Sínodo Mato Grosso



Rua Aristides Félix de Andrade , 840 - Araés
CEP 78005-605 - Cuiabá /MT - Brasil
Telefone(s): (65) 2129-6592
sinodomt@luteranos.com.br
ID: 10

Romanos 8.14-17 - Domingo de Pentecostes - 09/06/2019

Caderno de Cultos 2019

09/06/2019

09/06/2019 - Domingo de Pentecostes
Pregação: Rm 8.14-17; Leituras: Gn 11. 1-9 ; Jo 14. 8-17(25-27)
Min. Cand. Jairson Discher – Cuiabá- MT


LITURGIA DE ABERTURA

ACOLHIDA

Sejam todos bom vindos/as a Casa do Senhor. Um Bom dia/ Boa noite a cada um/a de vocês. Deus se alegra com a sua presença. Eu quero acolher e saudar a cada um com as palavras do Salmo 104. 31 “Que a glória de Deus, o Senhor, dure para sempre! Que ele se alegre com aquilo que fez”. Todos nós somos criaturas de Deus, criados à sua imagem e semelhança e portadores/as do Espírito Santo. Que Deus se alegre com a nossa presença diante Dele neste culto. Amém.
Acolher os/as visitantes
(Os hinos podem ser escolhidos de acordo com o hinário que é usado na comunidade)
CANTO DE ENTRADA
17 – Livro de Canto da IECLB – Nós estamos hoje aqui

Ou: Nº ____________________________________________________
SAUDAÇÃO

Como templos do Espirito Santo de Deus nos reunimos aqui para celebrar, louvar e rendermos glórias por gratidão a Deus por nos tornar seus filhos e filhas. Fazemos isso em nome e na presença do trino Deus, o Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

CANTOS DE INVOCAÇÃO
462 – Livro de Canto da IECLB – Vem, Espírito Divino

CONFISSÃO DE PECADOS

Estimada Comunidade. As dificuldades que cada qual passa em sua vida, muitas vezes, nos desanima! Muitas pessoas perdem a sua esperança e acabam indo por caminhos contrários ao mostrado por Cristo. Nós também, por desespero e temor, tomados atitudes não condizentes com o Santo Evangelho. Mas, nos temos um Deus que nos houve e está disposto a nos perdoar. Por isso, vamos confessar os nossos pecados a Deus. Oremos:

Bondoso Deus, amado Pai. Arrependidos nos dirigimos a ti em oração. Confessamos que por diversas razões não agimos como seus verdadeiros filhos/as. Somos rebeldes. Queremos seguir por caminhos próprios e isso nos faz cair em pecados. Nós te pedimos, Senhor, Tem piedade de nós. Vem com teu misericordioso perdão e alivia a nossa consciência do peso da culpa. Isso te pedimos em nome de Jesus Cristo, teu amado Filho, nosso Senhor. Amém.

ANÚNCIO DO PERDÃO

Deus ouve nossa confissão, nos acolhe e nos ergue quando fraquejamos. “Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (Jo 3.16). Crendo nestas palavras, eu anuncio, àqueles que confessaram e se arrependeram, sinceramente, de seus pecados o perdão, em nome de Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo. Amém!


KYRIE

Como filhos e filhas de Deus, também queremos interceder por aqueles irmãos e irmãs que estão sofrendo. Paulo, em Romanos 8. 22, diz que o mundo todo geme. Depois de tantos anos esse versículo ainda se confirma. Por isso, unamos as nossas vozes e clamemos a Deus por piedade cantando: Pelas dores deste mundo, ó Senhor…

GLÓRIA IN EXCELSIS
Ao Deus que nos fez seus filhos e filhas e nos ofereceu o seu perdão e ouviu os nossos clamores queremos render louvores. Glorifiquemos o seu Santo Nome cantando: Glória, glória....

