Sínodo Mato Grosso



Rua Aristides Félix de Andrade , 840 - Araés
CEP 78005-605 - Cuiabá /MT - Brasil
Telefone(s): (65) 2129-6592 | (65) 9840-66020 | (65) 9846-83271
sinodomt@luteranos.com.br
ID: 10

Salmo 67 - 6º Domingo de Páscoa - 22/05/2022

Caderno de Cultos 2022 - Sínodo Mato Grosso

22/05/2022

 

22/05/2022- 6º Domingo de Páscoa

Pregação: Salmo 67; Leituras: João 5.1-9; Atos 16.9-15

Pastor Adriel Raach – Comunidade de Cuiabá - MT

 

     LITURGIA DE ABERTURA

 

ACOLHIDA

Saúdo vocês com o texto bíblico de João 14.23, onde diz: “Jesus Cristo diz: Se alguém me ama, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada.”

- A palavra de Deus hoje quer nos motivar a declararmos o nosso amor por Ele, a Ele! Vamos louvar o nome de Cristo Jesus, pois o que ele fez por nós podemos perceber em nossas vidas. Em culto declaramos nossa fé e confiança em Deus e rendemos graças por tudo o que temos e somos! Que Deus nos abençoe e nos conceda sua sabedoria para meditarmos sobre sua santa Palavra! Amém.

 

Neste culto nós nos encontramos com o próprio Deus. Ele está aqui. Assim, todas as pessoas que nos visitam, sintam-se acolhidas também pelo Deus bondoso!

 

CANTO DE ENTRADA

Nº 338 - LCI – Louvor rendamos

Ou: Nº __26 – LCI – Reunidos aqui_____

 

SAUDAÇÃO

Nós celebramos este culto em nome e na presença do Trino Deus, o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Amém.

 

CANTOS DE INVOCAÇÃO

Nº 01 - LCI – Saudação apostólica

Ou: Nº __03 – LCI – Trino Deus__

 

CONFISSÃO DE PECADOS

Bondoso Deus, reconhecemos que nem sempre temos respondido à tua fidelidade e ao teu amor por nós com a mesma intensidade com que tu nos atendes. Nosso falar sobre ti tantas vezes tem sido tímido. Vamos deixando a nossa vida cair na rotina. Deixamos de cuidar das outras pessoas, assim como Jesus nos ensinou. Deixamos de buscar a unidade da Igreja. Deixamos de buscar com ousadia a tua justiça e tua paz em nossa realidade. Por nossa fraqueza, ó Deus, pedimos-te perdoa-nos e concede-nos a graça de podermos aperfeiçoar nossa vida a partir da tua vontade. Por Jesus Cristo, nosso Senhor. Amém.

 

ANÚNCIO DO PERDÃO

O nosso consolo e fortalecimento vêm da palavra de Deus. No Evangelho de hoje, João 5.6: “Jesus o viu deitado e, sabendo que estava doente todo esse tempo, perguntou: Você quer ficar curado?” – A pergunta também é para nós, pecadores e pecadoras: Vocês querem ficar curados? – Se sinceramente responderem que sim, eu declaro o perdão de Deus, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

KYRIE

Lembramos das situações de sofrimento que o mundo enfrenta. Uma Pandemia devastadora e angustiante que assolou o mundo inteiro. Famílias sofrendo com a dor do luto, pessoas com dificuldades financeiras. Desempregados, imigrantes, vítimas de conflitos armados, falta de amor e uma crescente desumanidade, além do descaso com a natureza. Deus de amor, tem compaixão, apressa-te em socorrer-nos!

Cantemos, Nº 56 – LCI – Pelas dores deste mundo

 

GLÓRIA IN EXCELSIS

Rendamos glórias a Deus nas alturas dos céus, cantando: Nº 171 – LCI – Ontem, hoje e sempre

 

ORAÇÃO DO DIA

Deus bondoso, mais uma vez celebramos culto a ti como forma de demonstrar nosso amor e a nossa confiança. Pedimos que continue mantendo-nos firmes em ti. Que tua palavra hoje neste culto seja mais alimento para a nossa fé. Que nossa vida seja dedicada ao serviço de amor que resulta do amor que cultivamos como irmãos e irmãs na fé. Em nome de Jesus, Senhor e Salvador, que vive e reina contigo e com o Espírito Santo sempre. Amém.

 

LITURGIA DA PALAVRA

 

LEITURAS BÍBLICAS

1ª Leitura Bíblica: Salmo 67

 

2ª Leitura Bíblica: Atos 16.9-20

 

 

CÂNTICO INTERMEDIÁRIO

Nº 165 – LCI – Estou Pronto, Senhor

 

Aclamação do Evangelho: ALELUIA

 

Leitura do Evangelho: João 5.1-9

 

PREGAÇÃO: Que a graça e a paz do nosso Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus, o Pai, e a comunhão com o Espírito Santo esteja com cada um e cada uma de nós. Amém.

- Como reconhecer a ação de Deus no mundo? Somos convidados pelo salmista a louvar a Deus por tudo o que ele tem feito por nós e através de nós. Ele descreve como é que Deus age com justiça, com bondade e compaixão. Ao mesmo tempo ele coloca isso na oração dele, logo no início, pedindo a Deus que tenha compaixão de nós e nos abençoe. – Como então saber que o que há de bom acontecendo no mundo que é ação de Deus por nós?

