Sínodo Mato Grosso



Rua Aristides Félix de Andrade , 840 - Araés
CEP 78005-605 - Cuiabá /MT - Brasil
Telefone(s): (65) 2129-6592
sinodomt@luteranos.com.br
ID: 10

Salmo 23 - 4º Domingo da Páscoa - 17.04.2016

Caderno de Cultos 2016

17/04/2016

17/04/2016 – 4º Domingo de Páscoa
Jo. 10.22-30; At. 9.36-43; Pregação: Sl. 23
PPHM Allan Mott – Sorriso MT

ACOLHIDA
Estamos tão acostumados a olhar para as urgências do dia-a-dia, que Deus nos chama a descansar n’Ele e nem nos damos conta disso! Por isso Deus nos saúda neste culto com a Palavra de Mateus 11.28, onde Jesus Cristo nos diz: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu os aliviarei”. Esta Palavra nos desafia a depositar toda a nossa vida nas mãos de Deus, e deixar que Ele nos transforme pelo agir da Sua Palavra.
Se houver visitantes entre nós, queremos saudar a todos/as que nos visitam, com o abraço caloroso do Pai, que nos recebe e nos acolhe de braços abertos em nossa comunidade, para que juntos sintamos que fazemos parte da Família de Deus.

CANTO DE ENTRADA Nº 123 - HPD – O nosso encontro vai ser abençoado

Ou: Nº ____________________________________________________

LITURGIA DE ABERTURA
SAUDAÇÃO
Neste culto queremos invocar pela presença Deus para que nos ajude a deitar nos seus braços e também enxergar para além dos limites do corre-corre da nossa vida. Queremos iniciar esta semana segurando na mão de Deus. Por isso nos reunimos mais uma vez em culto em nome de Deus que é Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

CANTOS DE INVOCAÇÃO Nº 107 - HPD – Bem de Manhã

Ou: Nº ____________________________________________________

CONFISSÃO DE PECADOS
Senhor, nosso Deus, diante de ti nos colocamos para restaurar o nosso relacionamento contigo e com o nosso próximo. Queremos confessar nossas faltas e reconhecer que facilmente nos fartamos com as alegrias e as conquistas passageiras desta vida, sem prestar atenção no cuidado que desejas que todos aprendam a ter uns pelos outros. Nos ajuda Deus a nos deixar ser guiados pelo teu amor e tua misericórdia que nos consolam. Dá-nos olhos claros e mostra que estás conosco. Assim, agora silenciamos e colocamos nossa vida aos pés da tua cruz, para que cada um individualmente confesse as suas faltas diante de Ti (momento de silencio).

Pai querido, obrigado porque nos dás a chance de nos apresentar diante de ti e buscar pela tua reconciliação. Tu conheces o nosso coração e sabe que não conseguimos expressar em palavras tudo o que nos leva para longe de Ti. Por isso, em tua misericórdia, te pedimos nos perdoa e ajuda-nos a anunciar a Tua vinda e o Teu socorro para as pessoas da nossa cidade. Isto nós te pedimos em nome do nosso Senhor Jesus Cristo. Amém.

ANÚNCIO DO PERDÃO
Essa é a promessa de Deus quando nos unimos ao salmista que diz no Salmo 32.5: “Então eu te confessei o meu pecado e não escondi a minha maldade. Resolvi confessar tudo a ti, e tu perdoaste todos os meus pecados”. Promessa que se cumpre a cada um e a cada uma que sinceramente confessa os seus pecados ao Senhor. Amém.

GLÓRIA IN EXCELSIS
Queremos glorificar o trino Deus cantando: Nº 166 - HPD – Damos olhos claros

ORAÇÃO DO DIA
Senhor, nosso Deus, mais uma vez nos colocamos diante de ti, para te pedir que venhas sobre nós com teu Espírito e a tua palavra, como vieste aos Teus discípulos no passado. Para que a nossa fé na promessa da Tua primeira vinda nos anime e faça aguardar também pelo Teu retorno sob a luz da Tua Palavra. Por isso te pedimos Senhor: derrama Teu Espírito sobre nós, abre nossos ouvidos e nosso coração para que estejamos prontos para te ouvir e assim sejamos transformados por meio da Tua palavra. Isso nós te pedimos em nome de Jesus Cristo. Amém.

