Ministério com Ordenação



ID: 2681

Falecimento do Pastor Dr. Vítor Westhelle

13/05/2018

Pastor Dr. Vítor Westhelle
Convite para memorial
1 | 1
Ampliar

 

Com muito pesar, comunicamos o falecimento do Pastor Dr. Vítor Westhelle, ocorrido hoje, dia 13 de maio, em Chicago/EUA. A cerimônia de despedida acontecerá na Lutheran School of Theology at Chicago (LTSC) na quinta-feira, dia 17 de maio, às11h15 (13h15 , horário de Brasília). Familiares, colegas, pessoas amigas e conhecidas aqui no Brasil estão convidadas para uma celebração in memoriam na capela da Faculdades EST, em São Leopoldo, na segunda-feira, às 17h30min.

Vítor Westhelle nasceu em Taquara em 25/01/1952, filho de Veny Ethel Bauer Westhelle e Waldemar Westhelle. Primeiro filho do casal além de duas irmãs e dois irmãos. Depois da escola primária, realizou o ensino médio na Escola Técnica Monteiro Lobato, formando-se como eletrotécnico. Durante um tempo trabalhou na CEEE – Cia. Estadual de Energia Elétrica. 

Iniciou seus estudos de teologia em 1972, na antiga Faculdade de Teologia da IECLB, atualmente Faculdades EST, em São Leopoldo, RS. Desde o início dos estudos se destacou pelo afinco no estudo das línguas antigas e modernas, e na teologia sistemática. Por alguns anos nesse tempo, ele realizou estudos de Sociologia na Unisinos. Em 1977 participou da Assembleia da Federação Luterana Mundial em Dar es Salaam na Tanzânia, mesmo ano em que concluiu seu bacharelado.

Em dezembro desse ano casou-se com Christiane Gertrud Götz. O casal foi agraciado com três filhos: Carlos Henrique, André e Felipe. De Carlos e Janelle receberam a graça de duas netas, Ana Carolina e Gabriela Marie.

Carreira acadêmica e pastoral

Contemplado com bolsa de estudos, seguiu no ano seguinte para Chicago, EUA, onde realizou estudos de doutorado, entre os anos de 1978 e 1984, recebendo o título de PhD – Doutor em Filosofia com a tese “Religion and representation: a study of Hegel’s critical theories of ‘Vorstellung’ and their relevance for hegelianism and theology”, defendida em 1984, quando já lecionava por alguns anos no Luther Seminary de St. Paul, Minnesota, EUA. Após seu retorno ao Brasil, trabalhou por três anos como Pastor na Paróquia da IECLB em Matelândia, oeste do Paraná, colaborando ao mesmo tempo com a Comissão Pastoral da Terra (CPT), órgão vinculado à CNBB da Igreja Católica Romana, onde assumiu a coordenação. Em fins de 1980 foi convidado a lecionar na Escola Superior de Teologia, na área de Teologia Sistemática, permanecendo até meados de 1993, quando retornou a Chicago, desta vez como docentes titular de Teologia Sistemática na Lutheran School of Theology at Chicago, cargo que manteve até hoje. Ao longo dessa trajetória de estudos, docência, exercício do ministério pastoral, Vítor Westhelle se tornou muito conhecido em muitas instituições teológicas da Europa e dos EUA. Tornou-se membro da reconhecida American Religion Association, onde colaborou regularmente.

Enquanto pesquisador, foi por diversos anos colaborador do Departamento de Estudos da Federação Luterana Mundial. Além da docência nos EUA, foi professor visitante da Universidade de Natal, na África do Sul; na Universidade de Aarhus, Dinamarca, e por cinco anos, de 2011 a 2016, pesquisador da Cátedra de Estudos de Lutero no Programa de Pós-Graduação em Teologia de Faculdades EST. Como conferencista, percorreu o mundo sempre atento ao que a teologia pode dizer num momento crítico da história, sem concessões fáceis, mas sempre com um olhar para aquelas pessoas que são tornadas invisíveis para o sistema dominante.

Publicações

Vítor Westhelle deixa como legado uma produção teológica sem precedentes, divulgada de forma mais ampla nas centenas de artigos publicados em revistas de muitas partes do mundo, em dicionários e obras de referência, além de muitos capítulos de livros e coletâneas. Mas também publicou ao longo dos últimos anos livros de grande repercussão nos meios teológicos estadunidenses e europeus, principalmente, entre os quais alguns já foram traduzidos para o português. Abaixo segue uma lista incompleta de algumas destas publicações que dão conta do leque de temas que ele abordou, sempre com a propriedade e o olhar crítico que o caracterizou como teólogo e cristão vinculado umbilicalmente à teologia latino-americana, da qual se sentiu herdeiro e devedor.

Em inglês:
The scandalous God. The use and abuse of the cross. Minneapolis: Fortress, 2006.
Word in words. Musings of the Gospel. Tiruvalla (India): Christava Sahitya Samithi, 2009.
After heresy. Colonial practices and post-colonial Theologies. Eugene: Cascade, 2010.
The church event. Call and challenge of a Church protestant. Minneapolis: Fortress, 2010.
Eschatology and space. The lost dimension in Theology. Past and Present. New York: Palgrave Macmillan, 2012.
Transfiguring Luther. The planetary promise of Luther’s Theology. Eugene: Cascade, 2016.

Em espanhol:
Voces de protesta en América Latina. Chicago: LSTC, Centro de Estudios Teológicos y Pastorales José David Rodriguez, 2000.

Em português:
O Deus escandaloso. O uso e abuso da cruz. Trad. Geraldo Korndörfer. São Leopoldo: Sinodal, EST, 2008.
O evento igreja. Chamado e desafio a uma igreja protestante. Trad. Hans A. Trein. São Leopoldo: sinodal, EST, 2017.
Fides et Ratio. Temas na teologia e na filosofia suscitados por Lutero e a Reforma do século XVI, este livro editado com Roberto E. Zwetsch. São Leopoldo: Sinodal, EST; São Paulo: ASTE, 2017.


O Senhor é minha luz e minha salvação; de quem terei medo? O Senhor é a fortaleza da minha vida; a quem temerei? - Salmo 27.


Veja notícias relacionadas e textos de Vítor Westhelle publicados no Portal Luteranos. Clique aqui.


No Jornal Evangélico Luterano - Liberdade cristã e Justificação por graça e fé - P. Dr. Vítor Westhelle - Julho de 2012


E também a página na internet Westhelle Turf  http://www.vitorw.com/


Participação no docudrama Martin Luther: The Idea that Changed the World (www.netflix.com/title/80217436)

MÍDIATECA

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

O Deus da paz opere em vós o que é agradável diante dele, por Jesus Cristo, a quem seja a glória para todo o sempre.
Hebreus 13.20-21
REDE DE RECURSOS
+
Ninguém sabe o que significa confiar em Deus somente, a não ser aquele que põe as mãos à obra.
Martim Lutero
© Copyright 2022 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br