Sínodo Mato Grosso



Rua Aristides Félix de Andrade , 840 - Araés
CEP 78005-605 - Cuiabá /MT - Brasil
Telefone(s): (65) 2129-6592
sinodomt@luteranos.com.br
ID: 10

Romanos 8.6-11 - 5º Domingo na Quaresma - 06.04.2014

Caderno de Cultos 2014

02/04/2014

06/04/2014- 5° Domingo na Quaresma
Pregação: Rm 8.6-11; Leituras: Ez 37.1-14; Jo 11.1,3,17-27,41-45
Pa. Daiane Mariléia Baade – Gaúcha do Norte - MT

LITURGIA DE ABERTURA

ACOLHIDA
Bom dia/ Boa noite
Saúdo-vos com as palavras do Salmo 105.1-3: “Agradeçam a Deus, o Senhor, anunciem a sua grandeza e contem às nações as coisas que ele fez. Cantem a Deus, cantem louvores a ele, falem dos seus atos maravilhosos. Tenham orgulho daquilo que o santo Deus tem feito. Que fique alegre o coração de todos os que adoram a Deus, o Senhor!”
Com essas palavras vos acolho neste encontro com nosso bom Deus! Sejam bem-vindos, bem-vindas!

Acolher os/as visitantes

CANTO DE ENTRADA
466 – HPD 2 – As maravilhas do Senhor

Ou: Nº ____________________________________________________

SAUDAÇÃO
Reunimo-nos não em nosso nome, mas em nome e por honra e glória de nosso Deus que é Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

CANTOS DE INVOCAÇÃO
332 – HPD 2 – Deus está aqui

Ou: Nº ____________________________________________________

CONFISSÃO DE PECADOS
O rei Davi reconheceu “enquanto eu não confessei o meu pecado, eu me cansava chorando o dia inteiro (Sl 32.3)... portanto, queridos irmãos na fé, confessemos a Deus os nossos pecados, para que nos seja tirado o peso da culpa.
Oremos: Confessamos Senhor que temos pecado contra Ti, com palavras, gestos a atitudes, não te amamos de todo o coração, e não amamos o nosso próximo como a nós mesmos. Somos pobres criaturas carentes da tua graça e da tua misericórdia. Perdoa-nos os pecados, livra-nos de nossas culpas, transforma nossas vidas, limpa-nos da sujeira que o pecado traz a nós. Por Cristo, nosso Senhor e Salvador é que oramos e confessamos. Amém.

ANÚNCIO DO PERDÃO
Davi no mesmo Salmo diz: “Então eu te confessei o meu pecado e não escondi a minha maldade. Resolvi confessar tudo a ti, e tu perdoaste todos os meus pecados.” Sl 32.5 Assim também os nossos pecados, quando confessados de coração arrependido, são perdoados. Amém.

KYRIE
Pelas dores do mundo clamamos ao Senhor, dores essas que não temos como interferir diretamente, mas que podemos orar, e fazemos isso cantando
Pelas dores deste mundo...

GLÓRIA IN EXCELSIS
Por sabermos que somos ouvidos, e que tudo o que somos e temos pertence a Deus, adoremos o seu santo nome cantando
471 – HPD 2 - Glória ao Cordeiro...

ORAÇÃO DO DIA
Por tua mão nos guia nosso bom Pastor. Ilumina-nos com tua palavra, revela a nós a tua vontade, e que busquemos aqui, entre irmãos e irmãs na fé, força, amparo, alegria, paz, coragem, verdade, bom ânimo e esperança para nossos dias. Seja essa celebração em honra e glória de teu nome e seja este tempo um tempo de comunhão contigo e com nossos irmãos e irmãs. Por Jesus Cristo é que oramos. Amém.

LITURGIA DA PALAVRA

LEITURAS BÍBLICAS
1ª Leitura Bíblica:
Ouçamos a leitura de Ez 37.1-14

Esse texto nos faz lembrar que tudo que estiver morto pode tornar a vida, se for essa a vontade de Deus. Os ossos secos ganharam tendões, músculos, pele e voltaram a respirar. Nas mãos do nosso Deus eterno seremos nova criatura.

2ª Leitura Bíblica:
Ouçamos agora Jo 11.1,3,17-27,41-45

Também esse texto fala sobre voltar à vida. Lázaro que estava já morto e sepultado há quatro dias ganhou vida nova, voltou a viver. E nesse texto Jesus declara que ele é a ressurreição e a vida, portanto quem nele crer terá o cumprimento de suas promessas.


CÂNTICO INTERMEDIÁRIO
383 – HPD 2 – A lei do Senhor

PREGAÇÃO
Leitura do texto da pregação Rm 8.6-11

“Que a graça e a paz de nosso Deus, que vai além da nossa compreensão humana, seja conosco enquanto refletimos sobre sua palavra. Amém.”

Estimada comunidade!
É tempo de Quaresma. Tempo esse que paramos para refletir sobre o amor de Deus revelado a nós em Cristo Jesus. E o tema em pauta é a ressureição. Os nossos três textos de hoje falam sobre esse assunto.
Sempre gostei de pensar na ressurreição com a imagem da metamorfose da borboleta. Ela que era uma lagarta e que depois de um tempo parece que cansou desta vida e aí se enfia dentro de um casulo e fica ali por semanas, parece que não há mais vida, o casulo parece seu sepulcro, sua sepultura. É como pequenos ossos secos, ou como Lázaro que já estava sepultado. Mas aí acontece a transformação, a nova vida: os ossos secos ganharam tendões, músculos, pele e voltam a respirar; Lázaro revive, e a lagarta sai do casulo com uma forma nova, numa beleza inexplicável ela vai abrindo suas asas e somos capazes de ver a perfeição e a beleza da criação de Deus: é uma linda borboleta.
Acredito que as borboletas foram criadas por Deus justamente para conseguirmos compreender um pouco o grande mistério da ressureição.