LITURGIA DA PALAVRA
LEITURAS BÍBLICAS
1ª Leitura Bíblica: João 10.22-30.
2ª Leitura Bíblica: Atos 9.36-43
3ª Leitura Bíblica: Salmo 23

CÂNTICO INTERMEDIÁRIO: Nº 380 - HPD – A Tua Palavra

PREGAÇÃO
O texto escolhido para o dia de hoje é um dos mais citados pelos cristãos. Ele apresenta também as verdades mais simples e profundas. Primeiro ele apresenta Deus como o pastor de seu povo. Jesus já disse também em João 10.11 que Ele é o bom pastor. Logo, Deus é o bom pastor e nós somos ovelhas do seu pasto. Vale ressaltar que aqui Davi está reconhecendo Deus como seu Rei-Pastor. Os reis do Oriente Médio assim eram chamados. O Senhor é o pastor de Israel.
Este salmo apresenta tudo aquilo que o Senhor dá àqueles que o têm como Pastor, Rei. Iremos olhar para cada presente que Deus dá ao salmista e assim tomar posse também para a nossa vida.
Já no primeiro versículo Davi declara que nada lhe faltará. Acredito que essa frase primeira frase já tem muito a nos ensinar. Quantas vezes você e eu ficamos em crise e nos revoltamos das coisas que não recebemos do Senhor? Aqueles pedidos por vezes absurdos que fazemos pra Deus na certeza de que Ele vai nos dar. Quando o salmista nos convida a declarar como ele que nada nos faltará ele não está afirmando que a vida será maravilhosa. Afirma que Deus nos dará todo o necessário pra vivermos.
Em seguida vemos a declaração de que o bom pastor faz o salmista repousar em pastagens verdes e o leva às águas tranquilas. Quando ele fala do repouso nos pastos verdes ele quer expressar tudo o que é necessário para viver. Jesus usa essa expressão em João 10.9 também quando diz que Ele é a porta, e que n’Ele encontraremos pastagem. Como Deus é apresentado como pastor, e a ovelha uma figura que representa um homem sob o cuidado de Deus, ‘pastagem’ e ‘águas tranquilas’ não diz de roupas, casas, carros, casamentos, alimento, antes diz da justiça de Deus proveniente da Sua palavra. O pasto e as águas que Deus providencia tem por alvo os que têm sede e fome de justiça, ou seja, de ouvir a palavra de Deus.
O alimento providenciado por Deus proporciona descanso, refrigério e restaura a alma aflita, pois é Ele quem guia as águas tranquilas, ou seja, pelas veredas da justiça. “A lei do SENHOR é perfeita, e refrigera a alma; o testemunho do SENHOR é fiel, e dá sabedoria aos símplices (Sl 19:7).
A confiança da ‘ovelha’ no Sumo Pastor pode ser dimensionada através da circunstância que o cerca: “Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum...”. O motivo de tamanha confiança vem expresso no Salmo 138: “Andando eu no meio da angústia, tu me reviverás; estenderás a tua mão contra a ira dos meus inimigos, e a tua destra me salvará” (Sl 138:7). A penalidade decorrente do pecado de Adão impôs medo a todos os homens, mas a ‘ovelha’ que está com o seu Pastor não teme mal algum ao percorrer o vale da sombra da morte, pela certeza de que Deus, como Pastor, jamais faltará (v. 1). Deus é o Pastor da ‘ovelha’ porque ela não pertence ao pecado como os demais homens.
O Bom Pastor acolhe Davi em sua mesa e lhe dá proteção. Esse mesmo pastor chama você e eu para estar com ele na sua mesa e Ele quer nos dar a sua proteção. Naquela época as alianças eram celebradas dessa forma, e Deus fez uma aliança com cada um de nós quando enviou Seu Filho. Assim, Ele nos aguarda pra partilhar da sua mesa no dia em que o Cristo ressurreto nos buscar para nos levar com ele.
O salmista encerra o cântico dizendo que “Bondade e Misericórdia certamente me seguirão todos os dias da minha vida e habitarei na casa do Senhor para todo o sempre” (v.6). Nós precisamos também viver nessa certeza de que a bondade e a misericórdia de Deus e abundancia de dias decorre da obediência á Cristo deve percorrer por toda a nossa vida. Deus havia estabelecido que teria misericórdia dos que O obedecem, e como a comida, o prazer de Cristo era executar a vontade de Deus.
No Salmo 23 a relação ‘Senhor’ e ‘servo’, ‘Pai’ e ‘Filho’ é apresentada através de uma nova figura: ‘pastor’ e ‘ovelha’. Lembremos que Deus veio em carne e habitou entre os homens E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade (Jo 1.14). Que Deus nos ajude a encontrar n’Ele essa relação de Pastor e ovelha para que possamos viver na esperança de que também habitaremos todos os dias na casa do Senhor.


