Sínodo Mato Grosso



Rua Aristides Félix de Andrade , 840 - Araés
CEP 78005-605 - Cuiabá /MT - Brasil
Telefone(s): (65) 2129-6592
sinodomt@luteranos.com.br
ID: 10

Romanos 7.15-25a - 4º Domingo após Pentecostes - 06.07.2014

Caderno de Cultos 2014

06/07/2014

06/07/2014 - 4º Domingo após Pentecostes -
Zc 9.9-12; Mt.11.16-19, 25-30; Pregação: Rm. 7.15-25a,
P. Em. Osmar Jorge Sliwinski – Mineiros – Goiás.

LITURGIA DE ABERTURA

ACOLHIDA
Deus nos chamou, por isso estamos aqui. Queremos estar com este Deus Salvador por meio de seu Filho Jesus Cristo.
Queremos saudar os visitantes e que se sintam acolhidos.

CANTO DE ENTRADA
Nº - Hinário –

Ou: Nº ___________________

SAUDAÇÃO
“O nosso socorro vem do Senhor que fez o céu e a terra” (Salmo 124.8.)
Amém.

CANTOS DE INVOCAÇÃO
Nº - Hinário –
Ou: _________________________

CONFISSÃO DE PECADOS
Neste momento queremos confessar a nossa culpa, as nossas transgressões enfim os nossos pecados. Tudo aquilo que fizemos ou pensamos que prejudicou nosso relacionamento com Deus e com o próximo. Os nossos pensamentos, palavras e ações estão diante de ti, e nada podemos ou conseguimos esconder de ti. Desta forma, conheces nossa vida e nossos pecados. Sabes também que somos facilmente enredados pelos nossos desejos pecaminosos, nossa falta de fé e amor para contigo e nosso próximo. Buscamos a salvação onde não deveríamos ou pelos nossos próprios pensamentos. Somente em ti temos salvação.

ANÚNCIO DO PERDÃO
Na certeza de que Deus ouve nossa oração e traz sobre nós o seu perdão e graça, podemos ter a certeza que uma vez confessado em sinceridade nossos pecados são perdoados. No salmo 66.20 lemos; “Bendito seja Deus, que não me rejeita a oração, nem aparta de mim a sua graça”.

GLÓRIA IN EXCELSIS
Cantemos o hino 346 do HPD II

ORAÇÃO DO DIA
Obrigado por este dia, Senhor. Obrigado pelas bênçãos que já nos deste neste culto. Também agradecemos que a seguir poderemos ouvir mais da tua palavra. Sabemos que somos indignos de nos apresentar diante de ti. Somente tu podes nos salvar. Prepara nossos corações para entender e tomar posse das bênçãos que nos dás neste momento, ou seja, a Salvação eterna. Amém..

LITURGIA DA PALAVRA

LEITURAS BÍBLICAS
1ª Leitura Bíblica:
Zacarias 9.9-12

2ª Leitura Bíblica
Mateus 11.16-19, 25-30.