ORAÇÃO DO DIA

Amado Pai e Senhor, te somos gratos por nos reunirmos aqui, nesta manhã (nesta noite). Grato a ti somos por teres nos enviado o consolador, o Espírito Santo, que destes a cada um de nós ao sermos batizados. Agora nós te pedimos: Venha até nós com a sua Santa Palavra e abra nossos corações e mentes para que possamos sair daqui transformados por ti e que possamos viver como verdadeiros filhos do verdadeiro Pai. Em nome de Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador, nós oramos a ti. Amém!

LITURGIA DA PALAVRA

LEITURAS BÍBLICAS
1ª Leitura Bíblica: Genesis 11. 1-9

ACLAMAÇÃO DO EVANGELHO: Jesus Cristo diz: Quando o Espírito Santo descer sobre vocês, vocês receberão poder e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria e até nos lugares mais distantes da terra. (At 1.8) Cantemos: Aleluia

2ª Leitura Bíblica: João 14. 8-17 (25-27)


CÂNTICO INTERMEDIÁRIO
461 – Livro de Canto da IECLB – Espírito, verdade

PREGAÇÃO
Romanos 8. 14-17

Que a graça e a Paz de nosso Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a comunhão do Santo Espírito estejam com todos vocês. Amém!

Estimada Comunidade!

Hoje é domingo de Pentecostes. Pentecostes é a festa da Igreja cristã em memória da descida do Espírito Santo sobre os apóstolos, 50 dias depois da Páscoa. O Espírito Que levantou os ossos no vale dos ossos secos relatado no profeta Daniel é aquele que Jesus prometeu nos enviar, e é esse mesmo Espírito que os discípulos receberam. Assim como eles receberam poderes desse Espírito para pregar, coragem para enfrentar as dificuldades daquela época, assim nós também recebemos esse Espírito em nosso batismo. Também nós o recebemos, e ele também nos Deu forças, coragem para assumir a nossa fé diante das tristezas e sofrimentos do mundo.

Mas, uma dos mais belos presentes que nós recebemos desse Espírito e que o texto hoje nos traz é que, por meio dele, nós nos tornamos filhos e filhas de Deus. O Espírito Santo nos faz filhos e filhas de Deus.

Por sermos filhos de Deus nós também seremos herdeiros de sua glória. Porém, nós ainda não vivemos nessa realidade. Como diz Paulo alguns versículos abaixo, v. 22, o mundo todo geme. O mundo está sofrendo, as pessoas estão sofrendo e com isso, cada vez mais se sentindo mais longe da glória de Deus. Como nos sentimos sendo verdadeiros filhos de Deus e vivendo nesse mundo mergulhado em sofrimento?

Muitas pessoas perdem as suas esperanças em meio ao caos e se sentem órfãs espiritualmente. Não é por acaso que tantas pessoas andam de igreja em igreja, se rebatizando quase em todas na busca por uma resposta. Resposta essa que dificilmente chegará. As pessoas estão aflitas, sem rumo, como ovelhas sem pastor ou como filhos/as sem Pai.

Estimados irmãos e irmãs!

Quero compartilhar com vocês uma pequena história.
Certa mulher frequentava, semanalmente, a igreja. Ela sempre se empolgava com as prédicas do Pastor. Seu vizinho, que não era muito ligado à igreja, sempre caçoava da mulher quando ela voltava da igreja. Ele sempre perguntava o que o pastor tinha dito daquela vez, mas ela não conseguia responder. Sempre dizia: não lembro, mas foi bom. E todo domingo era a mesma coisa.

Certo dia ela voltava da igreja e o vizinho fez a mesma pergunta, e ela de novo respondeu: não lembro, mas estava bom. Aí ele disse à mulher: como pode dizer que aquilo foi bom, mas não lembra? Aquilo não serve para nada. Ela pensou um pouco e respondeu: você está vendo aquele lençol que eu lavei de manha? Sim, respondeu ele, está bem limpinho! E você ainda vê o sabão? Não, disse ele. Então ela disse: O Espírito Santo de Deus é como o sabão, ele limpa a sua vida, mas você não o vê, mas ele modificou sua vida!

