Sínodo Mato Grosso



Rua Aristides Félix de Andrade , 840 - Araés
CEP 78005-605 - Cuiabá /MT - Brasil
Telefone(s): (65) 2129-6592
sinodomt@luteranos.com.br
ID: 10

Romanos 5.1-5 - 1º Domingo após Pentecostes (Trindade) - 22.05.2016

Caderno de Cultos 2016

22/05/2016

22/05/16 – 1º Domingo após Pentecostes (Trindade):
Pregação: Rm 5.1-5; Leituras: Sl 8; Jo 16.12-15
Pa. Christa S. B. de Arruda – Lucas do Rio Verde – MT

LITURGIA DE ABERTURA

ACOLHIDA
“Tudo o que está nas Escrituras foi escrito para nos ensinar, a fim de que tenhamos esperança por meio da paciência e da coragem que as Escrituras nos dão (Rm 15.4)”. Acolhemos a todos/as com esta palavra Bíblica que nos coloca claramente que as Sagradas Escrituras, que é a Bíblia, foi escrita para nos ensinar a mantermos a esperança pela perseverança na Escritura, pois ela é a Palavra de Deus.

Bem vindo/a você que nos visita, é bom saber que estás em nosso meio. Iniciamos cantando:

CANTO DE ENTRADA
Nº 473 – HPD 2 – Jesus em Tua presença.

Ou: Nº ____________________________________________________

SAUDAÇÃO
Celebramos este culto em nome do Pai: que nos criou e deseja que ouçamos a sua Palavra. Em nome do Filho Jesus: Que se entregou para nos salvar e em nome do Espírito Santo: Que nos dá entendimento da Palavra de Deus e a crermos Nela e no seu Filho Jesus. Amém

CANTOS DE INVOCAÇÃO
Nº 318 – HPD 2 – Vem Espírito de Deus.

Ou: Nº ____________________________________________________

CONFISSÃO DE PECADOS
Querido Deus e Pai! Te agradecemos pela tua fidelidade e amor para conosco. Chegamos em tua presença humildemente pedindo o teu perdão, pois pecamos contra ti, contra o nosso próximo e contra nó mesmos. Sabemos que, sem ti nada somos e nada podemos fazer. Tem misericórdia de nós e nos perdoa. Oramos em nome de Jesus. Amém

ANÚNCIO DO PERDÃO
Deus o Todo-Poderoso teve piedade de nós, entregou o seu próprio Filho à morte para a nossa salvação. E, por amor dele, nos perdoou. Deu também a todos os que creem em seu Nome, poder de tornarem-se filhos e filhas de Deus, e prometeu-lhes o amparo do Espírito Santo. Deus está perto dos que tem o coração humilhado. E aos que confessaram sinceramente seus pecados, Deus em Jesus Cristo vos perdoou. Amém.

KYRIE
O nosso Deus não se alegra com os sofrimentos e injustiças que há no mundo. Já no Antigo Testamento está escrito: “Ouvi o clamor do meu povo”. Levemos a Deus o clamor do povo sofredor. Peçamos que ele se volte aos que clamam porque sofrem.
Cantemos do HPD 1 – Tem piedade Senhor

GLÓRIA IN EXCELSIS
Temos a plena certeza de que Deus nos ouve e o louvamos por isso. Ele se volta para nós e vem por meio dos Sacramentos e da sua Palavra.
Nós te adoramos por isso, nós te bendizemos, te glorificamos e te damos graças pela tua infinita glória.

ORAÇÃO DO DIA
Oremos: Ó Pai amado! Graças te damos pela tua bondade para conosco. Pela fé que nos presenteias gratuitamente e que por meio dela somos justificados. Te pedimos que continues nos abençoando neste culto de uma maneira bem especial. Precisamos de ti e da tua benção. Em nome de Jesus. Amém.