CÂNTICO INTERMEDIÁRIO
Nº - Hinário –

PREGAÇÃO
Texto da Pregação – Romanos 7.15-25a
A graça de nosso Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus o Pai e a comunhão do Espírito Santo estejam com todos vocês.
Para falar deste texto de Romanos temos que abordar a confessar a teologia do pecado original e a fé na superação da força do mal por meio da ação salvadora de Jesus Cristo. Somente em Deus podemos reconhecer o poder de guiar o ser humano para a liberdade e a vida justa, criativa e criadora. É necessário dizer que não existem pessoas mais santas do que outras e chegar ao ponto de criar comunidades só de justos, convertidos e limpos de pecado. O texto apresenta o desafio de proclamar a mensagem da salvação nas situações em que a morte e o pecado estão presentes. Deus em sua misericórdia instalou no mundo a proposta comunitária da fé, a criação de comunidades que reúnem pessoas pecadoras, simultaneamente santificadas por sua ação salvadora, prontas para interagir com a sua realidade de cruz e morte.
Como é grande a tentação de desviar o assunto da salvação em Jesus Cristo. Até livros são publicados na tentativa de limpar-se deste confronto da salvação eterna. Até livros famosos como são chamados os “Best Seller”, ou os mais vendidos e famosos. A tentativa é convencer as pessoas de que elas são boas e o que as fez más foi o ambiente em que vivem. As afirmações de que a criança até os sete anos é inocente. Na Europa muitas pessoas se desligam das igrejas ou comunidades, também para se livrar o Imposto Eclesial. A pergunta é muitas vezes – e quando alguém nessa situação vem a falecer? Existem pessoas especializadas para fazer um “discurso” falando do caráter bom do falecido, elogiando, citando todas as boas obras, doações, cargos políticos etc. É esquecida nossa condição pecadora, de nossa incapacidade e salvar a nós mesmo por obras, esquecendo o inicio da nossa condição – o pecado original.
Talvez uma pequena história sobre a salvação da humanidade. Se no Brasil fosse anunciado o dia da destruição deste país e todos deveriam estar no litoral para serem transportados até na costa da África.
Muitos iriam dispensar a ajuda e iniciar a salvação nadando pelo menos uns 10.000 KM. Alguém alega que é campeão olímpico, outro tem muitas medalhas, ou sabe nadar mais ou menos. O que iria acontecer?
Alguns iam nadar até 30 km, outros 1.000 metros, outros iam nadar 50 metros. A consequência seria que todos iam morrer, não importando a distancia porque para chegar ao outro lado do oceano é impossível por esforço próprio. A única chance de salvação é aceitar e embarcar no barco oferecido por Jesus. Não há outra alternativa para a salvação.
Um hino para crianças e adultos cantarem fala assim. – Meu barco é pequeno e grande é o mar, Jesus segura minha mão, Ele é o meu piloto e tudo vai bem pra viagem a Jerusalém. Assim descreve a salvação. Jesus, barco, grande mar, piloto, viagem e Jerusalém.
A novidade de nosso texto está na mensagem de que a salvação vem de fora, de Deus. O Deus que em Jesus Cristo veio para essa realidade e para o ser humano vazio de salvação assumiu as consequências de seu amor e instalou nela uma nova dimensão da vida, a vida maior do que o mal, que pode ser edificada nessa história através de sinais. O Deus rei, salvador, apresentado no livro de Zacarias e no Evangelho de Mateus, despido de ideais humanos de poder. Essa é a ação reconciliadora de Deus.

HINO

Nº - Hinário –

CONFISSÃO DE FÉ

Creio em Deus Pai, ...

CANTO PÓS CONFISSÃO (proceder motivação e o recolhimento das ofertas)
Nº - Hinário HPD II _______


ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
Motivos de Oração:
1. Aniversariantes
2._______________________________________________________
3._______________________________________________________
4
PAI NOSSO
Pai nosso ...

LITURGIA DE DESPEDIDA

AVISOS
Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.
Oferta no último Culto: R$ _________ - destinada para ...
______________ _________________________________________
________________________________________________________

BÊNÇÃO
Bênção

ENVIO
Alegrem-se no Senhor. Ele é fiel e cumpre o que promete.

CANTO FINAL
Nº - Hinário – Título do Hino


Autor(a): Osmar Jorge Sliwinski
Âmbito: IECLB / Sinodo: Mato Grosso
Natureza do Domingo: Pentecostes
Perfil do Domingo: 4º Domingo após Pentecostes
Testamento: Novo / Livro: Romanos / Capitulo: 7 / Versículo Inicial: 15 / Versículo Final: 25
Título da publicação: Caderno de Cultos - Sínodo Mato Grosso / Ano: 2014
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 28589

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Todas as nossas orações devem fundamentar-se e apoiar-se na obediência a Deus.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Há algo muito vivo, atuante, efetivo e poderoso na fé, a ponto de não ser possível que ela cesse de praticar o bem. Ela também não pergunta se há boas ações a fazer e, sim, antes que surja a pergunta, ela já as realizou e sempre está a realizar.
Martim Lutero
© Copyright 2019 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br