Sínodo Mato Grosso



Rua Aristides Félix de Andrade , 840 - Araés
CEP 78005-605 - Cuiabá /MT - Brasil
Telefone(s): (65) 2129-6592
sinodomt@luteranos.com.br
ID: 10

Salmo 8 - Ano Novo - 01.01.2014

Caderno de Cultos 2014

01/01/2014

01/01/2014 – ANO NOVO (Nome de Jesus)
Nm 6.22-27; Lc 2.15-21 Pregação: Sl 8.1-9
P. Cláudio Rieper – Sorriso MT

ACOLHIDA
Desejo a todos/as neste culto que a benção de Deus, por meio do seu Espírito, nos ajude a ter um encontro pessoal com Deus, que mostrou a sua face e o seu amor no singelo rosto de uma criança. Em Jesus Cristo encontramos a face amorosa de Deus que nos oferece a chance de nos reconciliar com o Pai e novamente encontrar a paz e o descanso perdido que só podemos encontrar em Deus que anda junto conosco. Que possamos sair deste culto, nos sentindo carregados pelos braços amorosos de Deus.

Se houver visitantes entre nós, queremos saudar a todos/as que nos visitam, com o abraço amoroso do Pai, que nos recebe e nos acolhe de braços abertos em nossa comunidade, para que juntos sintamos que fazemos parte da Família de Deus.

CANTO DE ENTRADA
Nº 123 - HPD – O Nosso Encontro vai ser Abençoado

Ou: Nº ____________________________________________________

LITURGIA DE ABERTURA
SAUDAÇÃO
Reunidos por este Deus, celebramos este culto especial de Ano Novo, aonde Deus vem nos encontrar por meio do rosto de uma pequena criança. Por isso realizamos este culto em nome de Deus que é Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

CANTOS DE INVOCAÇÃO
Nº 332 - HPD – Deus está Aqui, Aleluia

Ou: Nº ____________________________________________________

CONFISSÃO DE PECADOS
Senhor, nosso Deus, diante de ti nos colocamos para restaurar o nosso relacionamento contigo e com o nosso próximo. Queremos confessar nossas faltas, pois sabemos que na maioria das vezes não agimos como Tu esperas, pois seguimos nossos próprios caminhos, sofremos e ainda esperamos que nos abençoe em nossos maus caminhos. Por isso, agora silenciamos e colocamos nosso coração aos pés da tua cruz, para que cada um individualmente confesse as suas faltas diante de Ti (momento de silencio).

Pai querido, obrigado porque nos dás a chance de nos apresentar diante de ti e buscar pela tua reconciliação. Tu conheces o nosso coração e sabe que não conseguimos expressar em palavras tudo aquilo que nos leva para longe de Ti. Por isso, em tua misericórdia, te pedimos nos perdoa e nos ajuda a seguir os Teus caminhos e reconhecer que os nossos caminhos nos levam para longe da Tua vontade. Isto nós te pedimos em nome do nosso Senhor Jesus Cristo. Amém.

ANÚNCIO DO PERDÃO
Essa é a promessa de Deus (1João 1.9): “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça”. Promessa que se cumpre a cada um que sinceramente confessa os seus pecados ao Senhor. Amém.

KYRIE
E da mesma maneira como Deus se reconcilia conosco, queremos nós também nos colocar diante de Deus e clamar pelas dores deste mundo. Por isso, queremos cantar:

1. Pelas dores deste mundo, ó Senhor, imploramos piedade. A um só tempo geme a criação.
2. Teus ouvidos se inclinem ao clamor desta gente oprimida. Apressa-te com tua salvação.
A tua paz, bendita e irmanada com a justiça. Abrace o mundo inteiro. Tem compaixão!
O teu poder sustente o testemunho do teu povo. Teu Reino venha a nós! Kyrie eleison!

GLÓRIA IN EXCELSIS
Queremos glorificar o trino Deus cantando:
Nº 253 - HPD – Glorificado seja o Teu nome

ORAÇÃO DO DIA
Senhor, nosso Deus, mais uma vez nos colocamos diante de ti, para te pedir que venhas sobre nós com teu Espírito e a tua palavra, como vieste aos Teus discípulos no passado. Para que a nossa fé na promessa que o menino Jesus carregou em seus braços seja fortalecida e os nossos caminhos sejam colocados sob a luz da Tua Palavra. Ajuda-nos a entregar os caminhos do novo ano que se inicia nas Tuas mãos e seguir os passos do Teu Filho. Isso nós te pedimos em nome de Jesus Cristo. Amém.

