Sínodo Mato Grosso



Rua Aristides Félix de Andrade , 840 - Araés
CEP 78005-605 - Cuiabá /MT - Brasil
Telefone(s): (65) 2129-6592 | (65) 9840-66020 | (65) 9846-83271
sinodomt@outlook.com
ID: 10

Sepultamento

Caderno de Cultos 2016

30/12/2015

SEPULTAMENTO DE

1- Convido a darmos início a este ato de despedida e sepultamento cristão.

2- Estamos aqui reunidos em nome do Trino Deus. Pai, Filho e Espírito Santo, para nos despedirmos, consolarmos e nos unirmos na certeza da fé cristã na ressurreição de todo aquele que crê. Pois assim diz o Senhor Jesus: “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá, e todo o que vive e crê em mim não morrerá eternamente”. É nesta certeza que nos unimos a família enlutada buscando consolo e conforto no Senhor para este momento difícil.

3- Prezados irmãos e irmãs em Cristo aqui reunidos. No transcorrer de nossa vida passamos por diversas situações. Algumas de alegria, outras de tristeza e dor como esta que agora enfrentamos quando somos chamados a nos despedir de
O texto bíblico de Ec 3 fala dos diferentes tempos que vivemos em nossa vida. Há tempo de rir, diz o texto. E eu imagino que vocês em muitos momentos puderam rir e se alegrar na companhia de____________________. Porém, hoje vocês estão tristes e choram a dor da saudade desta querida pessoa. Há tempo de abraçar, diz o texto. E tenho certeza de que também isto pôde ser feito enquanto ____________________ estava com vocês. Hoje, porém, é tempo de afastar-se de abraçar. Diante da morte de alguém querido a dor e o sofrimento são muito fortes, contudo o nosso único Senhor e Salvador nos diz: “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim ainda que morra viverá” (Jo11.25) Jesus está conosco e diante dele somos convidados a colocar a nossa dor, a nossa aflição, a nossa angústia, a nossa revolta, enfim tudo aquilo que pesa sobre nós. Assim sendo, convido à termos um momento de oração.

4- Oremos: Deus, todo poderoso, ao sermos novamente confrontados com a morte, buscamos somente em ti a força e o consolo. Precisamos devolver-te uma pessoa que nos é cara e amada. Por isso, nós nos confiamos aos teus cuidados. Pedindo consolo e esperança. Ajuda-nos para que tenhamos força para suportar esta separação. Diante de ti lembramos o que ___________________ significou para nós. Lembramos momentos felizes e outros tristes e difíceis. Lembramos êxitos e realizações, e também dúvidas e incertezas. A experiência da morte, Senhor, é muito difícil, mas confessamos em confiança que, Jesus Cristo venceu a morte e isso dá-nos a certeza da vitória da vida sobre a morte. Por Jesus Cristo nosso Senhor e Salvador juntos oramos pedindo a tua orientação e juntos dizemos. Amém.

5- Também queremos cantar a nossa fé através do hino número:

6- Leitura Bíblica:

7- Alocução: Confiar apesar de... Sl 73.24-28.
Queridos familiares, parentes e amigos de ...
O ser humano é por natureza alguém que sempre está em busca de respostas. Respostas às perguntas que nós mesmos fazemos: “Por que estou neste mundo?”. “Por que só comigo acontecem tristezas?” “Por que tenho que sofrer tanto?” “Por que Deus tirou de nós tão cedo .....?”.
Eu confesso que muitas vezes não sabemos e nem temos respostas para essas perguntas. Por isso é preciso buscar na Palavra de Deus as respostas e a orientação de Deus neste momento.
E assim diz a escritura na Sl 73.24-28 ( Ler o texto bíblico)
As palavras do salmista expressam uma confiança total em Deus. Estas palavras foram escritas por alguém que deixava Deus conduzir a sua vida. Por alguém que segue a orientação do nosso Senhor.
Ele diz ainda que na terra, neste mundo, não existe outro motivo maior de alegria do que confiar no Deus vivo. E mesmo que a carne, este corpo, venha a perder a vida... Mesmo que o coração pare de bater e o nosso cérebro não mais funcione, Deus é a fortaleza do nosso coração, Ele é a nossa herança para sempre. Este é um testemunho de alguém que confia em Deus, apesar de tudo. Pois o salmista sabe que para os que confiam no Senhor, a morte não é o fim. Os que confiam no Deus Eterno já possuem o passaporte para a glória, ou seja, para o encontro eterno com o nosso Senhor.
Para nós estas palavras querem servir de consolo neste momento de tristeza, dor e muitas perguntas. As perguntas podem até ficar, mas a fé e a confiança na graça de Deus devem estar presentes em nossa vida, em nossa mente e em nossos corações, pois feliz é aquele que confia no Senhor; feliz é aquele que busca a Deus em primeiro lugar; feliz é aquele que busca na igreja, a comunhão, o consolo e a força dos irmãos/as; feliz é aquele que nos momentos difíceis da vida se refugia no Senhor; feliz é aquele que louva e conta para seus amigos às maravilhas que Deus faz em sua vida;
Para ilustrar como deve ser a nossa confiança no cuidado e no amor de Deus quero contar uma estória: “ Um avião voava tranquilamente, até que no céu se formou uma forte tempestade. Ao entrar na tempestade a chuva e a vento faziam o avião sacudir. Os passageiros ficaram apavorados achando que a qualquer momento o avião iria cair, enquanto os passageiros gritavam assustados lá no fundo do avião um menino assobiava tranquilamente. Até que alguém lhe perguntou: - Menino, você não esta com medo? O menino respondeu: - Não, porque meu pai é o piloto deste avião!”
Queridos enlutados guardem este exemplo de fé. Quando a tristeza, a solidão, o sofrimento e as tribulações vierem sobre vocês, saibam que vocês não estão sozinhos. O próprio Deus estará perto de vocês para conduzi-los em paz e segurança. Que nós saibamos levar a vida adiante com a confiança de que o Pai é quem está nos conduzindo e que a nossa esperança não se resume apenas a esta vida, pois todo aquele que crê tem a promessa da vida eterna na companhia de Deus Pai, Filho e Espírito Santo. Amém

