar alguém direto nos olhos Mas Deus ao nos desejar a bênção, levanta o rosto, olha diretamente e sem raiva, como uma mãe que observa seu bebê no berço.

E lhe dê a paz. No texto original escrito em hebraico está: Ele vai dar-lhe Shalom. Shalom significa satisfação. Que Deus lhe dê tudo o que você precisa para que você possa sentir-se satisfeito. Assim como um bebê, que depois de mamar fico inteiramente satisfeito. Ele tem tudo o que precisa.

Isso quer dizer Shalom. Poder viver feliz, estar completamente bem, estar cercado de tudo o que precisa para estar satisfeito. O centro de shalom é a paz. Eu só vou encontrar satisfação se eu viver em paz. Então Shalom significa: Tudo o que eu preciso para minha vida. Também o perdão é necessário para haver paz. Perdão para nós e para outros. Até para nossos inimigos, pois Jesus nos ordenou que não amaldiçoássemos nossos inimigos, mas que abençoássemos quem nos persegue.

A palavra hebraica para bênção está intimamente ligada com louvor: Quando as pessoas nos tempos bíblicos foram abençoadas por Deus elas começaram a elogiá-lo, louvá-lo. Deus não só abençoou os seres humanos, animais e plantas, mas também o sabath, o dia de descanso. Isso é uma grande descoberta

Reservar um dia por semana de trabalho para descansar, traz bênçãos, novas forças e novas ideias. A adoração é a resposta por esse dia de descanso abençoado: Louvamos a Deus por este dia, podemos ter tempo para nós mesmos para a família e amigos, podemos ter tempo para pensar, para avaliar nossa vida.

Bênção significa que não haverá problemas e dificuldades? Não, os problemas e dificuldades continuarão a fazer parte de nossa vida e de nossas comunidades. Mas sabemos que não estaremos sozinhos. O Pai estará segurando nossa mão e nos acompanhando. Em meio a doença em meio ao sofrimento Ele estará ali. Assim como Jesus veio para este mundo o esteve junto aos pecadores, aos doentes, aos desesperados. A presença de Jesus já é uma bênção mesmo que não vejamos. A comunidade é uma bênção mesmo que muitas vezes não pareça. Nos momentos mais difíceis muitas pessoas se afastam da comunidade. Não percebem que é justamente nesse momento que mais precisam do apoio de Deus, da bênção de Deus. E sozinhos não a encontraremos, já que a vontade de Deus é que na comunidade a família de Deus experimentemos suas bênçãos.

A história de uma vila e seu relojoeiro ajuda a entendermos. Há muitos anos em uma distante vila nas montanhas europeias havia uma aldeia que perdeu seu relojoeiro. O relógios feitos por ele eram muito bons, porém com o passar do tempo os habitantes do local começaram a reparar que seus relógios já não marcavam as horas com precisão. Alguns continuaram a usar seus relógios mesmo sabendo que eles não mais informavam as horas como deveriam. Outros simplesmente abandonaram seus relógios e os deixaram guardados. Passada uma geração um jovem relojoeira encontra o caminho para a aldeia. Que alegria, todos trazem seus relógios. Mas nem todos os relógios puderam ser reparados. Somente os relógios que apesar de sua imprecisão continuaram a ser utilizados puderam ser consertados.

A bênção que é muito semelhante ao relógio: Mesmo que nós tenhamos a impressão de que algo em minha vida não está funcionando regularmente. Que as coisas não andam como eu gostaria que andassem. Então esse é o momento de recarregar as forças, dar corda em minha vida buscando a bênção de Deus. Participar da comunidade é saber que precisamos uns dos outros para nos fortalecermos na fé. Talvez esse novo ano seja uma oportunidade de buscar mais a bênção de Deus. Lembrando que a presença de Deus em nossa vida é um bênção. Feliz ano novo.

Amém.

A paz de Deus, que é maior do que todo o nosso entendimento, guardará os nossos corações e mentes em Cristo Jesus

HINO
Nº - Hinário – Título do Hino

CONFISSÃO DE FÉ
Ouvimos a Palavra do Senhor e queremos reafirmar nossa confiança nEle e em suas promessas confessando unidos a irmãos e irmãs do mundo afora.

Creio em Deus Pai, ...

Nº - Hinário – Título do Hino

CANTO PÓS CONFISSÃO (proceder motivação e o recolhimento das ofertas)

ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
Motivos de Oração:
1. Aniversariantes
2._______________________________________________________
3._______________________________________________________
4._______________________________________________________
5._______________________________________________________
6._______________________________________________________
Senhor louvemos o teu nome porque no ano que passou fomos acompanhados e amparados por ti. Te louvamos pois nos deste muitos dias de alegria, nos ajudando a prover o alimento que precisamos e a suprir todas as demais necessidades com nosso trabalho. Muitos de nós tiveram momentos difíceis, mas o Senhor também esteve ali dando consolo e paz. Por tudo isso te agradecemos.
Agora um novo ano se coloca a nossa frente, não sabemos o que nos espera, mas de uma coisa temos certeza, tua bênção nos acompanhará. Em tuas mãos entregamos nosso futuro e oramos como nos ensinas-te:

PAI NOSSO
Pai nosso ...

LITURGIA DE DESPEDIDA

AVISOS
Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.
Oferta último Culto: R$ _________ - destinada para ...
______________ _________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________

BÊNÇÃO
O Senhor te abençoe e te guarde, o Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti, e tenha misericórdia de ti; o Senhor sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz. Números 6:24-26

ENVIO
Nessa semana, nesse ano haverá muitas oportunidades de servirmos ao Senhor e aos que vivem ao nosso redor. Por isso vamos e sirvamos com alegria. Bom dia a todos.

CANTO FINAL
Nº - Hinário – Título do Hino


Autor(a): Osmar Diesel
Âmbito: IECLB / Sinodo: Mato Grosso
Natureza do Domingo: Ano Novo

Testamento: Antigo / Livro: Números / Capitulo: 6 / Versículo Inicial: 22 / Versículo Final: 27
Título da publicação: Caderno de Cultos - Sínodo Mato Grosso / Ano: 2016
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 36411

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Tenham entre vocês o mesmo modo de pensar que Cristo Jesus tinha.
Filipenses 2.5
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Fale em favor daqueles que não podem se defender. Proteja os direitos de todos os desamparados.
Provérbios 31.8
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br