LITURGIA DA PALAVRA
LEITURAS BÍBLICAS
1ª Leitura Bíblica: Números 6.22-27
2ª Leitura Bíblica: Lucas 2.15-21

CÂNTICO INTERMEDIÁRIO
Nº 381 - HPD – Pela Palavra de Deus

PREGAÇÃO
Salmo 8.1-9
Somos convidados pelo salmista a contemplar a majestade de Deus na Sua maravilhosa criação, por meio da lua e das estrelas. O salmista pergunta a Deus: Quem é o ser humano para que dele te lembres? Ainda assim, Ele nos fez um pouco menores do que Deus e colocou tudo sob o domínio de sua criatura. Mesmo depois de ter se deixado dominar pelo desejo de ser como Deus, ao comer da árvore do conhecimento do bem e do mal. Deus no Seu amor, não desistiu de Sua criatura, antes veio nos resgatar pessoalmente. Se fez nosso irmão ao nascer naquela pequena criança para nos levar de volta ao seu lar. E assim calar a boca de todo o que insiste em seguir longe do caminho de Deus.

A silenciosa luz do menino Jesus continua a brilhar em nossas vidas, a espera de uma chance de nos levar a um encontro pessoal com o Pai. Natal é muito mais do que um evento isolado, que aconteceu a mais de dois mil anos numa manjedoura ou uma simples data no calendário cristão. O Ano Novo é um momento na vida comunitária, onde poucas pessoas estão conectadas a sua religiosidade. Mas a estrela do menino Jesus mostra o insistente desejo de Deus de mostrar Sua presença e manter contato conosco, de iluminar o caos da nossa vida, em meio à correria do trabalho, festas, transito agitado, a violência das cidades e do campo, ou às infindáveis disputas humanas pelo poder, nas mais variadas áreas da vida. O mundo ainda celebra o Natal, mas a luz do menino Jesus naquela simples manjedoura continua a brilhar de forma silenciosa e solitária. Deus insiste em anunciar que deseja construir junto com o ser humano um projeto muito maior do que ele pode sonhar sozinho, mas poucos se deixam guiar por Sua luz.

A história deste momento tão importante na história da humanidade e para a nossa fé em Cristo se deu numa pequena criança, num simples lugarejo em meio a tantos outros acontecimentos. Se não fossem os anjos de Deus anunciarem aos pastores a grandiosidade daquele momento, ele teria passado desapercebido. Em meio à escuridão daquela noite, os pastores ficaram maravilhados com as palavras dos anjos. Foram movidos pelo desejo de contemplarem a promessa de salvação dada a toda humanidade naquela pequena criança na manjedoura. Chama à atenção, que estes homens se deixaram iluminar pelo sinal deixado pelos anjos de Deus. A reação dos pastores nos deixa uma pergunta: Qual tem sido a luz que guia as minhas esperanças no novo ano que se inicia? Talvez não seja a luz que vem da Palavra de Deus, talvez ainda sejam as luzes do Natal que apontam para o lucro ou o prejuízo das vendas do comércio.

Uma coisa é certa: A luz que guia sua vida precisa apontar para muito além das expectativas humanas, pois são transitórias e passageiras e encontram seu destino final na morte. Só a luz de Cristo pode guiar você na direção certa. Mas o ser humano costuma caminhar na contramão. Na sua busca por respostas e na tentativa de superar a transitoriedade da vida, as pessoas têm feito uso da luz do conhecimento científico, em diferentes áreas como: a medicina, genética, física, astronomia, filosofia, entre outras, para negar a existência de Deus, ao invés de buscar um encontro pessoal com seu Criador. Deus nunca deixou de revelar a Sua presença e ainda o faz de maneira especial em Jesus Cristo. Ele continua à espera das pessoas. Isto, o próprio Apóstolo Paulo, assim como o salmista, sinaliza na carta aos Romanos 1.19-20, quando diz: “porquanto o que de Deus se pode conhecer é manifesto entre eles, porque Deus lhes manifestou. Porque os atributos invisíveis de Deus, assim o seu eterno poder, como também a sua própria divindade, claramente se reconhecem, desde o princípio do mundo, sendo percebidos por meio das coisas que foram criadas”. Como trazer essa percepção para a vida diária?