8- Confessemos a fé do povo de Deus com as palavras do Credo Apostólico.

9- Através desta nossa confissão e unidos em fé lembramos que o Senhor sobre a vida e a morte, chamou para junto de si o nosso irmãos em Cristo (ler os dados)

10- Chega assim a nós o momento mais difícil, momento de nos despedirmos de___________________ Para isto eu convido a termos um momento de oração.
Oremos: Senhor, nós chegamos a tua presença para te pedir, olha por esta família enlutada que aqui se encontra na difícil tarefa de acompanhar _____________________ até a sua última morada entre nós. Dá a esta família força pela fé, união e consola-a com a tua palavra. Usa a cada um que aqui se encontra para ser um mensageiro de fé que consola que concede esperança e que anima a viver no amor de Cristo Jesus nosso Senhor. Amém.

11- Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo que, segundo a sua muita misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança mediante a ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos.
O Senhor guardará a tua alma. O Senhor guardará a tua saída e tua entrada, desde agora e para sempre. Paz seja contigo. Amém.

12- Enquanto cantamos o hino _____ podemos nos despedir de _______________

NO CEMITÉRIO

1- A paz de Deus seja com todos vós. Amém.

2- “Nenhum de nós vive para si mesmo, nem morre para si mesmo. Porque, se vivemos para o Senhor vivemos, se morremos para o Senhor morremos. Quer, pois vivamos ou morramos, somos do Senhor”.


3- Hino______ (durante o hino baixa o esquife)

4- Leitura Rm 8.31-39


5- Leitura dos dados

6- Ato Litúrgico: E aqui entregamos ________________ a Deus: terra à terra, cinza às cinzas, pó ao pó, na segura e consoladora esperança da ressurreição dos mortos, mediante Jesus Cristo, nosso Senhor. Da terra foste formado e à terra tornarás. Jesus Cristo, nosso Salvador, te ressuscitará no último dia. Amém


7- Oremos: ò Deus onipotente, nosso Pai celestial. Tu nos tens permitido invocar-te nos dias da angústia. Pedimos-te: queiras livrar-nos de todas as nossas aflições, dando-nos a tua paz e a tua benção. Concede-nos que, em tudo que fazes conosco, reconheçamos a tua santa e misericordiosa vontade e que nada há neste mundo que nos possa separar do teu amor que tens revelado em Jesus Cristo. Amém.

8- E assim unidos, oramos cada qual como aprendeu a oração que Jesus Cristo nos ensinou dizendo: Pai Nosso...


9- Hino____ (enquanto se canta são feitas as ultimas homenagens e a sepultura é fechada)

10- Benção e Envio
O Senhor te abençoe......Vamos todos na paz do Senhor.


 


Âmbito: IECLB / Sinodo: Mato Grosso
Título da publicação: Caderno de Cultos - Sínodo Mato Grosso / Ano: 2016
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 36457

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Essa esperança não nos deixa decepcionados, pois Deus derramou o seu amor no nosso coração, por meio do Espírito Santo, que Ele nos deu.
Romanos 5.5
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Assim como o Senhor perdoou vocês, perdoem uns aos outros.
Colossenses 3.13
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br