HINO Nº 254 - HPD – Senhor, meu Deus

CONFISSÃO DE FÉ
Queremos nos unir aos cristãos ao redor de toda a terra e de todos os tempos. Confessar a nossa fé em nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, que veio nos revelar a vontade de Deus de se reconciliar com todos os que buscam a Deus de todo seu coração. Queremos faze-lo por meio do Credo Apostólico, dizendo juntos:

Creio em Deus Pai, ...

CANTO PÓS CONFISSÃO E OFERTAS:
Nº 249 - HPD – Graças, Senhor eu rendo

AVISOS
Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.
Destino da oferta: _________________________________________
Oferta último Culto: R$________ destinada ____________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________

ANIVERSARIANTES
________________________________________________________
________________________________________________________

ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
Motivos de Oração:
_______________________________________________________
_______________________________________________________
_______________________________________________________
_______________________________________________________
_______________________________________________________
_______________________________________________________

Senhor, nosso Deus, obrigado porque vieste até nós por meio do teu Filho Jesus Cristo como o bom pastor que dá a vida pelos seus filhos. Obrigado porque vieste em Teu Filho Jesus Cristo nos dar a direção correta para a nossa vida, porque nos reconcilia Contigo por meio do sangue de Cristo. Obrigado por que o Senhor nos faz descansar em pastos verdes e tranquilos e o teu cajado nos consola. Neste momento, também queremos interceder por este mundo perdido, que carece da Tua luz e do Teu amor, que vive em meio a guerras e a destruição. Vem com teu Espírito e renova a face da terra. Olha pelo nosso país, pela nossa cidade e ajuda-nos na tarefa de anunciar a Tua salvação por meio de nossas mãos, seja na oração ou no testemunho concreto de nossa fé em Jesus Cristo, para que as pessoas ao nosso redor também encontrem o caminho da salvação. Tudo o mais queremos colocar diante de Ti na oração que o teu Filho Jesus Cristo nos ensinou por meio dos apóstolos dizendo...

PAI NOSSO
Pai nosso...

LITURGIA DE DESPEDIDA
BÊNÇÃO
Queremos receber das mãos de Deus à bênção que ele nos oferece, toda vez que nos reunimos em culto. Que Deus Te abençoe e Te guarde que Ele faça resplandecer o seu rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti, que ele sobre ti levante o Seu rosto e Te de a paz. Que assim Deus Pai, Filho e Espírito Santo Te conduza pelos caminhos de Deus, hoje e para todo o sempre. Amém.

ENVIO
Vão na paz do Senhor Jesus Cristo, na certeza de que ele vai adiante de vocês e de todo/a aquele/a que se deixa conduzir por Suas mãos. Pois Ele foi nos preparar lugar junto a Ele para que todo/a aquele/a que se coloca debaixo da Sua vontade venha estar com Ele pela eternidade. Que Deus os abençoe.

CANTO FINAL: Nº 350 HPD – Que a graça do Senhor.
 


Autor(a): Allan Mott
Âmbito: IECLB / Sinodo: Mato Grosso
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo da Páscoa
Natureza do Domingo: Páscoa
Perfil do Domingo: 4º Domingo da Páscoa
Testamento: Antigo / Livro: Salmos / Capitulo: 23
Título da publicação: Caderno de Cultos - Sínodo Mato Grosso / Ano: 2016
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 36439

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Louvem o Senhor pelas coisas maravilhosas que tem feito. Louvem a sua imensa grandeza.
Salmo 150.2
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Que ninguém procure somente os seus próprios interesses, mas também os dos outros.
Filipenses 2.4
© Copyright 2019 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br