De uma chance de se encontrar pessoalmente com Deus. Transforme sua religiosidade em espiritualidade. Faça como aqueles pastores: Deixe que a luz do menino Jesus brilhe e busque o seu olhar, e aponte a direção que você deve caminhar. Para que ela guie você para longe da correria e da agitação de mais um dia, onde a paz e o silêncio reinam no encontro com o próprio de Deus na Sua criação. Ali, Deus se revelará a você e o ajudará a encontrar alegria, descanso e sentido para a sua vida. É na leitura das escrituras, na oração e na contemplação da criação que rodeia você, que Deus se revela todos os dias! Ao sair de sua casa para o trabalho, escola, supermercado ou para a cidade, preste atenção nas pessoas e na criação que acompanha a sua agitação, como aquela simples flor a beira do caminho. É nestes pequenos encontros que invadem a sua correria, que Deus deixa um seu sinal diário e silencioso, que convida você a ter um encontro pessoal com Jesus Cristo. Como está a sua rotina? Você é alguém que separa tempo para este encontro pessoal com você, à família, amigos, mas especialmente com Deus? Ainda há espaço no seu dia-a-dia para a felicidade, a alegria e a vida? Inicie bem este novo ano, separe regularmente um tempo para ter um encontro pessoal com Deus. Feliz Ano Novo, que Deus te abençoe. Amém!

HINO
Nº 254 - HPD – Senhor meu Deus

CONFISSÃO DE FÉ
Queremos nos unir aos cristãos ao redor de toda a terra e de todos os tempos. Confessar a nossa fé em nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, que veio nos revelar a vontade de Deus de se reconciliar com todos aqueles que buscam a de Deus de todo seu coração. Queremos faze-lo por meio do Credo Apostólico, dizendo:

Creio em Deus Pai, ...

CANTO PÓS CONFISSÃO (proceder motivação e o recolhimento das ofertas)
Nº 286 - HPD – Obrigado Pai Celeste

AVISOS
Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.
Destino da oferta: _________________________________________
Oferta último Culto: R$________ destinada ____________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________

ANIVERSARIANTES
________________________________________________________
________________________________________________________

ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
Motivos de Oração:
_______________________________________________________
_______________________________________________________
_______________________________________________________
_______________________________________________________

Senhor, nosso Deus, obrigado porque vieste até nós por meio do teu Filho Jesus Cristo, nos revelar a tua vontade e nos chamar a participar da Tua família. Obrigado porque vieste em Teu Filho Jesus Cristo nos dar a direção correta para a nossa vida, porque nos reconcilia Contigo por meio do sangue de Cristo. Neste momento, também queremos interceder por este mundo perdido, que carece da Tua luz e do Teu amor, que vive em meio a guerras e a destruição. Vem com teu Espírito e renova a face da terra. Olha pelo nosso país, pela nossa cidade e ajuda-nos na tarefa de anunciar a Tua salvação por meio de nossas mãos, seja na oração ou no testemunho concreto de nossa fé em Jesus Cristo, para que as pessoas ao nosso redor também encontrem o caminho da salvação. Tudo o mais queremos colocar diante de ti e orar a oração que o teu Filho Jesus Cristo nos ensinou por meio dos apóstolos dizendo...

PAI NOSSO
Pai nosso...

LITURGIA DE DESPEDIDA
BÊNÇÃO
Queremos receber das mãos de Deus à bênção que ele nos oferece, toda vez que nos reunimos em culto. Que Deus Te abençoe e Te guarde, que Ele faça resplandecer o seu rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti, que ele sobre ti levante o Seu rosto e Te de a paz. Que assim Deus Pai, Filho e Espírito Santo Te conduza pelos caminhos de Deus, hoje e para todo o sempre. Amém.

ENVIO
Vão na paz do Senhor Jesus Cristo, na certeza de que ele vai adiante de todo o que se deixa conduzir por Suas mãos, e prepara lugar junto a Ele, para todo/a aquele/a que se coloca debaixo da Sua vontade. Que Deus os abençoe.

CANTO FINAL
Nº 463 - HPD – Caminhamos pela luz


Autor(a): Cláudio Rieper
Âmbito: IECLB / Sinodo: Mato Grosso
Natureza do Domingo: Ano Novo

Testamento: Antigo / Livro: Salmos / Capitulo: 8
Título da publicação: Caderno de Cultos - Sínodo Mato Grosso / Ano: 2014
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 26173

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Não existe nada de tão bom e nada de tão ruim que Deus não poderia usar para me fazer o bem, se eu confio Nele.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Eu anunciarei a tua fidelidade e te louvarei o dia inteiro.
Salmo 35.28
© Copyright 2019 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br