Sínodo Mato Grosso



Rua Aristides Félix de Andrade , 840 - Araés
CEP 78005-605 - Cuiabá /MT - Brasil
Telefone(s): (65) 2129-6592
sinodomt@luteranos.com.br
ID: 10

Romanos 1.1-7 - Noite de Natal - 24.12.2014

Caderno de Cultos 2014

24/12/2014

24/12/2014 – VÉSPERA DE NATAL
Rm 1.1-7; Is 11.1-9; Lc 2.1-7
P. Lauri Jackson Lenz – Paróquia do Araguaia

ACOLHIDA
Alegrem-se irmãos e irmãs. Esta não é uma noite como outra noite qualquer. Deus vem ao nosso encontro, humilde, deitado em uma manjedoura, cercado de carinho, de afeto, de amor. Eis que se cumprem as profecias do Antigo Testamento. Não somos nós que ascendemos em direção a Deus. É ele, sim, ele que vem, que se coloca em nosso meio, que sente, que chora, que se alegra e sente dor. Deus que se fez gente como a gente em Jesus Cristo. Hoje celebramos a misericórdia e o amor de Deus revelado a cada um de nós em Belém, justamente de onde nada se esperaria. Celebramos e nos alegramos. É noite de Natal, noite em que as estrelas brilham mais intensamente assim como brilham intensamente os olhos de crianças, jovens, mulheres, homens e idosos. Que está seja para cada um/a de nós realmente uma boa noite, uma noite feliz. Boa noite a todos e todas vocês.

Acolher os/as visitantes

CANTO DE ENTRADA
20 - HPD – Surgem anjos

Ou: Nº ____________________________________________________

LITURGIA DE ABERTURA
SAUDAÇÃO
Nesta noite de grande alegria, em que celebramos da vinda do nosso Salvador, saudamos a todos com as palavras de Lucas 2.11 onde diz: “O anjo disse aos pastores: Hoje vos nasceu, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor.”
Deus não se mantem distante dos seus filhos e filhas e promete estar ali onde dois ou três se reúnem em seu nome. Por isso, nós nos reunimos em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém. 

CANTOS DE INVOCAÇÃO
332 – HPD 2 – Deus está aqui

Ou: Nº ____________________________________________________

CONFISSÃO DE PECADOS
Irmãos e irmãs. Todos indistintamente pecaram e carecem da misericórdia de Deus. Pelas nossas ações, pelo nosso querer, por aquilo que vem de nós mesmos não conseguimos o perdão de Deus. Mas Deus vem ao nosso encontro com palavras de amor e de perdão. Ele em Cristo, no nosso rei, redime a   criação. A cruz de Cristo é a nossa cruz. Confessemos os nossos pecados. Oremos:

Senhor, nosso Deus, é noite de Natal e nesta noite tão bonita viemos a tua presença e queremos abrir nosso coração. Confessamos que tantas vezes somos por demais rápidos para julgar as pessoas que não receberam Maria e José em suas casas e por isso, Jesus nasceu na estrebaria, mas esquecemo-nos de tantas e tantas vezes em que também deixamos de estender a mão aos necessitados do tempo presente. Senhor, confessamos que nos deixamos iludir pelas luzes e cores e esquecemos de anunciar o verdadeiro sentido do Natal, de que sem Cristo não há Natal, por mais enfeitada que estejam as nossas ruas, as nossas casas, por mais farta que esteja a mesa da ceia. Perdoa-nos se não somos como Paulo que se sentiu impelido a anunciar a boa notícia. Abre nossos ouvidos, pois já não escutamos teu Evangelho em meio as buzinas e a música estridente. Perdoa-nos se em algum momento valorizamos mais no Natal os presentes humanos do que aquele quer recebemos na cidade de Belém.

Perdão, Senhor, Perdão.

ANÚNCIO DO PERDÃO
“Zacarias disse: Deus visitou e redimiu o seu povo, para que o adorássemos sem temor, em santidade e justiça perante ele, todos os dias” (Lc 1.68,74-75). Deus redime o seu povo. Assim, declaro aqueles que confessaram seus pecados e arrependeram-se deles: perdoados estão os teus pecados em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.

KYRIE
É Natal e no mundo existem muitas pessoas que esperam por redenção. Há tanta dor, tanto sofrimento. Tantas crianças que, como Jesus não tem lugar na sociedade. Nesta noite natalina lembremo-nos dos sofrimentos de tantos pequeninos e peçamos a Deus que ele tenha compaixão cantando  Kyrie eleison.

HPD 2 – 342 – Kyrie eleison.

GLÓRIA IN EXCELSIS
Na noite em que Jesus nasceu os anjos cantaram Glória. Alegrem-se e como os anjos rendamos graças ao nosso Deus cantando Glória.

HPD 2 – 346 - Glória
LITURGIA DA PALAVRA
LEITURAS BÍBLICAS
1ª Leitura Bíblica: Isaías 11.1-9

2ª Leitura Bíblica: Romanos 1.1-7

Aclamemos o Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo cantando Aleluia.

Leitura do Evangelho: Lucas 2.1-7


CÂNTICO INTERMEDIÁRIO
24 - HPD – Ó vinde, meninos

PREGAÇÃO

Queridos irmãos, queridas irmãs em Cristo Jesus, nosso Senhor.