LITURGIA DA PALAVRA

LEITURAS BÍBLICAS
1ª Leitura Bíblica: Salmo 8

2ª Leitura Bíblica: Romanos 5.1-5

Aclamemos o Evangelho cantando: Aleluia

3ª Leitura Bíblica: João 16.12-15


CÂNTICO INTERMEDIÁRIO
Nº 379 – HPD II – Pronto para ouvir

PREGAÇÃO

Que a graça de nosso Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a comunhão do Espírito Santo estejam com todos/as nós.
O texto previsto para hoje é o de Romanos 5. Quanto vale a vida de uma pessoa?
Vamos dizer que você tem uma dívida de 10 mil reais. Não tem como pagá-la. Um dia alguém a paga para ti, o que farias?
Disto fala o texto de Romanos 5.1-5, de justificação. Não feita por nós, mas por Jesus Cristo que pagou com seu próprio sangue pela nossa salvação. Queremos ler o texto de Romanos 5.1-5.
Precisamos lembrar que o verdadeiro nascer de novo, a conversão, passa por duas vias:
Arrependimento e fé. Do verdadeiro arrependimento fazem parte quatro coisas: 1º. O reconhecer, 2º. Confessar; 3º. Deixar 4º. Odiar e concertar o que der. Esta consciência o Espírito Santo nos dá.
Sabemos que só Jesus pode perdoar. Ele pagou o preço morrendo na cruz.
Disto fala o v. 1: Justificados pela fé. Lutero disse: “Onde há perdão de pecados há paz e Salvação”.
Jesus, antes de morrer na cruz disse: Está consumado! É a mesma coisa que dizer: está tudo pago!
O que é fé? Fé espiritual é presente de Deus.
A fé natural de quem não crê em Deus é: “Eu creio que amanhã vai chover”!
A fé espiritual é crer no que Deus disse! E Deus só se pode encontrar na verdade.
Entender o que Deus disse é um aprender gradativo. Por isso devemos ler o jornal e a Bíblia.
A Bíblia diz o que vai acontecer. E o jornal diz o que aconteceu.
Quem obedece cresce na fé, isso é realidade. Temos no Espírito Santo a direção que nos leva a fé em Jesus, pois ele não fala por si só conforme a leitura de João. Bem como Deus deve ser louvado por sua criação e bondade. Ou seja, a trindade deve ser levada em conta em nossa vida de fé e viver conforme a Palavra. Por isso “A qualidade da fé se reflete na grandeza da esperança”. Como nos diz em Hebreus 11.1 “A fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que não se veem”.
Quando lemos a Bíblia descobrimos o que Deus disse. Ali encontramos a fé que é o render-se a Deus. É o sim para Deus. A fé está na revelação de Deus em Jesus. No Deus que se revelou totalmente. Eu posso crer porque Deus me desestruturou completamente. Por isso a fé se deixa dominar por Deus.
A qualidade da fé reflete-se na dimensão da esperança. Devemos continuar firmes e perseverantes (v.2) alegrando-nos na esperança de poder participar da glória de Deus. Devemo-nos alegrar nos sofrimentos, pois eles produzem a perseverança e a perseverança experiência; e a experiência esperança (vs.3-4). Então A fé é viva na medida que Cristo é o centro da minha vida. A fé definha, acaba quando Jesus é abstrato. Fé não é crer num sistema teológico, nem é crer num sistema de doutrinas, mas é crer em Jesus revelado nas Escrituras. Primeiro vem a fé, depois a experiência. A fé precisa ser renovada em cada geração. Você não herda a fé. Ela precisa ser uma decisão corajosa. Ela também não tem respostas para todas as perguntas. Ela é obra de Deus, mas também decisão humana. A fé é radicalmente diferente da religião. É viver o que Deus quer e não a religião. A fé crê no que Jesus fez. E ele morreu por mim. Por isso precisamos responder esta pergunta: o que eu faço por Ele?
Por mais que conheçamos a Deus ele permanece mistério. Ele é Deus sem mim.
Justificação é: Alguém se sacrificou para pagar a minha dívida.
Ouçamos um exemplo: Havia um rei justo de nome Jamil. No seu reino havia muito ladrão. Um dia baixou um decreto: “Quem for pego roubando será chicoteado em praça pública”. Um dia a mãe do rei foi pega em flagrante. E agora? O rei era justo, e o justo cumpre a lei e não olha quem é. Ele amava muito a sua mãe, e agora? Todo mundo cochichava por aí, o que será que ele vai fazer? Vai deixar sua mãe já velhinha ser chicoteada? Ela vai morrer!
Ele disse: O sangue da mãe deve correr, pois ela foi pega em flagrante e o seu sangue vai pagar. De repente o rei tirou a vestimenta e ele mesmo se coloca no lugar da mãe, pois a amava muito. Ele morreu por ela.
Assim é Jesus, ele se entregou por mim para pagar o preço. E nos reconciliou com Deus e por isso podemos louvá-lo cantando em nosso dia-a-dia:
/: Senhor quem entrará no santuário pra te adorar :/
/: Quem tem as mãos limpas e o coração puro. Quem não tem vaidade e sabe amar. :/
/: Senhor eu quero entrar no santuário pra te adorar :/
/: Oh, dá-me mãos limpas e um coração puro. Afasta a vaidade e ensina-me a amar. :/
/: Senhor já posso entrar no santuário pra te adorar :/
/: Teu sangue me limpa de todo o pecado e o Espírito Santo me enche de amor. :/
Somente Deus é capaz de nos amar, perdoar e aceitar o pecador. Que reflitamos sobre o amor de Deus por nós. Ele nos ampara com o Evangelho que traz vida, fé, amor, perdão, liberdade e esperança. Amém.

