Missão - acompanhamento e consolação



ID: 2876

Evento reúne participantes da saúde e da teologia para refletirem juntos sobre as dimensões do perdão

18/09/2015

Teve início nesta quinta-feira, 17, na Faculdades EST, o X Simpósio Internacional de Aconselhamento e Psicologia Pastoral. O evento é uma parceria com a Santa Casa de Porto Alegre, que promoveu na quinta-feira, pela manhã, o II Seminário de Espiritualidade e Saúde da Santa Casa.

O prefeito de São Leopoldo Moacir da Silva esteve presente e enfatizou a alegria em participar da abertura do X Simpósio Internacional de Aconselhamento e Psicologia Pastoral. “Fico muito feliz que São Leopoldo, através da Faculdades EST, esteja recebendo um evento deste porte para falar de um tema tão importante que é a espiritualidade e a saúde”, disse ele. “A espiritualidade faz bem ao coração e, por isso, acho que é histórico o fato de conseguirmos desenvolver essa colaboratividade”, salientou Prof. Wachholz, ao ressaltar o aspecto interdisciplinar das atividades.

A coordenação geral dos eventos é do Dr. Fernando Lucchese e da Profa. Dra. Karin Kepler Wondracek, que enfatizam a necessidade de saber mais sobre esse tema tão fundamental na vida de todos: que é a arte de perdoar. “Os grupos de pesquisa da Santa Casa e da Faculdades EST trabalharam em conjunto para que as diferentes dimensões do perdão fossem tematizadas”, enfatizou Dr. Fernando Lucchese, ao salientar a convergência do trabalho entre a Santa Casa e a Faculdades EST. “Sabemos que é um tema complexo, reconhecemos seus usos e até possíveis abusos, mas acima de tudo descobrimos no perdão dimensões que trazem esperança e restauração a pessoas, famílias, comunidades e povos em conflito”, destacou Karin. A intenção dos organizadores foi formatar eventos que abarcassem tanto a perspectiva popular quanto a perspectiva acadêmica, propriamente dita.

Na manhã desta sexta-feira, 18, o auditório do Colégio Sinodal ficou lotado pelos participantes que foram prestigiar a palestra sobre Gênese do perdão, com o Rabino Guershon Kwasniewski (SIBRA); em seguida foi a vez da palestra sobre Perdão e saúde da alma, com Everett Worthington, da Universidade de Virgínia (EUA); e para encerrar a manhã de sexta-feira, a fala Influências do perdão sobre saúde e doença, com o Dr. Fernando Lucchese.

Durante a tarde, ocorreram oficinas e seminários sobre diferentes aspectos do perdão, desde o aspecto jurídico, com a advogada Ma. Regina Tramontini; o perdão na cultura afro, com a Profa. Ma. Selenir Kronbauer; o perdão e a mística cristã, com Everton Ricardo Bootz; o perdão como estratégia terapêutica, com Lia Dauber; perdão nas relações de gênero, com Daniéli Busanello Krob e Profa. Ma. Marcia Blasi, entre muitas outras dimensões.

Neste sábado, logo cedo, às 8h, acontecerá o momento de espiritualidade com Prof. Dr. Nilton Herbes e Jean Carlos de Andrade. Em seguida, no auditório do Colégio Sinodal, às 8h30, haverá a palestra ‘Assim como nós perdoamos’... o desafio do perdão cristão, com o reitor da Faculdades EST, Prof. Dr. Wilhelm Wachholz. Às 9h30 será a vez da fala Dimensão pública do perdão: o lugar da comunidade, com Prof. Dr. Xabier Etxeberria Mauleon Mauleon, da Universidad Deusto (Espanha).

Jornalista responsável: Mariana Bastian Tramontini
 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Há algo muito vivo, atuante, efetivo e poderoso na fé, a ponto de não ser possível que ela cesse de praticar o bem. Ela também não pergunta se há boas ações a fazer e, sim, antes que surja a pergunta, ela já as realizou e sempre está a realizar.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
O amor ao próximo não olha para o que é próprio. Também não olha se a obra é grande ou pequena, mas considera apenas a sua utilidade e a necessidade para o próximo ou para a Comunidade.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br