Assim também acontece conosco. O Espírito de Deus age em nossa vida independente da nossa situação, pois é um presente de Deus. Ele nos foi dado em nosso batismo e permanece conosco para sempre.

Mesmo que a gente esteja em situações que chegamos a duvidar de que somos filhos/as de Deus, o Espírito Santo está ao nosso lado e é ele nos levará até a presença do Pai e é ele que nos revelará quem é o Pai.

Não importa como você está se sentindo hoje. Se sua vida não está tão boa ou se está tudo maravilhosamente bem, a mensagem de Deus é uma só: tu és meu filho, tu és minha filha. Nós não estamos sozinhos, Deus nos mandou o consolador. O Espírito da verdade que está ao nosso lado em todas as situações da nossa vida. Portanto, alegre-se, Filho/a, Teu Pai é contigo. Ele te chama para fazer parte de sua glória.

Que Deus posso abrir os nossos olhos e nos fazer enxergar o nosso verdadeiro Pai e que possamos viver como verdadeiros filhos de Deus. Amém!

HINO
531 – Livro de Canto da IECLB – Nas asas do vento


CONFISSÃO DE FÉ
Por Deus nos ter feitos seus filhos e suas filhos e por termos o consolador ao nosso lado, vamos confessar a nossa fé no trino Deus com as palavras do Credo Apostólico.

Creio em Deus Pai, ...

CANTO PÓS CONFISSÃO (proceder motivação e o recolhimento das ofertas)
205 – Livro de Canto da IECLB – Oração da Igreja


ORAÇÃO DE INTERCESSÃO

Bondoso e Misericordioso Deus, obrigado pela Palavra que tu nos deste. Te agradecemos por teres derramado o Espírito Santo sobre os Apóstolos no pentecostes. Também te agradecemos por termos recebido esse mesmo Espírito em nosso Batismo. Permita que possamos viver como teus verdadeiros filhos e verdadeiras filhas.

Por confiarmos em ti, nós te pedimos: Olha para esta tua comunidade e por toda a Igreja Cristã. Que ela possa ser instrumento de anuncio da tua Palavra e local de encontro de pessoas chamadas e vocacionadas por ti e que também aqui, pessoas que se sentem órfãs, possam encontrar e perceber o Pai bondoso e gracioso que elas têm.

Assim também oramos pelo nosso país, estados e municípios. Pedimos que nossos governantes sejam dignos dos cargos que lhe foram confiados e que a justiça e a paz reinem por todo o mundo.

Assim também oramos por...

Motivos de Oração:
1. Aniversariantes
2._______________________________________________________
3._______________________________________________________
4._______________________________________________________
5._______________________________________________________
6._______________________________________________________

PAI NOSSO
Pai nosso ...

LITURGIA DE DESPEDIDA

AVISOS
Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.
Oferta último Culto: R$ _________ - destinada para ...
______________ _________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________


BÊNÇÃO
Que a benção do todo poderoso Deus Pai, Filho e Espírito Santo venham sobre cada um de vocês e permaneça com vocês, hoje e sempre. Amém!

ENVIO
Vão em paz e sirvam sempre a Deus com alegria e amor!

CANTO FINAL
293 – Livro de Canto da IECLB – Dá-nos esperança e paz


Autor(a): Ministro Candidato Jairson Discher
Âmbito: IECLB / Sinodo: Mato Grosso
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo da Páscoa
Natureza do Domingo: Pentecostes
Perfil do Domingo: Domingo de Pentecostes
Testamento: Novo / Livro: Romanos / Capitulo: 8 / Versículo Inicial: 14 / Versículo Final: 17
Título da publicação: Caderno de Cultos - Sínodo Mato Grosso / Ano: 2019
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 50526

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Nenhum pecado merece maior castigo do que o que cometemos contra as crianças, quando não as educamos.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Se a Palavra desaparecer, o mundo fica escuro. Aí ninguém mais sabe onde se abrigar.
Martim Lutero
© Copyright 2021 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br