Missão - acompanhamento e consolação



ID: 2876

Curso "Vida no Limiar da Morte" realiza segundo módulo

Evento do Sínodo Vale do Taquari visa a formação de visitadores

29/06/2013

Participantes do Curso
Vida no Limiar do Marte (1)
Vida no Limiar do Marte (2)
Vida no Limiar do Marte (3)
1 | 1
Ampliar

No dia 29 de junho aconteceu o segundo Módulo do Curso “Vida no limiar da morte” , projeto do Setor da Diaconia da IECLB junto com o Sínodo Vale do Taquari, reunindo 31 pessoas na Casa Sinodal, sob a assessoria da irmã Marciana Ittner da Capelania Hospitalar do Hospital Moinhos de Vento de Porto Alegre. O tema “Espiritualidade: a fé no contexto da doença” trouxe os seguintes enfoques: a fé no contexto da bíblia, a fé do visitador, prática junto ao paciente terminal, que tipo de visita eu desejo receber caso necessário, celebração de fechamento do módulo.

A palestrante entende a Espiritualidade como a “busca pessoal de sentido para o próprio existir e agir. É um dom gratuito que nos é oferecido, que podemos ou não aceitar e cultivar. A fé é dom de Deus, que se traduz em frutos do amor, que caracteriza uma comunidade cristã”.

Os trabalhos em grupos permitiu que as pessoas pudessem dialogar sobre as temáticas propostas, trazendo-as para a sua realidade e enriquecendo-as com suas experiências.

O Pastor Luís Henrique Sievers e o Pastor Sinodal Marcos Bechert, participantes do Curso, contribuíram com dinâmicas para permitir a integração entre os presentes, visando também a criação de vínculos de amizade entre os representantes das diversas comunidades do Sínodo.

Uma das tarefas que a assessora Diaconisa Marciana deu ao grupo foi a de formular um “testamento” de como cada um gostaria de receber a visita, caso estivesse em doença. Alguns temas se repetiram no escrito: receber a visita de amigos e familiares, respeito à situação em que se encontra, que a pessoa visitante dirija uma oração, que a visita seja calorosa e alegre, que através dela se possa sentir a presença de Deus, que tenha sensibilidade, que seja acolhedora, que ajude a não desistir. O grupo avaliou que normalmente nos preparamos para a vida e não para a morte e neste sentido foi interessante a imaginar que um dia nós, que hoje visitamos, estaremos na situação de receber a visita. Algumas pessoas que são cuidadoras partilharam que, depois de acompanhar algumas pessoas em fase terminal, começaram a ver de forma diferente a sua própria vida.

Como tema de casa, a assessora desafiou o grupo a continuar a reflexão: “A fé em Deus não elimina a morte, mas nos dá alento e esperança de que caímos nas mãos de Deus.” Por fim, convidou todos a ler juntos a Oração do Cuidado, escrita pelo diretor da Faculdade de Teologia da EST de São Leopoldo, Pastor Rodolfo Gaede Neto:

Senhor, dá-me a tua mão e conduze a minha vida. Guia os meus passos para que eu caminhe seguro(a). Sob as asas da tua misericórdia sinto-me protegido(a). No colo da tua bondade encontro descanso verdadeiro. Em dias de medo e angústia, abriga-me em teu poder. Em momentos de ansiedade, faze cair sobre mim a tua paz. Ao sentir-me fragilizado(a), ajuda-me a ter esperança. Cuida de mim e dos meus amados. Cuida do meu destino. Quando a culpa me acusar, acolhe-me em tua graça. Absolve-me do pecado e faze-me renascer do teu perdão. Se eu cair, permita que eu caia em tuas mãos. Se eu permanecer caído(a), dá-me a tua companhia. Seja como for, cobre-me com o manto do teu amor. Graças, pelo teu cuidado, graças pela salvação. .... Amém.”
 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Um pregador deve estar ciente que Deus fala pela sua boca. Caso contrário, é melhor silenciar. 
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
Um coração puro é aquele que observa e pondera o que Deus diz e substitui os seus próprios pensamentos pela Palavra de Deus.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br