- O pedido do salmista revela não somente a sua vontade de que a bondade de Deus prevaleça no mundo, mas também que os povos vejam o que Deus tem feito. A terra deu sua colheita! Essa colheita é atribuída a Deus, como obra da sua bondade! Mas, será que é assim entre nós? Será que as pessoas sempre reconhecem que as colheitas, a paz, a justiça, o amor entre as pessoas, que tudo isso é, antes de qualquer coisa, ação de Deus no mundo?

Há muitas pessoas que resistem a admitir isso! Vivemos em um mundo que prega a meritocracia, que basicamente atribui aos próprios autores das obras todo o mérito, todo o crédito. Baseado na meritocracia, como vou atribuir a Deus tudo de bom que tem acontecido na minha vida? – Não seria mais “justo” afirmar que é decorrente do meu próprio esforço? – Dizer que Deus tem abençoado o mundo com bondade e não atribuir também a Ele todo o sofrimento e toda a miséria que as pessoas enfrentam, não seria descreditar as pessoas que são, de fato, benfeitoras e pôr a culpa do mal apenas nos malfeitores?

- Por mais estranho que isso pareça, é bem essa a verdade! Todo o mal e toda a miséria que há no mundo é decorrente da maldade do coração humano. Quando nos distanciamos de Deus permitimos que o a arrogância, o egoísmo e o individualismo se apoderem do nosso coração. Cobrar os créditos e os méritos das próprias ações podem ser interessantes quando estamos na condição de benfeitores. Mas, bem sabemos que não o somos sempre assim. Somos pecadores, egoístas e pecamos contra Deus e uns contra os outros. Desse modo a justiça só seria verdadeira se recebêssemos o mérito pelas boas ações e também sofrêssemos o castigo pelos pecados que cometemos.

Nós cristãos atribuímos toda a bondade a Deus porque somente ele é totalmente bom! Ele é pura bondade e age sempre com compaixão. Tudo o que resulta da nossa ação aqui no mundo que venha a gerar algum benefício à criação de Deus e às pessoas nós atribuímos a Deus e reconhecemos a nós mesmos como instrumentos dele. Fazemos isso em primeiro lugar por que o amamos de todo o coração e por que Ele já assumiu toda a culpa pelos pecados que cometemos e cometeremos. A nossa maneira de demonstrar nossa gratidão a Ele é deixando que Ele continue abençoando o mundo através de nós. É assim que os povos do mundo inteiro verão que Ele é o único e verdadeiro Deus, e todos louvaremos o seu nome em conjunto!

- Que Deus nos use como instrumentos da sua bondade e que mais e mais pessoas venham louvar a Ele conosco. Amém.

  

HINO

Nº 108 - LCI – Bendito seja Deus

 

CONFISSÃO DE FÉ

Confessemos juntos a nossa fé no Trino Deus, através das palavras do Credo Apostólico.

Creio em Deus Pai, ...

 

CANTO PÓS CONFISSÃO (proceder motivação e o recolhimento das ofertas)

Nº 83 - LCI – Louvarei

 

ORAÇÃO DE INTERCESSÃO

Motivos de Oração:

1. Aniversariantes

2._______________________________________________________

3._______________________________________________________

4._______________________________________________________

5._______________________________________________________

6._______________________________________________________

Senhor, obrigado por mais um encontro contigo. Obrigado pelos irmãos e pelas irmãs que aqui estiveram para compartilhar da tua palavra. Hoje tu nos mostraste como é importante nos mantermos firmes na tua verdade e nos entregarmos inteiramente como instrumentos teus, para sermos capazes de demonstrar ao mundo a tua bondade e a tua misericórdia. Como teus discípulos queremos testemunhar o que tu fizeste, o que tu fazes e ainda o que farás por nós. Por isso, queremos te pedir e agradecer por motivos bem concretos.....

Agradecer-te por: ______________

E também te pedir:______________

Senhor envia-nos fortalecidos, para assim sermos instrumentos de bênção e te glorificarmos. Tudo o que temos em nossos corações e mentes queremos juntar à oração que Jesus ensinou:

PAI NOSSO

Pai nosso ...

 

LITURGIA DE DESPEDIDA

 

AVISOS

Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.

Oferta último Culto: R$ _________ - destinada para ...

______________ _________________________________________

________________________________________________________

________________________________________________________

________________________________________________________

________________________________________________________

 

BÊNÇÃO

Que Deus te abençoe e te guarde. Que Ele faça resplandecer o seu rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti. Que Deus, sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

 

ENVIO

Vão em paz e sirvam ao Senhor com alegria!

Demos graças a Deus!

 

CANTO FINAL

Nº 300 - LCI – Deus vos guarde


Autor(a): Pastor Adriel Raach
Âmbito: IECLB / Sinodo: Mato Grosso
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo da Páscoa
Área: Celebração / Nível: Celebração - Liturgia
Natureza do Domingo: Páscoa
Perfil do Domingo: 6º Domingo da Páscoa
Testamento: Antigo / Livro: Salmos / Capitulo: 67
Título da publicação: Caderno de Cultos - Sínodo Mato Grosso / Ano: 2022
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 66236

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Não se preocupem com nada, mas em todas as orações peçam a Deus o que vocês precisam e orem sempre com o coração agradecido.
Filipenses 4.6
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Quando eu sofro, eu não sofro sozinho. Comigo sofrem Cristo e todos os cristãos. Assim, outros carregam a minha carga e a sua força é também a minha força.
Martim Lutero
© Copyright 2022 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br