Daquilo que parecia morto, ali houve vida. O nosso texto fala disso. Mas ele vai ainda mais longe: “As pessoas que têm a mente controlada pela natureza humana acabarão morrendo espiritualmente; mas as que têm a mente controlada pelo Espírito de Deus terão vida eterna e paz.” (v.6). Isso significa que a ressurreição é para aqueles que crêem na mesma. Não basta dizer ‘eu creio’ e deixa-se ser dominado pela natureza humana, mas dizer ‘eu creio’ e permitir que quem conduza sua vida seja Deus.

Vamos fazer uma diferenciação entre natureza humana e Espírito de Deus:

1° NATUREZA HUMANA – de acordo com Gálatas 5, o apóstolo Paulo nos informa o que seriam frutos da natureza humana: imoralidade sexual, impureza, ações indecentes, adoração a ídolos, feitiçarias, inimizades, brigas, ciumeiras, acessos de raiva, ambição egoísta, desunião, divisões, inveja, bebedeiras, farras e outras coisas parecidas com essas.
Olhando calmamente, podemos notar que isso tudo é verdade, isso não faz parte da vontade de Deus para nossas vidas é, portanto, natureza humana e pecaminosa.

2° ESPÍRITO DE DEUS – também de acordo com Gálatas 5 ouvimos que os frutos do Espírito de Deus são: amor, alegria, paz, paciência, delicadeza, bondade, fidelidade, humildade e domínio próprio. Isso sim é a vontade de Deus para nossas vidas.

Se formos capazes de viver conforme os frutos do Espírito de Deus, ou seja, termos nossa vida sendo controlada por Ele, seremos as mais felizes das criaturas e as promessas que ouvimos serão destinadas também a nós.

Vejamos bem o que é mais valioso para nós?

Contudo, os textos também não querem indicar só a ressurreição após a morte, mas querem deixar bem claro que cada vez que deixamos nossas vidas serem conduzidas pelo Espírito de Deus, estamos nos permitindo ressuscitar para os sinais do Reino de Deus. Estamos proclamando sinais deste reino e tornando ele visível aos que estão a nossa volta. Estamos testemunhando a nossa fé em ações e permitindo que a vontade de Deus seja realmente vivida já agora em nosso mundo.

Por mais simples que tudo isso pareça nós sabemos que não é fácil. Se fosse fácil Cristo não teria que morrer como morreu. Mas é essencial. Quando percebermos que estamos deixando a natureza humana tomar conta de nosso ser, oremos com mais fervor, peçamos aos outros para que orem por nós. Quando percebermos que alguém que conhecemos está sendo dominado por essa natureza, oremos por essa pessoa. Somente a oração nos trará e trará os nossos amados a Deus novamente. E somente em Deus é que podemos confiar, suas promessas são para além daquilo que podemos imaginar. E quando oramos a ele, na oração do Pai Nosso, ‘não nos deixe cair em tentação’, é justamente para que não venhamos a ser tentados pelos poderes da natureza humana.

Que o Espírito de Deus seja nosso condutor, para que possamos viver sinais da ressurreição já agora e crer nas promessas que Ele faz a nós! Amém.

HINO
316 – HPD 2 – Semente da libertação

CONFISSÃO DE FÉ
Confessemos com o coração sincero aquilo que nós cremos, no Deus Pai, Filho e Espírito Santo, e fazemos isso dizendo juntos...

Creio em Deus Pai, ...

CANTO PÓS CONFISSÃO (proceder motivação e o recolhimento das ofertas)
425º - HPD 2 – Repartir


ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
Motivos de Oração:
1. Aniversariantes
2._______________________________________________________
3._______________________________________________________
4._______________________________________________________
5._______________________________________________________
6._______________________________________________________

PAI NOSSO
Pai nosso ...

LITURGIA DE DESPEDIDA

AVISOS
Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.
Oferta último Culto: R$ _________ - destinada para ...
______________ _________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________

BÊNÇÃO
Vamos receber a bênção de Deus e fazemos isso nos unindo uns aos outros e repetindo as palavras de benção...

Que o Senhor te abrace com a sua paz
e te cubra com sua graça;
Que o Senhor firme teu coração em meio às tempestades da vida;
Que o Senhor te encha de esperança
e te faça mais que vencedor em todas as coisas.
Que assim te abençoe, o Deus Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

ENVIO
Vamos na paz de Deus e sirvamos a ele com amor e alegria. Amém.

CANTO FINAL
368 – HPD 2 – Paz de Cristo


Autor(a): Daiane Mariléia Baade
Âmbito: IECLB / Sinodo: Mato Grosso
Natureza do Domingo: Quaresma
Perfil do Domingo: 5º Domingo na Quaresma
Testamento: Novo / Livro: Romanos / Capitulo: 8 / Versículo Inicial: 6 / Versículo Final: 11
Título da publicação: Caderno de Cultos - Sínodo Mato Grosso / Ano: 2014
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 26204

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Vocês foram batizados para ficarem unidos com Cristo e assim se revestiram com as qualidades do próprio Cristo.
Gálatas 3.27
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Hoje, tenho muito a fazer, portanto, hoje, vou precisar orar muito.
Martim Lutero
© Copyright 2019 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br