Ministério com Ordenação



ID: 2681

Conferência Ministerial no Sínodo Uruguai - Junho de 2019

11/06/2019

Nos dias onze e doze de junho de 2019, os Ministros e Ministras do Sínodo Uruguai estiveram reunidos no CEFAPP, em Palmitos, para mais uma Conferência Ministerial de Estudos.

O tema da Conferência foi “Igreja Missional – Os “novos” desafios missionários para uma Igreja relevante!”,tendo como palestrante oPastor Dr. Renato Carlos Raasch (Pastor em Curitiba e Diretor da FATEV). Pastor Renato enfatizou que precisamos desenvolver em nossas Comunidades uma mentalidade missionária/missional a partir da cosmovisão bíblica; sendo que há um fio vermelho que perpassa toda a narrativa bíblica: Deus está em missão no mundo!

A comunidade cristã entende-se primeiramente como uma comunhão de pessoas vocacionadas por Deus para viver o Evangelho de Jesus Cristo e ser expressão daquilo que Deus quer para toda a humanidade. Essa comunidade entende que sua essência e sua identidade estão arraigadas na história da missão do próprio Deus no mundo. A partir disso, essa comunidade estabelece sua visão teológica, sua visão ministerial, seus propósitos e seu sentido de existência.

Deus não apenas faz missão no mundo através da Igreja, a própria Igreja é, antes de qualquer coisa, a concretização da missão de Deus no mundo!

Pastor Renato ressaltou que tudo o que a igreja faz é missão: o culto, a música, a liturgia, o orçamento anual, os departamentos, as reuniões de grupo, a linguagem que traduz o evangelho para a realidade das pessoas, a ação diaconal, o envolvimento na sociedade, a forma de vida de cada pessoa que crê em Jesus Cristo…Portanto, a comunidade cristã é comunidade missional.

Finalizou afirmando que uma comunidade missional se entende como dinâmica e pronta para se mover na direção daquilo que Deus quer que ela vivencie no seu contexto específico. Neste sentido, o foco está para além dela mesma e para fora. Pois são os desafios do contexto e o discernimento da vontade de Deus que determinam a ação da comunidade, não suas próprias expectativas, interesses e questões internas.

No dia 12 também foram abordados assuntos relacionados ao trabalho dentro das Comunidades e Paróquias, do Sínodo e da IECLB como um todo.
 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Ninguém sabe o que significa confiar em Deus somente, a não ser aquele que põe as mãos à obra.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
A Palavra de Deus é a relíquia das relíquias, a única, na verdade, que nós cristãos reconhecemos e temos.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br