Constantemente ouvimos pessoas fazendo promessas: nos casamentos, no batismo de crianças, diante do tribunal, namorados fazendo promessas de amor eterno que duram até o primeiro desentendimento. O ano de 2014 foi um ano repleto de promessas e expectativas: Copa do Mundo, Eleições, promessas por vida digna, por salário justo, por saúde, educação, segurança. Fato é que dependendo das tuas convicções e de que lado você se encontra na sociedade as promessas podem soar de modo diferente. Essas e tantas outras são promessas humanas e como tal permanecem. Seu cumprimento ou não dependem da vontade humana e dos interesses por detrás estabelecidos. Se não houver lucro, ganho pessoal então não interessa mais. Com Deus é diferente. Suas promessas não caem no vazio, no esquecimento e disso nos lembramos de modo bem especial nesta noite de Natal.
Paulo escreve uma carta para uma comunidade que ele gostaria muito de conhecer. Sim, Paulo nunca estivera junto aos cristãos de Roma, mas mesmo assim estavam unidos pela fé em Jesus Cristo. O que nos une enquanto cristão não é o fato de participarmos de uma mesma comunidade, denominação religiosa ou por fazermos parte de determinadas etnia. O que nos torna irmão e irmãs é a fé em Jesus Cristo, a convicção de que aquela criança que nasceu em Belém, que esteve deitada em manjedoura, que viveu, curou, morreu e ressuscitou é nosso Senhor e Salvador. O que nos une hoje é a fé, a vivencia do Evangelho, o compromisso de levarmos adiante a boa notícia de que Deus vem ao encontro das pessoas.
Como é bom trazer boas notícias, como é bom poder anunciar a cada um/a de vocês nesta noite de que ainda que haja tantos sinais de morte e de dor em nosso mundo, de que ainda que o mal insista em deixar suas marcas em nossa vida, ainda que nosso mundo pareça perdido, podemos ter esperança. Como é bom poder anunciar a vocês que Deus não abandona seus filhos e filhas, que as promessas, as profecias do Antigo Testamento se cumpriram em Cristo Jesus e que nossa espera agora é uma espera alegre.
Noite Feliz, Noite Feliz. É assim que cantamos, pois não houve noite mais graciosa, feliz, alegre do que aquela noite em que Deus desceu, tocou o mundo com seu amor, em que Deus veio de modo tão simples que pastores de ovelhas foram suas primeiras testemunhas.
Natal é tempo diferente. Também tempo de lembrar que Deus inverte a lógica do mundo. Não age como nós queremos, não como nós almejamos. Ele vem e se revela as avessas, numa criança frágil, pobre, porém coberta de amor, de afeto, de carinho. Eis algo a aprender em nosso tempo: Crianças não necessitam de coisas caras, de jogos, computadores, iPod. Crianças necessitam de carinho, de tempo dos pais e do amor. E você, irmão, irmã, do que de fato necessitas? Será que não invertemos a lógica? Será que não estamos colocando nossas forças naquilo que de fato nada traz? Onde você que vem celebrar a noite de Natal coloca a tua fé, a tua confiança? Tua vida pertence a Cristo ou as vontades do mundo? Deus te chama hoje a olhar para a tua vida e lembrar das suas promessas: Promessas de vida com abundância, promessas de paz, de amor, de alegria. Porém, cabe lembrar que a noite em que Cristo nasceu nos ensina que encontramos isso tudo como um presente maravilhoso de Deus para aqueles que buscam a sua presença, que andam nos seus caminhos, que ouvem a sua voz chamando segue-me e lhe dão ouvidos.
Que nesta Noite de Natal possamos sair daqui para nossos lares na certeza de que Deus vem ao nosso encontro, de que suas promessas não são como as promessas humanas. As promessas de Deus   permanecem e se cumprem e assim como no Natal temos o cumprimento da promessa pelo nosso salvador, assim podemos esperar também por um novo céu e uma nova terra. Natal é tempo de festa e de alegria e nossa alegria está em Deus, nesta noite de modo especial na criança que nasceu em Belém. Firmes nas promessas do meu Salvador, cantarei louvores ao meu criador. Amém.


HINO
313 – HPD 2 – Proclamaram anjos mil.


CONFISSÃO DE FÉ
Deus vem ao nosso encontro em Cristo Jesus e nos chama a anunciarmos a boa notícia a todas as pessoas. Como resposta a pregação confessemos a nossa fé.

Creio em Deus Pai, ...

CANTO PÓS CONFISSÃO
17 - HPD – Ó vinde, fiéis

AVISOS
Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.
Destino da oferta: Sinodal – Parceria Syke-Hoya
Oferta último Culto: R$________ destinada
____________________ ________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
_______________________________________________________

ANIVERSARIANTES
________________________________________________________
________________________________________________________

ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
Motivos de Oração
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
Oração de Intercessão


PAI NOSSO
Pai nosso ...

LITURGIA DE DESPEDIDA
BÊNÇÃO
Que o amor de Deus, Salvador de todos os povos, se faça de novo presente como uma criança em cada homem e em cada mulher. Que o nosso mundo seja transformado em Seu Reino pela ação do Seu Espírito de Amor. E que nossa vida seja plena de alegria porque, hoje, um menino nos foi dado! “O mundo tornou a começar”. Amém.


ENVIO
Ide em paz e servi com alegria. Amém.

CANTO FINAL
13 - HPD – Noite Feliz

 


Autor(a): Lauri Jackson Lenz
Âmbito: IECLB / Sinodo: Mato Grosso
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo do Natal
Natureza do Domingo: Natal
Perfil do Domingo: Véspera de Natal
Testamento: Novo / Livro: Romanos / Capitulo: 1 / Versículo Inicial: 1 / Versículo Final: 7
Título da publicação: Caderno de Cultos - Sínodo Mato Grosso / Ano: 2014
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 29353

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Deixem que o espírito de Deus dirija a vida de vocês.
Gálatas 5.16
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Que todo o meu ser louve o Senhor e que eu não esqueça nenhuma de suas bênçãos!
Salmo 103.2
© Copyright 2019 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br