HINO
Nº 159 – HPD I – Creia Sempre

CONFISSÃO DE FÉ
O Credo Apostólico resume o que nós acreditamos. Ele, na verdade, fala onde está depositada a nossa fé. Por isso que se chama confissão de fé. É o que Deus nos ensina. Não são palavras vazias. É a resposta a todo mundo sobre o que eu creio. Por isso confessemos a nossa fé com estas palavras:

Creio em Deus Pai, ...

CANTO PÓS CONFISSÃO
Deus tem sido misericordioso conosco e não tem-nos deixado faltar nada. Neste momento queremos agradece-lo com aquilo que Ele nos deu.
Vamos recolher as ofertas que tem o destino ____________________________________ Rogamos que Deus abençoe dádivas e doadores. Cantamos para recolher as ofertas o hino:

Nº 286 – HPD I – Obrigado Pai celeste


ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
Obrigado Pai celeste por estares presente em nossas vidas. Obrigada por nos dares o dom da fé que nos faz viver e andar nos teus caminhos. Nos anima a nunca deixar teus caminhos. Agradecemos de uma maneira muito especial pela obra de Jesus em nosso favor, e pela ação do Espírito Santo em nossas vidas. Assim oramos por...
Motivos de Oração: (pedir antes quem tem motivos para a oração)
1. Aniversariantes
2._______________________________________________________
3._______________________________________________________
4._______________________________________________________
5._______________________________________________________
6._______________________________________________________

Senhor Deus, tudo mais o que estiver dentro do nosso coração, nós te entregamos quando juntos oramos a oração que Jesus Cristo nos ensinou dizendo:
PAI NOSSO
Pai nosso ...

LITURGIA DE DESPEDIDA

AVISOS
Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.
Oferta último Culto: R$ _________ - destinada para ...
______________ _________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________

BÊNÇÃO
O Senhor te abençoe e te guarde; Que o Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti; Que o Senhor sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz. Que assim te abençoe o Trino Deus: Pai+Filho+Espírito Santo. Amém.

ENVIO
Que você possa ir e servir ao Senhor Jesus com alegria.

CANTO FINAL
Nº 161 – HPD I – Em nada ponho a minha fé


Autor(a): Christa S. B. de Arruda
Âmbito: IECLB / Sinodo: Mato Grosso
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo do Tempo Comum
Natureza do Domingo: Pentecostes
Perfil do Domingo: 1º Domingo após Pentecostes - Domingo da Trindade
Testamento: Novo / Livro: Romanos / Capitulo: 5 / Versículo Inicial: 1 / Versículo Final: 5
Título da publicação: Caderno de Cultos - Sínodo Mato Grosso / Ano: 2016
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 36450

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Ó Senhor Deus, não há ninguém igual a ti. Tu és grande e o teu nome é poderoso.
Jeremias 10.6
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Porque nem eu nem tu jamais poderíamos saber algo a respeito de Cristo ou crer nele e conseguir que seja nosso Senhor, se o espírito não o oferecesse e presenteasse ao coração pela pregação do Evangelho.
Martim Lutero
© Copyright 2019 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br